quarta-feira, 22 de abril de 2020

2° ANO - LIÇÕES DE 18/05 A 21/05

18/05



EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:

LÍNGUA PORTUGUESA 18/05

1. GOSTARIA QUE VOCÊ ESCREVESSE UMA BELA HISTÓRIA OBSERVANDO O DESENHO ABAIXO. (MAS LEMBRE-SE DO PARÁGRAFO, DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO E ACENTUAÇÃO QUANDO NECESSÁRIO).

 












2. COMPLETE COM O FEMININO:

HOMEM________________­­­_____                                                                               PADRINHO__________________                                                                      
BOI________________________
GENRO______________________
PAI ________________________                                                           
PADRASTO__________________


3. COMPLETE COM O MASCULINO:

PRINCESA __________________
CANTORA __________________
TIA _______________________
ATRIZ ­_____________________
RAINHA ___________________
ABELHA ____________________





MATEMÁTICA - 18/05

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

OBSERVE A TABELA ABAIXO:

1- COPIE OU COLE-A EM SEU CADERNO, POIS A UTILIZAREMOS NAS PRÓXIMAS AULAS.
ASSIM, SEMPRE QUE PRECISAR, VOCÊ PODERÁ CONSULTÁ-LA.

CENTENA
DEZENA
UNIDADE
100 - CEM
10 - DEZ
1 - UM
200 - DUZENTOS
20 - VINTE
2 - DOIS
300 - TREZENTOS
30 - TRINTA
3 - TRÊS
400 - QUATROCENTOS
40 - TRINTA
4 - QUATRO
500 - QUINHENTOS
50 - CINQUENTA
5 - CINCO
600 - SEISCENTOS
60 - SESSENTA
6 - SEIS
700 - SETECENTOS
70 - SETENTA
7 - SETE
800 - OITOCENTOS
80 - OITENTA
8 - OITO
900 - NOVECENTOS
90 - NOVENTA
9 - NOVE





19/05


EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:

LÍNGUA PORTUGUESA 19/05

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
 














A CIGARRA E A FORMIGA

1ª PARTE

LEIA A FÁBULA:

         A CIGARRA PASSOU TODO O VERÃO CANTANDO, ENQUANTO A FORMIGA JUNTAVA SEUS GRÃOS.
         QUANDO CHEGOU O INVERNO, A CIGARRA VEIO À CASA DA FORMIGA PARA PEDIR QUE LHE DESSE O QUE COMER.
         A FORMIGA, ENTÃO, PERGUNTOU A ELA:
— E O QUE É QUE VOCÊ FEZ DURANTE TODO O VERÃO ?
— DURANTE O VERÃO, EU CANTEI — DISSE A CIGARRA.
         E A FORMIGA RESPONDEU:
— MUITO BEM, POIS AGORA DANCE!   

É HORA DE PENSAR E INTERPRETAR!

1.             QUEM SÃO OS PERSONAGENS DO TEXTO?
________________________________________________________________
2.           O QUE A CIGARRA FEZ DURANTE TODO O VERÃO?
_______________________________________________________________
3.           O QUE A FORMIGA FEZ DURANTE TODO O VERÃO?
_____________________________________________________________
4.           O QUE ACONTECEU COM A CIGARRA QUANDO CHEGOU O INVERNO?
______________________________________________
5.           POR QUE VOCÊ ACHA QUE A FORMIGA MANDOU A CIGARRA DANÇAR?
_______________________________________________________________

6.           QUE GÊNERO TEXTUAL É ESTE?
(     ) POESIA             (     ) BILHETE              (      ) FÁBULA

7.           QUAL FRASE JUSTIFICA A MORAL DA HISTÓRIA?
(     ) QUEM QUISER PASSAR BEM O INVERNO É SÓ BRINCAR E CANTAR.
(     ) NÃO PENSE SÓ E SE DIVERTIR. TRABALHE E PENSE NO FUTURO TAMBÉM.
(     ) QUEM TEM PREGUIÇA SE DÁ BEM NA VIDA.


VOCÊ SABIA: 
USAMOS OS DOIS PONTOS (:) NO TEXTO  PARA  INDICAR QUE UM PERSONAGEM VAI FALAR E O TRAVESSÃO ( ) PARA INDICAR A FALA DO PERSONAGEM.




MATEMÁTICA 19/05

COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO
ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR PARA COMPREENDERMOS A COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE NÚMEROS:

1. COMPOSIÇÃO
OBSERVE O EXEMPLO: 4 DEZENAS + 6 UNIDADES = 46
2 DEZENAS + 5 UNIDADES=  

3 DEZENAS + 9 UNIDADES =

5 DEZENAS + 6 UNIDADES =

1 CENTENA + 7 DEZENAS + 2 UNIDADES =

1 CENTENA + 3 DEZENAS + 4 UNIDADES =


2. DECOMPOSIÇÃO
OBSERVE O EXEMPLO: 183 = 1 CENTENA + 8 DEZENAS + 3 UNIDADES
145 =

44 =

53 =

158 =

125 =


3. OBSERVE O MATERIAL DOURADO E REPRESENTE EM DESENHO O NÚMERO 78.


DICA: VAMOS PRECISAR DE 7 DEZENAS E 8 UNIDADES




20/05


EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:
LÍNGUA PORTUGUESA 20/05

 


A CIGARRA E A FORMIGA

2ª PARTE

ASSISTA AO VÍDEO PARA RELEMBRAR A FÁBULA DA CIGARRA E A FORMIGA:


1)  COMPLETE AS FRASES DE ACORDO COM O TEXTO:

A.           A _________________ PASSOU TODO O VERÃO CANTANDO.
B.           AS _________________ JUNTAVAM SEUS GRÃOS.
C.           QUANDO CHEGOU O ____________, 
D.           A _______________ VEIO À CASA DA ______________.
E.           ____  O QUE É QUE ____________________ TODO O VERÃO ?
F.          ____ DURANTE O VERÃO, _____________ - DISSE A CIGARRA.
G.           E A ____________ RESPONDEU:
H.          ____  MUITO BEM, POIS AGORA _________ ! 


DESAFIO ORTOGRÁFICO

2) ENCONTRE NO TEXTO “A FORMIGA E A CIGARRA” PALAVRAS COM CA, CE E CI. ESCREVA AS PALAVRAS ENCONTRADAS NAS COLUNAS ABAIXO:

CA
CE
CI



3) ESCREVA EM SEU CADERNO AS PALAVRAS QUE VOCÊ ENCONTRAR NO CAÇA-PALAVRAS:

M
V
C
É
R
E
B
R
O
G
H
M
C
I
D
A
D
E
K
C
I
N
T
O
D
O
C
E
Q
L
C
I
R
C
O
M
K
A
L
F
A
C
E
W
C
E
D
O
H
C
I
N
E
M
A
F
Y
Q
L
M

4) ESCOLHA DUAS PALAVRAS DO “CAÇA-PALAVRAS” E ESCREVA UMA FRASE COM CADA UMA DELAS.
1ª FRASE:__________________________________________
2ª FRASE:__________________________________________





MATEMÁTICA 20/05

NÚMEROS ORDINAIS E CARDINAIS

1- OBSERVE A IMAGEM ABAIXO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES A SEGUIR.
ATENÇÃO: HÁ DUAS FILAS DE CRIANÇAS NESSA TURMA.


      A. COMO ESTÁ VESTIDO  O PRIMEIRO DA FILA NO GRUPO 1?___________________________________________

 B. COMO ESTÁ VESTIDO O ÚLTIMO DA FILA NO GRUPO 1?___________________________________________

  C. COMO ESTÁ VESTIDO O TERCEIRO DA FILA NO GRUPO 2?___________________________________________

  D. COMO ESTÁ VESTIDO O QUINTO DA FILA, NO GRUPO 2?___________________________________________

2- A CIDADE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO POSSUI VÁRIAS EMPRESAS DE ÔNIBUS URBANOS. OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES. LEIA EM VOZ ALTA OS NÚMEROS QUE IDENTIFICAM CADA LINHA DE ÔNIBUS.

LINHA 156 - ELDORADO / INAMAR

LINHA 305 - PIRAPORINHA

A LINHA ELDORADO/ INAMAR TEM UMA FROTA COMPOSTA POR 94 ÔNIBUS. A LINHA PIRAPORINHA POSSUI 86.

A. QUAL EMPRESA POSSUI MAIS ÔNIBUS?
_____________________________________

B. QUANTOS A MAIS
_____________________________________


3 .  ESCREVA POR EXTENSO OS NÚMEROS DAS LINHAS DOS ÔNIBUS.
    EXEMPLO: 

    104: CENTO E QUATRO

    156: _______________________________________________________

    305: _______________________________________________________









    EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
    DATA:
    NOME:


    LÍNGUA PORTUGUESA 21/05




    A CIGARRA E A FORMIGA

    3ª PARTE


    FAZENDO RIMAS

    COMPLETE AS FRASES:

    1.             CIGARRA RIMA COM: ___________________

    2.            FORMIGA RIMA COM: ___________________

    3.            PRIMAVERA RIMA COM: _________________

    4.            INVERNO RIMA COM: ___________________

    5.            VIOLÃO RIMA COM: ____________________

    6.            FORMIGUEIRO RIMA COM: _______________


    NO INVERNO FAZ FRIO E NO VERÃO FAZ CALOR. (FRIO É O CONTRÁRIO DE CALOR, OU SEJA, FRIO É ANTÔNIMO DE CALOR) 

    ASSINALE A FRASE ABAIXO QUE ESTÁ ESCRITA CORRETAMENTE COM O CONTRÁRIO (ANTÔNIMO): 

    (     ) BIANCA É MAGRA E SUA AMIGA É ALTA.

    (     ) CARLOS GOSTA DE TORTA DOCE E SEU PAI DE            TORTA SALGADA.

    (     ) VERA É BONITA E SUA IRMÃ É MAGRA.

    (     ) ARTHUR É ALTO E SEU AMIGO É FALANTE.




    MATEMÁTICA 


                 TABELA


    OBSERVE A IMAGEM COM ATENÇÃO

    1. CONTE OS BRINQUEDOS QUE SÃO DO MESMO TIPO PARA DESCOBRIR QUANTOS EXISTEM E PREENCHA A TABELA NO SEU CADERNO.
     
    A. QUAL BRINQUEDO APARECE EM MAIOR QUANTIDADE? E QUANTOS?
    ______________________________________
    B. QUAL BRINQUEDO APARECE EM MENOR QUANTIDADE? E QUANTOS?
    ______________________________________
    C. TEM ALGUM BRINQUEDO COM A MESMA QUANTIDADE? QUAIS SÃO ESSES BRINQUEDOS?
    ­­­­­­­­­­­­­­­______________________________________




    Queridos(as) alunos(as), Cliquem abaixo para ouvir a prof. Luiza:




    Vamos explorar a Teoria das Cores!


    ·       Hoje aprenderemos um pouco mais sobre as cores quentes e frias, você sabe quais são elas e o que cada uma representa?


    ·        Cores Quentes – Lembrem-se do fogo e do sol nascendo ou se pondo; transmitem alegria, alerta (vermelho, amarelo, laranja).

    ·        Cores Frias – Transmitem tranquilidade (azul, roxo, verde).

    MANDALA: Mandalas são desenhos dentro de um círculo. Podem ser desenhos figurativos (aqueles que você facilmente identifica), ou abstratos (aqueles que não identificamos nenhuma figura neles); além de traços, linhas, formas geométricas ou orgânicas.


    Veja alguns exemplos:



    Agora é a sua vez!
    A nossa proposta de atividade é a criação de uma mandala.

    Para isso você deverá assistir os vídeos e escolher uma das maneiras para fazer seu círculo. Depois que fizer o círculo, desenhe dentro dele. Podem ser tanto aqueles desenhos com figuras (figurativos) ou aqueles sem figuras, só com riscos e formas (abstratos).

    Depois de desenhadas, vocês irão colorir utilizando as cores frias ou as cores quentes acima.
    Mande uma foto e guarde bem sua atividade para ser entregue no início das aulas.

    Vídeos complementares:

    Escolha uma das maneiras de fazer o círculo que serão
    apresentadas no vídeo abaixo:





    Exemplos de desenhos de mandalas:



    Veja abaixo nossos exemplos.

    Para construir nossos círculos, utilizamos a técnica de ir riscando vários círculos até achar o perfeito, depois reforçamos com lápis de escrever. 


    A Professora Edna escolheu fazer desenhos figurativos, ou seja, com figura; e a figura escolhida foi a flor. Para colorir escolheu, entre a teoria das cores, as quentes, que são vermelho, laranja e amarelo e utilizou texturas:


    A Professora Luiza escolheu um lápis de cor vermelho, utilizou tons de vermelho, portanto, cores quentes:


    POR FAVOR,
    COLOQUEM NOME E TURMA
    NAS ATIVIDADES 






    Grande beijo,
    Professoras Edna e Luiza





    HOJE É DIA DE....






    Olá galera!


    Temos hoje mais uma sequência de atividades feitas para você brincar em casa com sua família.

    Dicas para montar um campinho de futebol de botão, futebol de moedas e até o basquete de moedas.

    Regras e como jogar..

    Fácil e bem divertido. Vamos lá ?

    E só clicar no link da atividade que você escolher.


    Campinho de futebol de botão, fácil e divertido


    Regras básicas do futebol de botão








    Futebol de moedas













    Tabela de basquete









    Basquete de moeda





    Brinque bastante e não esqueça de mandar a foto no grupo. Cuide-se!






    Nenhum comentário: