08/06
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
Videoaula 2 de Matemática:
A ordem das dezenas de milhar - 5 ª ordem.
Vamos praticar!!
Copie o título abaixo em seu caderno 😉
1. Observe o número no quadro de valor, depois responda as questões abaixo:
a) Esse número tem _____ ordens e ____ classes.
b) O valor relativo do 5 é ________, do 3 é _________, do 8 é __________, do 1 é __________ e do 7 é ____________.
c) A escrita desse número é __________________________________________________________________________________________________
2. Coloque os números no quadro de valor e escreva como se leem (copie a tabela no seu caderno).
a) 1 dezena de milhar, 6 unidades de milhar, 5 centenas, 7 dezenas e 8 unidades.
__________________________________________________________________________________________________
b) 6 dezenas de milhar, 1 unidade de milhar, 3 centenas e 8 dezenas.
__________________________________________________________________________________________________
c) 7 dezenas de milhar, 4 unidades de milhar, 8 centenas e 9 unidades.
3. Escreva os números abaixo por extenso:
a) 38397 =
b) 13647 =
c) 26831 =
d) 37242 =
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
CAPÍTULO 3 - BIOMAS BRASILEIROS:
MATA ATLÂNTICA E AMAZÔNIA.
Copie esse título em seu caderno!
Clique nas imagens pra melhor visualização!😉
FLORESTA AMAZÔNICA
A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, se estende por 8 países e é o local onde se concentra uma das maiores diversidades de vida no planeta. É um bioma com vários rios, sendo o Amazonas o principal, que nasce na cordilheira dos Andes e deságua no Oceano Atlântico.
A floresta possui uma grande variedade de animais. São animais terrestres como aves e macacos, aquáticos como botos e peixes e invertebrados como borboletas, aranhas, besouros, formigas entre outros.
A Amazônia possui diversos ambientes com diferentes características. As partes mais baixas próximas dos rios são chamadas de Mata de Igapó, parte das raízes das arvores e das plantas fica submersa, ou seja, embaixo d’água. A maior parte da Amazônia é constituída de Mata de terra firme, com árvores altas e próximas umas das outras, tornando a floresta mais escura, e por fim temos as Matas de várzea, uma vegetação que fica alagada nas épocas de chuva. Nessas matas se encontram a seringueiras, árvore que libera o látex, substância usada na fabricação de borracha. Essa atividade foi muito importante na economia local e do Brasil.
Acredita-se que a Amazônia é habitada a mais de 20 mil anos. Vários povos indígenas conviveram com a floresta, consumindo apenas o necessário para sua sobrevivência. A extração ilegal de madeira, o povoamento irregular e a exploração dos recursos naturais vêm deteriorando cada vez mais esse bioma tão rico em diversidade de vida, como podemos ver na imagem abaixo.
Agora vamos responder às questões!
1.Observe a imagem e assinale a alternativa que corresponde, como era o Bioma Mata Atlântica 500 anos atrás?
(a) Preservado e habitado por povos indígenas.
(b) Parecido com os dias atuais.
(c) Era banhado pelo oceano atlântico.
2. Segundo as explicações acima, quais ecossistemas possui a Mata Atlântica?
(a) Amazônia e Montanha.
(b) Floresta Atlântica e litoral.
(c) Manguezais e Mata de Araucária.
3. Por qual razão as espécies correm risco de desaparecer nesse bioma?
(a) Pela destruição da mata
(b) Pela falta de água e comida
(c) Pelo envelhecimento das espécies.
4. Quais os três tipos de matas na Amazônia?
(a) Mata atlântica, matas virgens e mata fria.
(b) Mata de manguezais, mata de várzea e mata de terra firme.
(c) Mata de igapó, mata de terra firme e mata de várzea.
5. Quais ações colocam em risco a diversidade de vida na Floresta Amazônica?
(a) A extração ilegal de madeira, o povoamento irregular e a exploração dos recursos naturais.
(b) Os indígenas que moram nas florestas e caçam os animais.
(c) A vegetação que é bastante variada, com árvores de diversos tamanhos.
09/06
Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa ler e praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS às questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!
GRAMA (g) e MILIGRAMA (mg).
Copie esse título em seu caderno! 😉
Na terça passada (dia 02/06), iniciamos o estudo das grandezas e medidas de massa. Hoje iremos fazer alguns exercícios com as medidas de Grama e Miligrama.
Veja:
· Indicamos 1 miligrama por: 1 mg.
· 1 g = 1000 mg.
Vamos praticar!
1. Observe os preços praticados por uma empresa que presta serviços de envio e entrega de correspondência, em outubro de 2017, para o envio de carta comercial sem serviços adicionais. Depois, responda à questão.
2. Leia o texto e observe a ilustração e responda às questões abaixo.
Um farmacêutico estava verificando sua balança de precisão e, para sua satisfação, o aparelho estava em ordem. Então ele colocou na balança dois comprimidos de 500 miligramas cada um.
a. Quantos miligramas correspondem a 1 grama?
b. Se ele tivesse colocado na balança 4 comprimidos de 500 miligramas cada um, que valor apareceria no visor?
3. Uma fábrica usa 5 mg de essência em pó na produção de cada frasco de perfume. Para produzir 1000 frascos desse perfume, quantos gramas de essência em pó serão usados?
4. Observe a ilustração. Depois copie a tabela abaixo em seu caderno e complete-a, com a massa dos grãos de feijão aproximada.
Videoaula de Português: Gênero textual - Piadas.
Agora, vamos à atividade!
Leia a piada abaixo e depois responda às questões:
Piada 1
─ Por que vocês não fazem uma guerra às moscas neste restaurante?
O gerente respondeu:
─ Já fizemos. Mas as moscas ganharam.
Ziraldo
1. No trecho “Por que vocês não fazem uma guerra às moscas neste restaurante?” Os elementos destacados têm o sentido de:
( a ) Proteger as moscas do restaurante.
( b ) Cuidar das moscas do restaurante
( c ) Tentar eliminar as moscas do restaurante.
( d ) Ajudar as moscas do restaurante.
2. Por que havia tantas moscas no restaurante?
( a ) Porque o restaurante era limpo e as moscas queriam provar a comida.
( b ) Porque o restaurante era imundo.
( c ) Porque as moscas faziam companhia aos funcionários.
( d ) Porque o restaurante estava limpo e cheirando bem.
3. As moscas ganharam a guerra contra quem?
( a ) Contra o freguês.
( b ) Contra o gerente e os funcionários.
( c ) Contra outras espécies de moscas.
10/06
Olá!!
Aqui está um texto para que você possa ler e interpretar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS às questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!
O polvo Manuel era um polvo diferente que gostava de fazer amizades.
ORTOGRAFIA: L ou U.
O Polvo e o Rouxinol
O seu mais novo amigo era o rouxinol que adorava cantar para o sol.
E o polvo Manuel cismou que iria escrever um bilhete em papel azul para o seu amigo rouxinol, antes do almoço, pois à tarde o polvo tinha aula de Língua Portuguesa, o polvo estava aprendendo o alfabeto.
1. Complete as palavras abaixo com L ou U:
Po ___ vo Jorna ___
Pa ___ ma Minga ___
A ___ godão Degra ___
A ___ face A ___ to
Pince ___ Gra ___
Cafeza ___ Pa ___ mito
Chapé ___ Norma ___
Rouxino ___ Ca ___ le
2. Observe a ordem dos números e forme palavras:
a. 1 + 9 + 5=__________________
b. 2 + 10 = ___________________
c. 1 + 5= _____________________
d. 4 + 11=____________________
e. 7 + 5=______________________
f. 8 + 3=______________________
g. 4 + 6 + 12=_________________
h. 4 + 13 + 15=_______________
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
Imagem 1
O TRABALHO NA PRODUÇÃO DO AÇÚCAR
Copie o título em seu caderno!
Na casa da moenda, a cana era espremida para se extrair seu caldo. Este era transportado em recipientes de madeira para a casa das fornalhas. Nesse local, o caldo era cozido até se transformar em melaço.
O melaço seguia então para a casa de purgar, onde era coado e colocado em fôrmas de barro. Ali, durante cerca de dois meses, o melaço endurecia e era purificado. Depois, os chamados pães de açúcar eram retirados das fôrmas e expostos ao sol.
O açúcar era então pesado e embalado em caixas, com destino à Europa. Uma parte da produção era consumida no próprio engenho.
Pieter van der Aa. Representação de um engenho no
nordeste brasileiro, cerca de 1729. Gravura.
O ENGENHO
A maior parte das terras do engenho era reservada ao canavial. Uma parte das matas era mantida para fornecer lenha às fornalhas. Além do canavial e das matas, diversos tipos de construções faziam parte do engenho.
A vida no engenho girava em torno de seu proprietário, o senhor de engenho. Ele era a autoridade máxima e controlava toda a vida no engenho. Nem todas as propriedades rurais possuíam o maquinário. Pequenas e médias propriedades pagavam a um senhor de engenho pelo uso de sua maquinaria.
Observe a imagem abaixo e conheça melhor um engenho.
Imagem 2
Nesta imagem da segunda metade do século 17, observa-se o tripé constituído por engenho, casa grande e capela. Ao fundo, vêem-se casas dispersas na paisagem - moradias de escravos e de lavradores de cana radicados próximos aos engenhos. Nota-se também detalhes da vida de um engenho real, isto é, movido por roda d'água: casa de moenda, casa de purgar e batimento dos pães de açúcar ao ar livre.
Copie e responda às questões em seu caderno
1. Responda C para CERTO e E para ERRADO nas afirmações abaixo.
( ) Para extrair o caldo da cana era necessário o uso de máquinas modernas que utilizavam energia elétrica.
( ) O caldo extraído da cana se chamava melaço.
( ) melaço precisava de dois meses para ser purificado até se tornar o açúcar.
( ) O açúcar era pesado, embalado e depois seguia com destino às Américas.
2. O trabalho com a cana-de-açúcar era pesado e difícil por ser realizado com as mãos, sem a ajuda de máquinas industriais. Quem realizava esse trabalho?
( A ) Os indígenas.
( B ) Os imigrantes.
( C ) Os portugueses.
( D ) Os escravos.
3. O que era a Senzala? E o que era a Casa grande? Você pode pesquisar na internet!
Nenhum comentário:
Postar um comentário