AULA Nº 22 DIA: 26/05/2020
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA _ DE MAIO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
CIÊNCIAS
O CORPO DOS ANIMAIS VERTEBRADOS
O que os animais vertebrados como a tartaruga, o sapo, papagaio, onça pintada, rã e tubarão têm em comum?
Todos ele têm ossos, como o crânio e a coluna vertebral.
O crânio é uma caixa óssea que fica na cabeça e protege o cérebro.
A coluna vertebral é formada por um conjunto de ossos alinhados chamados vértebras.
O crânio , a coluna vertebral e os demais ossos do corpo formam o esqueleto.
Todos ele têm ossos, como o crânio e a coluna vertebral.
O crânio é uma caixa óssea que fica na cabeça e protege o cérebro.
A coluna vertebral é formada por um conjunto de ossos alinhados chamados vértebras.
O crânio , a coluna vertebral e os demais ossos do corpo formam o esqueleto.
O ESQUELETO HUMANO
O esqueleto humano é a estrutura óssea que compõe o corpo humano. Sua principal função é sustentação, locomoção e proteção dos órgãos vitais.
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO: APÓS A LEITURA DO TEXTO, RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO
1- Os animais vertebrados têm em comum...................
2- O crânio é uma caixa óssea que protege:
( ) pulmão ( ) cérebro ( ) coração
3- A coluna vertebral é formada pelas:
( ) vértebras ( ) falanges ( ) costela
4- O crânio, a coluna vertebral e os demais ossos do corpo formam o..................
5- A estrutura óssea que compõe o corpo humano é:
( ) cérebro ( ) esqueleto ( ) Pé
6- As principais funções do esqueleto são:
( ) sustentação
( ) locomoção
( ) respiração
( ) proteção dos órgãos
HISTÓRIA
AS CAPITAIS DO BRASIL
A atual capital do Brasil é Brasília. Ela fica na área central do Território Brasileiro. Mas o País já teve outras capitais: Salvador e Rio de janeiro.
SALVADOR: A PRIMEIRA CAPITAL
Quando começaram a ocupar o Brasil, os portugueses dominaram muitos povos indígenas e tomaram suas terras.
O Brasil se tornou colônia de Portugal. Todos os que viviam nas vilas e cidades brasileiras eram governados pela Coroa portuguesa.
Em 1549, o rei de Portugal enviou Tomé de Sousa ao Brasil para governar a colônia. Tomé de Sousa fundou a cidade de Salvador para ser a capital do Brasil. O local foi escolhido porque era próximo da área onde se cultivava cana e se produzia açúcar.
Cerca de mil pessoas vieram de Portugal com Tomé de Sousa. Foram construídas fortificações para proteger a cidade. Ergueram-se também a casa da Câmara e a cadeia, o colégio dos Jesuítas e várias casas de comércio e moradias de pau a pique e palha. Nesse período surgiram diversos profissionais (sapateiros, farmacêuticos, barbeiros, médicos, etc).
FAÇA A LEITURA DO TEXTO ATENÇÃO E DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO
1- Assinale quais outras capitais que o Brasil já teve;
( ) Recife e Aracaju ( ) Belém e Palmas ( ) Salvador e Rio de Janeiro
2-A primeira capital fundada no Brasil foi:
( ) Salvador ( ) Natal ( ) São Luiz
3-O primeiro governador do Brasil foi__________________________________
4- Coloque V (para verdadeiro) e F para (falso):
a) Quando começaram a deixar o Brasil, os portugueses dominaram muitos povos indígenas e tomaram suas terras. ................................
b) O local da capital foi escolhido porque era próximo da área onde se cultivava cana e se produzia açúcar. ...................................
c) Nesse período ergueram-se também a casa da Câmara e a cadeia, o colégio dos Jesuítas e várias casas de comércio e moradias de pau a pique e palha. ............................
5- Assinale quais foram os principais profissionais que surgiram nesse período:
( ) barbeiros e farmacêuticos
( ) dentistas e mecânicos
( ) médicos e sapateiros
AULA Nº 23 DIA: 27/05/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE MAIO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
PORTUGUÊS
Olá!
Atente-se aos três passos a seguir para realizar a sua atividade de hoje:
1. Faça o cabeçalho acima em seu caderno.
2. Clique no link para realizar a sua atividade.
3. Leia tudo com muita atenção e siga as orientações.
GEOGRAFIA
RECURSOS NATURAIS
Diversos elementos da natureza, como a água, o solo e o ar, são essenciais para a existência da vida.
Há também elementos naturais que servem de matéria-prima. É o caso da madeira, do ferro e da rocha, materiais que se tornaram a base da fabricação de muitos produtos. Esses elementos e tantos outros, essenciais ou úteis ao ser humano, são chamados recursos naturais.
A exploração de recursos naturais sempre provoca alterações na paisagem. Quando a exploração é excessiva, graves problemas podem afetar a vegetação, os animais e os seres humanos.
Observe as imagens abaixo.
ESCREVA UM PEQUENO TEXTO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS QUE OS PROBLEMAS RETRATADOS TRAZEM PARA AS PESSOAS E A NATUREZA.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULA Nº 24 DIA: 28/05/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA _ DE MAIO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
2 - Paulo tem 48 reais e quer comprar um carrinho miniatura. Para conseguir comprar o carrinho, ele precisa de mais 25 reais. Qual o preço do carrinho?
3 - Em um jogo de basquete, Oscar marcou 28 pontos no primeiro tempo e 14 pontos no segundo tempo. Quantos pontos Oscar marcou nesse jogo?
4 - Num ônibus há 24 passageiros em pé e 46 sentados. Quantos passageiros há no ônibus?
5 - Fábio deu 89 figurinhas para João e ainda ficou com 130. Quantas figurinhas ele tinha?
PORTUGUÊS
SE AO MENOS EU...
Todos temos um desejo. Alguns querem ter mais dinheiro, outros querem ser mais magros, há ainda aqueles que querem viajar mais e muitos outros desejos, dos mais variados. Imagine algo que você deseja muito e escreva um texto no caderno contando o que você gostaria de fazer ou ter e explique seus motivos, contando ainda em que sua vida mudaria com isso.
MATEMÁTICA
- Situação problema:
1 - Numa sala há 142 poltronas ocupadas e 59 poltronas vazias. Quantas poltronas há nessa sala?
2 - Paulo tem 48 reais e quer comprar um carrinho miniatura. Para conseguir comprar o carrinho, ele precisa de mais 25 reais. Qual o preço do carrinho?
3 - Em um jogo de basquete, Oscar marcou 28 pontos no primeiro tempo e 14 pontos no segundo tempo. Quantos pontos Oscar marcou nesse jogo?
4 - Num ônibus há 24 passageiros em pé e 46 sentados. Quantos passageiros há no ônibus?
5 - Fábio deu 89 figurinhas para João e ainda ficou com 130. Quantas figurinhas ele tinha?
- Sequência numérica:
Faça em seu caderno do número 1250 a 1500 de 2 em 2:
(Modelo: 1250 - 1252 - 1254 - ...)
AULA Nº 25 DIA: 29/05/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE MAIO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
MATEMÁTICA
Interpretando gráfico de barras:
a) Qual é o jogador mais alto? Qual é a altura dele?
b) Qual é o jogador mais baixo? Qual é a altura dele?
c) Existem jogadores que têm a mesma altura? Quem são?
d) Quais são os jogadores que tem mais de 130 cm?
e) Quantos centímetros o jogador mais alto tem a mais que cada um dos jogadores mais baixos?
Desejamos a todos um maravilhoso final de semana! 😚
Maneiras de fazer o círculo:
Exemplos de desenhos de mandalas:
A AULA DE HOJE É SOBRE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INDÍGENAS.
VOCÊ JÁ BRINCOU DE PETECA?
A PALAVRA VEM DE PE’TEKA – EM TUPI, SIGNIFICA BATER.
SIGA O PASSO A PASSO DEMONSTRADO NO VÍDEO ABAIXO E FAÇA A SUA PETECA USANDO APENAS DUAS FOLHAS DE REVISTA, JORNAL OU QUALQUER PAPEL DE RASCUNHO E UMA SACOLINHA PLÁSTICA!
TEMOS DUAS SUGESTÕES DE BRINCADEIRA PARA VOCÊS.
1. TREINAR SOZINHO, COM TAPINHAS NA PETECA COM AS DUAS MÃOS, DIREITA E ESQUERDA, PARA TREINAR SUA COORDENAÇÃO MOTORA.
2. EM UM ESPAÇO QUE NÃO TENHA NADA QUE QUEBRE EM CASA, PODE-SE JOGAR COM MAIS PESSOAS, EM RODA, VEJA ABAIXO A EXPLICAÇÃO.
NO COMEÇO DO JOGO, OS JOGADORES FICAM EM UM CÍRCULO – OU DE FRENTE UM PARA O OUTRO, SE FOREM APENAS DOIS.
UM JOGADOR SORTEADO INICIA IMPULSIONANDO A PETECA PARA O ALTO, NUMA MANOBRA SEMELHANTE AO SAQUE USADO NO VÔLEI. ELE SEGURA A PETECA COM UMA DAS MÃOS E COM A OUTRA DÁ UM TAPA, DE BAIXO PARA CIMA.
TODOS OS JOGADORES PRECISAM MANTER A PETECA NO AR DANDO-LHE TAPAS, PARA IMPEDI-LA DE CAIR NO CHÃO.
AGORA É SUA VEZ FAÇA SUA PETECA E
DIVIRTA-SE!
NÃO ESQUEÇA DE NOS MOSTRAR COMO FICOU SUA PETECA!
BOA AULA E ATÉ BREVE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário