domingo, 19 de abril de 2020

5° ANO C - LIÇÕES DE 04/05 A 08/05

04/05


As atividades de hoje deverão ser feitas no caderno!



Olá, Pessoa!!!!

Para a realização desta atividade, vocês deverão:

1- Fazer o cabeçalho em seu caderno.

2- Copiar as O TITULO E AS PERGUNTAS em seu caderno. Para isso, sugiro que Print a Tela e realize a atividade fora da internet. OU, poderá imprimir e colar no caderno.

3- Ler a atividade com bastante atenção!! Se for necessário deverá ler mais de uma vez.

4- Depois, é só responder as questões!!!


Leia o texto e, a seguir, responda as questões 1,2, 3 e 4. 

No Dia da Criança, nova série mostra a infância de meninos no Rio São Francisco
Gabriela Romeu 
Colaboração para a Folha, em Matias Cardoso (MG) 

Imagine ter um rio como quintal! No Quilombo da Lapinha, em Matias Cardoso (Minas Gerais), as crianças brincam, nadam, pescam, tomam banho e lavam roupa no Rio São Francisco, mais conhecido como Velho Chico. Se perguntar a algum menino ou menina quem o ensinou a nadar, a resposta vem mais ou menos como aquela música do folclore que diz que foram “os peixinhos do mar”. 
“Aqui, foi a piaba que me ensinou a nadar”, brinca Tainara Batista da Conceição, 13 anos, que engoliu uma aos nove anos de idade. 
É tradição por lá as crianças engolirem o peixinho vivo, que acabou de ser pescado no rio. 
Hora boa para pegar piabinhas é quando vão lavar louça na beira do rio. “Dá para pegar com peneira ou escorredor”, diz Adriane de Oliveira Paz, 13, que todo dia cruza o Velho Chico de canoa para ir à escola. 
Assim como seus pais, as crianças respeitam o rio e suas “águas valentes”. Ele garante muitas vezes o sustento nas refeições e ainda alimenta o imaginário com seus encantos. 
Um deles é o Caboclo-d’Água, um tanto temido pelas crianças. Jogar pedra no rio, nunca. “O Caboclo não gosta e se irrita”, diz Paulo Henrique Batista da Conceição, 14. 
E como o Caboclo é? Mal a pergunta chega ao fim, e as crianças saem correndo da água. “Dizem que ele vem pegar, não pode falar dele no rio, não, moça”, avisa Darkcion José de Oliveira Alves, 12. 
Depois, longe do Velho Chico, vieram à tona as histórias. Tatiane Batista da Conceição, 10, descreve o Caboclo como “bem moreninho e com cabelo bem ‘pretim’. Numa parte dele é peixe e na outra, gente”. 
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/20 
13/10/1355429-no-dia-da-crianca-nova-serie-mostra-a-infancia-de-criancas-no-rio-sao-francisco.shtml>. Acesso em: 10 maio 2016. 


1. No trecho “‘Dizem que ele vem pegar, não pode falar dele no rio, não, moça...” (parágrafo 8), o termo “dele” refere-se ao

(A) rio. 
(B) peixinho. 
(C) Velho Chico. 
(D) Caboclo-d’Água. 

2. De acordo com o texto, as crianças engolem piabinhas vivas para

(A) se alimentar. 
(B) aprender a nadar. 
(C) preservar o folclore. 
(D) irritar o Caboclo-d’Água. 

3. Qual trecho apresenta uma opinião?

(A) “No Quilombo da Lapinha, em Matias Cardoso (Minas Gerais), as crianças brincam, nadam, pescam...” 
(B) “Hora boa para pegar piabinhas é quando vão lavar louça na beira do rio.” 
(C) “Mal a pergunta chega ao fim, e as crianças saem correndo da água.” 
(D) “Depois, longe do Velho Chico, vieram à tona as histórias.” 

4. No trecho “É tradição por lá as crianças engolirem o peixinho vivo...”, o termo “lá” indica

(A) lugar. 
(B) tempo. 
(C) negação. 
(D) intensidade.


_________x________
Atividade de Matemática-Educação Estatística 

(copie a tabela e as questões em seu caderno, sem seguida responda)
Crianças aprendendo matemática com ilustração de livros abertos ...

Copie a tabela em seu caderno e com base nela responda as questões abaixo:



Com base nas informações responda às questões:

1)             Qual foi a diferença de gols entre o Náutico e o time campeão?
R:


2)             Quantos pontos o América e o Internacional tiveram juntos?
 R:



3)             Quais times têm a mesma quantidade de pontos? Quantos gols cada um deles fez?
 R:


4)             Qual a diferença de gols do Ceará para o América?
 R:


5)             Quantos pontos os times apresentados na tabela fizeram ao todo?
 R:


6) Quantos gols foram feitos ao todo? 
       R:


Boa Atividade!!!!






05/05


Para realizar a atividades de Geografia e Matemática, usaremos um formulário Google como tarefa.

Lembrando que Preencher o Google formulário é muito fácil:

Você precisa preencher todos os Campos que são obrigatórios, que são aqueles que possuem o * vermelho, caso contrário, você não conseguirá ir para a pergunta seguinte.
Para responder as questões é necessário escolher apenas 1 alternativa.

*Leia a atividade com calma, não precisa ter pressa para responder, pois não tem tempo máximo.

Após o término, clique em "Ver Pontuação" e confira as respostas corretas de sua atividade e veja como foi o seu progresso.

Atividade de Geografia

Leia atentamente os textos abaixo e depois responda o questionário com base nos textos.

Transportes no Brasil

O Brasil é um país com dimensões continentais, por esse motivo, é necessária uma ampla rede articulada que ligue os diferentes pontos do território nacional a fim de propiciar o melhor deslocamento de pessoas e mercadorias.
Além disso, para que o país possa ampliar as exportações, importações e, principalmente, os investimentos estrangeiros, é necessário que os meios de transporte ofereçam condições para que os empreendedores tanto do meio agrário quanto do meio industrial possam ter condições de exercer suas funções sociais.
Os Transportes no Brasil reúnem os mais diversos tipos de meios de transportes, ou seja, os terrestres, aquáticos, duto viários e aéreos.
Os setores de transportes no país têm se expandido e melhorado em diversos aspectos nas últimas décadas, o que não significa que esteja satisfatório.


Meios de Transporte- O transporte rodoviário

O transporte mais utilizado no país, seja para o transporte de carga ou de pessoas, é, sem dúvida, o transporte terrestre rodoviário, realizado pelas estradas e rodovias, por veículos como carro, ônibus, caminhão, dentre outros.

Ela faz a integração das diferentes partes do território brasileiro. Esse quadro começou a mudar ao longo do século XX, destacando-se a construção da capital Brasília. Assim, rodovias como Belém-Brasília, Cuiabá-Porto Velho e tantas outras tinham como preocupação estabelecer a ligação entre pontos e localidades até então desconectados.
Em geral, as estradas costumam ter um custo de manutenção mais elevado do que outros meios de transporte, além de um maior gasto com combustíveis e veículos.

Trecho da rodovia Belém-Brasília em Tocantins (BR-153) ¹Trecho da rodovia Belém-Brasília em Tocantins (BR-153


Apesar disso, a qualidade das rodovias no Brasil é bastante ruim, além da larga quantidade de estradas não pavimentadas.


O transporte ferroviário

O sistema ferroviário integra poucas áreas do território brasileiro. As primeiras ferrovias foram implantadas na década de 1850 para transportar produtos agrícolas e minerais aos portos para a exportação. Além de ser  adequado a longas distancias , o transporte ferroviário tem como vantagem a baixa emissão de poluentes e a grande capacidade de cargas.
Hoje, a rede ferroviária brasileira tem basicamente a mesma função que tinham as primeiras ferrovias do país: o transporte de produtos agrícolas e minerais em direção aos portos do litoral, de onde são exportados.
Atualmente o Brasil possui 30.000 km de ferrovias para tráfego
Atualmente o Brasil possui 30.000 km de ferrovias para tráfego


O transporte aquaviário

Ocorrem nas hidrovias (vias de água), sendo classificadas em: marítimos (mar), fluviais (rios) e lacustre (lagos e lagoas).
Dentre os transportes aquáticos (fluvial, lacustre e marítimo), o transporte fluvial é o mais frequente no país, que conta com 16 hidrovias e 20 portos fluviais, sendo mais usado na região norte, tanto para o transporte de mercadorias quanto para o de pessoas. Nesse ínterim, vale lembrar que há muito rios navegáveis no país, entretanto, nos últimos anos vêm sofrendo com as secas e o assoreamento, impedindo a transição das grandes embarcações.
O Transporte Marítimo - Aula de Geografia Enem



O transporte aquaviário é apontado como meio de transporte mais barato e o que menos consome energia. Também é considerado o mais indicado para mover grandes volumes a grandes distâncias.

O transporte aéreo

  É o movimento de pessoas e mercadorias pelo ar com a utilização de aviões, balões, dirigíveis ou helicópteros. O transporte aéreo é usado preferencialmente para movimentar passageiros, carga e mercadorias urgentes ou de alto valor, pois percorre longas distâncias em pouco tempo.
Transporte Aéreo

Responda as perguntas do texto acessando o link abaixo:

__________________X__________________

Atividade de Matemática
-Leitura e interpretação de gráfico




Você poderá realizar a atividade acessando o link abaixo:




06/05

A importância do domínio do português no mercado de trabalho ...
Olá ! Para realizar a atividade de Língua portuguesa:
1º) Faça o cabeçalho em seu caderno.
2º) Leia as atividades com muita atenção.
3º) Responda todos os exercícios em seu caderno.

Relembrando o conteúdo que já vimos em sala de aula:

Silaba Tônica

Numa palavra, a sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior força e intensidade.

Exemplos de sílabas tônicas:
        Amizade: a-mi-ZA-de
        Verão: ve-RÃO
        Música: -si-ca
        Geladeira: ge-la-DEI-ra

As sílabas restantes de uma palavra são pronunciadas com menor força e intensidade, sendo chamadas de sílabas átonas.
Conforme a posição da sílaba tônica nas palavras, elas são classificadas em: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

Oxítonas
As palavras são oxítonas quando a última sílaba da palavra é a sílaba tônica:
        arroz (ar-roz);
        saci (sa-ci);
        tabu (ta-bu);
        troféu (tro-féu);

Paroxítonas
As palavras são paroxítonas quando a penúltima sílaba da palavra é a sílaba tônica:
        menino (me-ni-no);
        perdidos (per-di-dos);
        felicidade (fe-li-ci-da-de);
        revólver (re-vól-ver);

Proparoxítonas
As palavras são proparoxítonas quando a antepenúltima sílaba da palavra é a sílaba tônica:
        lâmpada (lâm-pa-da);
        último (úl-ti-mo);
        matemática (ma-te--ti-ca);
        ângulo (ân-gu-lo);

Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas graficamente.

Assista ao vídeo abaixo que falará um pouco mais sobre silaba tônica!

SÍLABA TÔNICA



Agora, copie o exercício no caderno e responda o que se pede.

1.Separe as palavras em sílabas, circule a sílaba tônica e depois classifique-as em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
_________X__________

Licenciatura em História

Para realizar a atividade de História, acesse o link abaixo e responda no Google Formulários, conforme você já foi orientado nas atividades anteriores.
Essa atividade é composta por videos e perguntas, assista aos vídeos e depois responda as perguntas.



SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS


Boa atividade!!




07/05


Para a realização das atividades de Matemática e Ciências, vocês deverão:

1- Fazer o cabeçalho em seu caderno.

2- Copiar ou imprimir e colar no caderno.

3- Ler a atividade com bastante atenção!! Se for necessário deverá ler mais de uma vez.

4- Depois, é só responder as questões!!!


MATEMÁTICA- Medida de tempo

Como administrar melhor seu tempo - Global Empregos

Hoje, as unidades responsáveis por registrarem e orientarem o nosso cotidiano são as seguintes: século, década, ano, mês, dia, hora, minuto, segundo. Lembrando que:

Século – 100 anos
Década – 10 anos
Ano – aproximadamente 365 dias
Mês – 30 e 31 dias
Dia – 24 horas
Hora – 60 minutos
Minuto – 60 segundos


Com base na explicação resolva as situações-problemas abaixo:

1) Joana saiu de casa de manhã às 8 horas e 20 minutos e voltou às 11 horas e 20 minutos do mesmo dia. Quanto tempo Joana ficou fora de casa?   

(A) 2 horas e 10 minutos. 
(B) 2 horas e 50 minutos. 
(C) 3 horas e 00 minutos.
(D) 3 horas e 50 minutos. 


2) Ontem começou a chover às 15 horas e a chuva só parou hoje às 20 horas da noite. Quanto tempo ficou chovendo?

(A) 5 horas
(B) 11 horas
(C) 17 horas
(D) 29 horas


3) Marcos e Alexandre foram assistir a um filme que tem duração 60 minutos. O filme começou às 12 horas e 45 minutos.  
A que horas esse filme vai terminar? 

A) 13 horas e 15 minutos 
B) 13 horas e 45 minutos 
C) 14 horas e 15 minutos 
D) 14 horas e 45 minutos 


4) Faltam 5 semanas e 5 dias para Antônio completar 9 anos. Quantos dias faltam para o aniversário de Antônio?   

(A) 10
(B) 14
(C) 19
(D) 40


5) Um operário inicia seu trabalho na fábrica todos os dias às 8 horas e termina suas  atividades às 14 horas. Quantas horas este operário fica na fábrica?

(A) 5 horas
(B) 6 horas
(C) 7 horas
(D) 8 horas

_______________X______________

Atividade de Ciências


AR

Signos do Ar: o triângulo de aéreo e de espírito livre - WeMystic ...



Depois de ter assistido ao vídeo, escreva em seu caderno iniciativas positivas para melhorar a qualidade do ar e a sua saúde.


BOA ATIVIDADE!!!



08/05

Para realizar a atividades de Português, usaremos um formulário Google como tarefa.


Lembrando que Preencher o Google formulário é muito fácil:

Você precisa preencher todos os Campos que são obrigatórios, que são aqueles que possuem o * vermelho, caso contrário, você não conseguirá ir para a pergunta seguinte.
Para responder as questões é necessário escolher apenas 1 alternativa.


*Leia a atividade com calma, não precisa ter pressa para responder, pois não tem tempo máximo.

Após o término, clique em "Ver Pontuação" e confira as respostas corretas de sua atividade e veja como foi o seu progresso.
A importância do domínio do português no mercado de trabalho ...


Para acessar a atividade de Português clique no link abaixo:

ORTOGRAFIA

Boa Atividade!!!!


INFORMÁTICA 




A CADA SEMANA NOVOS VÍDEOS, JOGOS OU ATIVIDADES SERÃO POSTADAS PARA QUE VOCÊ POSSA APRIMORAR SEU APRENDIZADO DE UMA FORMA BEM DIVERTIDA. TUDO FOI PENSADO COM MUITO CARINHO PARA AUXILIAR A CADA UM DE VOCÊS COM  OS CONTEÚDOS DE CLASSE.


AGORA VAMOS PARA UMA ATIVIDADE BEM DIVERTIDA? ENCONTRE AS PALAVRAS.

CAÇA PALAVRAS



( SE O JOGO NÃO ABRIR, CLIQUE AQUI PARA VER AS INSTRUÇÕES )


EDUCAÇÃO FÍSICA

A PROFESSORA MÁRCIA GRAVOU UM VÍDEO BEM LEGAL PARA VOCÊ FAZER EXERCÍCIOS. 

CHAME A SUA FAMÍLIA E VAMOS COMEÇAR A AULA.

ALONGAMENTO









Nenhum comentário: