sábado, 25 de abril de 2020

1° ANO - LIÇÕES DE 01/06 A 05/06

AULA 26                DATA 01/06/2020


EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE_________  DE  2020
PROFESSORA:
NOME:





PARLENDA DEDO MINDINHO



1.ENCONTRE NA PARLENDA AS PALAVRAS QUE COMEÇAM COM A CONSOANTE M, AGORA ESCREVA AS PALAVRAS NAS LINHAS ABAIXO.

....................................................................................................................................

...................................................................................................................................

....................................................................................................................................


2. FAÇA UM DESENHO DE SUA MÃO CRIANDO UMA DECORAÇÃO PARA CADA DEDO. QUE TAL MANDAR UMA FOTO PARA SUA PROFESSORA? 















OBSERVE A ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA  E RESPONDA




A) QUEM SENTA ATRÁS DE FLÁVIA?

.............................................................................................................


B) QUEM SENTA À FRENTE DO EDGAR?

.............................................................................................................


C) QUEM SENTA NA FILEIRA DO DANIEL?

............................................................................................................

...........................................................................................................

............................................................................................................


D) QUANTAS CRIANÇAS ESTUDAM NESTA SALA DE AULA?

...................................................................................................................






AULA 27                                                   DATA 02/06/2020


EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE_________  DE  2020
PROFESSORA:
NOME:





ADIVINHA QUEM É






ORGANIZE AS PALAVRAS DE ACORDO COM A SÍLABA INICIAL.
HOJE A PROFESSORA CAROLINA VAI NOS AJUDAR A FAZER ESTA ATIVIDADE. 







1) A PROFESSORA ORGANIZOU A FILA DE SEUS ALUNOS POR ORDEM DE TAMANHO. 


A)   QUEM É O MAIOR ALUNO?
B)   E O MENOR?
C)   NA SUA CASA, QUEM É A PESSOA MAIS ALTA?
D)   E A MAIS BAIXA?

2)    QUANTAS BOLINHAS COLORIDAS HÁ? 


........................................................


ESTIMATIVA




PARA PARTICIPAR, CLIQUE NO FORMULÁRIO ABAIXO E DÊ O SEU PALPITE. 

QUEM ACERTAR TERÁ SUA FOTO PUBLICADA NO BLOG.



AULA 28                                           DATA 03/06/2020



EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE_________  DE  2020
PROFESSORA:
NOME:



CLIQUE ABAIXO E VAMOS CANTAR COM A ALFABETIZAÇÃO DIVERTIDA 




RECORTE E COLE NO CADERNO PALAVRAS COM A FAMÍLIA SILÁBICA:
MA, ME, MI, MO, MU, MÃO













1)  MICA FOI AO MERCADO E COMPROU 6 MAÇÃS


ALÉM DAS MAÇÃS ELA TAMBÉM COMPROU 2 LARANJAS.



QUANTAS FRUTAS MICA COMPROU?


DICA: DESENHE PRIMEIRO AS 6 MAÇÃS, DEPOIS AS 2 LARANJAS.







2) 2.BECA FOI À PADARIA E COMPROU 4 PÃES DOCES E 3 PÃES SALGADOS.

QUANTOS PÃES BECA COMPROU?

_________________________________________________



AULA 29                           DATA 04/06/2020


EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE_________  DE  2020
PROFESSORA:
NOME:




DIVIRTA-SE COM A CASA DE VINÍCIOS DE MORAES 




MATERIAIS USADOS NAS CONSTRUÇÕES


AS MORADIAS PODEM SER CONSTRUÍDAS COM DIFERENTES TIPOS DE MATERIAIS COMO: TIJOLOS, TELHAS DE BARROS, PEDRAS, CIMENTOS, AREIA, MADEIRAS, FERRO, PALHAS E GELO.





ATIVIDADE

1    SUA CASA É FEITA DE QUAIS MATERIAIS?  PARA SABER PERGUNTE A SEUS PAIS E ESCREVA EM FORMA DE LISTA NO CADERNO.










ROTINA DA FAMÍLIA

             TODA A FAMÍLIA TEM UMA ROTINA NO SEU DIA A DIA. ALGUNS ADULTOS SAEM PARA TRABALHAR NAS EMPRESAS, COMÉRCIOS, ESCOLAS, MEIOS DE TRANSPORTE, ETC. JÁ OUTROS TRABALHAM EM CASA FAZENDO ARTESANATO, BOLOS E DOCES, CUIDANDO DA CASA E DE SEUS FILHOS, OU REALIZANDO SERVIÇOS PELO COMPUTADOR.
 AS CRIANÇAS TÊM UMA ROTINA DIFERENTE DOS ADULTOS. VÃO PARA ESCOLA, BRINCAM E ALGUNS AJUDAM SEUS FAMILIARES NA ROTINA DE CASA:
VEJA ABAIXO AS ATIVIDADES QUE MATEUS REALIZA DURANTE O SEU DIA A DIA.

                                          


 OBSERVE O DESENHO E ESCREVA EM CADA QUADRINHO DE ACORDO COM O NÚMERO, QUEM COSTUMA REALIZAR ESSAS TAREFAS DE CASA:

   (1)  EU
   (2)   MAMÃE
   (3)  PAPAI
   (4)    IRMÃ E IRMÃO
   (5)   TODOS DA FAMILIA
   (6)   OUTROS ( AVÓ, AVÔ, TIO, TIA)  







AULA 30                          DATA 05/06/2020


EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE_________  DE  2020
PROFESSORA:
NOME:




A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


ASSISTA AO VÍDEO: A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL






A) VOCÊ COME UMA FRUTA POR DIA? QUAIS FRUTAS VOCÊ COME?

___________________________________________________________

 B) VOCÊ COME LEGUMES TODOS OS DIAS? QUAIS LEGUMES VOCÊ COME?

_________________________________________________________________

C) OBSERVE O QUE PEDRO COSTUMA COMER E RESPONDA:
QUAL VOCÊ ACHA QUE É A MELHOR REFEIÇÃO PARA O PEDRO?


                                 O ALMOÇO (   )                     O JANTAR (   )



AULA DE ARTES






SE PRECISAR, ASSISTA AO VÍDEO PARA VER COMO FAZER A DOBRADURA:






Aula 5 dia 05/06/2020 – Quebra-cabeça e Tangram
                                                                 
Você já brincou de quebra-cabeça?

Ao juntar as peças você desenvolve a capacidade concentração, coordenação, noção espacial e percepção visual.
Na aula de hoje vocês tem três tipos de quebra-cabeças. Escolha o que você mais gosta e divirta-se.

Quebra cabeça simples

Passo a passo

Um quebra-cabeças de papelão e revista. Fácil de fazer!

Você vai precisar de: pedaço de papelão, foto de revista ou desenho, cola, tesoura e lápis.

Como fazer:

Recorte a figura que você escolheu para ser o tema do seu quebra-cabeças. A figura tem que ser do mesmo tamanho do papelão. Passe cola e coloque-a com cuidado sempre alisando com a mão para não ficar empelotado. Aguarde a secagem.
Depois no verso do papelão desenhe formas de quebra-cabeça de modo que uma encaixe na outra.
Recorte com cuidado. Depois é só desmontar e guardar numa caixinha. Está pronto o seu quebra cabeças!





Agora é só brincar!

Quebra cabeça-silabas



Link do vídeo do quebra-cabeça silabas:



Tangram




Lenda do Tangram
Não se sabe exatamente quando o jogo surgiu. Uma lenda diz que um imperador chinês quebrou um espelho, e ao tentar juntar os pedaços e remontá-lo, percebeu que poderia construir muitas formas com seus cacos. 
Era um dos mais famosos “testes” utilizados para estudar a inteligência humana, durante a China antiga.

Passo a passo - Construção do Tangram

Materiais: Papelão, Cartolina ou EVA, Régua, Lápis preto e Borracha.
Agora, veja passo a passo como funciona a construção do Tangram.

1º passo: Recorte o Papelão, Cartolina ou EVA em forma de um quadrado:

2º Passo: Trace um segmento de reta que vai do vértice b ao vértice h, dividindo o quadrado em dois triângulos iguais.

3º Passo: Para encontrar o ponto médio do segmento de reta BH, pegue o vértice A e dobre até o segmento BH o ponto de encontro do vértice A e do segmento BH será o ponto médio de BH.

Agora trace um segmento de reta que vai do vértice A ao ponto D, formando três triângulos.


4º passo: Dobre o vértice J até o ponto D assim formando dois pontos, um no segmento BJ e outro no segmento HJ.

Agora trace um segmento de reta do ponto E ao ponto I.

5º Passo: Trace uma reta perpendicular do ponto D ao segmento EI.

6º Passo: Trace dois segmentos de reta paralelos ao segmento DG e outro ao lado AH.

Assim, dizemos que um Tangram possui dois triângulos grandes, três triângulos menores, um paralelogramo e um quadrado. Veja essas figuras destacadas:



Recorte todas essas figuras geométricas e terá as sete peças do Tangram.

Agora você já pode usar a imaginação e construir figuras com essas peças.



 Agora é só brincar! Não se esqueça de nos enviar fotos ou vídeos! Até breve!


Nenhum comentário: