domingo, 19 de abril de 2020

2° ANO A - LIÇÕES DE 27/04 A 01/05

AULA 4  - DIA 27

OLÁ, CRIANÇAS!

QUE SAUDADES!

         EM NOSSA ATIVIDADE DE HOJE, QUERO QUE VOCÊ  NOS CONTE, A MIM E A SEUS COLEGAS DE SALA, O QUE FEZ NESTE FINAL DE SEMANA COM SUA FAMÍLIA.
         FAÇA EM SEU CADERNO UM RELATO COMEÇANDO COMO NO EXEMPLO ABAIXO.
         SE PRECISAR, PEÇA AJUDA A SEUS PAIS OU FAMILIARES,
         

MUITO EM BREVE ESTAREMOS JUNTOS!!

#FIQUEEMCASA


ESCREVA EM SEU CADERNO:



EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA 27 DE ABRIL DE 2020
NOME: .......................................... PROF. SHIRLEI


LÍNGUA PORTUGUESA

RELATO

NESTE FINAL DE SEMANA, EU E MINHA FAMÍLIA    

..................................................................................................................................................................

...................................................................................................................................................................

...................................................................................................................................................................

...................................................................................................................................................................

...................................................................................................................................................................


ARTE


PRIMEIRA AULA DE ARTES ONLINE 2º ANOS 
 (MANHÃ - PROFESSORA LUIZA E TARDE - PROFESSORA EDNA)





(ABAIXO, segue o mesmo conteúdo digitado
para quem está com dificuldade para acessar o vídeo).



O que é Abstrato?


Vejam essas figuras:














Quantas linhas! Quantas formas! Quantas cores! 

Mas nenhuma delas dá para a gente ter certeza absoluta do que é… 

A gente pode até enxergar algumas formas geométricas, imaginar que seja alguma coisa mas não dá para ter certeza, isso é ABSTRATO.

Qual a utilidade? Para que serve?

O Abstrato é uma forma de arte que permite expressar os nossos sentimentos; isso quer dizer, se nós estamos felizes, se estamos tristes, preocupados, ou simplesmente o que a gente quer colocar no papel, alguma coisa sem ter que pensar muito, só temos que sentir, pintar ou desenhar... Simples assim! 

O Abstrato tem vários recursos que a gente já conhece, como as formas geométricas, as linhas, as cores, então para conseguir fazer uma Obra é só usar a criatividade, vamos lá!

VOCÊS VÃO CRIAR UMA COMPOSIÇÃO CONTENDO:


3 DIAGONAIS 
4 HORIZONTAIS 
5 VERTICAIS

E A PARTIR DESTAS LINHAS, ESPALHADAS PELA FOLHA, VÃO COMPLETAR COM FORMAS, TEXTURAS E CORES SEU ABSTRATO. 


PEÇA AJUDA PARA TIRAREM UMA FOTO ENQUANTO VOCÊ FAZ SUA ARTE E DEPOIS, SEGURANDO SEU TRABALHO FINAL.





Grande abraço, Professoras Edna e Luiza

Olá!

Hoje faremos atividades de Língua Portuguesa, Ciências humanas e da natureza e um desafio. Mas antes atente-se aos três passos a seguir:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.

2. Clique em cada disciplina e siga as orientações.

LÍNGUA PORTUGUESA

CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA

3. DESAFIO: Observe atentamente a imagem abaixo, use sua criatividade e escreva uma história. Se não se sentir seguro, pode fazer uma legenda.

Qualquer dúvida, peça ajuda para a sua professora.


29/04

OLÁ !

PARA REALIZAR A ATIVIDADE :
1º) FAÇA O CABEÇALHO NO CADERNO.
2º) COPIE OU COLE ESSA ATIVIDADE.
3º) LEIA COM MUITA ATENÇÃO.
4°) NO FINAL TIRE UMA FOTO DO CADERNO E ENVIE PARA A SUA      PROFESSORA.

*NÃO SE ESQUEÇA DE PREENCHER A CHAMADA

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:29/04/2020
NOME:

LÍNGUA PORTUGUESA 


 RELEMBRANDO A PARLENDA DA AULA DE ONTEM.

MACACO FOI À FEIRA,
NÃO SABIA O QUE COMPRAR.
COMPROU UMA CADEIRA,
PARA A COMADRE SE SENTAR.

A COMADRE SE SENTOU,
A CADEIRA ESBORRACHOU.
COITADA DA COMADRE,
FOI PARAR NO CORREDOR.


1)   AGORA VAMOS RESPONDER AS PERGUNTAS:

A)  CIRCULE NO TEXTO A PALAVRA “COMADRE”.

B)  ENCONTRE NO TEXTO PALAVRAS QUE POSSUEM A MESMA SÍLABA INICIAL DA PALAVRA COMADRE. ESCREVA-AS EM SEU CADERNO.

C)  QUEM FOI À FEIRA?

D)  O QUE ELE COMPROU?

E)  POR QUE ELE COMPROU?

F)  O QUE ACONTECEU COM A COMADRE?

2)  IDENTIFIQUE E ESCREVA AS PALAVRAS QUE FALTAM NOS VERSOS:
 O __________________ FOI À FEIRA,
 NÃO SABIA O QUE ______________.
 COMPROU UMA _________________,
 PARA A COMADRE SE ______________.



  MATEMÁTICA 

1. LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO PARA RESPONDER A QUESTÃO ABAIXO.

A SEMANA

A SEMANA VAI E VEM
CADA DIA TEM TRABALHO, TEM
DOMINGO, SEGUNDA - FEIRA, TERÇA - FEIRA
QUARTA – FEIRA, QUINTA-FEIRA, SEXTA - FEIRA
E SÁBADO TAMBÉM.

2. AGORA RESPONDA AS PERGUNTAS

A. QUE DIA DA SEMANA É HOJE?

B. QUANTOS DIAS TEM UMA SEMANA?

C. O ULTIMO DIA DA SEMANA É?

D. QUANTAS HORAS TEM UM DIA?

E. QUAIS DIAS DA SEMANA VOCÊ TEM AULA?

F. AGORA ASSISTA AO VÍDEO DA PARLENDA A SEGUIR PARA RESPONDER AS PERGUNTAS ABAIXO.
                          

PALAVRA CANTADA



G.  SE NA PARLENDA HOJE É DOMINGO AMANHÃ SERÁ?

H.  QUAL É O DIA DA SEMANA QUE VOCÊ MAIS GOSTA E POR QUÊ?



30/04

OLÁ !
PARA REALIZAR A ATIVIDADE:

1º) FAÇA O CABEÇALHO EM SEU CADERNO.
2º) COPIE OU COLE A ATIVIDADE.
3º) LEIA  COM MUITA ATENÇÃO.
4°) NO FINAL TIRE UMA FOTO DO CADERNO E ENVIE PARA A SUA PROFESSORA.
*NÃO SE ESQUEÇA DE PREENCHER A CHAMADA


EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:


LÍNGUA PORTUGUESA 30/04

 RELEMBRANDO A PARLENDA DA AULA DE ONTEM.

1)  LEIA A PRIMEIRA ESTROFE DA PARLENDA:
MACACO FOI À FEIRA,
NÃO SABIA O QUE COMPRAR.
COMPROU UMA CADEIRA,
PARA A COMADRE SE SENTAR.

A) AGORA, CONTE AS PALAVRAS LIDAS NA ESTROFE E ESCREVA A QUANTIDADE EM SEU CADERNO.

--------------------------------------------------------
B)  ESCREVA EM SEU CADERNO QUAL É A MAIOR PALAVRA NESTA ESTROFE:

-----------------------------------------------------------
C)  ESCREVA EM SEU CADERNO QUAL É A MENOR PALAVRA NESTA ESTROFE

-------------------------------------------------------------

2) OBSERVE A PALAVRA  ABAIXO E RESPONDA:

                     MACACO

A) QUANTAS SÍLABAS TEM A PALAVRA?

--------------------------------------------------------------
B)  QUAIS AS SÍLABAS?

----------------------------------------------------------
C)  QUE PALAVRA EU FORMO SE EU TIRAR A SÍLABA MA DE MACACO?

--------------------------------------------------------------

D) QUE PALAVRA EU FORMO SE EU TIRAR A SÍLABA CO DE MACACO?
------------------------------------------------------------
3) AGORA VAMOS FAZER UM ACRÓSTICO  ESCREVA AS PALAVRAS QUE INICIAM COM AS LETRAS EM DESTAQUE 
M ___________________________________________
A ___________________________________________
C ___________________________________________
A ___________________________________________
C ___________________________________________
O ___________________________________________



MATEMÁTICA 30/04

1. AGORA VAMOS RELEMBRAR  O SISTEMA DECIMAL CLIQUE NO LINK E ASSISTA AO VÍDEO.

SISTEMA DE NUMERAÇÃO




2. CONTE AS DEZENAS E UNIDADES E ESCREVA EM SEU CADERNO POR EXTENSO.
 EXEMPLO:  32- TRINTA E DOIS


------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------------


ARTE









(ABAIXO, segue o mesmo conteúdo digitado

para quem está com dificuldade para acessar o vídeo).


Formas Geométricas

As formas geométricas são um conjunto composto por alguns elementos fundamentais, como linha, ponto, espaço e plano.
 Observe algumas formas abaixo. Procure lembrar o nome de cada uma sem precisar ler.  



Agora que já vimos e relembramos algumas formas geométricas, vamos estudar um pouquinho mais sobre as texturas gráficas. Mas, afinal, o que são?

Texturas Gráficas

Textura gráfica é um elemento visual nas artes, ou melhor, são efeitos que podemos dar em um desenho através de traços repetidos, retas, na horizontal, na vertical, curvas, círculos e muitos outros. A textura serve para realçar um desenho, dar volume, preencher de forma criativa e esteticamente bonita. 

Veja exemplos de texturas gráficas abaixo:


ATIVIDADE 1



Agora vamos para a primeira atividade. Mas para isso precisaremos de uma folha e um lápis.    
Coloque sua folha em uma superfície plana, uma mesa e comece a desenhar  formas sem muita preocupação com que saiam retas, solte a mão, deixe ela
livre para rabiscar. Escolha as formas geométricas que quiser ou vir a sua cabeça.            
Depois que criar estar formas, você vai tentar preenchê-las com texturas gráficas. 
Se não lembrar olhe novamente nos exemplos  logo acima. 
Procure soltar a criatividade.              
Veja a minha folha como ficou. Escolhi fazer   a forma hexágono e um triângulo.
E dentro delas fiz diferentes texturas. Olha que legal ficou. E o seu como ficou?






ATIVIDADE 2


Prontos para a segunda parte?                       
Agora a proposta é criar figuras através das formas geométricas e utilizar dentro  delas texturas para preencher.   
Para a aula de hoje você deverá criar um ou mais animais  utilizando as formas geométricas e texturas gráficas. Escolha qual forma você quiser, e lembre-se quanto mais texturas mais bonito e divertido seu desenho vai parecer.  Além de criar um animal, faça também o cenário (o lugar onde este animal está). Por exemplo, se for um macaquinho, faça a floresta, se for um peixinho, o mar. Não esqueçam de fotografar e guardar as atividades para depois entregarem .
Veja abaixo o passo a a passo de dois animais que criei utilizando a s formas e as texturas. Este é apenas um exemplo. Quero que vocês criem animais diferentes, utilizando a imaginação. 

Achou legal? Então vamos criar agora!!! 

Boa Aula Crianças!

Exemplo 1 Cavalo Marinho


  

Exemplo 2 Onça Pintada



Meus desenhos finalizados.
 
Percebam como as texturas gráficas e as formas também estão em todo o ambiente que meus animais estão. A pintura também ajudou para a minha criação ficar mais divertida. Agora é sua vez! Vamos fazer arte?!  


PEÇA AJUDA PARA TIRAREM UMA FOTO ENQUANTO VOCÊ FAZ SUA ATIVIDADE 1
E DEPOIS, SEGURANDO SEU TRABALHO FINAL.

Grande abraço, Professoras Edna e Luiza 

PARA CURTIR O FERIADO:


Para aproveitar o feriado e o final de semana, vamos postar aqui atividades bem bacanas . Chame a família para brincar com vocês.


1- Para quem gosta de dançar:

Clique aqui                                

 Mais um pouquinho                            


2- Para quem gosta de jogar:

Temos 3 LINKs dos passos e regras do jogo de damas.  Assistam quantas vezes quiserem e boa diversão.

Regras básicas (Nv 1):

Jogada para peças brancas (Nv2):

Como fazer seu tabuleiro:


Mandem uma foto da diversão no grupo e se cuidem!


3- Para quem gosta de ler:

Clique no link abaixo e veja quantos gibis o Marcelo separou para a sua diversão:
Escolha quantos você quiser e boa leitura!!

Biblioteca Interativa






Nenhum comentário: