domingo, 26 de abril de 2020

4° ANO - LIÇÕES DE 08/06 A 10/06


08/06



1. Faça o cabeçalho em seu caderno.















Videoaula 2 de Matemática: 
A ordem das dezenas de milhar - 5 ª ordem.


 Vamos praticar!!
                     Copie o título abaixo em seu caderno 😉
1. Observe o número no quadro de valor, depois responda as questões abaixo:

a) Esse número tem _____ ordens e ____ classes.

b) O valor relativo do 5 é ________, do 3 é _________, do 8 é __________, do 1 é __________ e do 7 é ____________.

c) A escrita desse número é __________________________________________________________________________________________________

2. Coloque os números no quadro de valor e escreva como se leem (copie a tabela no seu caderno).
a) 1 dezena de milhar, 6 unidades de milhar, 5 centenas, 7 dezenas e 8 unidades.

__________________________________________________________________________________________________
b) 6 dezenas de milhar, 1 unidade de milhar, 3 centenas e 8 dezenas.
__________________________________________________________________________________________________
c) 7 dezenas de milhar, 4 unidades de milhar, 8 centenas e 9 unidades.

3. Escreva os números abaixo por extenso: 
a) 38397 = 
b) 13647 = 
c) 26831 = 
d) 37242 =
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.

CAPÍTULO 3 - BIOMAS BRASILEIROS:
MATA ATLÂNTICA E AMAZÔNIA.
Copie esse título em seu caderno!


Clique nas imagens pra melhor visualização!😉

FLORESTA AMAZÔNICA

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, se estende por 8 países e é o local onde se concentra uma das maiores diversidades de vida no planeta. É um bioma com vários rios, sendo o Amazonas o principal, que nasce na cordilheira dos Andes e deságua no Oceano Atlântico.
A floresta possui uma grande variedade de animais. São animais terrestres como aves e macacos, aquáticos como botos e peixes e invertebrados como borboletas, aranhas, besouros, formigas entre outros.
A Amazônia possui diversos ambientes com diferentes características. As partes mais baixas próximas dos rios são chamadas de Mata de Igapó, parte das raízes das arvores e das plantas fica submersa, ou seja, embaixo d’água. A maior parte da Amazônia é constituída de Mata de terra firme, com árvores altas e próximas umas das outras, tornando a floresta mais escura, e por fim temos as Matas de várzea, uma vegetação que fica alagada nas épocas de chuva. Nessas matas se encontram a seringueiras, árvore que libera o látex, substância usada na fabricação de borracha. Essa atividade foi muito importante na economia local e do Brasil.
Acredita-se que a Amazônia é habitada a mais de 20 mil anos. Vários povos indígenas conviveram com a floresta, consumindo apenas o necessário para sua sobrevivência. A extração ilegal de madeira, o povoamento irregular e a exploração dos recursos naturais vêm deteriorando cada vez mais esse bioma tão rico em diversidade de vida, como podemos ver na imagem abaixo.

  Agora vamos responder às questões!

1.Observe a imagem e assinale a alternativa que corresponde, como era o Bioma Mata Atlântica 500 anos atrás?


(a) Preservado e habitado por povos indígenas.
(b) Parecido com os dias atuais.
(c) Era banhado pelo oceano atlântico.

2. Segundo as explicações acima, quais ecossistemas possui a Mata Atlântica?

(a) Amazônia e Montanha.
(b) Floresta Atlântica e litoral.
(c) Manguezais e Mata de Araucária.

3. Por qual razão as espécies correm risco de desaparecer nesse bioma?

(a) Pela destruição da mata
(b) Pela falta de água e comida
(c) Pelo envelhecimento das espécies.

4. Quais os três tipos de matas na Amazônia?

(a) Mata atlântica, matas virgens e mata fria.
(b) Mata de manguezais, mata de várzea e mata de terra firme.
(c) Mata de igapó, mata de terra firme e mata de várzea.

5. Quais ações colocam em risco a diversidade de vida na Floresta Amazônica?

(a) A extração ilegal de madeira, o povoamento irregular e a exploração dos recursos naturais.
(b) Os indígenas que moram nas florestas e caçam os animais.
(c) A vegetação que é bastante variada, com árvores de diversos tamanhos.



09/06





Olá!!

Aqui estão alguns exercícios para que você possa ler e praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS às questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!



GRAMA (g) e MILIGRAMA (mg).
Copie esse título em seu caderno! 😉

  Na terça passada (dia 02/06), iniciamos o estudo das grandezas e medidas de massa. Hoje iremos fazer alguns exercícios com as medidas de Grama e Miligrama.

Veja:  
·       Indicamos 1 miligrama por: 1 mg.
·       1 g = 1000 mg.

Vamos praticar!

1. Observe os preços praticados por uma empresa que presta serviços de envio e entrega de correspondência, em outubro de 2017, para o envio de carta comercial sem serviços adicionais. Depois, responda à questão.


·       Cecília enviou 4 cartas comerciais: 2 com 15 gramas cada uma e 2 com 76 gramas cada uma. Quanto ela pagou pelo envio dessas correspondências?


2. Leia o texto e observe a ilustração e responda às questões abaixo.


 Um farmacêutico estava verificando sua balança de precisão e, para sua satisfação, o aparelho estava em ordem. Então ele colocou na balança dois comprimidos de 500 miligramas cada um.




a. Quantos miligramas correspondem a 1 grama?

b. Se ele tivesse colocado na balança 4 comprimidos de 500 miligramas cada um, que valor apareceria no visor?


3. Uma fábrica usa 5 mg de essência em pó na produção de cada frasco de perfume. Para produzir 1000 frascos desse perfume, quantos gramas de essência em pó serão usados?


4. Observe a ilustração. Depois copie a tabela abaixo em seu caderno e complete-a, com a massa dos grãos de feijão aproximada.








Videoaula de Português: Gênero textual - Piadas.


Agora, vamos à atividade!

Leia a piada abaixo e depois responda às questões:

Piada 1

O restaurante estava imundo. O freguês, revoltado mandou chamar o gerente:
Por que vocês não fazem uma guerra às moscas neste restaurante?
O gerente respondeu:
Já fizemos. Mas as moscas ganharam.
Ziraldo

1. No trecho “Por que vocês não fazem uma guerra às moscas neste restaurante?” Os elementos destacados têm o sentido de:


( a ) Proteger as moscas do restaurante.
( b ) Cuidar das moscas do restaurante
( c ) Tentar eliminar as moscas do restaurante.
( d ) Ajudar as moscas do restaurante.

2. Por que havia tantas moscas no restaurante?

( a ) Porque o restaurante era limpo e as moscas queriam provar a comida.
( b ) Porque o restaurante era imundo.
( c ) Porque as moscas faziam companhia aos funcionários.
( d ) Porque o restaurante estava limpo e cheirando bem.

3. As moscas ganharam a guerra contra quem?

( a ) Contra o freguês.
( b ) Contra o gerente e os funcionários.
( c ) Contra outras espécies de moscas.
( d ) As moscas perderam a guerra.       


            

10/06

Olá!!

Aqui está um texto para que você possa ler e interpretar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS às questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!


ORTOGRAFIA: L ou U.








O Polvo e o Rouxinol

      O polvo Manuel era um polvo diferente que gostava de fazer amizades.

      O seu mais novo amigo era o rouxinol que adorava cantar para o sol.
      E o polvo Manuel cismou que iria escrever um bilhete em papel azul para o seu amigo rouxinol, antes do almoço, pois à tarde o polvo tinha aula de Língua Portuguesa, o polvo estava aprendendo o alfabeto.









1. Complete as palavras abaixo com L ou U:

Po ___ vo                          Jorna ___
Pa ___ ma                        Minga ___
A ___ godão                      Degra ___
A ___ face                         A ___ to
Pince ___                          Gra ___
Cafeza ___                        Pa ___ mito
Chapé ___                        Norma ___
Rouxino ___                     Ca ___ le

2. Observe a ordem dos números e forme palavras: 



a. 1 + 9 + 5=__________________
b. 2 + 10 = ___________________
c. 1 + 5= _____________________
d. 4 + 11=____________________
e. 7 + 5=______________________
f. 8 + 3=______________________
g. 4 + 6 + 12=_________________
h. 4 + 13 + 15=_______________


1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.



O TRABALHO NA PRODUÇÃO DO AÇÚCAR
Copie o título em seu caderno!

Na casa da moenda, a cana era espremida para se extrair seu caldo. Este era transportado em recipientes de madeira para a casa das fornalhas. Nesse local, o caldo era cozido até se transformar em melaço.
O melaço seguia então para a casa de purgar, onde era coado e colocado em fôrmas de barro. Ali, durante cerca de dois meses, o melaço endurecia e era purificado. Depois, os chamados pães de açúcar eram retirados das fôrmas e expostos ao sol. 
O açúcar era então pesado e embalado em caixas, com destino à Europa. Uma parte da produção era consumida no próprio engenho. 

                                     Imagem 1
Pieter van der Aa. Representação de um engenho no 
nordeste brasileiro, cerca de 1729. Gravura.

O ENGENHO


A maior parte das terras do engenho era reservada ao canavial. Uma parte das matas era mantida para fornecer lenha às fornalhas. Além do canavial e das matas, diversos tipos de construções faziam parte do engenho.

A vida no engenho girava em torno de seu proprietário, o senhor de engenho. Ele era a autoridade máxima e controlava toda a vida no engenho. Nem todas as propriedades rurais possuíam o maquinário. Pequenas e médias propriedades pagavam a um senhor de engenho pelo uso de sua maquinaria.

Observe a imagem abaixo e conheça melhor um engenho.

Imagem 2

Nesta imagem da segunda metade do século 17, observa-se o tripé constituído por engenho, casa grande e capela. Ao fundo, vêem-se casas dispersas na paisagem - moradias de escravos e de lavradores de cana radicados próximos aos engenhos. Nota-se também detalhes da vida de um engenho real, isto é, movido por roda d'água: casa de moenda, casa de purgar e batimento dos pães de açúcar ao ar livre.

Copie e responda às questões em seu caderno

1. Responda para CERTO e E para ERRADO nas afirmações abaixo.

(  ) Para extrair o caldo da cana era necessário o uso de máquinas modernas que utilizavam energia elétrica.

(  ) O caldo extraído da cana se chamava melaço.

(  )  melaço precisava de dois meses para ser purificado até se tornar o açúcar.

(  ) O açúcar era pesado, embalado e depois seguia com destino às Américas.

2. O trabalho com a cana-de-açúcar era pesado e difícil por ser realizado com as mãos, sem a ajuda de máquinas industriais. Quem realizava esse trabalho?

( A ) Os indígenas.
( B ) Os imigrantes.
( C ) Os portugueses.
( D ) Os escravos.

3. O que era a Senzala? E o que era a Casa grande? Você pode pesquisar na internet! 

4. Quem são as pessoas que aparecem na imagem 2? O que elas estão fazendo?







Nenhum comentário: