quinta-feira, 23 de abril de 2020

3° ANO A - LIÇÕES DE 26/05 A 29/05



AULA Nº  22                                                            DIA: 26/05/2020

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA _ DE MAIO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                                 TURMA:



CIÊNCIAS

O CORPO DOS ANIMAIS VERTEBRADOS

O que os animais vertebrados como a tartaruga, o sapo, papagaio, onça pintada, rã e tubarão têm em comum?
Todos ele têm ossos, como o crânio e a coluna vertebral.
O crânio é uma caixa óssea que fica na cabeça e protege o cérebro.
A coluna vertebral é formada por um conjunto de ossos alinhados chamados vértebras.
O crânio , a coluna vertebral e os demais ossos do corpo formam o esqueleto.

O ESQUELETO HUMANO

esqueleto humano é a estrutura óssea que compõe o corpo humano. Sua principal função é sustentação, locomoção e proteção dos órgãos vitais.

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO: APÓS A LEITURA DO TEXTO, RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO

1- Os animais vertebrados têm em comum...................

2- O crânio é uma caixa óssea que protege:
(   ) pulmão         (   ) cérebro          (   ) coração   

3- A coluna vertebral é formada pelas:
(   ) vértebras    (   ) falanges        (   ) costela

4- O crânio, a coluna vertebral e os demais ossos do corpo formam o..................

5- A estrutura óssea que compõe o corpo humano é:
(   ) cérebro                          (   ) esqueleto            (   ) Pé

6- As principais funções do esqueleto são:
 (   ) sustentação
 (   ) locomoção
 (   ) respiração
 (   ) proteção dos órgãos

HISTÓRIA

AS CAPITAIS DO BRASIL


A atual capital do Brasil é Brasília. Ela fica na área central do Território Brasileiro. Mas o País já teve outras capitais: Salvador e Rio de janeiro.

SALVADOR: A PRIMEIRA CAPITAL
Quando começaram a ocupar o Brasil, os portugueses dominaram muitos povos indígenas e tomaram suas terras.
O Brasil se tornou colônia de Portugal. Todos os que viviam nas vilas e cidades brasileiras eram governados pela Coroa portuguesa.
Em 1549, o rei de Portugal enviou Tomé de Sousa ao Brasil para governar a colônia. Tomé de Sousa fundou a cidade de Salvador para ser a capital do Brasil. O local foi escolhido porque era próximo da área onde se cultivava cana e se produzia açúcar.
Cerca de mil pessoas vieram de Portugal com Tomé de Sousa. Foram construídas fortificações para proteger a cidade. Ergueram-se também a casa da Câmara e a cadeia, o colégio dos Jesuítas e várias casas de comércio e moradias de pau a pique e palha. Nesse período surgiram diversos profissionais (sapateiros, farmacêuticos, barbeiros, médicos, etc).

FAÇA A LEITURA DO TEXTO ATENÇÃO E DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO

1- Assinale quais outras capitais que o Brasil já teve;
(   ) Recife e Aracaju      (   ) Belém e Palmas          (   ) Salvador e Rio de Janeiro

2-A primeira capital fundada no Brasil foi:
(   ) Salvador                    (   ) Natal                          (   ) São Luiz

3-O primeiro governador do Brasil foi__________________________________

4- Coloque V (para verdadeiro) e F para (falso):

a) Quando começaram a deixar o Brasil, os portugueses dominaram muitos povos indígenas e tomaram suas terras.  ................................

b) O local da capital foi escolhido porque era próximo da área onde se cultivava cana e se produzia açúcar. ...................................

c) Nesse período ergueram-se também a casa da Câmara e a cadeia, o colégio dos Jesuítas e várias casas de comércio e moradias de pau a pique e palha. ............................

5- Assinale quais foram os principais profissionais que surgiram nesse período:
(   ) barbeiros e farmacêuticos 
(   ) dentistas e mecânicos  
(   ) médicos e sapateiros






AULA Nº 23                                                  DIA: 27/05/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE MAIO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:



PORTUGUÊS

Olá!

 Atente-se aos três passos a seguir para realizar a sua atividade de hoje:

1. Faça o cabeçalho acima em seu caderno.

2. Clique no link para realizar a sua atividade.

3. Leia tudo com muita atenção e siga as orientações.




GEOGRAFIA

RECURSOS NATURAIS
                Diversos elementos da natureza, como a água, o solo e o ar, são essenciais para a existência da vida.
            Há também elementos naturais que servem de matéria-prima. É o caso da madeira, do ferro e da rocha, materiais que se tornaram a base da fabricação de muitos produtos. Esses elementos e tantos outros, essenciais ou úteis ao ser humano, são chamados recursos naturais.
          A exploração de recursos naturais sempre provoca alterações na paisagem. Quando a exploração é excessiva, graves problemas podem afetar a vegetação, os animais e os seres humanos.
Observe as imagens abaixo.

ESCREVA UM PEQUENO TEXTO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS QUE OS PROBLEMAS RETRATADOS TRAZEM PARA AS PESSOAS E A NATUREZA.  


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULA Nº  24                                                             DIA: 28/05/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA _ DE MAIO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                                 TURMA:



PORTUGUÊS



SE AO MENOS EU...

Todos temos um desejo. Alguns querem ter mais dinheiro, outros querem ser mais magros, há ainda aqueles que querem viajar mais e muitos outros desejos, dos mais variados. Imagine algo que você deseja muito e escreva um texto no caderno contando o que você gostaria de fazer ou ter e explique seus motivos, contando ainda em que sua vida mudaria com isso.



MATEMÁTICA

- Situação problema:

1 - Numa sala há 142 poltronas ocupadas e 59 poltronas vazias. Quantas poltronas há nessa sala?

2 - Paulo tem 48 reais e quer comprar um carrinho miniatura. Para conseguir comprar o carrinho, ele precisa de mais 25 reais. Qual o preço do carrinho?

3 - Em um jogo de basquete, Oscar marcou 28 pontos no primeiro tempo e 14 pontos no segundo tempo. Quantos pontos Oscar marcou nesse jogo?

4 - Num ônibus há 24 passageiros em pé e 46 sentados. Quantos passageiros há no ônibus?

5 - Fábio deu 89 figurinhas para João e ainda ficou com 130. Quantas figurinhas ele tinha?


- Sequência numérica:

Faça em seu caderno do número 1250 a 1500 de 2 em 2:

(Modelo: 1250 - 1252 - 1254 - ...)







AULA Nº 25                                                  DIA: 29/05/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE MAIO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:
MATEMÁTICA

Interpretando gráfico de barras:




a) Qual é o jogador mais alto? Qual é a altura dele?

b) Qual é o jogador mais baixo? Qual é a altura dele?

c) Existem jogadores que têm a mesma altura? Quem são?

d) Quais são os jogadores que tem mais de 130 cm?

e) Quantos centímetros o jogador mais alto tem a mais que cada um dos jogadores mais baixos?


Desejamos a todos um maravilhoso final de semana! 😚





POR FAVOR,
COLOQUEM NOME E TURMA
NAS ATIVIDADES 

Vídeos complementares:


Maneiras de fazer o círculo:





Exemplos de desenhos de mandalas:








A AULA DE HOJE É SOBRE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INDÍGENAS.

VOCÊ JÁ BRINCOU DE PETECA?

A PALAVRA VEM DE PE’TEKA – EM TUPI, SIGNIFICA BATER.

SIGA O PASSO A PASSO DEMONSTRADO NO VÍDEO ABAIXO E FAÇA A SUA PETECA USANDO APENAS DUAS FOLHAS DE REVISTA, JORNAL OU QUALQUER PAPEL DE RASCUNHO E UMA SACOLINHA PLÁSTICA!


TEMOS DUAS SUGESTÕES DE BRINCADEIRA PARA VOCÊS.
1.    TREINAR SOZINHO, COM TAPINHAS NA PETECA COM AS DUAS MÃOS, DIREITA E ESQUERDA, PARA TREINAR SUA COORDENAÇÃO MOTORA.

2. EM UM ESPAÇO QUE NÃO TENHA NADA QUE QUEBRE EM CASA, PODE-SE JOGAR COM MAIS PESSOAS, EM RODA, VEJA ABAIXO A EXPLICAÇÃO.


NO COMEÇO DO JOGO, OS JOGADORES FICAM EM UM CÍRCULO – OU DE FRENTE UM PARA O OUTRO, SE FOREM APENAS DOIS.

UM JOGADOR SORTEADO INICIA IMPULSIONANDO A PETECA PARA O ALTO, NUMA MANOBRA SEMELHANTE AO SAQUE USADO NO VÔLEI. ELE SEGURA A PETECA COM UMA DAS MÃOS E COM A OUTRA DÁ UM TAPA, DE BAIXO PARA CIMA.

TODOS OS JOGADORES PRECISAM MANTER A PETECA NO AR DANDO-LHE TAPAS, PARA IMPEDI-LA DE CAIR NO CHÃO.
AGORA É SUA VEZ FAÇA SUA PETECA E 
DIVIRTA-SE!


NÃO ESQUEÇA DE NOS MOSTRAR COMO FICOU SUA PETECA!

BOA AULA E ATÉ BREVE!



Nenhum comentário: