Você está recebendo as atividades feitas pelos professores dos 3º anos!
Todos os dias iremos postar novas atividades para que você possa fazer aí em sua casa em total segurança durante este isolamento social.
Todas as atividades devem ser feitas pelos alunos, com a supervisão de um responsável.
Todas as atividades devem ser feitas pelos alunos, com a supervisão de um responsável.
Se precisar, peça ajuda de um adulto para fazer a leitura da atividade e explicar a comanda solicitada. Caso tenha a possibilidade de imprimir as atividades, pode colar no caderno.
Nesta página deixaremos algumas orientações básicas para que você possa seguir.
Antes de qualquer coisa, responda a "CHAMADA" logo acima, clicando e colocando seu nome no formulário. Ela registrará a sua presença nas aulas. Faça isso todos os dias.
Antes de qualquer coisa, responda a "CHAMADA" logo acima, clicando e colocando seu nome no formulário. Ela registrará a sua presença nas aulas. Faça isso todos os dias.
Vamos lá para outras orientações!
1º Defina um tempo para o estudo, estabelecendo um horário fixo, um local adequado, livre de distrações.
1º Defina um tempo para o estudo, estabelecendo um horário fixo, um local adequado, livre de distrações.
2º Para os textos de Português, apenas leia e copie as perguntas e as respostas em seu caderno.
3º Todos os problemas de Matemática devem ser copiados.
4º Faça tudo com muito capricho e organização.
5º Não esqueça de utilizar a letra maiúscula e as pontuações adequadas sempre que necessário.
6º Leia as instruções no início de cada atividade.
Tenha uma boa aula!
Com carinho, Professores dos 3º anos.
AULA Nº 1 DIA 22/04/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE ABRIL DE 2020
PORTUGUÊS
1 – Decifre o enigma e descubra a mensagem do texto:
2 – Com a ajuda da sua família, relacione a mensagem do enigma com o que estamos vivendo nesse momento e escreva a opinião de vocês. (Tire uma foto e me envie pelo whatsapp. Quero muito saber a opinião de vocês).
3 – Escreva uma carta para um amigo contando as novidades e dizendo como se cuidar.
- Local, data
- Destinatário
- Mensagem
- Despedida
- Remetente
NO CADERNO ESCREVA:
MATEMÁTICA
1- Vamos recordar:
Clique no quadro numérico e responda:
a) A sequência numérica acima começa com qual número?
b) A sequência numérica acima termina com qual número?
c) O número que está entre 905 e 907 é:
d) O número que está entre 922 e 924 é:
e) O número que está entre 967 e 969 é:
f) O número que está antes do 980 é:
g) O número que está depois do 999 é:
2- Escreva por extenso:
907-
929-
952-
984-
1000-
Desejamos a todos um bom estudo!
Estamos com saudades.
AULA Nº 2 DIA 23/04/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA 23 DE ABRIL DE 2020
PORTUGUÊS
( Leia o texto abaixo. Copie no caderno só o título, as perguntas e as respostas)
( Leia o texto abaixo. Copie no caderno só o título, as perguntas e as respostas)
O CAIPORA
Caipora, em tupi, quer dizer ‘habitante do mato’. Reza a lenda que essa criatura protege as plantas, os animais, os rios e as cachoeiras, aparecendo sempre muito depressa para assustar qualquer estranho.
Dizem que o caipora é pequeno, cabeludo, tem a pele vermelha e um olho só. Não parece alguém que a gente tenha muita vontade de encontrar. Mas Cauê encontrou.
Cauê era um jovem indígena, um tanto rebelde, que resolveu fugir de sua aldeia para se isolar no mato. Passou a viver distante dos outros índios, longe do aprendizado de sua tribo e começou a fazer coisas erradas. Arrancava folhas, desperdiçava comida, arremessava pedras e mais pedras no rio…
Não demorou para que o caipora farejasse aquela desordem na mata. Montado em seu porco selvagem, saiu para ver o que estava acontecendo. Galopou em alta velocidade, abrindo espaço entre veados, coelhos, capivaras e outros bichos. Sentindo a presença de Cauê, os cabelos do caipora se balançaram. O índio ficou apavorado com o vento, pressentindo a proximidade do protetor da mata. Assustado, voltou correndo para a aldeia e prometeu nunca mais se afastar da sua gente.
*Lenda de origem indígena livremente adaptada pela CHC.
Responda:
1- Quem é a Caipora????
2- O que dizem que a Caipora faz???
3- Leia a Lenda e descreva como era a Caipora fisicamente.
4- Quem era Cauê e o que ele fazia???
5- Por que o índio fugiu apavorado???
Veja a adaptação desta figura lendária realizada pelo Castelo Ra Tim Bum, famoso programa para crianças da TV Cultura nos anos de 1994.
CAIPORA
NO CADERNO ESCREVA:
MATEMÁTICA
1- Leia os números abaixo:
159 – 346 – 238 – 579 – 222 – 677 – 130 – 301 – 612
Responda:
a) Qual é o maior deles?
b) Qual é o menor deles?
c) Escreva esses números, em ordem crescente (do menor para o maior):
2 – Resolva as operações abaixo:
a) 248 + 151 =
b) 483 + 405 =
c) 723 + 176 =
d) 493 + 304 =
e) 598 – 364 =
f) 789 – 685 =
g) 963 – 741 =
h) 852 – 751 =
AULA Nº 3 DIA 24/04/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA 24 DE ABRIL DE 2020
( Leia o texto abaixo. Copie no caderno só o título, as perguntas e as respostas)
PORTUGUÊS
O Curupira
No fundo das matas, bem longe das cidades e das aldeias, quando soam gritos longos e estridentes, é o Curupira que se aproxima.
O melhor que se faz é sair dali correndo.
O Curupira é um anão de cabelos vermelhos, dentes verdes e com os pés virados para trás.
O Curupira é o protetor das árvores e dos animais. Batendo nos troncos das árvores como se fossem tambores, testa a resistência delas, quando ameaça cair uma tempestade.
Ele odeia os homens que caçam e destroem as matas. Por isso, gosta de deixar os caçadores perdidos dentro da floresta. Quem vê o Curupira perde totalmente o rumo, não sabe mais achar o caminho de volta...
Para atrair suas vítimas, o Curupira, às vezes, chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana.
As histórias do Curupira são contadas em todo o Brasil. Em algumas regiões, ele tem o nome de Caipora ou Caapora, e aparece, frequentemente, montado em um porco-do-mato.
Responda:
1- Como é o Curupira?
2 - O que o Curupira faz com os caçadores?
3 - O que o Curupira faz para atrair suas vítimas?
4 - Que outros nomes o Curupira tem em outras regiões do Brasil?
5) Na floresta, que sinais anunciam que o curupira está chegando?
( ) Gritos longos e estridentes. ( ) Árvores destruídas no caminho.
( ) Rastros de porco-do-mato. ( ) Sons de tempestade.
6) O Curupira testa a resistência das árvores para
( ) protegê-las dos índios.
( ) saber se elas não cairão com a chuva forte.
( ) atrair sua vítimas humanas.
( ) assustar os destruidores da floresta.
7) O Curupira vive em
( ) aldeias. ( ) cidades. ( ) matas. ( ) troncos.
8) No texto, a palavra “enfurecido” significa
( ) apressado. ( ) furioso. ( ) desajeitado. ( ) barulhento.
FOLCLORE
NO CADERNO ESCREVA:
MATEMÁTICA
Nenhum comentário:
Postar um comentário