18/05
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:
LÍNGUA PORTUGUESA 18/05
1. GOSTARIA QUE VOCÊ ESCREVESSE UMA BELA HISTÓRIA OBSERVANDO O DESENHO ABAIXO. (MAS LEMBRE-SE DO PARÁGRAFO, DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO E ACENTUAÇÃO QUANDO NECESSÁRIO).
2. COMPLETE COM O FEMININO:
HOMEM_____________________ PADRINHO__________________
BOI________________________
GENRO______________________
PAI ________________________
PADRASTO__________________
3. COMPLETE COM O MASCULINO:
PRINCESA __________________
CANTORA __________________
TIA _______________________
ATRIZ _____________________
RAINHA ___________________
ABELHA ____________________
MATEMÁTICA - 18/05
SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
OBSERVE A TABELA ABAIXO:
1- COPIE OU COLE-A EM SEU CADERNO, POIS A UTILIZAREMOS NAS PRÓXIMAS AULAS.
ASSIM, SEMPRE QUE PRECISAR, VOCÊ PODERÁ CONSULTÁ-LA.
CENTENA
|
DEZENA
|
UNIDADE
|
100 - CEM
|
10 - DEZ
|
1 - UM
|
200 - DUZENTOS
|
20 - VINTE
|
2 - DOIS
|
300 - TREZENTOS
|
30 - TRINTA
|
3 - TRÊS
|
400 - QUATROCENTOS
|
40 - TRINTA
|
4 - QUATRO
|
500 - QUINHENTOS
|
50 - CINQUENTA
|
5 - CINCO
|
600 - SEISCENTOS
|
60 - SESSENTA
|
6 - SEIS
|
700 - SETECENTOS
|
70 - SETENTA
|
7 - SETE
|
800 - OITOCENTOS
|
80 - OITENTA
|
8 - OITO
|
900 - NOVECENTOS
|
90 - NOVENTA
|
9 - NOVE
|
19/05
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:
LÍNGUA PORTUGUESA 19/05
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
A CIGARRA E A FORMIGA
1ª PARTE
LEIA A FÁBULA:
A CIGARRA PASSOU TODO O VERÃO CANTANDO, ENQUANTO A FORMIGA JUNTAVA SEUS GRÃOS.
QUANDO CHEGOU O INVERNO, A CIGARRA VEIO À CASA DA FORMIGA PARA PEDIR QUE LHE DESSE O QUE COMER.
A FORMIGA, ENTÃO, PERGUNTOU A ELA:
— E O QUE É QUE VOCÊ FEZ DURANTE TODO O VERÃO ?
— DURANTE O VERÃO, EU CANTEI — DISSE A CIGARRA.
E A FORMIGA RESPONDEU:
— MUITO BEM, POIS AGORA DANCE!
É HORA DE PENSAR E INTERPRETAR!
1. QUEM SÃO OS PERSONAGENS DO TEXTO?
________________________________________________________________
2. O QUE A CIGARRA FEZ DURANTE TODO O VERÃO?
_______________________________________________________________
3. O QUE A FORMIGA FEZ DURANTE TODO O VERÃO?
_____________________________________________________________
4. O QUE ACONTECEU COM A CIGARRA QUANDO CHEGOU O INVERNO?
______________________________________________
5. POR QUE VOCÊ ACHA QUE A FORMIGA MANDOU A CIGARRA DANÇAR?
_______________________________________________________________
6. QUE GÊNERO TEXTUAL É ESTE?
( ) POESIA ( ) BILHETE ( ) FÁBULA
7. QUAL FRASE JUSTIFICA A MORAL DA HISTÓRIA?
( ) QUEM QUISER PASSAR BEM O INVERNO É SÓ BRINCAR E CANTAR.
( ) NÃO PENSE SÓ E SE DIVERTIR. TRABALHE E PENSE NO FUTURO TAMBÉM.
( ) QUEM TEM PREGUIÇA SE DÁ BEM NA VIDA.
VOCÊ SABIA:
USAMOS OS DOIS PONTOS (:) NO TEXTO PARA INDICAR QUE UM PERSONAGEM VAI FALAR E O TRAVESSÃO ( — ) PARA INDICAR A FALA DO PERSONAGEM.
MATEMÁTICA 19/05
COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO
ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR PARA COMPREENDERMOS A COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE NÚMEROS:
1. COMPOSIÇÃO
OBSERVE O EXEMPLO: 4 DEZENAS + 6 UNIDADES = 46
2 DEZENAS + 5 UNIDADES=
| |
3 DEZENAS + 9 UNIDADES =
| |
5 DEZENAS + 6 UNIDADES =
| |
1 CENTENA + 7 DEZENAS + 2 UNIDADES =
| |
1 CENTENA + 3 DEZENAS + 4 UNIDADES =
|
2. DECOMPOSIÇÃO
OBSERVE O EXEMPLO: 183 = 1 CENTENA + 8 DEZENAS + 3 UNIDADES
145 =
| |
44 =
| |
53 =
| |
158 =
| |
125 =
|
3. OBSERVE O MATERIAL DOURADO E REPRESENTE EM DESENHO O NÚMERO 78.
DICA: VAMOS PRECISAR DE 7 DEZENAS E 8 UNIDADES
20/05
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:
LÍNGUA PORTUGUESA 20/05
A CIGARRA E A FORMIGA
2ª PARTE
ASSISTA AO VÍDEO PARA RELEMBRAR A FÁBULA DA CIGARRA E A FORMIGA:
1) COMPLETE AS FRASES DE ACORDO COM O TEXTO:
A. A _________________ PASSOU TODO O VERÃO CANTANDO.
B. AS _________________ JUNTAVAM SEUS GRÃOS.
C. QUANDO CHEGOU O ____________,
D. A _______________ VEIO À CASA DA ______________.
E. ____ O QUE É QUE ____________________ TODO O VERÃO ?
F. ____ DURANTE O VERÃO, _____________ - DISSE A CIGARRA.
G. E A ____________ RESPONDEU:
H. ____ MUITO BEM, POIS AGORA _________ !
DESAFIO ORTOGRÁFICO
2) ENCONTRE NO TEXTO “A FORMIGA E A CIGARRA” PALAVRAS COM CA, CE E CI. ESCREVA AS PALAVRAS ENCONTRADAS NAS COLUNAS ABAIXO:
CA
|
CE
|
CI
|
3) ESCREVA EM SEU CADERNO AS PALAVRAS QUE VOCÊ ENCONTRAR NO CAÇA-PALAVRAS:
M
|
V
|
C
|
É
|
R
|
E
|
B
|
R
|
O
|
G
|
H
|
M
|
C
|
I
|
D
|
A
|
D
|
E
|
K
|
C
|
I
|
N
|
T
|
O
|
D
|
O
|
C
|
E
|
Q
|
L
|
C
|
I
|
R
|
C
|
O
|
M
|
K
|
A
|
L
|
F
|
A
|
C
|
E
|
W
|
C
|
E
|
D
|
O
|
H
|
C
|
I
|
N
|
E
|
M
|
A
|
F
|
Y
|
Q
|
L
|
M
|
4) ESCOLHA DUAS PALAVRAS DO “CAÇA-PALAVRAS” E ESCREVA UMA FRASE COM CADA UMA DELAS.
1ª FRASE:__________________________________________
2ª FRASE:__________________________________________
MATEMÁTICA 20/05
NÚMEROS ORDINAIS E CARDINAIS
1- OBSERVE A IMAGEM ABAIXO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES A SEGUIR.
ATENÇÃO: HÁ DUAS FILAS DE CRIANÇAS NESSA TURMA.
A. COMO ESTÁ VESTIDO O PRIMEIRO DA FILA NO GRUPO 1?___________________________________________
2- A CIDADE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO POSSUI VÁRIAS EMPRESAS DE ÔNIBUS URBANOS. OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES. LEIA EM VOZ ALTA OS NÚMEROS QUE IDENTIFICAM CADA LINHA DE ÔNIBUS.
LINHA 156 - ELDORADO / INAMAR
LINHA 305 - PIRAPORINHA
A LINHA ELDORADO/ INAMAR TEM UMA FROTA COMPOSTA POR 94 ÔNIBUS. A LINHA PIRAPORINHA POSSUI 86.
A. QUAL EMPRESA POSSUI MAIS ÔNIBUS?
_____________________________________
B. QUANTOS A MAIS
_____________________________________
EXEMPLO:
104: CENTO E QUATRO
156: _______________________________________________________
305: _______________________________________________________
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:
LÍNGUA PORTUGUESA 21/05
A CIGARRA E A FORMIGA
3ª PARTE
FAZENDO RIMAS
COMPLETE AS FRASES:
1. CIGARRA RIMA COM: ___________________
2. FORMIGA RIMA COM: ___________________
3. PRIMAVERA RIMA COM: _________________
4. INVERNO RIMA COM: ___________________
5. VIOLÃO RIMA COM: ____________________
6. FORMIGUEIRO RIMA COM: _______________
NO INVERNO FAZ FRIO E NO VERÃO FAZ CALOR. (FRIO É O CONTRÁRIO DE CALOR, OU SEJA, FRIO É ANTÔNIMO DE CALOR)
ASSINALE A FRASE ABAIXO QUE ESTÁ ESCRITA CORRETAMENTE COM O CONTRÁRIO (ANTÔNIMO):
( ) BIANCA É MAGRA E SUA AMIGA É ALTA.
( ) CARLOS GOSTA DE TORTA DOCE E SEU PAI DE TORTA SALGADA.
( ) VERA É BONITA E SUA IRMÃ É MAGRA.
( ) ARTHUR É ALTO E SEU AMIGO É FALANTE.
MATEMÁTICA
TABELA
OBSERVE A IMAGEM COM ATENÇÃO
1. CONTE OS BRINQUEDOS QUE SÃO DO MESMO TIPO PARA DESCOBRIR QUANTOS EXISTEM E PREENCHA A TABELA NO SEU CADERNO.
A. QUAL BRINQUEDO APARECE EM MAIOR QUANTIDADE? E QUANTOS?
______________________________________
B. QUAL BRINQUEDO APARECE EM MENOR QUANTIDADE? E QUANTOS?
______________________________________
C. TEM ALGUM BRINQUEDO COM A MESMA QUANTIDADE? QUAIS SÃO ESSES BRINQUEDOS?
______________________________________
Queridos(as) alunos(as), Cliquem abaixo para ouvir a prof. Luiza:
· Hoje aprenderemos um pouco mais sobre as cores quentes e frias, você sabe quais são elas e o que cada uma representa?
· Cores Quentes – Lembrem-se do fogo e do sol nascendo ou se pondo; transmitem alegria, alerta (vermelho, amarelo, laranja).
· Cores Frias – Transmitem tranquilidade (azul, roxo, verde).
MANDALA: Mandalas são desenhos dentro de um círculo. Podem ser desenhos figurativos (aqueles que você facilmente identifica), ou abstratos (aqueles que não identificamos nenhuma figura neles); além de traços, linhas, formas geométricas ou orgânicas.
Veja alguns exemplos:
Agora é a sua vez!
A nossa proposta de atividade é a criação de uma mandala.
Para isso você deverá assistir os vídeos e escolher uma das maneiras para fazer seu círculo. Depois que fizer o círculo, desenhe dentro dele. Podem ser tanto aqueles desenhos com figuras (figurativos) ou aqueles sem figuras, só com riscos e formas (abstratos).
Depois de desenhadas, vocês irão colorir utilizando as cores frias ou as cores quentes acima.
Mande uma foto e guarde bem sua atividade para ser entregue no início das aulas.
Vídeos complementares:
Escolha uma das maneiras de fazer o círculo que serão
apresentadas no vídeo abaixo:
Exemplos de desenhos de mandalas:
Veja abaixo nossos exemplos.
Para construir nossos círculos, utilizamos a técnica de ir riscando vários círculos até achar o perfeito, depois reforçamos com lápis de escrever.
A Professora Edna escolheu fazer desenhos figurativos, ou seja, com figura; e a figura escolhida foi a flor. Para colorir escolheu, entre a teoria das cores, as quentes, que são vermelho, laranja e amarelo e utilizou texturas:
A Professora Luiza escolheu um lápis de cor vermelho, utilizou tons de vermelho, portanto, cores quentes:
POR FAVOR,
COLOQUEM NOME E TURMA
NAS ATIVIDADES
Grande beijo,
Professoras Edna e Luiza
HOJE É DIA DE....
Olá galera!
Nenhum comentário:
Postar um comentário