sábado, 25 de abril de 2020

3° ANO - LIÇÕES DE 01/06 A 05/06

AULA Nº 26                                                           DIA: 01/06/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE JUNHO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:




PORTUGUÊS



HISTÓRIA EM QUADRINHOS





LEIA A TIRINHA, COPIE E RESPONDA AS QUESTÕES NO SEU CADERNO.


(Clique para ampliar)




MATEMÁTICA

SISTEMA MONETÁRIO


ATIVIDADES:


Desejamos a todos uma semana maravilhosa!!! 😊


AULA Nº 27                                                           DIA: 02/06/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE JUNHO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:



PORTUGUÊS

HISTÓRIA EM QUADRINHOS

LEIA ATENTAMENTE AS TIRINHAS E RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO.


FALA DOS PERSONAGENS:

 FESSORA! A SINHORA IA MI CASTIGÁ PUR ARGUMA COISA QUI EU NUM FIZ?
 CLARO QUE NÃO, CHICO!
– INDA BEM, FESSORA, PRUQUE EU NUM FIZ A LIÇÃO DI CASA, HOJI!


APÓS TERMINAR A TAREFA FAÇA UMA TIRINHA EM SEU CADERNO COM O TEMA ALUNO E PROFESSORA COM 4 QUADRINHOS. BOM TRABALHO.




MATEMÁTICA

ESTIMATIVA




PARA PARTICIPAR, CLIQUE NO FORMULÁRIO ABAIXO E DÊ O SEU PALPITE. 

QUEM ACERTAR TERÁ SUA FOTO PUBLICADA NO BLOG.




AULA Nº 28                                                           DIA: 03/06/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE JUNHO DE 2020
NOME:          
PROFESSORA:                          TURMA:
CIÊNCIAS

LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO E DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO!!!

OS GRUPOS DE ANIMAIS VERTEBRADOS

PEIXES
Os peixes vivem em ambientes aquáticos, em mares, rios, lagos ou represas. A respiração é feita por brânquias, estruturas que absorvem o gás oxigênio da água. A maior parte dos peixes tem o corpo coberto de escamas, e suas nadadeiras ajudam na locomoção embaixo d’água.
ANFÍBIOS
Sapos, rãs, pererecas, salamandras e cobras-cegas fazem parte do grupo dos anfíbiosA palavra anfíbio quer dizer “duas vidas”. Isso porque muitos dos animais desse grupo vivem dentro da água enquanto são filhotes e, nessa fase, respiram por brânquias e se locomovem nadando; quando adultos, porém, passam a viver mais tempo no ambiente terrestre e a respirar principalmente por pulmões. Eles absorvem a água através da pele. A pele dos anfíbios também participa da respiração.
A locomoção dos anfíbios é diversa: alguns saltam, outros andam e outros rastejam. A maioria deles se alimenta de animais. Os girinos, como são chamados os filhotes aquáticos de alguns anfíbios, comem plantas.

RÉPTEIS

Tartarugas, lagartixas, jacarés e serpentes são exemplos de répteis. A palavra réptil significa “aquele que arrasta”.
O grupo recebe esse nome porque muitos dos animais que o compõem se locomovem arrastando o corpo no chão. Mas há também répteis que andam ou nadam.
répteis que vivem em ambientes aquáticos e aqueles que vivem em ambientes terrestres. A maioria tem a pele coberta de escamas. Além dessa proteção, os jacarés têm placas duras, e os jabutis e tartarugas têm uma carapaça.
Os répteis respiram por pulmões e absorvem o gás oxigênio do ar.
Os que vivem na água como as tartarugas marinhas, precisam subir à superfície para respirar. A maioria dos répteis se alimenta de outros animais.


INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:

1- Os peixes respiram através de :
(   ) Brânquias                       (   ) pele                  (   ) escamas


2- O que significa a palavra réptil?

........................................................................................................................


3- Como a água entra no corpo dos Anfíbios?
(   ) pelas brânquias             (   ) pela boca                (   ) pela pele

4- Coloque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas:
(   ) Serpentes e lagartixas pertencem ao grupo dos répteis.
(   ) As tartarugas são aquáticas e absorvem o gás oxigênio da água.
(   ) Os répteis vivem em ambientes aquáticos e terrestres.

5- Os répteis respiram pelos:
(   ) Pâncreas                    (   ) Pulmões               (   ) Rins

6- Complete:
a) Os anfíbios se locomovem de diversas formas:...........................................


 HISTÓRIA

LEIA O TEXTO E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES NO CADERNO!!!

RIO DE JANEIRO: A NOVA CAPITAL


     A mineração de ouro e pedras preciosas, a partir de 1700, trazia grandes lucros para os mineradores. A Coroa portuguesa também lucrava com isso, pois ficava com uma parte de tudo que era extraído. Essa parte é chamada de imposto.
     Muitos mineradores tentavam enganar a Coroa para não pagar os impostos. Para impedir isso, o governo de Portugal adotou várias medidas. Uma delas foi a transferência da capital de Salvador para o Rio de Janeiro, em 1763.
     A cidade do Rio de Janeiro estava mais próxima da Estrada Real, o caminho oficial pelo qual todo o ouro extraído da região das minas deveria passar. Dessa forma, ficava mais fácil para o governo português fiscalizar a extração e o transporte do ouro até Portugal.
    A transferência da capital para o Rio de Janeiro foi transformando, aos poucos, o modo de vida dos moradores e a paisagem da cidade.
     Em 1808, o rei português, sua família e os funcionários da CORTE se transferiram de Portugal para o Rio de Janeiro.
     Os antigos edifícios foram substituídos por construções parecidas com as da Europa. Ruas foram alargadas e ganharam calçadas. Formaram-se novos bairros, lojas foram instaladas e o comércio cresceu.

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO: 
1- As cidades de Salvador e do Rio de Janeiro estão localizadas no:
(   ) Litoral                                  (   ) Interior

2- O trajeto da Estrada Real ficava mais próximo de Salvador ou do Rio de Janeiro?

.......................................................................................................................


3- Coloque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas:
(   ) Muitos mineradores tentavam enganar a Coroa para não pagar impostos.
(   ) A transferência da capital do Rio de Janeiro para Salvador ocorreu em 1763.
(   ) A Coroa portuguesa não lucrava com a mineração de ouro.
(   ) A mineração de ouro e pedras preciosas, trazia grandes lucros para os mineradores.

Godefroy Engelmann. Vista da rua Direita, no Rio de Janeiro. 1820

Emil Bauch, rua Direita, Rio de Janeiro,1890

4- Após observar a duas imagens, escreva quais as principais diferenças existentes entre elas.

.........................................................................................................................

.........................................................................................................................

........................................................................................................................










AULA Nº 29                                                  DIA: 04/06/2020


NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE JUNHO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:



HISTÓRIA EM QUADRINHOS


LEIA ATENTAMENTE A TIRINHA E RESPONDA NO CADERNO.

 * FALAS DOS PERSONAGENS: *

–  BOLAS! NÃO TEM NINGUÉM PALA ME EMPULAR!
–  MÔNICA!!
–  VOCÊ PODE QUEBLAR ESSE GALHO PLA MIM?
– CLARO!
–  DISPONHA!


ATIVIDADE:

APÓS REALIZAR A TAREFA CRIE UMA TIRINHA COM 4 QUADRINHOS UTILIZANDO 3 TIPOS DE BALÕES DIFERENTES.

- ATENÇÃO NO SIGNIFICADO DE CADA BALÃO.




       MATEMÁTICA 










  SISTEMA MONETÁRIO




Divirta-se e aprenda:



Clique no jogo da "Cantina Dona Maria" e brinque de fazer compras 😊 😏


Jogo Cantina Dona Maria


Divirta-se!!!




AULA Nº 30                                                  DIA: 05/06/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE JUNHO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:




MATEMÁTICA

MULTIPLICAÇÃO



Dobro e triplo:


ATIVIDADES:
Agora é com você:

    O dobro de 6 é 6 + 6 = 12 OU 6 x 2 = 12
a) O dobro de 7 é ____ + ____ = _____ OU ____ x ____ = _____
b) O dobro de 9 é ____ + ____ = _____ OU ____ x ____ = _____
c) O dobro de 4 é ____ + ____ = _____ OU ____ x ____ = _____
d) O dobro de 5 é ____ + ____ = _____ OU ____ x ____ = _____
e) O dobro de 8 é ____ + ____ = _____ OU ____ x ____ = _____

    O triplo de 5 é 5 + 5 + 5 = 15 OU 5 x 3 = 15
a) O triplo de 4 é ____ + ____ + ____ = _____ OU ____ x ____ = _____
b) O triplo de 3 é ____ + ____ + ____ = _____ OU ____ x ____ = _____
c) O triplo de 2 é ____ + ____ + ____ = _____ OU ____ x ____ = _____
d) O triplo de 6 é ____ + ____ + ____ = _____ OU ____ x ____ = _____
e) O triplo de 7 é ____ + ____ + ____ = _____ OU ____ x ____ = _____

Observe e estude tabuada abaixo !


Dicas:
1 - Estude diariamente, isso irá te ajudar a decorar a tabuada.2 - Crie um jogo da memória (uma carta você escreve a conta e na outra o resultado).3 - Pesquise aplicativos e jogos online junto com a sua família, assim você irá aprender e se divertir.


Bom estudo e um maravilhoso final de semana!Cuide-se!!! 😘



AULA DE ARTES







SE PRECISAR, ASSISTA AO VÍDEO PARA VER COMO FAZER A DOBRADURA:







Aula 5 dia 05/06/2020 – Quebra-cabeça e Tangram
                                                                 
Você já brincou de quebra-cabeça?

Ao juntar as peças você desenvolve a capacidade concentração, coordenação, noção espacial e percepção visual.
Na aula de hoje vocês tem três tipos de quebra-cabeças. Escolha o que você mais gosta e divirta-se.

Quebra-cabeça simples

Passo a passo

Um quebra-cabeças de papelão e revista. Fácil de fazer!

Você vai precisar de: pedaço de papelão, foto de revista ou desenho, cola, tesoura e lápis.

Como fazer:

Recorte a figura que você escolheu para ser o tema do seu quebra-cabeças. A figura tem que ser do mesmo tamanho do papelão. Passe cola e coloque-a com cuidado sempre alisando com a mão para não ficar empelotado. Aguarde a secagem.
Depois no verso do papelão desenhe formas de quebra-cabeça de modo que uma encaixe na outra.
Recorte com cuidado. Depois é só desmontar e guardar numa caixinha. Está pronto o seu quebra-cabeças!



Agora é só brincar!

Quebra-cabeça silabas



Link do vídeo do quebra-cabeça silabas:


Tangram




Lenda do Tangram
Não se sabe exatamente quando o jogo surgiu. Uma lenda diz que um imperador chinês quebrou um espelho, e ao tentar juntar os pedaços e remontá-lo, percebeu que poderia construir muitas formas com seus cacos. 
Era um dos mais famosos “testes” utilizados para estudar a inteligência humana, durante a China antiga.

Passo a passo - Construção do Tangram
Materiais: Papelão, Cartolina ou EVA, Régua, Lápis preto e Borracha.
Agora, veja passo a passo como funciona a construção do Tangram.

1º passo: Recorte o Papelão, Cartolina ou EVA em forma de um quadrado:

2º Passo: Trace um segmento de reta que vai do vértice b ao vértice h, dividindo o quadrado em dois triângulos iguais.

3º Passo: Para encontrar o ponto médio do segmento de reta BH, pegue o vértice A e dobre até o segmento BH o ponto de encontro do vértice A e do segmento BH será o ponto médio de BH.

Agora trace um segmento de reta que vai do vértice A ao ponto D, formando três triângulos.


4º passo: Dobre o vértice J até o ponto D assim formando dois pontos, um no segmento BJ e outro no segmento HJ.

Agora trace um segmento de reta do ponto E ao ponto I.

5º Passo: Trace uma reta perpendicular do ponto D ao segmento EI.

6º Passo: Trace dois segmentos de reta paralelos ao segmento DG e outro ao lado AH.

Assim, dizemos que um Tangram possui dois triângulos grandes, três triângulos menores, um paralelogramo e um quadrado. Veja essas figuras destacadas:



Recorte todas essas figuras geométricas e terá as sete peças do Tangram.

Agora você já pode usar a imaginação e construir figuras com essas peças.



 Agora é só brincar! Não se esqueça de nos enviar fotos ou vídeos! Até breve!





Nenhum comentário: