AULA 26 DATA 01/06/2020
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE_________ DE 2020
PROFESSORA:
NOME:
PARLENDA DEDO MINDINHO
1.ENCONTRE NA PARLENDA AS PALAVRAS QUE COMEÇAM COM A CONSOANTE M, AGORA ESCREVA AS PALAVRAS NAS LINHAS ABAIXO.
....................................................................................................................................
...................................................................................................................................
....................................................................................................................................
....................................................................................................................................
...................................................................................................................................
....................................................................................................................................
2. FAÇA UM DESENHO DE SUA MÃO CRIANDO UMA DECORAÇÃO PARA CADA DEDO. QUE TAL MANDAR UMA FOTO PARA SUA PROFESSORA?
OBSERVE A ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA E RESPONDA
A) QUEM SENTA ATRÁS DE FLÁVIA?
.............................................................................................................
B) QUEM SENTA À FRENTE DO EDGAR?
.............................................................................................................
C) QUEM SENTA NA FILEIRA DO DANIEL?
............................................................................................................
...........................................................................................................
............................................................................................................
D) QUANTAS CRIANÇAS ESTUDAM NESTA SALA DE AULA?
...................................................................................................................
AULA 27 DATA 02/06/2020
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE_________ DE 2020
PROFESSORA:
NOME:
ADIVINHA QUEM É
ORGANIZE AS PALAVRAS DE ACORDO COM A SÍLABA INICIAL.
HOJE A PROFESSORA CAROLINA VAI NOS AJUDAR A FAZER ESTA ATIVIDADE.
1) A PROFESSORA ORGANIZOU A FILA DE SEUS ALUNOS POR ORDEM DE TAMANHO.
A) QUEM É O MAIOR ALUNO?
B) E O MENOR?
C) NA SUA CASA, QUEM É A PESSOA MAIS ALTA?
D) E A MAIS BAIXA?
2) QUANTAS BOLINHAS COLORIDAS HÁ?
........................................................
ESTIMATIVA
PARA PARTICIPAR, CLIQUE NO FORMULÁRIO ABAIXO E DÊ O SEU PALPITE.
QUEM ACERTAR TERÁ SUA FOTO PUBLICADA NO BLOG.
AULA 28 DATA 03/06/2020
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE_________ DE 2020
PROFESSORA:
NOME:
CLIQUE ABAIXO E VAMOS CANTAR COM A ALFABETIZAÇÃO DIVERTIDA
RECORTE E COLE NO CADERNO PALAVRAS COM A FAMÍLIA SILÁBICA:
MA, ME, MI, MO, MU, MÃO
1) MICA FOI AO MERCADO E COMPROU 6 MAÇÃS
ALÉM DAS MAÇÃS ELA TAMBÉM COMPROU 2 LARANJAS.
QUANTAS FRUTAS MICA COMPROU?
DICA: DESENHE PRIMEIRO AS 6 MAÇÃS, DEPOIS AS 2 LARANJAS.
2) 2.BECA FOI À PADARIA E COMPROU 4 PÃES DOCES E 3 PÃES SALGADOS.
QUANTOS PÃES BECA COMPROU?
_________________________________________________
AULA 29 DATA 04/06/2020
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE_________ DE 2020
PROFESSORA:
NOME:
DIVIRTA-SE COM A CASA DE VINÍCIOS DE MORAES
MATERIAIS USADOS NAS CONSTRUÇÕES
AS MORADIAS PODEM SER CONSTRUÍDAS COM DIFERENTES TIPOS DE MATERIAIS COMO: TIJOLOS, TELHAS DE BARROS, PEDRAS, CIMENTOS, AREIA, MADEIRAS, FERRO, PALHAS E GELO.
ATIVIDADE
1 SUA CASA É FEITA DE QUAIS MATERIAIS? PARA SABER PERGUNTE A SEUS PAIS E ESCREVA EM FORMA DE LISTA NO CADERNO.
ROTINA DA FAMÍLIA
TODA A FAMÍLIA TEM UMA ROTINA NO SEU DIA A DIA. ALGUNS ADULTOS SAEM PARA TRABALHAR NAS EMPRESAS, COMÉRCIOS, ESCOLAS, MEIOS DE TRANSPORTE, ETC. JÁ OUTROS TRABALHAM EM CASA FAZENDO ARTESANATO, BOLOS E DOCES, CUIDANDO DA CASA E DE SEUS FILHOS, OU REALIZANDO SERVIÇOS PELO COMPUTADOR.
AS CRIANÇAS TÊM UMA ROTINA DIFERENTE DOS ADULTOS. VÃO PARA ESCOLA, BRINCAM E ALGUNS AJUDAM SEUS FAMILIARES NA ROTINA DE CASA:
VEJA ABAIXO AS ATIVIDADES QUE MATEUS REALIZA DURANTE O SEU DIA A DIA.
OBSERVE O DESENHO E ESCREVA EM CADA QUADRINHO DE ACORDO COM O NÚMERO, QUEM COSTUMA REALIZAR ESSAS TAREFAS DE CASA:
(1) EU
(2) MAMÃE
(3) PAPAI
(4) IRMÃ E IRMÃO
(5) TODOS DA FAMILIA
(6) OUTROS ( AVÓ, AVÔ, TIO, TIA)
AULA 30 DATA 05/06/2020
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE_________ DE 2020
PROFESSORA:
NOME:
A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
ASSISTA AO VÍDEO: A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
A) VOCÊ COME UMA FRUTA POR DIA? QUAIS FRUTAS VOCÊ COME?
___________________________________________________________
B) VOCÊ COME LEGUMES TODOS OS DIAS? QUAIS LEGUMES VOCÊ COME?
_________________________________________________________________
C) OBSERVE O QUE PEDRO COSTUMA COMER E RESPONDA:
QUAL VOCÊ ACHA QUE É A MELHOR REFEIÇÃO PARA O PEDRO?
O ALMOÇO ( ) O JANTAR ( )
SE PRECISAR, ASSISTA AO VÍDEO PARA VER COMO FAZER A DOBRADURA:
Aula 5 dia 05/06/2020 – Quebra-cabeça e Tangram
Você já brincou de quebra-cabeça?
Ao juntar as peças você desenvolve a capacidade concentração, coordenação, noção espacial e percepção visual.
Na aula de hoje vocês tem três tipos de quebra-cabeças. Escolha o que você mais gosta e divirta-se.
Quebra cabeça simples
Passo a passo
Um quebra-cabeças de papelão e revista. Fácil de fazer!
Você vai precisar de: pedaço de papelão, foto de revista ou desenho, cola, tesoura e lápis.
Como fazer:
Recorte a figura que você escolheu para ser o tema do seu quebra-cabeças. A figura tem que ser do mesmo tamanho do papelão. Passe cola e coloque-a com cuidado sempre alisando com a mão para não ficar empelotado. Aguarde a secagem.
Depois no verso do papelão desenhe formas de quebra-cabeça de modo que uma encaixe na outra.
Recorte com cuidado. Depois é só desmontar e guardar numa caixinha. Está pronto o seu quebra cabeças!
Agora é só brincar!
Quebra cabeça-silabas
Link do vídeo do quebra-cabeça silabas:
Tangram
Lenda do Tangram
Não se sabe exatamente quando o jogo surgiu. Uma lenda diz que um imperador chinês quebrou um espelho, e ao tentar juntar os pedaços e remontá-lo, percebeu que poderia construir muitas formas com seus cacos.
Era um dos mais famosos “testes” utilizados para estudar a inteligência humana, durante a China antiga.
Passo a passo - Construção do Tangram
Materiais: Papelão, Cartolina ou EVA, Régua, Lápis preto e Borracha.
Agora, veja passo a passo como funciona a construção do Tangram.
1º passo: Recorte o Papelão, Cartolina ou EVA em forma de um quadrado:
2º Passo: Trace um segmento de reta que vai do vértice b ao vértice h, dividindo o quadrado em dois triângulos iguais.
3º Passo: Para encontrar o ponto médio do segmento de reta BH, pegue o vértice A e dobre até o segmento BH o ponto de encontro do vértice A e do segmento BH será o ponto médio de BH.
Agora trace um segmento de reta que vai do vértice A ao ponto D, formando três triângulos.
4º passo: Dobre o vértice J até o ponto D assim formando dois pontos, um no segmento BJ e outro no segmento HJ.
Agora trace um segmento de reta do ponto E ao ponto I.
5º Passo: Trace uma reta perpendicular do ponto D ao segmento EI.
6º Passo: Trace dois segmentos de reta paralelos ao segmento DG e outro ao lado AH.
Assim, dizemos que um Tangram possui dois triângulos grandes, três triângulos menores, um paralelogramo e um quadrado. Veja essas figuras destacadas:
Recorte todas essas figuras geométricas e terá as sete peças do Tangram.
Agora você já pode usar a imaginação e construir figuras com essas peças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário