NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE MAIO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
PORTUGUÊS
Olá!
Hoje a nossa atividade será realizada de uma forma diferente. Atente-se aos três passos a seguir:
1. Faça o cabeçalho acima em seu caderno e escreva "Atividade de português realizada online"
2. Clique no link abaixo para realizar a sua atividade.
3. Leia tudo com muita atenção e siga as orientações.
MATEMÁTICA
1- Resolva os problemas abaixo:
1 – Num pomar há 237 laranjeiras e 115 cajueiros. Quantas árvores frutíferas há no pomar?
2 – No viveiro do senhor Joaquim havia 153 pássaros. Ele vendeu 56. Quantos pássaros sobraram?
3 – Célia fez 13 atividades da lousa e ainda faltam 7 para fazer. Quantas atividades há na lousa?
4 – Paula tem 3 centenas + 5 dezenas de lápis. Ela já deu para seus alunos 115. Com quantos lápis Paula ficou?
5 – Num grande estacionamento de automóveis havia 334 carros. Chegaram mais 217. Quantos carros ficaram no estacionamento?
6 – Um jardineiro recebeu um total de 987 flores, dentre essas flores, 453 eram rosas e margaridas. Quantas flores eram de outro tipo?
7 – Mamãe comprou 15 quilos de arroz e depois comprou mais 7 quilos. Quantos quilos de arroz ela comprou?
8 – Um feirante colocou em sua barraca 618 frutas. Às 10 horas ele já havia vendido 262. Quantas frutas ainda restam para vender?
2 – Coloque os sinais de acordo com os números:
> MAIOR
|
< MENOR
|
= IGUAL
|
A) 121______129 D) 2092______2092 G) 1236______1239
B) 219______113 E) 1553______2441 H) 3496______3496
C) 435______448 F) 1072______1002 I) 1478______1470
DESEJAMOS A TODOS UMA ÓTIMA SEMANA!!! 😊 😍
CUIDEM-SE! 😷
AULA Nº 19 DIA: 19/05/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE MAIO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
GEOGRAFIA
A TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM
A paisagem sempre se modifica. Por exemplo, a vista que temos de um lugar de manhã é diferente da que temos à noite. Quando chove, a paisagem é diferente da que vemos em dias sem chuva.
Cada pessoa percebe as paisagens e se recorda delas e de seus detalhes de modo particular. Dessa maneira, elas se tornam únicas.
Compare as fotos da Avenida Paulista e responda às questões.
1 – Que elementos da paisagem se transformaram ao longo do tempo?
2 – Quais mudanças chamaram mais sua atenção? Por quê?
3 – Em qual estado fica a Avenida Paulista?
4 – Essas fotos representam uma paisagem natural ou paisagem modificada?
5 – Cite um exemplo de paisagem natural.
MATEMÁTICA
Composição e decomposição numérica.
Resolva:
a) 1592 - 366 =
b) 3697 - 1247 =
c) 5795 - 3459 =
d) 4729 - 1368 =
e) 3497 + 2521 =
f) 1478 + 2301 =
h) 2487 + 2405 =
AULA Nº 20 DIA: 20/05/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE MAIO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
CIÊNCIAS
*LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO E DEPOIS RESPONDA NO CADERNO*
AMEAÇAS AO SOLO
O vento e a chuva podem alterar a estrutura das rochas e do solo. Atividades humanas, como criação de animais, cultivo de plantas e construções de cidades, podem intensificar essas alterações de modo que os grãos que formam o solo se soltem e são arrastados pela água das enxurradas ou pelo vento. Esse deslocamento de parte do solo para outras áreas é chamado erosão.
As várias espécies de plantas formam uma barreira contra o vento e a chuva, e as raízes sustentam as partículas do solo. A retirada da cobertura vegetal, ou desmatamento, deixa o solo desprotegido e favorece a erosão.
O plantio de mudas em áreas desmatadas pode proteger o solo contra processo da erosão.
Nas cidades, grande parte das ruas é coberta por asfalto (material impermeável, que impede ou dificulta que a água penetre no solo. Por isso, quando chove, a água escorre e se acumula em locais mais baixos e planos, e pode provocar as enchentes.
Além disso, quando a sociedade não colabora com a limpeza e tratamento adequado do lixo, pode ocorrer a contaminação do solo através do chorume (líquido escuro e tóxico produzido pelo lixo).
RESPONDA:
1- Cite os elementos que podem alterar a estrutura das rochas e do solo:
( ) o vento e a chuva ( ) ervas daninhas ( ) cultivo de plantas
2-O deslocamento de parte do solo para outras áreas é chamado de:
( ) decantação ( ) liquefação ( ) erosão
3- Coloque (V) para as frases verdadeiras e (F) para as frases falsas:
( ) O deslocamento de parte do solo para outras áreas é chamado erosão.
( ) Atividades humanas, como criação de animais, cultivo de plantas e construções de cidades não interferem nas alterações no solo
( ) O plantio de mudas em áreas desmatadas pode proteger o solo contra processo da erosão.
4- As enchentes ocorrem quando:
( ) Chove pouco e causa enchentes
( ) O solo das ruas é coberto por asfalto e impede ou dificulta que a água penetre no solo
( ) O solo de terra favorece a ocorrência das enchentes nas cidades
5- Complete:
a) A contaminação do solo ocorre através do_____________________________
6- Observe a imagem e faça uma ilustração (no caderno) do que pode ser feito pelas pessoas para evitar o processo da erosão.
Erosão em morro atrás da escola do CENFORPE em São Bernardo do Campo - 2016
HISTÓRIA
*FAÇA A LEITURA DO TEXTO E DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO*
A CAMINHO DAS MINAS, OUTRAS VILAS
Na região das minas, a maior parte dos moradores dedicava-se à exploração de ouro e pedras preciosas. Poucas pessoas cultivavam alimentos e criavam animais para abastecer as vilas, pois a atividade mineradora era mais lucrativa.
Muitos produtos que os moradores necessitavam eram trazidos por tropeiros: grupos de comerciantes que conduziam gado e tropas de mulas ou burros transportando mercadorias, como ferro, trigo, sal, azeite, algodão, açúcar e remédios.
As tropas tinham de vinte a cinquenta mulas ou burros e percorriam estradas de terra estreitas. Muitos dos lugares onde os tropeiros descansavam deram origem a cidades. Sorocaba, no estado de São Paulo, e Ponta Grossa, no Paraná, são alguns exemplos. Surgiram cidades também em Minas Gerais e Goiás.
RIQUEZA NAS VILAS
Com a exploração de ouro e pedras preciosas, a região das minas acumulou grande riqueza.
Nas vilas foram construídos prédios públicos, casarões, lojas e igrejas.
Mas nem todas as pessoas se beneficiavam da riqueza das vilas: lá viviam também as pessoas escravizadas, que trabalhavam nas minas, e muitas pessoas livres e pobres.
RESPONDA:
1- Na região das minas a maior parte dos moradores trabalhava com:
( ) plantação de milho e soja ( ) exploração de ouro e pedras preciosas
2- Após a leitura do texto, complete:
a) poucas pessoas cultivavam alimentos porque__________________________
b) Os produtos das vilas eram trazidos pelos_____________________________
c) os tropeiros transportavam mercadorias como:_________________________
d) as tropas de mulas ou burros percorriam______________________________
3- Quais cidades são origem de onde descansavam os tropeiros?
4-Tipos de construções construídas nas vilas:
( ) prédios públicos e lojas ( ) pontes e viadutos ( ) casarões e igrejas
5-Quais algumas pessoas não se beneficiavam das riquezas das vilas?
FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO REPRESENTANDO OS TROPEIROS CARREGANDO AS MERCADORIAS PELAS ESTRADAS
AULA Nº 21 DIA: 21/05/202
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE MAIO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
PORTUGUÊS
Olá!
Hoje a nossa atividade será realizada de uma forma diferente. Atente-se aos três passos a seguir:
1. Faça o cabeçalho acima em seu caderno e escreva "Atividade de português realizada online"
2. Clique no link abaixo para realizar a sua atividade.
3. Leia tudo com muita atenção e siga as orientações.
CLIQUEM NO LINK VERDE ÁGUA ABAIXO, VAI ABRIR UM FORMULÁRIO DO GOOGLE PARA PREENCHER COM NOME, TURMA E TUDO O QUE FOR PEDIDO.
LEMBREM-SE APÓS A QUESTÃO 4, CLIQUE EM "ENVIAR"
ATIVIDADE DE ARTES
Agora é sua vez!
Crie um desenho bem bonito e pinte com algum pigmento. Veja o gatinho abaixo, foi feito com café.
Crie o seu e mande fotos com o nome, série e turma.
POR FAVOR,
COLOQUEM NOME E TURMA
NAS ATIVIDADES!
Grande beijo,
Professoras Edna e Luiza
HOJE É DIA DE....
Olá galera!
Nenhum comentário:
Postar um comentário