quinta-feira, 23 de abril de 2020

4° ANO D - LIÇÕES DE 26/05 A 29/05


26/05




Olá!!
Aqui está um texto para que você possa ler e interpretar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões desta atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!


Interpretação do texto

Leia a história em quadrinhos abaixo e responda as questões a seguir.


Clique na imagem para melhor visualização.😉


1. Nesse texto, a menina se cansou rápido porque

( a ) estava pedalando a bicicleta sozinha.

( b ) as meninas se cansam mais rápido que os meninos.

( c ) rejeitou a ajuda do Cascão e do Cebolinha.

( d ) as bicicletas grandes andam rápido demais.


2. No quadrinho, o uso de gírias está presente no trecho

( a ) - Vocês estão com toda razão...

( b ) – As meninas se cansam... mais rápido...

( c ) – Eu te disse!

( d ) – Só!


3. O humor da história em quadrinhos está no fato de

( a ) a Mônica acreditar que Cebolinha e Cascão estivessem pedalando.

( b ) a Mônica ter se cansado bem mais rápido que os amiguinhos.

( c ) o Cebolinha olhar para o Cascão no primeiro quadrinho.

( d ) o Cascão confirmar a fala da Mônica no último quadrinho.


 Para realizar essa tarefa será bem simples. Você deverá clicar no link que te levará a um questionário.

     Siga os passos abaixo:

   


     Não esqueça de fazer o cabeçalho em seu caderno e registrar a seguinte informação:


Atividade de Matemática no Google formulários.

    Atividade de Matemática




27/05



Aqui estão alguns exercícios para que você possa ler e praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões desta atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!



   ORTOGRAFIA  



1. Complete as palavras abaixo com C ou QU.


a) mole ___ e

b) ___o ___ eiro

c) bar ___ inho

d) bar ___ o

e) mos ___ito

f) ___ o ___ ada


2. Complete as palavras com C ou Ç.


a) va ___ina

b) tran ___a

c) cal ___a

d) engra ___ ado

e) solu ___ o

f) ___ inema

3. Leia as dicas e escreva palavras com Ç.

a) O filho mais novo. __________

b) Barbante usado para amarrar tênis. _________

c) O terceiro mês do ano. __________

d) Aquilo que sai pela chaminé. __________

e) Pessoa engraçada que trabalha no circo. ______



1. Faça o cabeçalho em seu caderno.

2. Copie APENAS as questões desta atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!

COMO SE CULTIVAVA A CANA?

Africanos escravizados faziam todo o trabalho de cultivo da cana, trabalhando de 14 a 17 horas por dia, sob vigilância constante dos feitores. Primeiro, eles derrubavam parte da mata. Depois, com enxadas ou arados, preparavam a terra para plantar as mudas. A cana era colhida cerca de um ano depois do plantio. Nesse período, os escravizados retiravam o mato da plantação. Também faziam outros trabalhos no *engenho.
Na época da colheita, ateava-se fogo ao canavial para facilitar a circulação por ele. Era a queimada. Com facões e foices, os escravizados cortavam a cana e carregavam os feixes até os carros de boi. A cana era levada até a casa da moenda. Lá, iniciava-se a produção do açúcar.


Representação de trabalhadores escravizados em canavial, 1881. Gravura. O homem a cavalo é o feitor, encarregado de vigiar os escravos.



 Trabalhadores rurais durante a colheita da cana. 2015

Copie e responda  em seu caderno!


1. Observe as imagens e compare os trabalhadores retratados nelas. Há diferenças entre eles? Quais? E semelhanças?

2. Ainda se fazem queimadas no Brasil. Algumas são feitas em áreas desmatadas, para facilitar a atividade agrícola; outras, para desmatar o local. Muitas são ilegais. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) realiza o monitoramento (observação) das queimadas por meio de imagens produzidas por satélite.

· Qual é a importância do monitoramento das queimadas?





28/05


Olá!!  
Aqui está um texto  para que você possa ler e fazer a interpretação. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões desta atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!

EU FOFOCO, TU FOFOCAS, ELA FOFOCA

Vamos falar a verdade: quem pode realmente afirmar que nunca fez uma fofoca? É isso mesmo! Não adianta torcer o nariz, dizer que não gosta, que só cuida da sua vida... A fofoca é tão enraizada no cotidiano das pessoas, que fofocamos até sem perceber. Dúvida? Você já fez algum comentário maldoso sobre a roupa de outras pessoas? Contou em uma rodinha de amigos, uma história que estão dizendo sobre a menina mais popular da escola, sem confirmar se é realmente verdadeira? Para qualquer uma dessas situações, a resposta é uma só: você fofocou! 
Agora você deve estar pensando: qual é o problema em fazer uma maldadezinha de vez em quando ou falar da vida dos artistas? À primeira vista pode parecer que contar um mexericozinho não tem consequência nenhuma... Mas o grande problema é que ninguém consegue controlar os rumos que as fofocas tomam. 
Mesmo se for uma coisa aparentemente boba como dizer que a blusa de alguém é horrorosa, as fofocas costumam se espalhar e chegar ao ouvido daquele que sofreu o mexerico. Vendo do lado de fora pode até parecer divertido... Mas e quando a história é com a gente? Aí tudo muda de figura, não é mesmo? Se isso está acontecendo com você, a boa notícia é que, mais rápido do que você imagina, outra fofoca vai tomar o lugar da sua no mundo do disse-me-disse, as notícias se renovam mais rápido do que a velocidade da luz! Por isso, se você é a “bola da vez”, tente não ficar magoado e deixe de lado. 

Adaptado de http://www.jnjbrasil.com.br/noticia_full.asp?noticia=3223.


INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

Para responder estas questões não esqueça da letra maiúscula no início de cada frase e do ponto final.
                                                                
1. Após ler o texto, você acha que a fofoca é coisa boa? Por quê?

2. Lendo este trecho “Por isso se você é a “bola da vez”, tente não ficar magoado”. O que significa a expressão em destaque.

3. Alguém já fez alguma fofoca sobre você? Conte como foi e como você se sentiu?




Para realizar essa tarefa será bem simples. Você deverá assistir ao vídeo de revisão:





                   

  Em seguida clique no link que te levará a um questionário.

     Siga os passos abaixo:




Não esqueça de fazer o cabeçalho em seu caderno e registrar a seguinte informação:

  • Vídeo: Revisão de Geografia.
  • Atividade de Geografia no Google formulários.

                             

    Atividade de Geografia   



Que tal treinar sua percepção de lateralidade e aprender um pouco mais sobre os limites de território?


 Após realizar as atividades de Geografia, pule uma linha e anote em seu caderno


Fique atento às orientações de como acessar os jogos e bom divertimento!!
Lembrando que TODAS as atividades aqui propostas são relacionadas aos conteúdos trabalhados em cada ano ciclo.😉📱💻

Clique no link e acesse o jogo. 







Se não conseguir acessar o jogo, siga as instruções do link: LAB



29/05



Olá!!    
Aqui estão alguns exercícios  para que você possa ler e praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões desta atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!



VAMOS PRATICAR??
Qual é a cor da tubulação que o hamster deve escolher para percorrer o caminho mais curto até a comida?

_______________________


2- Observe os pontos marcados abaixo. Depois, faça o mesmo em seu caderno e com uma régua, ligue-os representando o caminho mais curto entre eles.                                                                                                                 
               

3- Eduardo fez várias linhas coloridas.

a) Quais dessas linhas coloridas representam segmentos de reta?

__________________________________________________

b) Quais são as extremidades desses segmentos?

___________________________________________________




CLIQUEM NO LINK ABAIXO, VAI ABRIR UM FORMULÁRIO DO GOOGLE PARA PREENCHER COM NOME, TURMA E TUDO O QUE FOR PEDIDO.

LEMBREM-SE APÓS A QUESTÃO 4, CLIQUE EM "ENVIAR"

ATIVIDADE DE ARTES, CLIQUE AQUI, RESPONDA E FAÇA A PARTE PRÁTICA



Agora é sua vez!
 Crie um desenho bem bonito e pinte com algum pigmento. Veja o gatinho abaixo, foi feito com café. 

Crie o seu e mande fotos com o nome, série e turma.

POR FAVOR,
COLOQUEM NOME E TURMA
NAS ATIVIDADES!

Grande beijo, 
Professoras Edna e Luiza


A AULA DE HOJE É SOBRE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INDÍGENAS.

VOCÊ JÁ BRINCOU DE PETECA?

A PALAVRA VEM DE PE’TEKA – EM TUPI, SIGNIFICA BATER.

SIGA O PASSO A PASSO DEMONSTRADO NO VÍDEO ABAIXO E FAÇA A SUA PETECA USANDO APENAS DUAS FOLHAS DE REVISTA, JORNAL OU QUALQUER PAPEL DE RASCUNHO E UMA SACOLINHA PLÁSTICA!


TEMOS DUAS SUGESTÕES DE BRINCADEIRA PARA VOCÊS.
1.    TREINAR SOZINHO, COM TAPINHAS NA PETECA COM AS DUAS MÃOS, DIREITA E ESQUERDA, PARA TREINAR SUA COORDENAÇÃO MOTORA.

2. EM UM ESPAÇO QUE NÃO TENHA NADA QUE QUEBRE EM CASA, PODE-SE JOGAR COM MAIS PESSOAS, EM RODA, VEJA ABAIXO A EXPLICAÇÃO.


NO COMEÇO DO JOGO, OS JOGADORES FICAM EM UM CÍRCULO – OU DE FRENTE UM PARA O OUTRO, SE FOREM APENAS DOIS.

UM JOGADOR SORTEADO INICIA IMPULSIONANDO A PETECA PARA O ALTO, NUMA MANOBRA SEMELHANTE AO SAQUE USADO NO VÔLEI. ELE SEGURA A PETECA COM UMA DAS MÃOS E COM A OUTRA DÁ UM TAPA, DE BAIXO PARA CIMA.

TODOS OS JOGADORES PRECISAM MANTER A PETECA NO AR DANDO-LHE TAPAS, PARA IMPEDI-LA DE CAIR NO CHÃO.
AGORA É SUA VEZ FAÇA SUA PETECA E 
DIVIRTA-SE!


NÃO ESQUEÇA DE NOS MOSTRAR COMO FICOU SUA PETECA!

BOA AULA E ATÉ BREVE!






Nenhum comentário: