AULA Nº 8 DIA: 04/05/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE ABRIL DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
PORTUGUÊS
O homem que viveu mil anos
Tong Pang Suk viveu durante mil anos. Ele conseguiu viver por tanto tempo porque alguém no reino dos céus cometeu um grave erro. O Livro da Vida, que fica nesse reino, contém o nome de todas as pessoas e é nele que se controla a estadia de todos na terra.
Tong viveu tanto quanto se costuma viver. Todos os seus amigos já tinham morrido, mas ninguém apareceu para buscá-lo. Ele foi se tornando cada vez mais velho e assim foi durante centenas de anos.
Seus amigos, que já estavam no reino dos céus, começaram a questionar sobre a delonga de Tong na terra.
Tong já contava com seus seiscentos anos. Estava muito feliz por ainda viver e passava grande parte de seu tempo a pescar. Não se sentia preparado para morrer e tinha muito medo de que o mensageiro do céu viesse buscá-lo. Por esse motivo, mudava seu nome a cada sessenta anos, bem como procurava uma nova cidade para morar.
Certo dia, perceberam que Tong não constava nos registros de entrada no céu e enviaram um mensageiro para encontrá-lo.
Cem anos foi o tempo que o mensageiro passou a procurar por Tong. Ouviu então falar de um senhor muito velho que vivia pescar, mas que não se chamava Tong. Logo, percebeu a artimanha do velho.
Para que não fosse enganado, o mensageiro elaborou um plano e foi até o rio onde Tong pescava tranquilamente.
O mensageiro jogou uma sacola de carvão no rio e Tong ficou curioso:
- O que você está fazendo? – indagou o velho.
- Lavando meu carvão. Tenho certeza de que logo ficará branquinho. – respondeu o mensageiro.
- Tenho mais de quinhentos anos e nunca encontrei um homem tão tolo como você. Não há como o carvão ficar branco.
O mensageiro ficou feliz, pois havia realmente encontrado o homem que procurava. Começou a segui-lo desde esse dia, pois queria aproveitar uma chance perfeita para levá-lo ao céu.
Não demorou para Tong perceber que o homem era o mensageiro do céu e lhe perguntou:
- Você não teme andar pelas estradas? São muito perigosas!
- Não – respondeu o mensageiro – só tenho medo de quatro coisas na terra: galhos espinhosos de árvores, cascos de boi, grama pontiaguda e pacote de sal. Não posso entrar em lugares onde há essas quatro coisas. E o senhor... do que tem medo?
- Temo muito lombo assado e cerveja. – respondeu Tong, que era muito esperto.
No mesmo dia, Tong providenciou todas as coisas que o mensageiro havia dito temer. Juntou todas e formou um amuleto, que afastou o mensageiro, que lhe implorou para jogar fora o que havia feito. Tong não o fez.
Lembrando-se do que Tong havia dito, o mensageiro correu até a cidade e buscou lombo assado com cerveja. Ele voltou e os jogou sobre Tong. Ele se desesperou, pois queria que Tong se afastasse de seu amuleto. Para seu desespero se tornar maior, Tong pegou os alimentos e pôde ter uma refeição maravilhosa.
Depois daquele dia, Tong Pang Suk começou a carregar o amuleto para onde ia. Foi assim durante uma centena de anos. Sua esperança era de que o velho senhor se esquecesse de seu amuleto.
Certo dia, Tong saiu de casa sem ele e o mensageiro pôde levar Tong para o reino dos céus.
Desde essa época, os coreanos começaram a fazer amuletos como o de Tong para colocar em seus portões, pois queriam que os mensageiros do céu se mantivessem longe de suas vidas. Com o tempo, passaram a acreditar que o amuleto poderia manter os maus espíritos afastados e não que os impedissem de levá-los ao reino dos céus.
(Conto coreano traduzido do inglês por Janaína Spolidorio)
Atividades:
1. Copie no caderno a alternativa correta, de acordo com o texto:
Tong:
a. ficou triste por viver tanto, já que todos seus amigos tinham morrido.
b. ficou feliz por estar vivo, mesmo com seus amigos e familiares mortos.
c.não se importava com sua condição, tanto fazia estar vivo ou morto.
O mensageiro do céu:
a. não conseguia encontrar Tong porque ele mudava de nome e cidade a cada sessenta anos.
b. logo encontrou Tong.
c.nem tentou encontrar Tong.
O mensageiro colocou carvão no rio porque...
a. queria lavá-lo.
b. não queria mais o carvão.
c.desejava que Tong lhe questionasse.
2. Por que Tong não morreu aos 70 ou 80 anos, como seus amigos?
----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------
3. O que Tong queria saber sobre o carvão?
----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------
4. Qual foi o grande erro do mensageiro ao conversar com Tong?
---------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------
5. Complete a tabela de acordo com o texto:
Tong
|
Mensageiro
| |
O que ele queria?
|
Viver
| |
Do que disse ter medo?
| ||
Do que realmente tinha medo?
| ||
Conseguiu o que queria? Quando?
|
Sim, durante mil anos.
|
6. Complete as ideias adequadamente:
a. Tong viveu por mil anos porque ......................................................................
b. Ele não queria que o mensageiro o encontrasse porque...............................
c. O mensageiro teve problemas ao tentar levar Tong porque ............................
d. O mensageiro finalmente cumpriu sua tarefa quando ...................................
7. O que as pessoas podem fazer para viver mais?
----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------
8. Você tem medo de morrer? Por quê?
--------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------
9. Faça uma ilustração da parte do conto que você mais gostou:
MATEMÁTICA
Resolva os problemas abaixo:
1 - Roberta comprou 87 figurinhas e ganhou 21 de seu primo. Com quantas figurinhas Roberta ficou?
2 - Cláudio apanhou 36 mangas e Lia 13. Quantas mangas Cláudio apanhou a mais que Lia?
3 - Eduardo tem 23 selos e Alberto tem 36 selos. Quantos selos têm Eduardo e Alberto juntos?
4 - Paulo foi fazer compras no mercadinho perto de sua casa, ele havia levado 155 reais. Após as compras sobraram 23 reais. Quantos reais Paulo gastou?
5 - Sérgio ganhou um livro de história com 42 folhas escritas e 27 com ilustrações. Quantas folhas tem o livro?
Decomponha os números abaixo conforme o exemplo:
a) 3253 = 3000 + 200 + 50 + 3
b) 2589 =
c) 1478 =
d) 3497 =
e) 597 =
f) 793 =
g) 25 =
AULA Nº 9 DIA: 05/05/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE MAIO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
Faça um texto relatando como está sua quarentena e depois uma ilustração bem bonita.
Quais suas dúvidas?
Quais seus medos?
Do que sente falta?
Como está sendo este momento com a família?
O que espera do futuro?
E outras coisas ...
NO CADERNO ESCREVA:
GEOGRAFIA
Diferentes paisagens
Andando na rua ou olhando por uma janela, vemos diferentes paisagens. A paisagem revela a imagem que podemos obter de um espaço por meio de nossos sentidos: a visão, a audição, o tato, o olfato e o paladar.
Pesquise em jornais, revistas, livros e internet imagens de paisagens e cole em seu caderno.
PAISAGEM URBANA
PAISAGEM RURAL
Bons estudos! :)
AULA Nº 10 DIA: 06/05/2020
NO CADERNO ESCREVA O CABEÇALHO:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE MAIO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
LEIA O TEXTO COM MUITA ATENÇÃO E RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO:
O solo, onde plantamos nosso alimento e onde vivem muitos seres vivos, é composto de fragmentos de rocha (parte mineral), de restos de organismos, de ar e de água. O ar e a água geralmente ocupam os espaços entre os grãos (ou poros) que formam o solo.
A parte mineral é resultante da transformação das rochas, que ocorre no processo de formação do solo. Esse processo leva milhares de anos para acontecer. Os solos podem se originar de diferentes tipos de rochas e por isso existe uma grande variedade deles.
ETAPAS DA FORMAÇÃO DO SOLO
1-Os componentes da rocha estão bem unidos formando um grande bloco.
2-A movimentação da água e a variação de temperatura, provoca rachaduras na rocha. As rachaduras vão aumentando de tamanho e pedaços se soltam. Alguns organismos se instalam no solo em formação e também contribuem para a transformação da rocha.
3-Folhas, restos de plantas e de animais (fezes, pele e ossos) misturam-se à superfície do solo, enriquecendo-o com nutrientes. O solo com mais nutrientes favorece o desenvolvimento de novas plantas.
4-O processo de formação do solo é contínuo. Com o tempo, o solo vai ganhando mais camadas, das mais superficiais, que sofreram mais transformações, às mais profundas, pouco modificadas.
Responda:
1 - Do que o solo é formado:
2 - A parte mineral do solo é resultante da:
3 - Marque V para as alternativas verdadeira e F para as falsas.
( ) Os solos podem se originar de diferentes tipos de rochas.
( ) O solo é formado apenas por minerais.
( ) O solo fraco de nutrientes favorece o desenvolvimento de novas plantas.
( ) O processo de formação do solo é contínuo.
4 - O que provoca as rachaduras nas rochas?
5 - O solo que favorece o desenvolvimento de novas plantas é rico em:
( )ferrugem ( )petróleo ( )nutrientes
6 - Faça uma ilustração com vegetação de um solo que seja rico em nutrientes.
LEIA ATENTAMENTE O TEXTO:
A COLONIZAÇÃO NO NORDESTE
Em diversas áreas do Nordeste do Brasil, foram construídas Vilas ligadas à produção de açúcar. É o caso de Olinda do atual Estado de Pernambuco.
A vila de Olinda
Em 1535, foi fundado o povoado de Olinda.
O cultivo de cana e a produção de açúcar nos engenhos foram as principais atividades desenvolvidas. Quase todo o trabalho nos engenhos era feito por africanos escravizados.
A localização do povoado ajudou na realização dessas atividades, já que o local tinha solo fértil e fácil acesso à água. Além disso, havia um Porto perto de Olinda, o que facilitava o envio de açúcar para a Europa, que era feito por navios.
O povoado passou a prosperar e, em 1537, Olinda tornou-se Vila e em 1676, passou à condição de cidade.
Igrejas e casarões, erguidos na época dos engenhos de cana-de-açúcar, são importantes exemplos da arquitetura e do modo de vida daquele período. Em 1982, devido à sua riqueza histórica, Olinda foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade.
DEPOIS DE LER O TEXTO, RESPONDA NO CADERNO:
1 - A Vila de Olinda estava localizada no atual Estado de:
2 - As primeiras atividades econômicas desenvolvidas na Vila de Olinda foram:
( ) criação de gado ( ) cultivo da cana ( ) produção de açúcar
3 - A maioria dos trabalhos nos engenhos eram realizados por:
( ) portugueses ( ) africanos escravizados ( ) colonos
4 - O que facilitava o envio do açúcar produzido na vila de Olinda para a Europa?
5 - Por que Olinda foi declarada Patrimônio Histórico da Humanidade?
6 - A Vila de Olinda passou à condição de cidade em:
( ) 1543 ( ) 1537 ( ) 1676
7-Faça um desenho representando a sua ideia de como seria a Vila de Olinda na época da colonização:
AULA Nº 11 DIA: 07/05/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE MAIO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
PORTUGUÊS
*LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO E RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO*
CANTEIRO FLORIDO, 21 DE SETEMBRO DE 2018.
QUERIDO AMIGO RAIO DE SOL
TODA A MANHÃ FICO ESPERANDO SUA VISITA. VOCÊ NUNCA TINHA FALHADO AO NOSSO ENCONTRO ANTES. CHEGAVA PONTUALMENTE, ALEGRE, BRILHANTE, QUENTINHO. MEU DIA SÓ COMEÇA DEPOIS DE SUA CHEGADA. DE REPENTE VOCÊ DEIXOU DE VIR.
CONVERSEI COM O RAIO DE LUAR E PEDI NOTÍCIAS. MAS ELE DISSE QUE VOCÊS NUNCA SE VIRAM NÃO SE CONHECEM. PROMETEU PERGUNTAR PARA SEUS AMIGOS O QUE TINHA ACONTECIDO.
FINALMENTE, ONTEM, CHEGOU A NOTÍCIA DE QUE VOCÊ ESTÁ ESCONDIDO ATRÁS DESSAS NUVENS ESCURAS QUE COBREM O CÉU. QUANDO ELAS SUMIREM, VOCÊ VAI APARECER DE NOVO.
TOMARA QUE CHOVA BASTANTE PARA AS TAIS NUVENS DESMANCHAREM E VOCÊ VOLTAR! POR ENQUANTO, VOU CONTAR AS NOVIDADES POR CARTA MESMO.
LEMBRA-SE DAQUELA PÉTALA MINHA QUE UM BEIJA-FLOR DESAJEITADO MACHUCOU? PRECISA VER COMO ELA ESTÁ BONITA, BRANQUINHA, FORTE COMO ANTES! TAMBÉM, VOCÊ SABE, ESSAS CRIANÇAS CUIDAM TÃO BEM DE MIM... NUNCA ME FALTA ÁGUA, E QUANDO PÉ DE VENTO PASSA COM MUITA PRESSA, LEVANTANDO POEIRA, DESPENTEANDO TODO MUNDO, ELAS ME LEVAM PARA DENTRO, ONDE NÃO SINTO O MENOR VENTINHO...
AH, SIM, JÁ IA ME ESQUECENDO! QUANDO VOCÊ APARECER DE NOVO, VAI CONHECER A NOVA FLORZINHA QUE BROTOU POR ESSES DIAS. ELA É LINDA, COR-DE-ROSA, COM AS PÉTALAS BEM LISINHAS. JÁ FALEI TANTO DE VOCÊ, QUE ELA NÃO AGÜENTA MAIS ESPERAR... POR FALAR NISSO, ACHO BOM TERMINAR AGORA MESMO A CARTA, POIS PÉ DE VENTO ESTÁ COMEÇANDO A FICAR AGITADO.
ATÉ AMANHÃ SE CHOVER ...
SAUDADES DA SUA AMIGA DE SEMPRE,
MARGARIDA TAGARELA.
1 - RESPONDA:
A) QUE TIPO DE TEXTO É ESSE?
B) QUANDO A MARGARIDA ESCREVEU A CARTA?
C) QUEM É O DESTINÁRIO DA CARTA?
D) COMO TERMINOU A CARTA?
E) MARGARIDA PEDIU AJUDA PARA QUEM?
F) QUEM MACHUCOU A MARGARIDA?
G) QUAL O LOCAL QUE A CARTA FOI ESCRITA?
2) ASSINALE COM UM X A ALTERNATIVA CORRETA:
A) RAIO DE SOL NÃO VEIO POR QUÊ:
( ) CHOVIA MUITO
( ) VENTAVA BASTANTE
( ) ESTAVA ESCONDIDO
( ) ATRÁS DA NUVEM ESCURA
B) QUAL A ESTAÇÃO DO ANO O TEXTO LEMBRA:
( ) PRIMAVERA
( ) VERÃO
( ) OUTONO
( ) INVERNO
C) O PERSONAGEM PRINCIPAL É:
( ) RAIO DE SOL
( ) PÉ DE VENTO
( ) MARGARIDA TAGARELA
NO CADERNO ESCREVA:
MATEMÁTICA
(clique nas imagens abaixo para ampliar)
Bons estudos!!!
AULA Nº 12 DIA: 08/05/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE MAIO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
MATEMÁTICA
Olá!
Hoje a nossa atividade será realizada de uma forma diferente. Atente-se aos três passos a seguir:
1. Faça o cabeçalho acima em seu caderno.
2. Clique no link para realizar a sua atividade.
3. Leia tudo com muita atenção e siga as orientações.
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
INFORMÁTICA
A CADA SEMANA NOVOS VÍDEOS, JOGOS OU ATIVIDADES SERÃO POSTADAS PARA QUE VOCÊ POSSA APRIMORAR SEU APRENDIZADO DE UMA FORMA BEM DIVERTIDA. TUDO FOI PENSADO COM MUITO CARINHO PARA AUXILIAR A CADA UM DE VOCÊS COM OS CONTEÚDOS DE CLASSE.
AGORA VAMOS PARA UMA ATIVIDADE BEM DIVERTIDA? ENCONTRE AS PALAVRAS.
CAÇA PALAVRAS
( SE O JOGO NÃO ABRIR, CLIQUE AQUI PARA VER AS INSTRUÇÕES )
Nenhum comentário:
Postar um comentário