domingo, 19 de abril de 2020

5° ANO C - LIÇÕES DE 27/04 A 01/05

 AULA 4 - 27/04/2020

Hoje nossas aulas serão de Matemática e Português


Atividade de Matemática


Olá para realizar essa atividade

1º) Faça o cabeçalho em seu caderno

2º) Copie ou cole essa atividade em seu caderno

3º) Leia a atividade com muita atenção

4º) Faça todos os cálculos em seu caderno.

           5º) Abra o formulário e coloque as respostas que você encontrou.

*Não esqueça de preencher a chamada




1) Analise as multiplicações abaixo e marque um X na alternativa que está incorreta:

a) 4.568 X 22 = 100.496
b) 78.564 X 9 = 707.076
c) 65.975 X 5 = 329.872
d) 3.220 X 32 = 103.040


2) Uma livraria recebeu uma entrega com 9.254 livros, sendo que 848 são livros didáticos e os demais são livros infantis. Quantos livros infantis a livraria recebeu nesse pedido?

a) 10.102
b) 8.406
c) 848
d) 9.254


3) Para minha festa, comprei 1500 balas, dei 520 balas para minha mãe colocar na mesa, 360 balas para colocar nas lembrancinhas e o que sobrou para dar no final da festa. Quantas balas vou dar no final da festa?

a) 620 balas
b) 1.140 balas
c) 980 balas
d) 2.380 balas



4) Se um cavalo tem 4 patas. Quantas patas tem 2000 cavalos?

a) 2.004 patas
b) 500 patas
c) 6.000 patas
d) 8.000 patas


5) Comprei um CD de 50 reais, um DVD de 60 reais e um jogo de 250 reais. Quanto eu gastei no total?

a) 110 reais
b) 300 reais
c) 360 reais
d) 310 reais


6) Em um restaurante foram servidas 123 refeições na segunda-feira, 151 refeições na terça-feira e, na quarta-feira, 164. Considerando esses três dias, quantas refeições foram servidas?

a) 274
b) 315
c) 338
d) 438


7) A diretora de uma escola irá dividir 490 livros em 14 prateleiras. Quantos livros ela irá colocar em cada prateleira?

a) 45
b) 35
c) 38
d) 43


8) Uma livraria recebeu uma encomenda de 2.448 livros. A livraria tem que enviar esta encomenda pelo correio, porém cada caixa comporta apenas 9 livros. Quantas caixas serão necessárias para enviar todos os livros?

a) 272
b) 278
c) 448
d) 432


Depois de tudo conferido, clique no link abaixo para enviar suas respostas:


MATEMÁTICA








Para realizar a atividade de Português:

1º) Copie ou cole essa atividade em seu caderno

2º) Leia a atividade com muita atenção

3º) Responda as perguntas em seu caderno


1. Leia atentamente o texto abaixo:


       
A casa


Era uma caza
Muito engrasada
Não tinha teto
Não tinha nata
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha xão
Ninguém podia
Dormir na rrede
Porrque a casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque benico
Não timha ali
Mas era feita
Con muito esmero
 Na Rua dos Bobos
Número sero.

(Vinícius de Moraes)


1) Escreva os erros ortográficos que necessitam de correção no caderno.

R:______________________________________________

2) Reescreva o texto com a correção realizada.

R:_______________________________________________


Boa atividade!!!!




 AULA 5 - 28/04/2020

Atividade de Geografia

 Leia atentamente os textos abaixo e depois responda o questionário com base nos textos.

Meios de comunicação



Meios de comunicação são ferramentas que possibilitam a comunicação entre os indivíduos por meio da transferência de informações de forma individual ou em massa.

Meios de comunicação são ferramentas que possibilitam a comunicação entre os indivíduos, propiciando a difusão de informações. Esses veículos vêm sofrendo diversas transformações ao longo da evolução da sociedade, encurtando cada vez mais as distâncias entre os povos e acelerando a disseminação de informações.


Tipos

Existem dois tipos de meio de comunicação. São eles:

 Meio de comunicação individual
Ferramenta que possibilita o contato interpessoal e a disseminação de informações entre uma pessoa e outra ou entre grupos restritos. São exemplos: carta, telefone e internet (plataformas de mensagens instantâneas/bate-papo).

 Meio de comunicação social ou em massa
Ferramenta que possibilita comunicar a um número grande de pessoas, ou seja, transmitir informações em massa. São exemplos: televisão, rádio, internet (veículos de informação).

Principais meios de comunicação
Os diversos meios de comunicação existentes sofreram, ao longo dos anos, adaptações e transformações a fim de atender às demandas da sociedade, encurtando cada vez mais o tempo e o espaço.

 Meios de comunicação antigos
Escrita: utilização de códigos e sinais para transmitir informações entre os seres humanos. Foi desenvolvida de maneira independente entre as sociedades nas diversas regiões do mundo.

Telégrafo: meio de comunicação que permite a comunicação por meio de códigos (código Morse), baseados no sistema de pontos e traços. Foi criado na década de 1930 por Samuel Morse, nos Estados Unidos. O telégrafo chegou ao Brasil em 1957, com a primeira linha instalada no Rio de Janeiro.

Correio: meio de comunicação cujo sistema envolve envio de cartas, documentos e encomendas entre remetente e destinatário. É um dos meios de comunicação mais antigos, podendo ser privado ou público.

Jornal: é um meio de comunicação impresso. O primeiro jornal foi produzido em Roma, em 59 a.C., chamava-se Acta Diurna e anunciava notícias do governo. Era escrito em grandes placas brancas colocadas em locais públicos.

Rádio: é um meio de comunicação que possibilita a comunicação em massa, propagando informações codificadas por meio de sinal eletromagnético. A história do rádio teve início em 1860, quando as ondas de rádio foram descobertas.

Telefone: meio de comunicação eletroacústico que possibilita a transmissão de informação por meio da voz e de sinais sonoros. Foi inventado por volta da década de 1860 por Antonio Meucci, que o denominou de "telégrafo falante". No Brasil, as primeiras linhas eletrônicas foram instaladas no Rio de Janeiro.

Televisão: meio de comunicação eletrônico capaz de reproduzir imagens e áudios de forma instantânea, convertendo luz e som em ondas eletromagnéticas. O desejo de criar a televisão remonta ao século XIX.


Meios de comunicação antigos
Máquina de escrever, televisão e telefone são antigos meios de comunicação.

 



 Meios de comunicação atuais

 

Celular: meio de comunicação que faz a transmissão de voz e de dados por meio de ondas eletromagnéticas. Foi inventado em 1947 pela empresa de tecnologia Bell, nos Estados Unidos. Em 1956, a Ericsson reuniu diversas tecnologias e desenvolveu o celular chamado Ericsson MTA (Mobilie Telephony A).

Computador: máquina capaz de armazenar e processar dados. Com a invenção da internet, tornou-se um meio de comunicação.

Internet: rede que liga mundialmente milhões de computadores. É um dos meios de comunicação mais poderosos já desenvolvidos pelo homem, revolucionando a sociedade e a comunicação.

Meios de comunicação atuais

Os meios de comunicação atuais, como celulares e computadores, são repletos de tecnologias que permitem a comunicação instantânea.

 


Evolução dos meios de comunicação

 

A comunicação surgiu da necessidade do ser humano de passar informação uns aos outros. As primeiras formas de comunicação aconteceram por meio de sinais, gestos e sons. A escrita surgiu a partir dos primeiros registros de desenhos (pinturas rupestres) em cavernas, datados de 15.000 a.C., na África. Outros registros de escrita foram encontrados em outras partes do mundo, como os hieroglifos, no Egito.

Após o surgimento da escrita, a carta tornou-se um meio de comunicação bastante utilizado para enviar informações, estabelecendo uma comunicação interpessoal. Com a invenção da telefonia, esse meio de comunicação perdeu bastante espaço.

Uma das primeiras invenções tecnológicas de comunicação foi o telégrafo, um meio de comunicação de escrita à distância. O engenheiro francês Claude Chappe foi o primeiro a utilizar o termo "telégrafo", em 1790. Nesse ano, Chappe construiu uma ferramenta capaz de enviar letras e frases por meio de um sistema ótico.

Em 1835, Samuel Finley Morse criou o telégrafo prático e simples, que enviava mensagens a longas distâncias por meio do código Morse. Como sua criação fez um enorme sucesso, foram criadas linhas de transmissão elétrica ligando as cidades. Até por volta de 1877, os telégrafos eram responsáveis por todas as comunicações feitas a longas distâncias.

Cerca de 32 anos depois da primeira transmissão feita por um telégrafo, surgiu uma nova invenção: o telefone, modificando e transformando a comunicação entre os indivíduos. A invenção desse meio de comunicação foi atribuída, inicialmente, a Alexander Graham Bell, em 1876. No entanto, um congresso nos Estados Unidos reconheceu que o telefone foi inventado pelo italiano Antonio Meucci, em 1860.

Paralelamente à descoberta do telefone, surgiu a radiotransmissão. O rádio permitiu a transmissão de informação para várias pessoas por meio de ondas eletromagnéticas propagadas no ar. Sua primeira transmissão ocorreu em um evento esportivo para o jornal de Dublin.

O auge da utilização desse meio de comunicação foi durante a Primeira Guerra Mundial. Com o fim da guerra, o número de receptores de rádio na Europa e nos Estados Unidos aumentou. No Brasil, a primeira transmissão oficial ocorreu no ano de 1922. No ano de 1923, foi fundada a primeira emissora de rádio brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.

A invenção da televisão não foi datada como dos demais meios de comunicação, visto que seu desenvolvimento compreendeu períodos entre os anos de 1817 e 1920. As estações de TV surgiram ao longo da década de 1920. Por transmitir não só sons, mas também imagens por meio de um campo eletromagnético, a televisão é considerada uma evolução do rádio. Ao longo dos anos, a televisão evoluiu bastante e, hoje, está cada vez mais repleta de novas tecnologias, transmitindo imagens e sons em ótima qualidade.

Em 1947, a telefonia sofreu uma nova evolução. Surgiram, então, os aparelhos celulares, criados pelo laboratório de tecnologia Bell, nos Estados Unidos. Em 1956, a Ericsson lançou um modelo de celular, a partir daí, outras empresas, como a Motorola, passaram a criar celulares. Em 2007, o aparelho celular sofreu uma grande transformação com o lançamento de um smartphone sem teclados numéricos pela Apple.

Atualmente, os celulares são um dos meios de comunicação mais utilizados no mundo para fazer ligação, armazenar dados e transmitir informações individuais e em massa. Isso só foi possível com a criação do meio de comunicação que revolucionou o mundo: a internet.
Evolução dos meios de comunicação

Os meios de comunicação passaram por grandes transformações, tornando-se cada vez mais tecnológicos.


A invenção da internet modificou tudo aquilo que conhecíamos a respeito das formas de comunicação. Essa rede que integra mundialmente milhares de computadores foi capaz de aproximar pessoas, diminuindo longas distâncias e reduzindo o tempo de transmissão de uma informação.

A internet surgiu a partir de anotações de J. C. R. Licklider, um cientista da computação dos Estados Unidos. Esse cientista projetava uma colaboração mundial entre centros de pesquisas e, junto com outros pesquisadores, desenvolveu a Arpanet (em português, Rede da Agência para Projetos de Pesquisa Avançada), antecessora da internet. Computadores passaram a ligar-se à Arpanet, assim, as redes foram desenvolvendo-se.

Assim que permitiu a inclusão de outras redes, a Arpanet tornou-se o que conhecemos hoje como internet. Em 1990, surgiu o primeiro buscador. Em 1991, a internet foi aberta ao setor privado e ao domínio público.
A internet passou por diversas modificações e é um dos meios de comunicação mais dinâmicos e que mais se desenvolvem atualmente, incorporando diversos outros meios de comunicação. Muitos jornais e revistas passaram a ser on-line. Cartas deram lugar a e-mails. Assim, a sociedade transformou sua maneira de comunicar-se, enviando informações e trocando dados instantaneamente por meio dos celulares e computadores.



Os meios de comunicação podem transmitir informações em ferramentas impressas, como os jornais, e em ferramentas digitais, como os tablets.
Os meios de comunicação podem transmitir informações em ferramentas impressas, como os jornais, e em ferramentas digitais, como os tablets.

Link para realizar a atividade

29/04

Atividade de

Olá, para realizar essa atividade:

1º) Faça o cabeçalho em seu caderno
2º) Copie ou cole essa atividade em seu caderno
3º) Leia a atividade com muita atenção
4º) Responda as questões em seu caderno


Retomada de conteúdo - Substantivos (copiar no caderno)


Substantivo é uma classe de palavras que nomeia seres, objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros.

Substantivo Derivado

Os substantivos derivados são aquelas palavras que derivam de outras.
Exemplos: casarão (derivado de casa), folhagem (derivado de folha), chuvarada (derivado de chuva).

Atividades Substantivos Coletivos Gramática Ensino Fundamental


Atividades Substantivos Coletivos Gramática Ensino Fundamental

Após copiar toda a atividade em seu caderno responda.



Atividade de Matemática-Localização



Para realizar a atividade de Matemática, usaremos um formulário Google como tarefa.

Lembrando que Preencher o Google formulário é muito fácil:

Você precisa preencher todos os Campos que são obrigatórios, que são aqueles que possuem o * vermelho, caso contrário, você não conseguirá ir para a pergunta seguinte.
Para responder as questões é necessário escolher apenas 1 alternativa.

Leia a atividade com calma, não precisa ter pressa para responder, pois não tem tempo máximo.

Após o término, clique em "Ver Pontuação" e confira as respostas corretas de sua atividade e veja como foi o seu progresso.

Segue link

30/04

Olá para realizar as atividades de Ciências e Matemática:
1º) Faça o cabeçalho em seu caderno,
2º) Copie ou cole as atividades em seu caderno,
3º) Leia as atividades com muita atenção,
4º) Responda todos os exercícios em seu caderno.

Atividade de Ciências

O ar

Dando continuidade ao conteúdo, hoje vamos estudar sobre a poluição do ar e algumas medidas que podem ajudar a diminuir a poluição do ar.

POLUIÇÃO DO AR

Após assistir ao vídeo “O que é poluição do ar”, copie e responda as questões abaixo no caderno:

1. Explique com suas palavras o que é a poluição do ar.
R:


2. Cite algumas fontes de poluição do ar.
R:


3. Quais são os efeitos da poluição do ar na saúde humana?
R:



4. O que a chuva ácida causa na natureza?
R:

Atividade de Matemática 


1) Observe a tabela com o peso em gramas de algumas frutas. Em seguida calcule o peso total das frutas que estão na balança:



2) Conforme a tabela acima responda:
Quantas unidades de cada fruta você precisaria para comprar aproximadamente 1 kg(quilograma) delas?

Uma imagem contendo texto, screenshot, desenho

Descrição gerada automaticamente

a) De quantas frutas você conseguiu comprar exatamente 1 kg ?
R:_______________________________________


b) E de quantas unidades você precisou ?
R:_______________________________________

Boa atividade!! :-)

ARTE






(ABAIXO, segue o mesmo conteúdo digitado
para quem está com dificuldade para acessar o vídeo).

Formas Geométricas

As formas geométricas são um conjunto composto por alguns elementos fundamentais, como linha, ponto, espaço e plano.
 Observe algumas formas abaixo. Procure lembrar o nome de cada uma sem precisar ler.  

Agora que já vimos e relembramos algumas formas geométricas, vamos estudar um pouquinho mais sobre as texturas gráficas. Mas, afinal, o que são?

Texturas Gráficas

Textura gráfica é um elemento visual nas artes, ou melhor, são efeitos que podemos dar em um desenho através de traços repetidos, retas, na horizontal, na vertical, curvas, círculos e muitos outros. A textura serve para realçar um desenho, dar volume, preencher de forma criativa e esteticamente bonita. 

Veja exemplos de texturas gráficas abaixo:

ATIVIDADE 1


Agora vamos para a primeira atividade. Mas para isso precisaremos de uma folha e um lápis.    
Coloque sua folha em uma superfície plana, uma mesa e comece a desenhar  formas sem muita preocupação com que saiam retas, solte a mão, deixe ela
livre para rabiscar. Escolha as formas geométricas que quiser ou vir a sua cabeça.            
Depois que criar estar formas, você vai tentar preenchê-las com texturas gráficas. 
Se não lembrar olhe novamente nos exemplos  logo acima. 
Procure soltar a criatividade.              
Veja a minha folha como ficou. Escolhi fazer   a forma hexágono e um triângulo.
E dentro delas fiz diferentes texturas. Olha que legal ficou. E o seu como ficou?




ATIVIDADE 2

Prontos para a segunda parte?                       
Agora a proposta é criar figuras através das formas geométricas e utilizar dentro  delas texturas para preencher.   
Para a aula de hoje você deverá criar um ou mais animais  utilizando as formas geométricas e texturas gráficas. Escolha qual forma você quiser, e lembre-se quanto mais texturas mais bonito e divertido seu desenho vai parecer.  Além de criar um animal, faça também o cenário (o lugar onde este animal está). Por exemplo, se for um macaquinho, faça a floresta, se for um peixinho, o mar. Não esqueçam de fotografar e guardar as atividades para depois entregarem .
Veja abaixo o passo a a passo de dois animais que criei utilizando a s formas e as texturas. Este é apenas um exemplo. Quero que vocês criem animais diferentes, utilizando a imaginação. 

Achou legal? Então vamos criar agora!!! 

Boa Aula Crianças!

Exemplo 1 Cavalo Marinho


Exemplo 2 Onça Pintada


Meus desenhos finalizados. 
Percebam como as texturas gráficas e as formas também estão em todo o ambiente que meus animais estão. A pintura também ajudou para a minha criação ficar mais divertida. Agora é sua vez! Vamos fazer arte?!  


PEÇA AJUDA PARA TIRAREM UMA FOTO ENQUANTO VOCÊ FAZ SUA ATIVIDADE 1
E DEPOIS, SEGURANDO SEU TRABALHO FINAL.

Grande abraço, Professoras Edna e Luiza 



PARA CURTIR O FERIADO:


Para aproveitar o feriado e o final de semana, vamos postar aqui atividades bem bacanas . Chame a família para brincar com vocês.


1- Para quem gosta de dançar:

Clique aqui                                

 Mais um pouquinho                            


2- Para quem gosta de jogar:

Temos 3 LINKs dos passos e regras do jogo de damas.  Assistam quantas vezes quiserem e boa diversão.

Regras básicas (Nv 1):

Jogada para peças brancas (Nv2):

Como fazer seu tabuleiro:


Mandem uma foto da diversão no grupo e se cuidem!


3- Para quem gosta de ler:

Clique no link abaixo e veja quantos gibis o Marcelo separou para a sua diversão:
Escolha quantos você quiser e boa leitura!!

Biblioteca Interativa







Nenhum comentário: