Você está recebendo as atividades feitas pelos professores dos 4º anos!
Todos os dias iremos postar novas atividades para que você possa fazer aí em sua casa em total segurança durante este isolamento social.
Todas as atividades devem ser feitas pelos alunos, com a supervisão de um responsável.
Todas as atividades devem ser feitas pelos alunos, com a supervisão de um responsável.
Se precisar, peça ajuda de um adulto para fazer a leitura da atividade e explicar a comanda solicitada. Caso tenha a possibilidade de imprimir as atividades, pode colar no caderno.
Nesta página deixaremos algumas orientações básicas para que você possa seguir.
Antes de qualquer coisa, responda a "CHAMADA" logo acima, clicando e colocando seu nome no formulário. Ela registrará a sua presença nas aulas. Faça isso todos os dias.
Antes de qualquer coisa, responda a "CHAMADA" logo acima, clicando e colocando seu nome no formulário. Ela registrará a sua presença nas aulas. Faça isso todos os dias.
Vamos lá para outras orientações!
1º Defina um tempo para o estudo, estabelecendo um horário fixo, um local adequado, livre de distrações.
1º Defina um tempo para o estudo, estabelecendo um horário fixo, um local adequado, livre de distrações.
2º Inicie sempre fazendo o cabeçalho em seu caderno como no exemplo abaixo
3º Cada atividade deverá ser feita em seu respectivo caderno de: Português, Matemática, Ciências, História e Geografia.
4º Para os textos de Português, apenas leia e copie as perguntas e as respostas em seu caderno.
5º Todos os problemas de Matemática devem ser copiados.
6º Faça tudo com muito capricho e organização.
7º Não esqueça de utilizar a letra maiúscula e as pontuações adequadas sempre que necessário.
8º Leia as instruções no início de cada atividade.
Tenha uma boa aula!
Com carinho, Professores dos 4º anos.
Olá!!
Aqui estão alguns textos para que você possa ler e fazer a interpretação. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Leia o texto e copie as perguntas em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!
Tempo estimado: 1 hora.
Boa aula!!
A herança
Era uma vez dois irmãos. O pai deles morreu e eles herdaram duas vacas. Depois do enterro, foram dividir a herança.
- Zé, como vamos fazer para saber qual é a tua vaca e qual é a minha vaca?
- Olha Tunico, tive uma ideia. Eu corto a orelha da minha vaca. A vaca com orelha fica sendo a sua e a vaca sem orelha fica sendo a minha.
E assim fizeram. Mas eles tinham um vizinho que adorava enganar os outros e de noite foi lá e cortou a orelha da outra vaca. De manhã, os irmãos entraram em pânico.
- E agora, Zé, como fazemos pra saber qual é a sua vaca e qual é a minha?
- Cortamos a outra da sua vaca. A vaca que tem ainda uma orelha fica sendo minha, a sem orelhas fica sendo sua.
Concordaram. Mas de noite, o vizinho foi lá e cortou a orelha da outra vaca também.
Na manhã seguinte, novo pânico.
- Que fazemos, Tunico?
- Vamos cortar os chifres.
E cortaram o chifre de uma das vacas para fazer a diferença.
O vizinho foi lá e cortou o chifre da outra vaca.
E aí surgiu outro impasse.
- E agora Zé?
- O rabo, Tunico.
E cortaram o rabo de uma das vacas.
- Agora a vaca com rabo é sua e a sem rabo é minha. – disse Tunico.
Na manhã seguinte o vizinho malvado tinha cortado o rabo da outra vaca. Os dois irmãos se desesperaram.
- E desta vez, o que vamos fazer?
Tunico pensou, pensou. Zé pensou, pensou. Ao mesmo tempo os dois irmão tiveram uma ideia.
- Vamos fazer o seguinte: tu ficas com a vaca branca e eu fico com a vaca preta.
ZIRALDO.
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
(Para responder estas questões pule 4 linhas. Não esqueça da letra maiúscula no início de cada frase e do ponto final).
A) Qual o título do texto? E o autor?
B) O que os irmãos herdaram quando o pai deles morreu?
C) Qual é o nome dos dois irmãos?
D) O que eles fizeram da primeira vez para identificar qual vaca era de qual irmão?
E) Como era o vizinho deles?
F) Por fim, como eles decidiram que diferenciariam as suas vacas?
G) Faça a ilustração dessa história.
Olá!!
Aqui está um texto da temática de História, para que você possa ler e fazer a interpretação. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie ou cole essa atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!
Tempo estimado para esta atividade: 1 hora.
Tempo estimado para esta atividade: 1 hora.
Vamos retomar o que já estudamos?
No capítulo 1 do livro de História iniciamos falando sobre os primeiros habitantes que existiram nosso planeta.
Atualmente, há muitos registros de nossa existência como fotos, vídeos, jornais, roupas, músicas entre outros, que são caracterizados como documentos históricos.
Nestas imagens vemos Pinturas Rupestres feitas a cerca de 12 mil anos pelos humanos que habitavam a região que hoje pertencem ao estado do Piauí.
Abaixo, podemos ver como o avanço tecnológico permitiu novas formas de registrar momentos importantes.
A maioria dos cientistas acredita que a vida tenha surgido em nosso planeta cerca de 3,5 bilhões de anos.
Os primeiros hominídeos teriam surgido no continente africano há aproximadamente 5 milhões de anos. Por isso, o continente africano é chamado de “berço da humanidade”.
Com o estudo de vestígios como restos de esqueletos, pegadas e utensílios variados, encontrados em diversas partes da África e do mundo, várias teorias foram criadas para explicar como os seres humanos povoaram outros continentes.
Grupos Nômades e Sedentários.
Os primeiros hominídeos eram nômades, isto é, não viviam muito tempo no mesmo lugar. Inicialmente, eles consumiam os alimentos encontrados ao acaso, como frutas e restos de animais. Com o tempo, desenvolveram técnicas de caça e de pesca que envolvia trabalho em grupo.
A esquerda vemos um grupo Nômade e a direita um grupo Sedentário.
Alguns tipo de pedras começaram a ser utilizadas como instrumentos e mais tarde essas pedras se tornariam uma ferramenta útil para cortar frutos e raízes.
Ao perceber isso os hominídeos começaram a lascar pedras, ossos e outros materiais disponíveis para criar lâminas cada vez mais finas e cortantes e então passaram a fabricar instrumentos como flechas, facas, machados e lanças.
Com o passar dos anos, os povos foram se distribuindo em várias partes do planeta e começaram a ser tornar sedentários, isto é, passaram a habitar em um local fixo. Vendo a necessidade de se alimentarem e observando que uma semente caída no chão poderia dar origem a uma nova planta, os grupos humanos começaram a plantar. Nisso surgiu a agricultura.
Diferentes povos, diferentes culturas.
Os povos em diferentes partes do mundo começaram a desenvolver sua própria cultura, isto é, seu modo de organizar as moradias e as famílias, dividir tarefas e alimentos, se comunicar, realizar cultos religiosos, de fazer comércio, se vestir, cozinhar, etc.
Então há cerca de 500 anos, os portugueses, disseram ter “descoberto” novos territórios que hoje formam o Brasil, porém, já havia diversos povos vivendo aqui. Eles eram descendentes dos nossos antepassados. Esses povos nativos são conhecidos, atualmente como povos indígenas.
Após a leitura do texto, copie as perguntas no caderno e responda.
QUESTIONÁRIO
1. Quais os principais registros de nossa existência atualmente?
2. Quais as diferenças entre os grupos nômades e sedentários?
3. Quais ferramentas foram desenvolvidas através das pedras lascadas?
4. Como você imagina que foram os primeiros hominídeos do nosso planeta? Faça uma ilustração em seu caderno. Capriche hein?!
23/04
Olá!
Aqui estão alguns textos para que você possa ler e fazer a interpretação. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Leia o texto e copie as perguntas
em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Tempo estimado para esta atividade: 1 hora.
Aqui estão alguns textos para que você possa ler e fazer a interpretação. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Leia o texto e copie as perguntas
em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Tempo estimado para esta atividade: 1 hora.
Boa aula!
Anjo de 4 patas
Leda Beatriz Abreu Spinarfi ( Ledusha) especial para a Folha .
Ledusha é poeta há 20 anos e atua na defesa dos animais.
São muito bem vindos trabalhos que conscientizem crianças — e pais!— sobre os animais: o respeito que lhes é devido por lei, preferir adotar abandonados a comprar, protegê- los etc. Louváveis as iniciativas nesse sentido, e o livro de Sílvia Corrêa está entre elas.
Ele descreve o trajeto de um cão de rua recolhido pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), onde é mantido até ser adotado. Um texto na contracapa diz: “Não vou tornar as coisas mais fáceis para você [ leitor], por que elas não foram na da fáceis para mim...” Mas no livro esses episódios me pareceram muito atenuados. As ilustrações belíssimas de Cárcamo também retratam os canis/abrigos de forma distante da realidade.
Os CCZs evoluíram, mas estão longe do que o livro transmite. Voluntárias trabalham duro para tornar a vida dos animais menos triste até serem adotados — o que nem sempre acontece. Pit bulls, velhinhos, deficientes e mesmo vira- latas muitas vezes morrem sem conhecer o amor de um dono.
Repito: livros como esse são louváveis, só creio que o real sofrimento dos animais deva ser mais nitidamente retratado, mesmo que impressione. Não fará mal à criança saber disso. Talvez lhe custe lágrimas, mas ganhará consciência e compaixão em relação aos “anjos de quatro patas”.
“A caminho de casa”
Autora: Silvia Corrêa.
Editora: Edições de Janeiro.
Preço: R$ 34,90.
Indicação: À partir de 4 anos.
Lançamento: Domingo (12), a partir das 14h, em evento de adoção a Avenida Presidente Castello Branco, 1795, São Paulo.
Fonte: SPINARDI, Leda Beatriz Abreu. Anjos de 4 patas. Folha de S. Paulo. São Paulo, 11abr 2015, Folhinha, Fragmento.
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
(Para responder estas questões pule 4 linhas. Não esqueça da letra maiúscula no início de cada frase e do ponto final).
1. Qual o título da reportagem?
2. Qual a data da publicação da notícia?
3. Quem é a autora da reportagem?
4. No livro de Silvia Corrêa, o que é descrito?
5. O que significa a sigla CCZ?
6. No que as voluntárias do CCZ trabalham?
7. O que acontece com muitos cães no CCZ?
8. Por que é importante que as crianças saibam o que realmente acontece com os cães abandonados?
Olá!!
Aqui está um texto da temática de Geografia, para que você possa ler e fazer a interpretação das imagens. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie ou cole essa atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!
Tempo estimado para esta atividade: 1 hora.
É necessário copiar e responder o questionário no caderno!
QUESTIONÁRIO
1. Qual região do país apresenta o maior número de casos?
2. Qual região brasileira apresenta o menor número de casos?
3. A E.M.E.B Senador Teotônio Vilela, está localizada no município de São Bernardo do Campo que fica Estado de São Paulo na região Sudeste. De acordo com as informações, São Bernardo do Campo está numa região com uma grande quantidade de casos ou pouca quantidade de casos?
4. É correto afirmar que a região Nordeste tem mais casos que a região Norte e Sul juntas?
Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa resolver. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie ou cole essa atividade em seu caderno e faça todos os cálculos.
3. E por último e mais importante, LEIA CADA PROBLEMA COM ATENÇÃO!
Tempo estimado para esta atividade: 1 hora.
Números da Unidade de Milhar (4ª ordem).
(Copie o título em seu caderno).
2. No trecho “— Pobre velha!”, o ponto de exclamação foi empregado para exprimir:
(Copie o título em seu caderno).
A DATA DO SEU NASCIMENTO
Alguns números são muitos especiais na nossa vida. Alguns deles formam a DATA EM QUE VOCÊ NASCEU.
Essa data pode ser encontrada na sua certidão de nascimento e depois será registrada na sua carteira de identidade.
1. Você sabe qual é a data do seu nascimento?
a. Quantos anos de vida você completará no seu próximo aniversário?
DESAFIO: Que idade você terá em 2030? Explique como descobriu!
A ÁRVORE DA SUA FAMÍLIA
2. Construa a árvore genealógica da sua família como no modelo abaixo, colocando a data de nascimento de cada pessoa
(Para esta atividade pule 2 linhas para responder)
Observe a sua árvore e responda:
a. Quem nasceu primeiro: sua mãe ou seu pai?
b. Qual deles é o mais novo?
c. No ano em que você nasceu quantos anos tinham:
- Seu pai:
- Sua mãe:
d. Você tem irmãos? Quantos anos o mais velho tem a mais que o mais novo?
AGORA É COM VOCÊ!
3. Estas crianças são muito espertas e estão fazendo boas perguntas para você. Você consegue respondê-las?
Respostas:
A) _____________
B) _____________
C) _____________
D) _____________
Olá!!
Aqui está um texto para que você possa ler e fazer a interpretação. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie ou cole essa atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!
Tempo estimado: 1 hora.
Boa aula!!
O pingo d’água
— Parem com esse pingo d’água! – berrou a bruxa.
O Saci deu uma risada de escárnio.
— Parar? Tinha graça! Já arrumei tudo, de modo que o pingo pingue durante cem anos.
— Parem com esse pingo que está me pondo louca! Tenha dó de uma pobre velha…
— Pobre velha! Quem não a conhece que a compre, bruxa de uma figa! Só pararemos com a água se você nos contar o que fez de Narizinho.
— Hum! – exclamou a bruxa.
— Pois se sabe, desembuche. E nada de tentar enganar-nos. É ir dizendo onde está a menina o mais depressa possível.
— Farei o que quiserem, mas primeiro hão de desviar de minha testa este maldito pingo que me está deixando louca.
LOBATO, Monteiro. “O Saci”. São Paulo: Globo, 2007. (Fragmento).
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
(Para responder estas questões você deverá copiar as questões e assinalar a correta).
1. Na passagem “— Parar?”, o ponto de interrogação indica uma pergunta feita:
( ) pela bruxa.
( ) pelo Saci.
( ) pela Narizinho.
2. No trecho “— Pobre velha!”, o ponto de exclamação foi empregado para exprimir:
( ) uma ironia do Saci.
( ) uma surpresa do Saci.
( ) uma compaixão do Saci.
3. Podemos dizer que esse é um texto:
( ) de ficção.
( ) científico.
( ) jornalístico.
4. Faça uma ilustração do texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário