segunda-feira, 20 de abril de 2020

1° ANO - LIÇÕES DE 11/05 A 15/05


AULA Nº 13                                                      DIA 11/05/2020
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA 11 DE MAIO DE 2020
PROFESSORA:
NOME:





ALFABETO
A – B- C- D- E- F- G- H- I- J- K- L- M- N- O- P- Q- R- S- T- U- V- W- X- Y- Z





ACESSE O LINK E RECITE A PARLENDA: 
UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ




SONS PARECIDOS

VOCÊ JÁ VIU QUE AS PARLENDAS SÃO TEXTOS CURTOS COM RIMAS E RITMO E, MUITAS VEZES, ACOMPANHAM AS BRINCADEIRAS.
VAMOS CONHECER OUTRAS PARLENDAS?
ACOMPANHE A LEITURA QUE OS FAMILIARES VÃO FAZER





ATIVIDADE:

1.     ESCREVA OS ALIMENTOS CITADOS NA PARLENDA.
·         _______________________________
·         _______________________________
·         _______________________________
·         _______________________________
·         _______________________________

2.     ESCREVA O NOME DOS ALIMENTOS DE VOCÊ MAIS GOSTA


 

NUMERAIS 0 A 20

0 -1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 – 8 – 9 – 10 – 11 – 12 – 13 – 14 – 15 – 16 – 17 – 18 – 19 – 20

1.CONTE CADA ELEMENTO E REGISTRE:



2. VAMOS SOMAR OS ELEMENTOS ABAIXO:




TIPOS DE MORADIAS 



ACESSE O LINK E ASSISTA O VÍDEO: TIPOS DE MORADIA 






ONDE EU MORO

TODAS AS PESSOAS PRECISAM DE UM LUGAR PARA MORAR. É NAS MORADIAS QUE AS PESSOAS PARTILHAM ALEGRIAS E DIFICULDADES E CONVIVEM EM DIVERSAS SITUAÇÕES.
AS MORADIAS COSTUMAM TER DIFERENTES ESPAÇOS INTERNOS E PODEM SER FEITAS DE VÁRIOS TIPOS DE MATERIAIS.



  
                FAÇA O DESENHO DA SUA CASA:








AULA Nº 14                                                    DIA 12/05/2020

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA 12 DE MAIO DE 2020
PROFESSORA:
NOME:





ALFABETO

A – B- C- D- E- F- G- H- I- J- K- L- M- N- O- P- Q- R- S- T- U- V- W- X- Y- Z



ATIVIDADE

       1.ESCREVA A PALAVRA QUE NA PARLENDA RIMA COM:

   









2.    COPIE DA PARLENDA AS PALAVRAS QUE COMEÇAM COM VOGAL. 



3.    ESCREVA A PALAVRA QUE MAIS APARECE NA PARLENDA.
R.____________________________________


4..    QUANTAS LETRAS TEM A PALAVRA QUE VOCÊ ESCREVEU?
R.__________________________________________




     
     ACESSE O LINK DO VÍDEO E APRENDA  A ORDENAR OS NÚMEROS: 

DIVIRTA-SE !




NUMERAIS 0 A 25


– 1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 – 8 – 9 – 10 – 11 – 12 – 13 – 14 – 15 – 16 – 17 – 18 – 19 – 20 – 21 – 22 – 23 – 24 – 25 


1. ESCREVA OS NÚMEROS QUE VEM ANTES E DEPOIS.


2.    ESCREVA OS RESULTADOS DAS SOMAS: 




AULA Nº 15                                                   DIA 13/05/2020

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA 13 DE MAIO DE 2020
PROFESSORA:
NOME:





ALFABETO


A – B- C- D- E- F- G- H- I- J- K- L- M- N- O- P- Q- R- S- T- U- V- W- X- Y- Z



    1.    O TEXTO QUE VOCÊ LEU SERVE PARA:

    (    ) BRINCAR          (  ) ENSINAR UMA RECEITA


         2. BRINCANDO COM LETRAS E PALAVRAS..

          A)   COMPLETE O NOME DAS FIGURAS COM A LETRA QUE FALTA.












B)   AS PALAVRAS ESCRITAS ACIMA COMEÇAM COM QUE A CONSOANTE?
R.____________























NUMERAIS 0 A 25

0-1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 – 8 – 9 – 10 – 11 – 12 – 13 – 14 – 15 – 16 – 17 – 18 – 19 – 20 – 21 – 22 – 23 – 24 – 25

DIAS DA SEMANA




ACESSE O LINK E APRENDA OS DIAS DA SEMANA BRINCANDO:






    A SEMANA É COMPOSTA POR SETE DIAS, COMEÇANDO NO DOMINGO E TERMINANDO NO SÁBADO.
      OS SETES DIAS DA SEMANA SÃO: DOMINGO, SEGUNDA-FEIRA, TERÇA-FEIRA, QUARTA- FEIRA, QUINTA- FEIRA, SEXTA-FEIRA E  SÁBADO .

ATIVIDADE 

OBSERVE O CALENDÁRIO DO MÊS DE MAIO E RESPONDA:

1)    QUE DIA DA SEMANA É HOJE?
      R._________________________


2)    QUAIS DIAS DA SEMANA NÃO TÊM AULAS?
      R._________________________


3)    QUAL É O PRIMEIRO DIA DA SEMANA ?
    R._________________________


4)    QUAL É O ULTIMO DIA DA SEMANA ?
     R._________________________


5) SOMANDO COM OS DEDINHOS






ACESSE O LINK E ESCOVE O DENTE COM O RATINHO:




MEUS DENTES

VOCÊ SABIA QUE QUASE TODOS NÓS NASCEMOS SEM DENTES? OS DENTES NASCEM E SE DESENVOLVEM DURANTE OS NOSSOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA.
POR VOLTA DOS 6 ANOS DE IDADE OS DENTES COMEÇAM A CAIR. ESSES DENTES SÃO OS DENTES DE LEITE.
DEPOIS, NOVOS DENTES NASCEM. SÃO OS DENTES PERMANENTES, QUE NÃO SÃO MAIS TROCADOS.

ATIVIDADE:

1.        ESCREVA O QUE VOCÊ UTILIZA PARA ESCOVAR SEUS DENTES.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 2. AGORA RECORTE OU DESENHE PRODUTOS DE HIGIENE BUCAL.





AULA Nº 16                                                     DIA 14/05/2020
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA 14 DE MAIO DE 2020
PROFESSORA:
NOME:




ACESSE O LINK E SE DIVIRTA COM A MÚSICA: 
FA, FE, FI, FO, FU




ALFABETO


A – B- C- D- E- F- G- H- I- J- K- L- M- N- O- P- Q- R- S- T- U- V- W- X- Y- Z



ATIVIDADE



  A PALAVRA FEIJÃO COMEÇA COM A LETRA F, ASSIM COMO O NOME DAS IMAGENS A SEGUIR. 
 LOCALIZE NO QUADRO A PALAVRA QUE NOMEIA CADA IMAGEM E A COPIE CORRETAMENTE NO CADERNO.  


NUMERAIS 0 A 25

0-1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 – 8 – 9 – 10 – 11 – 12 – 13 – 14 – 15 – 16 – 17 – 18 – 19 – 20 – 21 – 22 – 23 – 24 – 25

ATIVIDADE

    JOANA COLOU ALGUNS ADESIVOS NO SEU CADERNO. 


     1)  QUANTOS ADESIVOS ELA COLOU?
      R._________________________


2)  O ADESIVO PREFERIDO DE JOANA É O DO CACHORRO ENTRANDO NA CASINHA. E O SEU?
     R._________________________


3) JOANA GANHOU MAIS 2 ADESIVOS DE SUA PROFESSORA. QUANTOS ADESIVOS ELA TEM AGORA
R._________________________







AULA 16            15/05/20



EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA 14 DE MAIO DE 2020
PROFESSORA:___________________________
NOME:_____________________________________




ACESSE O LINK E SE DIVIRTA COM A HISTÓRIA: 




RECONHECENDO A FAMÍLIA

AS PESSOAS QUE VOCÊ MORA FAZEM PARTE DA SUA FAMÍLIA.
ESSAS PESSOAS E VOCÊ PODEM TER OU NÃO TER A MESMA ORIGEM FAMILIAR, POR NASCIMENTO. O QUE IMPORTA MESMO É O AFETO QUE HÁ ENTRE OS MEMBROS DE UMA FAMÍLIA.
A PALAVRA FAMÍLIA TEM VÁRIOS SIGNIFICADOS. ESSES SIGNIFICADOS VARIAM CONFORME A ÉPOCA E O POVO, OU SEJA, NO PASSADO, ESSAS PALAVRAS TINHAM UM SIGNIFICADO DIFERENTE DO QUE TEM HOJE.
ATUALMENTE, A FAMÍLIA É UM GRUPO DE PESSOAS QUE VIVEM JUNTAS E TEM LAÇOS AFETIVOS, PODEMOS OU NÃO TER ANTEPASSADOS EM COMUM.

APRENDENDO JUNTOS HISTORIA, 1° ANO: E.F. PAG. 28 E 29

ATIVIDADE

1.FAÇA UM DESENHO DA SUA FAMÍLIA.















ALFABETO


A – B- C- D- E- F- G- H- I- J- K- L- M- N- O- P- Q- R- S- T- U- V- W- X- Y- Z


ATIVIDADE 

1. ESCREVA O NOME DE CADA NÚMERO DA PARLENDA:
                   

  1. ______________________________________
  2. ______________________________________
  3. ______________________________________
  4. ______________________________________
  5. ______________________________________
  6. ______________________________________
  7. ______________________________________
  8. ______________________________________
  9. ______________________________________
  10. ______________________________________






NUMERAIS 0 A 25

0-1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 – 8 – 9 – 10 – 11 – 12 – 13 – 14 – 15 – 16 – 17 – 18 – 19 – 20 – 21 – 22 – 23 – 24 – 25

ATIVIDADE

     VAMOS  SOMAR ? 






































(ABAIXO, segue o mesmo conteúdo digitado
para quem está com dificuldade para acessar o vídeo).


Formas Geométricas

As formas geométricas são um conjunto composto por alguns elementos fundamentais, como linha, ponto, espaço e plano.
 Observe algumas formas abaixo. Procure lembrar o nome de cada uma sem precisar ler.  

Agora que já vimos e relembramos algumas formas geométricas, vamos estudar um pouquinho mais sobre as texturas gráficas. Mas, afinal, o que são?

Texturas Gráficas

Textura gráfica é um elemento visual nas artes, ou melhor, são efeitos que podemos dar em um desenho através de traços repetidos, retas, na horizontal, na vertical, curvas, círculos e muitos outros. A textura serve para realçar um desenho, dar volume, preencher de forma criativa e esteticamente bonita. 

Veja exemplos de texturas gráficas abaixo:

ATIVIDADE 1


Agora vamos para a primeira atividade. Mas para isso precisaremos de uma folha e um lápis.    
Coloque sua folha em uma superfície plana, uma mesa e comece a desenhar  formas sem muita preocupação com que saiam retas, solte a mão, deixe ela
livre para rabiscar. Escolha as formas geométricas que quiser ou vir a sua cabeça.            
Depois que criar estar formas, você vai tentar preenchê-las com texturas gráficas. 
Se não lembrar olhe novamente nos exemplos  logo acima. 
Procure soltar a criatividade.              
Veja a minha folha como ficou. Escolhi fazer   a forma hexágono e um triângulo.
E dentro delas fiz diferentes texturas. Olha que legal ficou. E o seu como ficou?




ATIVIDADE 2

Prontos para a segunda parte?                       
Agora a proposta é criar figuras através das formas geométricas e utilizar dentro  delas texturas para preencher.   
Para a aula de hoje você deverá criar um ou mais animais  utilizando as formas geométricas e texturas gráficas. Escolha qual forma você quiser, e lembre-se quanto mais texturas mais bonito e divertido seu desenho vai parecer.  Além de criar um animal, faça também o cenário (o lugar onde este animal está). Por exemplo, se for um macaquinho, faça a floresta, se for um peixinho, o mar. Não esqueçam de fotografar e guardar as atividades para depois entregarem .
Veja abaixo o passo a a passo de dois animais que criei utilizando a s formas e as texturas. Este é apenas um exemplo. Quero que vocês criem animais diferentes, utilizando a imaginação. 

Achou legal? Então vamos criar agora!!! 

Boa Aula Crianças!

Exemplo 1 Cavalo Marinho


Exemplo 2 Onça Pintada


Meus desenhos finalizados. 
Percebam como as texturas gráficas e as formas também estão em todo o ambiente que meus animais estão. A pintura também ajudou para a minha criação ficar mais divertida. Agora é sua vez! Vamos fazer arte?!  


PEÇA AJUDA PARA TIRAREM UMA FOTO ENQUANTO VOCÊ FAZ SUA ATIVIDADE 1
E DEPOIS, SEGURANDO SEU TRABALHO FINAL.

POR FAVOR,
COLOQUEM NOME E TURMA

NAS ATIVIDADES!
Grande abraço, Professoras Edna e Luiza 








NA AULA DE HOJE VAMOS RELEMBRAR UM POUCO DO CIRCUITO MOTOR.

VOCÊ LEMBRA COMO FUNCIONA?

O CIRCUITO MOTOR É MUITO UTILIZADO EM NOSSAS AULAS, POIS AMPLIA NOSSAS HABILIDADES MOTORAS E CADA UM PODE DESENVOLVÊ-LO DE ACORDO COM SUAS CAPACIDADES. NELE REALIZAMOS MOVIMENTOS TAIS COMO: ANDAR, SALTAR, SUBIR, DESCER, ROLAR, RASTEJAR, ETC.

GERALMENTE NAS AULAS, PARA REALIZAR O CIRCUITO NÓS UTILIZAMOS MATERIAIS COMO: BAMBOLÊS, CORDAS, BOLAS, CONES, COLCHONETES, PNEUS, ETC. 

EM CASA NÓS TAMBÉM PODEMOS FAZER UM CIRCUITO MOTOR, ADAPTANDO OS MATERIAIS UTILIZADOS.

VEJA UM EXEMPLO UTILIZADO EM AULA:





AGORA QUE VOCÊ LEMBROU, VAMOS CRIAR UM? 

SIGA O PASSO A PASSO PARA FAZER UM CIRCUITO MOTOR AÍ NA SUA CASA, E DEPOIS FOTOGRAFE OU FILME E NOS ENVIE.

1 - ESCOLHA UM LUGAR QUE VOCÊ TENHA UM ESPAÇO PARA REALIZAR O CIRCUITO, PODE SER POR EXEMPLO NA SALA, PEDINDO AUXÍLIO DOS PAIS PARA AFASTAR OS MÓVEIS DO LUGAR, OU QUALQUER OUTRO LUGAR QUE VOCÊ ESCOLHER.

2 - SEPARE OS MATERIAIS QUE VOCÊ IRÁ UTILIZAR, POR EXEMPLO: GARRAFA PET, CAIXA DE LEITE, ALMOFADAS, CAIXAS, CADEIRA, ETC. 
ESSA É A HORA DE USAR A SUA IMAGINAÇÃO PARA CRIAR. 

3 - LEMBRE-SE QUE O CIRCUITO DEVE TER UM INÍCIO E UM FINAL. ENTÃO POR EXEMPLO: PODEMOS COMEÇAR SALTANDO SOBRE ALGUM OBJETO NO CHÃO, COMO A CAIXA, LOGO APÓS PASSANDO EMBAIXO DA CADEIRA, E POR ÚLTIMO FAZENDO ZIG- ZAG NAS GARRAFAS. VOCÊ PODE VOLTAR AO INÍCIO E REALIZAR QUANTAS VEZES QUISER.

VOCÊ DEVE CRIAR O CIRCUITO DE ACORDO COM O ESPAÇO DISPONÍVEL, OS MATERIAIS ADAPTADOS QUE TIVER EM SUA CASA, E O NÍVEL DE DIFICULDADE DE ACORDO COM O QUE VOCÊ CONSEGUE REALIZAR! 

NÃO ESQUEÇA DE NOS MOSTRAR COMO FICOU!

BOA AULA E ATÉ BREVE!



Nenhum comentário: