sábado, 25 de abril de 2020

2° ANO - LIÇÕES DE 01/06 A 05/06

01/06


EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:



LÍNGUA PORTUGUESA 01/06

 RELATO



1. HOJE EM NOSSA AULA IREMOS ESCREVER UM RELATO CONTANDO COMO FOI A NOSSA AULA DE SEXTA-FEIRA DIA 29/05/2020.
MAS, ANTES DE COMEÇAR A ESCREVER RELEMBRE DA ATIVIDADE PROPOSTA PELA(S) PROFESSORA(S). CONSEGUIU REALIZAR COM FACILIDADE? ENCONTROU DIFICULDADES PARA REALIZÁ-LA? QUAIS FORAM? QUEM TE AJUDA A REALIZAR AS TAREFAS? DEPOIS, FAÇA UM DESENHO BEM BONITO PARA ILUSTRAR O SEU RELATO:














2. VAMOS TENTAR, NOS ACALMAR REALIZANDO A PRÓXIMA ATIVIDADE? QUE É COMPLETAR O DESENHO DA FORMIGA, NOSSA COMPANHEIRA DA FÁBULA. COM CALMA E TRANQUILIDADE VOCÊ É CAPAZ DE COMPLETAR. NÃO DESISTA.




MATEMÁTICA 01/06



SEQUÊNCIA NUMÉRICA 

 1. FAÇA OS NUMERAIS DE 100 ATÉ 150.
100- 101- _________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________






02/06

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:

LÍNGUA PORTUGUESA 02/06

QUANDO OLHAMOS PARA ESSA IMAGEM, VEMOS UM INSETO QUAL É O NOME DELE? 

...........................................................................................................................



1- AGORA, QUE SABEMOS QUAL O NOME DESSE INSETO REALIZAREMOS UM ACRÓSTICO COM O SEU NOME:

C ____________________
I ____________________
G ____________________
A ____________________
R ____________________
R ____________________
A ____________________

2-AGORA, ESCOLHA UMA DESSAS PALAVRAS E FORME UMA LEGENDA BEM CRIATIVA. COLOQUE A PARAGRAFAÇÃO, PONTUAÇÃO E ACENTUAÇÃO SEMPRE QUE NECESSÁRIO.

__________________________________________________________________________________________________________________________________


3- RECORTE E COLE EM SEU CADERNO PALAVRAS QUE TENHAM CE - CI :



MATEMÁTICA 02/06

MEDIDAS DE TEMPO: CALENDÁRIO 

OBSERVE O CALENDÁRIO ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR.


  1. EM QUE MÊS NÓS ESTAMOS?
_____________________________________________________

  1. QUANTOS DIAS TEM ESTE MÊS?
_____________________________________________________

  1. QUAIS SÃO OS DOMINGOS?
_____________________________________________________

  1. QUE DIA DA SEMANA SERÁ DIA 10?
_____________________________________________________

  1. QUANTOS DIAS FALTAM PARA ACABAR O MÊS?
_____________________________________________________

  1. VOCÊ CONHECE PESSOAS QUE FAZEM ANIVERSÁRIO NESTE MÊS? ESCREVA OS NOMES.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ESTIMATIVA




PARA PARTICIPAR, CLIQUE NO FORMULÁRIO ABAIXO E DÊ O SEU PALPITE. 

QUEM ACERTAR TERÁ SUA FOTO PUBLICADA NO BLOG.




03/06

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:
LÍNGUA PORTUGUESA 03/06


1- ESCREVA O NOME DOS ANIMAIS QUE FAZEM PARTE  DAS FÁBULAS:


_______________       _______________   _______________




MATEMÁTICA 03/06

SEQUÊNCIA NUMÉRICA E QUANTIFICAÇÃO 
1. ESCREVA O ANTECESSOR E SUCESSOR DOS NÚMEROS ABAIXO:
  1. ___ 107 ___
  2. ___ 119 ___
  3. ___ 124 ___
  4. ___ 138 ___
  5. ___ 144 ___
  6. ___ 130 ___

2. OBSERVE AS BOLINHAS ABAIXO E RESPONDA:.





A) QUANTAS SÃO AS BOLINHAS AZUIS?
________________________________
B) QUANTAS SÃO AS BOLINHAS VERDES?
________________________________
C) QUANTAS SÃO AS BOLINHAS AMARELAS?
________________________________
D) QUANTAS SÃO AS BOLINHAS ROSAS?
________________________________
E) CALCULE A QUANTIDADE DE BOLINHAS AZUIS, VERDES E
AMARELAS JUNTAS.
__________________________________
F) QUAL BOLINHA TEM EM MAIOR QUANTIDADE? 
___________________________________

G) QUAL BOLINHA TEM EM MENOR QUANTIDADE?

___________________________________ 






04/06


.




EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:


LÍNGUA PORTUGUESA 04/06


1. VOCÊ JÁ ESTÁ CRAQUE NA FÁBULA. GOSTARIA QUE FIZESSE UM VÍDEO OU UM ÁUDIO CONTANDO A FÁBULA DA FORMIGA E A CIGARRA OU DO PEDRO E O LOBO PARA QUEM ESTÁ AO SEU LADO E ENVIASSE PARA MIM.









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MATEMÁTICA 04/06

SITUAÇÕES-PROBLEMA




1. RESOLVA AS QUESTÕES ABAIXO SEGUINDO O EXEMPLO:


A.  MARIANA TEM 3 POTINHOS COM 5 LÁPIS EM CADA UM. QUANTOS LÁPIS ELA TEM NO TOTAL?
 
5 + 5 + 5 = 15

R: ELA TEM 15 LÁPIS.




B. SILVIO ORGANIZOU 2 CAIXAS COM 7 BOLAS EM CADA UMA. QUANTAS BOLAS ESTÃO NAS CAIXAS AO TODO?





C. EM UM ARMÁRIO HÁ 5 COPOS COM 2 BOLINHAS EM CADA UM. QUANTAS BOLINHAS TEM NO TOTAL?





D. 1 CARRO TEM 4 RODAS. QUANTAS RODAS HÁ EM 3 CARROS?





E. 1 BICICLETA TEM 2 RODAS. QUANTAS RODAS HÁ EM 4 BICICLETAS?




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CIÊNCIAS 04/06

COBERTURA DO CORPO

QUANDO OLHAMOS PARA UM ANIMAL, A PRIMEIRA COISA QUE NOTAMOS E JULGAMOS É A SUA APARÊNCIA, COMO A FORMA E AS CORES... DAÍ SURGEM EXPRESSÕES COMO: QUE BONITO ESSE PASSARINHO OU QUE COISA FEIA ESSA BARATA. NESSE MOMENTO ESTAMOS FALANDO DA COBERTURA. VEJA ABAIXO ALGUNS EXEMPLOS DE COBERTURAS NOS ANIMAIS:







DESAFIO

1. VOCÊ SABE QUAL É O NOME DESSE ANIMAL E SUA COBERTURA?





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CLIQUE NO LINK ABAIXO E ASSISTA AO VÍDEO PARA DESCOBRIR




QUAL A COISA MAIS BACANA QUE VOCÊ APRENDEU NO VÍDEO?

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05/06



          EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:

HISTÓRIA 05/06
DIFERENTES FAMÍLIAS

AS FAMÍLIAS PODEM SER PARECIDAS, MAS SE ORGANIZAM DE DIFERENTES FORMAS. OBSERVE AS FOTOS ABAIXO.


1. CADA FRASE A SEGUIR ESTÁ RELACIONADA A UMA DAS FOTOS ACIMA. ESCREVA A LETRA DA FOTO AO LADO DA FRASE CORRESPONDENTE.
(    ) EXISTEM FAMÍLIAS FORMADAS POR PAI, MÃE E FILHOS.
(    ) HÁ FAMÍLIAS EM QUE OS FILHOS TÊM DOIS PAIS OU DUAS MÃES.
(  ) EXISTEM FAMÍLIAS SÓ COM PAI E FILHOS OU SÓ COM MÃES E FILHOS.
(    ) EXISTEM FAMÍLIAS EM QUE NÃO HÁ FILHOS.
(    ) TAMBÉM EXISTEM FAMÍLIAS EM QUE OS NETOS E AS NETAS VIVEM COM OS AVÓS.
(   ) EXISTEM FAMÍLIAS EM QUE OS AVÓS, NETOS, TIOS E PRIMOS VIVEM JUNTOS.


GEOGRAFIA 05/06
DIREITO A MORADIA



TODAS AS PESSOAS TÊM DIREITO A UMA MORADIA. MAS SERÁ QUE ESSE DIREITO É SEMPRE RESPEITADO?
ATUALMENTE, HÁ MUITOS CIDADÃOS QUE NÃO TÊM ACESSO A MORADIAS DIGNAS. ALGUNS DELES VIVEM EM SITUAÇÃO DE RUA, OCUPANDO PRAÇAS, RUAS E OUTROS ESPAÇOS PÚBLICOS QUE NÃO OFERECEM AS CONDIÇÕES ADEQUADAS.
CLIQUE NO LINK ABAIXO E ESCUTE A CANÇÃO A CASA.

AGORA QUE VOCÊ JÁ OUVIU, COMO VOCÊ IMAGINA QUE É A VIDA DESSA PESSOA? LEMBRE- SE DAS COISAS QUE VOCÊ FAZ NA SUA CASA SE DARIA PRA FAZER NESSA CASA TAMBÉM.
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SE PRECISAR, ASSISTA AO VÍDEO PARA VER COMO FAZER A DOBRADURA:






Aula 5 dia 05/06/2020 – Quebra-cabeça e Tangram
                                                                 
Você já brincou de quebra cabeça?

Ao juntar as peças você desenvolve a capacidade concentração, coordenação, noção espacial e percepção visual.
Na aula de hoje vocês tem três tipos de quebra-cabeças. Escolha o que você mais gosta e divirta-se.

Quebra-cabeça simples

Passo a passo

Um quebra-cabeças de papelão e revista. Fácil de fazer!

Você vai precisar de: pedaço de papelão, foto de revista ou desenho, cola, tesoura e lápis.

Como fazer:

Recorte a figura que você escolheu para ser o tema do seu quebra-cabeças. A figura tem que ser do mesmo tamanho do papelão. Passe cola e coloque-a com cuidado sempre alisando com a mão para não ficar empelotado. Aguarde a secagem.
Depois no verso do papelão desenhe formas de quebra-cabeça de modo que uma encaixe na outra.
Recorte com cuidado. Depois é só desmontar e guardar numa caixinha. Está pronto o seu quebra-cabeças!





Agora é só brincar!

Quebra-cabeça silabas



Link do vídeo do quebra-cabeça silabas:


Tangram




Lenda do Tangram
Não se sabe exatamente quando o jogo surgiu. Uma lenda diz que um imperador chinês quebrou um espelho, e ao tentar juntar os pedaços e remontá-lo, percebeu que poderia construir muitas formas com seus cacos. 
Era um dos mais famosos “testes” utilizados para estudar a inteligência humana, durante a China antiga.

Passo a passo - Construção do Tangram
Materiais: Papelão, Cartolina ou EVA, Régua, Lápis preto e Borracha.
Agora, veja passo a passo como funciona a construção do Tangram.

1º passo: Recorte o Papelão, Cartolina ou EVA em forma de um quadrado:

2º Passo: Trace um segmento de reta que vai do vértice b ao vértice h, dividindo o quadrado em dois triângulos iguais.

3º Passo: Para encontrar o ponto médio do segmento de reta BH, pegue o vértice A e dobre até o segmento BH o ponto de encontro do vértice A e do segmento BH será o ponto médio de BH.

Agora trace um segmento de reta que vai do vértice A ao ponto D, formando três triângulos.


4º passo: Dobre o vértice J até o ponto D assim formando dois pontos, um no segmento BJ e outro no segmento HJ.

Agora trace um segmento de reta do ponto E ao ponto I.

5º Passo: Trace uma reta perpendicular do ponto D ao segmento EI.

6º Passo: Trace dois segmentos de reta paralelos ao segmento DG e outro ao lado AH.

Assim, dizemos que um Tangram possui dois triângulos grandes, três triângulos menores, um paralelogramo e um quadrado. Veja essas figuras destacadas:



Recorte todas essas figuras geométricas e terá as sete peças do Tangram.

Agora você já pode usar a imaginação e construir figuras com essas peças.



 Agora é só brincar! Não se esqueça de nos enviar fotos ou vídeos! Até breve!







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