18/05
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:
LÍNGUA PORTUGUESA 18/05
1. GOSTARIA QUE VOCÊ ESCREVESSE UMA BELA HISTÓRIA OBSERVANDO O DESENHO ABAIXO. (MAS LEMBRE-SE DO PARÁGRAFO, DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO E ACENTUAÇÃO QUANDO NECESSÁRIO).
2. COMPLETE COM O FEMININO:
HOMEM_____________________ PADRINHO__________________
BOI________________________
GENRO______________________
PAI ________________________
PADRASTO__________________
3. COMPLETE COM O MASCULINO:
PRINCESA __________________
CANTORA __________________
TIA _______________________
ATRIZ _____________________
RAINHA ___________________
ABELHA ____________________
MATEMÁTICA - 18/05
SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
OBSERVE A TABELA ABAIXO:
1- COPIE OU COLE-A EM SEU CADERNO, POIS A UTILIZAREMOS NAS PRÓXIMAS AULAS.
ASSIM, SEMPRE QUE PRECISAR, VOCÊ PODERÁ CONSULTÁ-LA.
CENTENA
|
DEZENA
|
UNIDADE
|
100 - CEM
|
10 - DEZ
|
1 - UM
|
200 - DUZENTOS
|
20 - VINTE
|
2 - DOIS
|
300 - TREZENTOS
|
30 - TRINTA
|
3 - TRÊS
|
400 - QUATROCENTOS
|
40 - TRINTA
|
4 - QUATRO
|
500 - QUINHENTOS
|
50 - CINQUENTA
|
5 - CINCO
|
600 - SEISCENTOS
|
60 - SESSENTA
|
6 - SEIS
|
700 - SETECENTOS
|
70 - SETENTA
|
7 - SETE
|
800 - OITOCENTOS
|
80 - OITENTA
|
8 - OITO
|
900 - NOVECENTOS
|
90 - NOVENTA
|
9 - NOVE
|
19/05
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:
LÍNGUA PORTUGUESA 19/05
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
A CIGARRA E A FORMIGA
1ª PARTE
LEIA A FÁBULA:
A CIGARRA PASSOU TODO O VERÃO CANTANDO, ENQUANTO A FORMIGA JUNTAVA SEUS GRÃOS.
QUANDO CHEGOU O INVERNO, A CIGARRA VEIO À CASA DA FORMIGA PARA PEDIR QUE LHE DESSE O QUE COMER.
A FORMIGA, ENTÃO, PERGUNTOU A ELA:
— E O QUE É QUE VOCÊ FEZ DURANTE TODO O VERÃO ?
— DURANTE O VERÃO, EU CANTEI — DISSE A CIGARRA.
E A FORMIGA RESPONDEU:
— MUITO BEM, POIS AGORA DANCE!
É HORA DE PENSAR E INTERPRETAR!
1. QUEM SÃO OS PERSONAGENS DO TEXTO?
________________________________________________________________
2. O QUE A CIGARRA FEZ DURANTE TODO O VERÃO?
_______________________________________________________________
3. O QUE A FORMIGA FEZ DURANTE TODO O VERÃO?
_____________________________________________________________
4. O QUE ACONTECEU COM A CIGARRA QUANDO CHEGOU O INVERNO?
______________________________________________
5. POR QUE VOCÊ ACHA QUE A FORMIGA MANDOU A CIGARRA DANÇAR?
_______________________________________________________________
6. QUE GÊNERO TEXTUAL É ESTE?
( ) POESIA ( ) BILHETE ( ) FÁBULA
7. QUAL FRASE JUSTIFICA A MORAL DA HISTÓRIA?
( ) QUEM QUISER PASSAR BEM O INVERNO É SÓ BRINCAR E CANTAR.
( ) NÃO PENSE SÓ E SE DIVERTIR. TRABALHE E PENSE NO FUTURO TAMBÉM.
( ) QUEM TEM PREGUIÇA SE DÁ BEM NA VIDA.
VOCÊ SABIA:
USAMOS OS DOIS PONTOS (:) NO TEXTO PARA INDICAR QUE UM PERSONAGEM VAI FALAR E O TRAVESSÃO ( — ) PARA INDICAR A FALA DO PERSONAGEM.
MATEMÁTICA 19/05
COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO
ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR PARA COMPREENDERMOS A COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE NÚMEROS:
1. COMPOSIÇÃO
OBSERVE O EXEMPLO: 4 DEZENAS + 6 UNIDADES = 46
2 DEZENAS + 5 UNIDADES=
| |
3 DEZENAS + 9 UNIDADES =
| |
5 DEZENAS + 6 UNIDADES =
| |
1 CENTENA + 7 DEZENAS + 2 UNIDADES =
| |
1 CENTENA + 3 DEZENAS + 4 UNIDADES =
|
2. DECOMPOSIÇÃO
OBSERVE O EXEMPLO: 183 = 1 CENTENA + 8 DEZENAS + 3 UNIDADES
145 =
| |
44 =
| |
53 =
| |
158 =
| |
125 =
|
3. OBSERVE O MATERIAL DOURADO E REPRESENTE EM DESENHO O NÚMERO 78.
DICA: VAMOS PRECISAR DE 7 DEZENAS E 8 UNIDADES
20/05
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:
LÍNGUA PORTUGUESA 20/05
A CIGARRA E A FORMIGA
2ª PARTE
ASSISTA AO VÍDEO PARA RELEMBRAR A FÁBULA DA CIGARRA E A FORMIGA:
1) COMPLETE AS FRASES DE ACORDO COM O TEXTO:
A. A _________________ PASSOU TODO O VERÃO CANTANDO.
B. AS _________________ JUNTAVAM SEUS GRÃOS.
C. QUANDO CHEGOU O ____________,
D. A _______________ VEIO À CASA DA ______________.
E. ____ O QUE É QUE ____________________ TODO O VERÃO ?
F. ____ DURANTE O VERÃO, _____________ - DISSE A CIGARRA.
G. E A ____________ RESPONDEU:
H. ____ MUITO BEM, POIS AGORA _________ !
DESAFIO ORTOGRÁFICO
2) ENCONTRE NO TEXTO “A FORMIGA E A CIGARRA” PALAVRAS COM CA, CE E CI. ESCREVA AS PALAVRAS ENCONTRADAS NAS COLUNAS ABAIXO:
CA
|
CE
|
CI
|
3) ESCREVA EM SEU CADERNO AS PALAVRAS QUE VOCÊ ENCONTRAR NO CAÇA-PALAVRAS:
M
|
V
|
C
|
É
|
R
|
E
|
B
|
R
|
O
|
G
|
H
|
M
|
C
|
I
|
D
|
A
|
D
|
E
|
K
|
C
|
I
|
N
|
T
|
O
|
D
|
O
|
C
|
E
|
Q
|
L
|
C
|
I
|
R
|
C
|
O
|
M
|
K
|
A
|
L
|
F
|
A
|
C
|
E
|
W
|
C
|
E
|
D
|
O
|
H
|
C
|
I
|
N
|
E
|
M
|
A
|
F
|
Y
|
Q
|
L
|
M
|
4) ESCOLHA DUAS PALAVRAS DO “CAÇA-PALAVRAS” E ESCREVA UMA FRASE COM CADA UMA DELAS.
1ª FRASE:__________________________________________
2ª FRASE:__________________________________________
MATEMÁTICA 20/05
NÚMEROS ORDINAIS E CARDINAIS
1- OBSERVE A IMAGEM ABAIXO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES A SEGUIR.
ATENÇÃO: HÁ DUAS FILAS DE CRIANÇAS NESSA TURMA.
2- A CIDADE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO POSSUI VÁRIAS EMPRESAS DE ÔNIBUS URBANOS. OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES. LEIA EM VOZ ALTA OS NÚMEROS QUE IDENTIFICAM CADA LINHA DE ÔNIBUS.
LINHA 156 - ELDORADO / INAMAR
LINHA 305 - PIRAPORINHA
A LINHA ELDORADO/ INAMAR TEM UMA FROTA COMPOSTA POR 94 ÔNIBUS. A LINHA PIRAPORINHA POSSUI 86.
A. QUAL EMPRESA POSSUI MAIS ÔNIBUS?
_____________________________________
B. QUANTOS A MAIS
_____________________________________
EXEMPLO:
104: CENTO E QUATRO
156: _______________________________________________________
305: _______________________________________________________
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:
LÍNGUA PORTUGUESA 21/05
A CIGARRA E A FORMIGA
3ª PARTE
FAZENDO RIMAS
COMPLETE AS FRASES:
1. CIGARRA RIMA COM: ___________________
2. FORMIGA RIMA COM: ___________________
3. PRIMAVERA RIMA COM: _________________
4. INVERNO RIMA COM: ___________________
5. VIOLÃO RIMA COM: ____________________
6. FORMIGUEIRO RIMA COM: _______________
NO INVERNO FAZ FRIO E NO VERÃO FAZ CALOR. (FRIO É O CONTRÁRIO DE CALOR, OU SEJA, FRIO É ANTÔNIMO DE CALOR)
ASSINALE A FRASE ABAIXO QUE ESTÁ ESCRITA CORRETAMENTE COM O CONTRÁRIO (ANTÔNIMO):
( ) BIANCA É MAGRA E SUA AMIGA É ALTA.
( ) CARLOS GOSTA DE TORTA DOCE E SEU PAI DE TORTA SALGADA.
( ) VERA É BONITA E SUA IRMÃ É MAGRA.
( ) ARTHUR É ALTO E SEU AMIGO É FALANTE.
MATEMÁTICA
TABELA
OBSERVE A IMAGEM COM ATENÇÃO
1. CONTE OS BRINQUEDOS QUE SÃO DO MESMO TIPO PARA DESCOBRIR QUANTOS EXISTEM E PREENCHA A TABELA NO SEU CADERNO.
A. QUAL BRINQUEDO APARECE EM MAIOR QUANTIDADE? E QUANTOS?
______________________________________
B. QUAL BRINQUEDO APARECE EM MENOR QUANTIDADE? E QUANTOS?
______________________________________
C. TEM ALGUM BRINQUEDO COM A MESMA QUANTIDADE? QUAIS SÃO ESSES BRINQUEDOS?
______________________________________
Queridos(as) alunos(as), Cliquem abaixo para ouvir a prof. Luiza:
· Hoje aprenderemos um pouco mais sobre as cores quentes e frias, você sabe quais são elas e o que cada uma representa?
· Cores Quentes – Lembrem-se do fogo e do sol nascendo ou se pondo; transmitem alegria, alerta (vermelho, amarelo, laranja).
· Cores Frias – Transmitem tranquilidade (azul, roxo, verde).
MANDALA: Mandalas são desenhos dentro de um círculo. Podem ser desenhos figurativos (aqueles que você facilmente identifica), ou abstratos (aqueles que não identificamos nenhuma figura neles); além de traços, linhas, formas geométricas ou orgânicas.
Veja alguns exemplos:
Agora é a sua vez!
A nossa proposta de atividade é a criação de uma mandala.
Para isso você deverá assistir os vídeos e escolher uma das maneiras para fazer seu círculo. Depois que fizer o círculo, desenhe dentro dele. Podem ser tanto aqueles desenhos com figuras (figurativos) ou aqueles sem figuras, só com riscos e formas (abstratos).
Depois de desenhadas, vocês irão colorir utilizando as cores frias ou as cores quentes acima.
Mande uma foto e guarde bem sua atividade para ser entregue no início das aulas.
Vídeos complementares:
Escolha uma das maneiras de fazer o círculo que serão
apresentadas no vídeo abaixo:
Exemplos de desenhos de mandalas:
Veja abaixo nossos exemplos.
Para construir nossos círculos, utilizamos a técnica de ir riscando vários círculos até achar o perfeito, depois reforçamos com lápis de escrever.
A Professora Edna escolheu fazer desenhos figurativos, ou seja, com figura; e a figura escolhida foi a flor. Para colorir escolheu, entre a teoria das cores, as quentes, que são vermelho, laranja e amarelo e utilizou texturas:
A Professora Luiza escolheu um lápis de cor vermelho, utilizou tons de vermelho, portanto, cores quentes:
POR FAVOR,
COLOQUEM NOME E TURMA
NAS ATIVIDADES
Grande beijo,
Professoras Edna e Luiza
HOJE É DIA DE....
Olá galera!
Temos hoje mais uma sequência de atividades feitas para você brincar em casa com sua família.
Dicas para montar um campinho de futebol de botão, futebol de moedas e até o basquete de moedas.
Regras e como jogar..
Fácil e bem divertido. Vamos lá ?
E só clicar no link da atividade que você escolher.
Campinho de futebol de botão, fácil e divertido
Regras básicas do futebol de botão

Futebol de moedas


Nenhum comentário:
Postar um comentário