quarta-feira, 22 de abril de 2020

3° ANO C - LIÇÕES DE 18/05 A 21/05

AULA Nº 18                                                              DIA: 18/05/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE MAIO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:
PORTUGUÊS

Olá!


Hoje a nossa atividade será realizada de uma forma diferente. Atente-se aos três passos a seguir:

1. Faça o cabeçalho acima em seu caderno e escreva "Atividade de português realizada online"

2. Clique no link abaixo para realizar a sua atividade.

3. Leia tudo com muita atenção e siga as orientações.




 MATEMÁTICA 

1- Resolva os problemas abaixo:

1 – Num pomar há 237 laranjeiras e 115 cajueiros. Quantas árvores frutíferas há no pomar?

2 – No viveiro do senhor Joaquim havia 153 pássaros. Ele vendeu 56. Quantos pássaros sobraram?

3 – Célia fez 13 atividades da lousa e ainda faltam 7 para fazer. Quantas atividades há na lousa?

4 – Paula tem 3 centenas + 5 dezenas de lápis. Ela já deu para seus alunos 115. Com quantos lápis Paula ficou?

5 – Num grande estacionamento de automóveis havia 334 carros. Chegaram mais 217. Quantos carros ficaram no estacionamento?

6 – Um jardineiro recebeu um total de 987 flores, dentre essas flores, 453 eram rosas e margaridas. Quantas flores eram de outro tipo?

7 – Mamãe comprou 15 quilos de arroz e depois comprou mais 7 quilos. Quantos quilos de arroz ela comprou?

8 – Um feirante colocou em sua barraca 618 frutas. Às 10 horas ele já havia vendido 262. Quantas frutas ainda restam para vender?

2 – Coloque os sinais de acordo com os números:
 >  MAIOR
<   MENOR
= IGUAL

A) 121______129                D) 2092______2092                 G) 1236______1239
B) 219______113                E) 1553______2441                  H) 3496______3496
C) 435______448                F) 1072______1002                   I) 1478______1470


DESEJAMOS A TODOS UMA ÓTIMA SEMANA!!! 😊 😍

CUIDEM-SE! 😷







AULA Nº 19                                                      DIA: 19/05/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE MAIO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:




GEOGRAFIA

A TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM

                A paisagem sempre se modifica. Por exemplo, a vista que temos de um lugar de manhã é diferente da que temos à noite.  Quando chove, a paisagem é diferente da que vemos em dias sem chuva.
Cada pessoa percebe as paisagens e se recorda delas e de seus detalhes de modo particular. Dessa maneira, elas se tornam únicas.
Compare as fotos da Avenida Paulista e responda às questões.

1 – Que elementos da paisagem se transformaram ao longo do tempo?
2 – Quais mudanças chamaram mais sua atenção? Por quê?
3 – Em qual estado fica a Avenida Paulista?
4 – Essas fotos representam uma paisagem natural ou paisagem modificada?
5 – Cite um exemplo de paisagem natural.


MATEMÁTICA

Composição e decomposição numérica.


Resolva:

a) 1592 - 366 =

b) 3697 - 1247 = 

c) 5795 - 3459 =

d) 4729 - 1368 =

e) 3497 + 2521 =

f) 1478 + 2301 =

g) 3167 + 2827 =

h) 2487 + 2405 =









AULA Nº 20                                                     DIA: 20/05/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE MAIO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:



CIÊNCIAS

*LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO E DEPOIS RESPONDA NO CADERNO*

AMEAÇAS AO SOLO

    O vento e a chuva podem alterar a estrutura das rochas e do solo. Atividades humanas, como criação de animais, cultivo de plantas e construções de cidades, podem intensificar essas alterações de modo que os grãos que formam o solo se soltem e são arrastados pela água das enxurradas ou pelo vento. Esse deslocamento de parte do solo para outras áreas é chamado erosão.
     As várias espécies de plantas formam uma barreira contra o vento e a chuva, e as raízes sustentam as partículas do solo. A retirada da cobertura vegetal, ou desmatamento, deixa o solo desprotegido e favorece a erosão.
     O plantio de mudas em áreas desmatadas pode proteger o solo contra processo da erosão.
Nas cidades, grande parte das ruas é coberta por asfalto (material impermeável, que impede ou dificulta que a água penetre no solo. Por isso, quando chove, a água escorre e se acumula em locais mais baixos e planos, e pode provocar as enchentes.
Além disso, quando a sociedade não colabora com a limpeza e tratamento adequado do lixo, pode ocorrer a contaminação do solo através do chorume (líquido escuro e tóxico produzido pelo lixo).    

RESPONDA:

1- Cite os elementos que podem alterar a estrutura das rochas e do solo:

(   ) o vento e a chuva    (   ) ervas daninhas         (   ) cultivo de plantas

2-O  deslocamento de parte do solo para outras áreas é chamado de:

(   ) decantação                  (   ) liquefação                     (   ) erosão

3- Coloque (V) para as frases verdadeiras e (F) para as frases falsas:

(   ) O deslocamento de parte do solo para outras áreas é chamado erosão.

( ) Atividades humanas, como criação de animais, cultivo de plantas e construções de cidades não interferem nas alterações no solo

(  ) O plantio de mudas em áreas desmatadas pode proteger o solo contra processo da erosão.

4- As enchentes ocorrem quando:

(   ) Chove pouco e causa enchentes
(   ) O solo das ruas é coberto por asfalto e  impede ou dificulta que a água penetre no solo
(   ) O solo de terra favorece a ocorrência das enchentes nas cidades

5- Complete:
a) A contaminação do solo ocorre através do_____________________________

6- Observe a imagem e faça uma ilustração (no caderno) do que pode ser feito pelas pessoas para evitar o processo da erosão.








Erosão em morro atrás da escola do CENFORPE em São Bernardo do Campo - 2016



HISTÓRIA

*FAÇA A LEITURA DO TEXTO E DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO*


A CAMINHO DAS MINAS, OUTRAS VILAS


     Na região das minas, a maior parte dos moradores dedicava-se à exploração de ouro e pedras preciosas. Poucas pessoas cultivavam alimentos e criavam animais para abastecer as vilas, pois a atividade mineradora era mais lucrativa.
     Muitos produtos que os moradores necessitavam eram trazidos por tropeiros: grupos de comerciantes que conduziam gado e tropas de mulas ou burros transportando mercadorias, como ferro, trigo, sal, azeite, algodão, açúcar e remédios.
     As tropas tinham de vinte a cinquenta mulas ou burros e percorriam estradas de terra estreitas. Muitos dos lugares onde os tropeiros descansavam deram origem a cidades. Sorocaba, no estado de São Paulo, e Ponta Grossa, no Paraná, são alguns exemplos. Surgiram cidades também em Minas Gerais e Goiás.
RIQUEZA NAS VILAS
Com a exploração de ouro e pedras preciosas, a região das minas acumulou grande riqueza.
Nas vilas foram construídos prédios públicos, casarões, lojas e igrejas.
Mas nem todas as pessoas se beneficiavam da riqueza das vilas: lá viviam também as pessoas escravizadas, que trabalhavam nas minas, e muitas pessoas livres e pobres.

RESPONDA:
1- Na região das minas a maior parte dos moradores trabalhava com:

  (   ) plantação de milho e soja     (    ) exploração de ouro e pedras preciosas

2- Após a leitura do texto, complete:

a) poucas pessoas cultivavam alimentos porque__________________________
b) Os produtos das vilas eram trazidos pelos_____________________________
c) os tropeiros transportavam mercadorias como:_________________________
d) as tropas de mulas ou burros percorriam______________________________

3- Quais cidades são origem de onde descansavam os tropeiros?

4-Tipos de construções construídas nas vilas:

(   ) prédios públicos e lojas     (   ) pontes e viadutos      (   ) casarões e igrejas

5-Quais algumas pessoas não se beneficiavam das riquezas das vilas?


FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO REPRESENTANDO OS TROPEIROS CARREGANDO AS MERCADORIAS PELAS ESTRADAS















AULA Nº 21                                                              DIA: 21/05/202


NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE MAIO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:





PORTUGUÊS
Olá!

Hoje a nossa atividade será realizada de uma forma diferente. Atente-se aos três passos a seguir:

1. Faça o cabeçalho acima em seu caderno e escreva "Atividade de português realizada online"

2. Clique no link abaixo para realizar a sua atividade.

3. Leia tudo com muita atenção e siga as orientações.




CLIQUEM NO LINK VERDE ÁGUA ABAIXO, VAI ABRIR UM FORMULÁRIO DO GOOGLE PARA PREENCHER COM NOME, TURMA E TUDO O QUE FOR PEDIDO.

LEMBREM-SE APÓS A QUESTÃO 4, CLIQUE EM "ENVIAR"


ATIVIDADE DE ARTES 



Agora é sua vez!
 Crie um desenho bem bonito e pinte com algum pigmento. Veja o gatinho abaixo, foi feito com café. 

Crie o seu e mande fotos com o nome, série e turma.

POR FAVOR,
COLOQUEM NOME E TURMA
NAS ATIVIDADES!

Grande beijo, 
Professoras Edna e Luiza


HOJE É DIA DE....






Olá galera!


Temos hoje mais uma sequência de atividades feitas para você brincar em casa com sua família.

Dicas para montar um campinho de futebol de botão, futebol de moedas e até o basquete de moedas.

Regras e como jogar..

Fácil e bem divertido. Vamos lá ?

E só clicar no link da atividade que você escolher.


Campinho de futebol de botão, fácil e divertido


Regras básicas do futebol de botão








Futebol de moedas













Tabela de basquete









Basquete de moeda





Brinque bastante e não esqueça de mandar a foto no grupo. Cuide-se!




Nenhum comentário: