quinta-feira, 23 de abril de 2020

2° ANO - LIÇÕES DE 26/05 A 29/05

26/05

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:


LÍNGUA PORTUGUESA 26/05

PRODUÇÃO DE TEXTO

GOSTARIA QUE VOCÊ ESCREVESSE UMA BELA HISTÓRIA OBSERVANDO O DESENHO ABAIXO. (MAS LEMBRE-SE DO PARÁGRAFO, DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO E ACENTUAÇÃO QUANDO NECESSÁRIO). OBSERVE A CENA  E IMAGINE O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM CADA UMA DELAS

LEMBRE-SE QUE VOCÊ TERÁ:

*QUE DAR UM NOME PARA A CRIANÇA,
*DIZER PARA ONDE ELE VAI,
*O QUE ACONTECEU LÁ, (SE GOSTOU OU NÃO)
*PORQUE ELE ESTÁ DE VOLTA,
*E PORQUE ESTA BRINCANDO.
*ATENTE-SE ONDE ACONTECE A HISTÓRIA, PORQUE (MOTIVO), COMO, PERSONAGENS(PARTICIPANTES).

USE A SUA CRIATIVIDADE E CRIE UMA BELA HISTÓRIA, POIS AFINAL, SABEMOS QUE VOCÊ É BOM NESSA ATIVIDADE.



CASO ESTEJA COM DIFICULDADES DE PRODUZIR UM TEXTO, FAÇA UMA LISTA DAS COISAS QUE VOCÊ VÊ NAS IMAGENS:

















27/05



EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:


LÍNGUA PORTUGUESA

AGORA, VAMOS TIRAR NOSSAS DÚVIDAS QUANTO AO USO DO “R” OU “RR”. ENTÃO CLIQUE AQUI:




1. COMPLETE AS PALAVRAS COM R OU RR. DEPOIS, LEIA-AS PARA VERIFICAR SE ESTÁ CORRETA.                         



A. CA____O                       
B. BA____O                  
C. BA___ATA              
D. CAVEI____A
E. EMBO____A
F. A____OZ
G. CA____O

2. AGORA ESCREVA OS NOMES DOS DESENHOS:
____________________________

       ______________________________

 ___________________________

       ______________________________  

       __________________________



MATEMÁTICA 27/05

NÚMEROS  E OPERAÇÕES

1- NUMA SALA DE AULA FOI FEITA UMA RODA DE CONTAGEM.
NA PRIMEIRA VEZ, A PROFESSORA PEDIU PARA CONTAR DE 1 EM 1, A
PARTIR DO NÚMERO QUE ELA IRIA FALAR. ELA DISSE 100. REGISTRE
OS SETE PRÓXIMOS NÚMEROS QUE FORAM FALADOS NA RODA.

100








2- NA SEGUNDA VEZ, A PROFESSORA PEDIU PARA CONTAR DE 2 EM 2, A
PARTIR DO NÚMERO QUE ELA IRIA FALAR. ELA DISSE 50. REGISTRE OS
PRÓXIMOS NÚMEROS QUE FORAM FALADOS NA RODA.

50







3- NA TERCEIRA VEZ, A PROFESSORA PEDIU PARA CONTAR DE 5 EM 5, A
PARTIR DO NÚMERO QUE ELA IRIA FALAR. ELA DISSE 20. ESCREVA OS
PRÓXIMOS NÚMEROS QUE FORAM FALADOS NA RODA.

20







4- AGORA VAMOS EXERCITAR ALGUMAS OPERAÇÕES. LEMBRE-SE QUE CADA
ALGARISMO TEM UMA POSIÇÃO CORRETA. SIGA OS EXEMPLOS:


  1. 137 + 150=
  2. 256 + 32=
  3. 120 + 108=
  4. 187 - 152=
  5. 225 - 104=
  6. 231 - 20=







28/05


EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:


LÍNGUA PORTUGUESA 28/05



1- QUEM SÃO OS PERSONAGENS DA FÁBULA QUE ESTAMOS ESTUDANDO? JÁ SE LEMBROU? ENTÃO VAMOS REALIZAR UM ACRÓSTICO DE PALAVRAS COM A PERSONAGEM EM DESTAQUE:
(ESCREVER PALAVRAS QUE SE INICIAM COM AS LETRAS EM DESTAQUE) 


F ­­­­­­­­­­­­­­______________________
O ______________________
R ______________________
M ______________________
I ______________________
G ______________________
A ______________________

PARA OS ALUNOS QUE JÁ ESTÃO CRAQUES NA PRODUÇÃO DE LEGENDAS, ESCOLHAM UMA PALAVRA ACIMA E CRIEM UMA LEGENDA:
  ______________________________________________________

2-SEPARE AS SÍLABAS DAS PALAVRAS ABAIXO: (LEMBRE-SE, SÃO OS PEDACINHOS QUE FORMAM A PALAVRA )
FORMIGA= FOR-MI-GA
CANTAVA=
TRABALHAVA=
CARREGAVA=
INVERNO=
VERÃO=

3-OBSERVE A IMAGEM E DESCREVA O QUE ESTÁ ACONTECENDO:

 







MATEMÁTICA 28/05

GRÁFICO

OBSERVE O GRÁFICO COM OS ANIMAIS PREFERIDOS DA TURMA
DO 2°ANO DE OUTRA ESCOLA. 
1. DE ACORDO COM O GRÁFICO, COMPLETE A TABELA ABAIXO:

ANIMAIS
QUANTIDADE DE VOTOS
BORBOLETA

CACHORRO

VACA

JOANINHA

ABELHA

CAVALO


2. RESPONDA AS QUESTÕES SE PRECISAR FAÇA CÁLCULOS
PARA RESPONDER.
A. QUAL FOI O ANIMAL MAIS VOTADO?
_________________________________________
B. QUAL FOI O ANIMAL MENOS VOTADO?
_________________________________________
C. QUAL A DIFERENÇA DE VOTOS ENTRE A BORBOLETA E A JOANINHA?
DICA: PRECISA DE CÁLCULO
_________________________________________________________
D. QUANTOS VOTOS TEVE O ANIMAL MENOS VOTADO?
_________________________________________
E. QUAL ANIMAL TEVE 4 VOTOS?
_________________________________________





GEOGRAFIA 29/05

MORADIA

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:


     AS MORADIAS SÃO IMPORTANTES PORQUE PROTEGEM AS PESSOAS DO FRIO, DA CHUVA E DO SOL FORTE, POR EXEMPLO.
       NAS MORADIAS AS PESSOAS PODEM DESCANSAR, ENCONTRAR CONFORTO E REALIZAR DIVERSAS ATIVIDADES DO DIA A DIA. É TAMBÉM NAS MORADIAS QUE AS PESSOAS CONVIVEM COM SEUS FAMILIARES E AMIGOS.

        1. OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR. DEPOIS, FAÇA O QUE SE PEDE.

SERGIO VIDAL, BOLINHO DE AIPIM.


A. ASSINALE OS ITENS ABAIXO QUE CORRESPONDEM AO QUE VOCÊ SENTE EM RELAÇÃO A SUA MORADIA. SE ACHAR NECESSÁRIO COMPLETE COM OUTROS ITENS.
(  ) PROTEÇÃO               
(  ) SEGURANÇA
(  ) TRANQUILIDADE
(  ) CONFORTO
(  ) AMOR
(  ) FELICIDADE
OUTROS:_______________________________________________________________________________________________________________________

HISTÓRIA 29/05

FAMÍLIA

A FAMÍLIA É UM DOS GRUPOS MAIS IMPORTANTES QUE PARTICIPAMOS. NO MUNDO, CRIANÇAS DE DIVERSOS POVOS VIVEM EM FAMÍLIA.
AS FAMÍLIAS PODEM SER DIFERENTES EM SUA COMPOSIÇÃO, NO JEITO DE MORAR, NOS HÁBITOS ALIMENTARES, NAS FORMAS DE SE VESTIR, E NA MANEIRA DE SE RELACIONAR.
CLIQUE NO LINK ABAIXO E ESCUTE A MÚSICA SOBRE A  FAMÍLIA.
1. FAÇA UMA LISTA E  CONTE PRA GENTE QUEM SÃO AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DA SUA FAMÍLIA.
______________________________________
______________________________________
______________________________________
______________________________________
______________________________________

CIÊNCIAS 29/05
ANIMAIS
OS ANIMAIS SÃO DIFERENTES UNS DOS OUTROS. CADA UM PODE TER UM JEITO DE VIVER, DE REPRODUZIR, DE COMER, DE INTERAGIR UNS COM OS OUTROS, DE DESCANSAR E ETC.
1. OBSERVE A IMAGEM ABAIXO:
Diferenças entre os seres humanos e outros animais - Escola Kids
A. QUAIS ANIMAIS VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR NESSA IMAGEM?
________________________________________________________
B. QUAIS DIFERENÇAS ENTRE ELES VOCÊ CONSEGUE NOTAR?
________________________________________________________
 AGORA CLIQUE NO LINK ABAIXO E ASSISTA AO VÍDEO QUE VAI TE DAR DICAS DAS DIFERENÇAS ENTRE ANIMAIS E  SERES HUMANOS.












VÍDEOS COMPLEMENTARES


PARA QUEM NÃO CONSEGUIU ACOMPANHAR O VÍDEO, FAÇA AO MENOS TRÊS VEZES A SEQUÊNCIA DE SONS ABAIXO, AUMENTANDO O RITMO.



OUÇA ALGUNS SONS DIFERENTES DE INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO:

ALÉM DISSO, EXISTE PERCUSSÃO CORPORAL, COMO O PRIMEIRO VÍDEO, E ESTE AQUI EMBAIXO TAMBÉM:





A AULA DE HOJE É SOBRE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INDÍGENAS.

VOCÊ JÁ BRINCOU DE PETECA?

A PALAVRA VEM DE PE’TEKA – EM TUPI, SIGNIFICA BATER.

SIGA O PASSO A PASSO DEMONSTRADO NO VÍDEO ABAIXO E FAÇA A SUA PETECA USANDO APENAS DUAS FOLHAS DE REVISTA, JORNAL OU QUALQUER PAPEL DE RASCUNHO E UMA SACOLINHA PLÁSTICA!


TEMOS DUAS SUGESTÕES DE BRINCADEIRA PARA VOCÊS.
1.    TREINAR SOZINHO, COM TAPINHAS NA PETECA COM AS DUAS MÃOS, DIREITA E ESQUERDA, PARA TREINAR SUA COORDENAÇÃO MOTORA.

2. EM UM ESPAÇO QUE NÃO TENHA NADA QUE QUEBRE EM CASA, PODE-SE JOGAR COM MAIS PESSOAS, EM RODA, VEJA ABAIXO A EXPLICAÇÃO.


NO COMEÇO DO JOGO, OS JOGADORES FICAM EM UM CÍRCULO – OU DE FRENTE UM PARA O OUTRO, SE FOREM APENAS DOIS.

UM JOGADOR SORTEADO INICIA IMPULSIONANDO A PETECA PARA O ALTO, NUMA MANOBRA SEMELHANTE AO SAQUE USADO NO VÔLEI. ELE SEGURA A PETECA COM UMA DAS MÃOS E COM A OUTRA DÁ UM TAPA, DE BAIXO PARA CIMA.

TODOS OS JOGADORES PRECISAM MANTER A PETECA NO AR DANDO-LHE TAPAS, PARA IMPEDI-LA DE CAIR NO CHÃO.
AGORA É SUA VEZ FAÇA SUA PETECA E 
DIVIRTA-SE!


NÃO ESQUEÇA DE NOS MOSTRAR COMO FICOU SUA PETECA!

BOA AULA E ATÉ BREVE!







Nenhum comentário: