AULA Nº 13 DIA 11/05/2020
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA 11 DE MAIO DE 2020
PROFESSORA:
NOME:
ALFABETO
SONS PARECIDOS
VOCÊ JÁ VIU QUE AS PARLENDAS SÃO TEXTOS CURTOS COM RIMAS E RITMO E, MUITAS VEZES, ACOMPANHAM AS BRINCADEIRAS.
VAMOS CONHECER OUTRAS PARLENDAS?
ACOMPANHE A LEITURA QUE OS FAMILIARES VÃO FAZER
ATIVIDADE:
1. ESCREVA OS ALIMENTOS CITADOS NA PARLENDA.
· _______________________________
· _______________________________
· _______________________________
· _______________________________
· _______________________________
2. ESCREVA O NOME DOS ALIMENTOS DE VOCÊ MAIS GOSTA
NUMERAIS 0 A 20
0 -1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 – 8 – 9 – 10 – 11 – 12 – 13 – 14 – 15 – 16 – 17 – 18 – 19 – 20
1.CONTE CADA ELEMENTO E REGISTRE:
2. VAMOS SOMAR OS ELEMENTOS ABAIXO:
TIPOS DE MORADIAS
ACESSE O LINK E ASSISTA O VÍDEO: TIPOS DE MORADIA
ONDE EU MORO
TODAS AS PESSOAS PRECISAM DE UM LUGAR PARA MORAR. É NAS MORADIAS QUE AS PESSOAS PARTILHAM ALEGRIAS E DIFICULDADES E CONVIVEM EM DIVERSAS SITUAÇÕES.
AS MORADIAS COSTUMAM TER DIFERENTES ESPAÇOS INTERNOS E PODEM SER FEITAS DE VÁRIOS TIPOS DE MATERIAIS.
FAÇA O DESENHO DA SUA CASA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA 12 DE MAIO DE 2020
PROFESSORA:
NOME:
ATIVIDADE
1.ESCREVA A PALAVRA QUE NA PARLENDA RIMA COM:
2. COPIE DA PARLENDA AS PALAVRAS QUE COMEÇAM COM VOGAL.
3. ESCREVA A PALAVRA QUE MAIS APARECE NA PARLENDA.
R.____________________________________
4.. QUANTAS LETRAS TEM A PALAVRA QUE VOCÊ ESCREVEU?
R.__________________________________________
ACESSE O LINK DO VÍDEO E APRENDA A ORDENAR OS NÚMEROS:
DIVIRTA-SE !
NUMERAIS 0 A 25
0 – 1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 – 8 – 9 – 10 – 11 – 12 – 13 – 14 – 15 – 16 – 17 – 18 – 19 – 20 – 21 – 22 – 23 – 24 – 25
1. ESCREVA OS NÚMEROS QUE VEM ANTES E DEPOIS.
2. ESCREVA OS RESULTADOS DAS SOMAS:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA 13 DE MAIO DE 2020
PROFESSORA:
NOME:
A – B- C- D- E- F- G- H- I- J- K- L- M- N- O- P- Q- R- S- T- U- V- W- X- Y- Z
DIAS DA SEMANA
1. O TEXTO QUE VOCÊ LEU SERVE PARA:
( ) BRINCAR ( ) ENSINAR UMA RECEITA
2. BRINCANDO COM LETRAS E PALAVRAS..
A) COMPLETE O NOME DAS FIGURAS COM A LETRA QUE FALTA.
B) AS PALAVRAS ESCRITAS ACIMA COMEÇAM COM QUE A CONSOANTE?
R.____________
NUMERAIS 0 A 25
0-1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 – 8 – 9 – 10 – 11 – 12 – 13 – 14 – 15 – 16 – 17 – 18 – 19 – 20 – 21 – 22 – 23 – 24 – 25
ACESSE O LINK E APRENDA OS DIAS DA SEMANA BRINCANDO:
A SEMANA É COMPOSTA POR SETE DIAS, COMEÇANDO NO DOMINGO E TERMINANDO NO SÁBADO.
OS SETES DIAS DA SEMANA SÃO: DOMINGO, SEGUNDA-FEIRA, TERÇA-FEIRA, QUARTA- FEIRA, QUINTA- FEIRA, SEXTA-FEIRA E SÁBADO .
ATIVIDADE
OBSERVE O CALENDÁRIO DO MÊS DE MAIO E RESPONDA:
1) QUE DIA DA SEMANA É HOJE?
R._________________________
2) QUAIS DIAS DA SEMANA NÃO TÊM AULAS?
R._________________________
3) QUAL É O PRIMEIRO DIA DA SEMANA ?
R._________________________
4) QUAL É O ULTIMO DIA DA SEMANA ?
R._________________________
5) SOMANDO COM OS DEDINHOS
ACESSE O LINK E ESCOVE O DENTE COM O RATINHO:
MEUS DENTES
VOCÊ SABIA QUE QUASE TODOS NÓS NASCEMOS SEM DENTES? OS DENTES NASCEM E SE DESENVOLVEM DURANTE OS NOSSOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA.
POR VOLTA DOS 6 ANOS DE IDADE OS DENTES COMEÇAM A CAIR. ESSES DENTES SÃO OS DENTES DE LEITE.
DEPOIS, NOVOS DENTES NASCEM. SÃO OS DENTES PERMANENTES, QUE NÃO SÃO MAIS TROCADOS.
ATIVIDADE:
1. ESCREVA O QUE VOCÊ UTILIZA PARA ESCOVAR SEUS DENTES.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. AGORA RECORTE OU DESENHE PRODUTOS DE HIGIENE BUCAL.
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA 14 DE MAIO DE 2020
PROFESSORA:
NOME:
A – B- C- D- E- F- G- H- I- J- K- L- M- N- O- P- Q- R- S- T- U- V- W- X- Y- Z
ATIVIDADE
A PALAVRA FEIJÃO COMEÇA COM A LETRA F, ASSIM COMO O NOME DAS IMAGENS A SEGUIR.
LOCALIZE NO QUADRO A PALAVRA QUE NOMEIA CADA IMAGEM E A COPIE CORRETAMENTE NO CADERNO.
NUMERAIS 0 A 25
0-1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 – 8 – 9 – 10 – 11 – 12 – 13 – 14 – 15 – 16 – 17 – 18 – 19 – 20 – 21 – 22 – 23 – 24 – 25
ATIVIDADE
JOANA COLOU ALGUNS ADESIVOS NO SEU CADERNO.
AULA 16 15/05/20
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA 14 DE MAIO DE 2020
PROFESSORA:___________________________
NOME:_____________________________________
ACESSE O LINK E SE DIVIRTA COM A HISTÓRIA:
RECONHECENDO A FAMÍLIA
ESSAS PESSOAS E VOCÊ PODEM TER OU NÃO TER A MESMA ORIGEM FAMILIAR, POR NASCIMENTO. O QUE IMPORTA MESMO É O AFETO QUE HÁ ENTRE OS MEMBROS DE UMA FAMÍLIA.
A PALAVRA FAMÍLIA TEM VÁRIOS SIGNIFICADOS. ESSES SIGNIFICADOS VARIAM CONFORME A ÉPOCA E O POVO, OU SEJA, NO PASSADO, ESSAS PALAVRAS TINHAM UM SIGNIFICADO DIFERENTE DO QUE TEM HOJE.
ATUALMENTE, A FAMÍLIA É UM GRUPO DE PESSOAS QUE VIVEM JUNTAS E TEM LAÇOS AFETIVOS, PODEMOS OU NÃO TER ANTEPASSADOS EM COMUM.
APRENDENDO JUNTOS HISTORIA, 1° ANO: E.F. PAG. 28 E 29
ATIVIDADE
1.FAÇA UM DESENHO DA SUA FAMÍLIA.
ALFABETO
A – B- C- D- E- F- G- H- I- J- K- L- M- N- O- P- Q- R- S- T- U- V- W- X- Y- Z
ATIVIDADE
1. ESCREVA O NOME DE CADA NÚMERO DA PARLENDA:
- ______________________________________
- ______________________________________
- ______________________________________
- ______________________________________
- ______________________________________
- ______________________________________
- ______________________________________
- ______________________________________
- ______________________________________
- ______________________________________
NUMERAIS 0 A 25
0-1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 – 8 – 9 – 10 – 11 – 12 – 13 – 14 – 15 – 16 – 17 – 18 – 19 – 20 – 21 – 22 – 23 – 24 – 25
ATIVIDADE
VAMOS SOMAR ?
(ABAIXO, segue o mesmo conteúdo digitado
para quem está com dificuldade para acessar o vídeo).
Formas Geométricas
Texturas Gráficas
Exemplo 1 Cavalo Marinho
Exemplo 2 Onça Pintada
Formas Geométricas
As formas geométricas são um conjunto composto por alguns elementos fundamentais, como linha, ponto, espaço e plano.
Observe algumas formas abaixo. Procure lembrar o nome de cada uma sem precisar ler.
Agora que já vimos e relembramos algumas formas geométricas, vamos estudar um pouquinho mais sobre as texturas gráficas. Mas, afinal, o que são?
Texturas Gráficas
Textura gráfica é um elemento visual nas artes, ou melhor, são efeitos que podemos dar em um desenho através de traços repetidos, retas, na horizontal, na vertical, curvas, círculos e muitos outros. A textura serve para realçar um desenho, dar volume, preencher de forma criativa e esteticamente bonita.
Veja exemplos de texturas gráficas abaixo:
ATIVIDADE 1
Agora vamos para a primeira atividade. Mas para isso precisaremos de uma folha e um lápis.
Coloque sua folha em uma superfície plana, uma mesa e comece a desenhar formas sem muita preocupação com que saiam retas, solte a mão, deixe ela
livre para rabiscar. Escolha as formas geométricas que quiser ou vir a sua cabeça.
Depois que criar estar formas, você vai tentar preenchê-las com texturas gráficas.
Se não lembrar olhe novamente nos exemplos logo acima.
Procure soltar a criatividade.
Veja a minha folha como ficou. Escolhi fazer a forma hexágono e um triângulo.
E dentro delas fiz diferentes texturas. Olha que legal ficou. E o seu como ficou?
Agora vamos para a primeira atividade. Mas para isso precisaremos de uma folha e um lápis.
Coloque sua folha em uma superfície plana, uma mesa e comece a desenhar formas sem muita preocupação com que saiam retas, solte a mão, deixe ela
livre para rabiscar. Escolha as formas geométricas que quiser ou vir a sua cabeça.
Depois que criar estar formas, você vai tentar preenchê-las com texturas gráficas.
Se não lembrar olhe novamente nos exemplos logo acima.
Procure soltar a criatividade.
Veja a minha folha como ficou. Escolhi fazer a forma hexágono e um triângulo.
E dentro delas fiz diferentes texturas. Olha que legal ficou. E o seu como ficou?
ATIVIDADE 2
Prontos para a segunda parte?
Agora a proposta é criar figuras através das formas geométricas e utilizar dentro delas texturas para preencher.
Para a aula de hoje você deverá criar um ou mais animais utilizando as formas geométricas e texturas gráficas. Escolha qual forma você quiser, e lembre-se quanto mais texturas mais bonito e divertido seu desenho vai parecer. Além de criar um animal, faça também o cenário (o lugar onde este animal está). Por exemplo, se for um macaquinho, faça a floresta, se for um peixinho, o mar. Não esqueçam de fotografar e guardar as atividades para depois entregarem .
Veja abaixo o passo a a passo de dois animais que criei utilizando a s formas e as texturas. Este é apenas um exemplo. Quero que vocês criem animais diferentes, utilizando a imaginação.
Achou legal? Então vamos criar agora!!!
Boa Aula Crianças!
|
Exemplo 1 Cavalo Marinho
Exemplo 2 Onça Pintada
Meus desenhos finalizados.
Percebam como as texturas gráficas e as formas também estão em todo o ambiente que meus animais estão. A pintura também ajudou para a minha criação ficar mais divertida. Agora é sua vez! Vamos fazer arte?!
PEÇA AJUDA PARA TIRAREM UMA FOTO ENQUANTO VOCÊ FAZ SUA ATIVIDADE 1
E DEPOIS, SEGURANDO SEU TRABALHO FINAL.
POR FAVOR,
COLOQUEM NOME E TURMA
NAS ATIVIDADES!
Grande abraço, Professoras Edna e Luiza
NA AULA DE HOJE VAMOS RELEMBRAR UM POUCO DO CIRCUITO MOTOR.
VOCÊ LEMBRA COMO FUNCIONA?
O CIRCUITO MOTOR É MUITO UTILIZADO EM NOSSAS AULAS, POIS AMPLIA NOSSAS HABILIDADES MOTORAS E CADA UM PODE DESENVOLVÊ-LO DE ACORDO COM SUAS CAPACIDADES. NELE REALIZAMOS MOVIMENTOS TAIS COMO: ANDAR, SALTAR, SUBIR, DESCER, ROLAR, RASTEJAR, ETC.
GERALMENTE NAS AULAS, PARA REALIZAR O CIRCUITO NÓS UTILIZAMOS MATERIAIS COMO: BAMBOLÊS, CORDAS, BOLAS, CONES, COLCHONETES, PNEUS, ETC.
EM CASA NÓS TAMBÉM PODEMOS FAZER UM CIRCUITO MOTOR, ADAPTANDO OS MATERIAIS UTILIZADOS.
VEJA UM EXEMPLO UTILIZADO EM AULA:
AGORA QUE VOCÊ LEMBROU, VAMOS CRIAR UM?
SIGA O PASSO A PASSO PARA FAZER UM CIRCUITO MOTOR AÍ NA SUA CASA, E DEPOIS FOTOGRAFE OU FILME E NOS ENVIE.
1 - ESCOLHA UM LUGAR QUE VOCÊ TENHA UM ESPAÇO PARA REALIZAR O CIRCUITO, PODE SER POR EXEMPLO NA SALA, PEDINDO AUXÍLIO DOS PAIS PARA AFASTAR OS MÓVEIS DO LUGAR, OU QUALQUER OUTRO LUGAR QUE VOCÊ ESCOLHER.
2 - SEPARE OS MATERIAIS QUE VOCÊ IRÁ UTILIZAR, POR EXEMPLO: GARRAFA PET, CAIXA DE LEITE, ALMOFADAS, CAIXAS, CADEIRA, ETC.
ESSA É A HORA DE USAR A SUA IMAGINAÇÃO PARA CRIAR.
3 - LEMBRE-SE QUE O CIRCUITO DEVE TER UM INÍCIO E UM FINAL. ENTÃO POR EXEMPLO: PODEMOS COMEÇAR SALTANDO SOBRE ALGUM OBJETO NO CHÃO, COMO A CAIXA, LOGO APÓS PASSANDO EMBAIXO DA CADEIRA, E POR ÚLTIMO FAZENDO ZIG- ZAG NAS GARRAFAS. VOCÊ PODE VOLTAR AO INÍCIO E REALIZAR QUANTAS VEZES QUISER.
VOCÊ DEVE CRIAR O CIRCUITO DE ACORDO COM O ESPAÇO DISPONÍVEL, OS MATERIAIS ADAPTADOS QUE TIVER EM SUA CASA, E O NÍVEL DE DIFICULDADE DE ACORDO COM O QUE VOCÊ CONSEGUE REALIZAR!
NÃO ESQUEÇA DE NOS MOSTRAR COMO FICOU!
Nenhum comentário:
Postar um comentário