domingo, 19 de abril de 2020

3° ANO - LIÇÕES DE 27/04 A 01/05


AULA Nº 4                                                  DIA: 27/04/2020


NO CADERNO ESCREVA:



EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA 27 DE ABRIL DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                                                      TURMA:


PORTUGUÊS

*LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO, COPIE AS PERGUNTAS E RESPONDA.*

VITÓRIA-RÉGIA

Diz a lenda que a Lua era um deus que namorava as mais lindas jovens índias e sempre que se escondia, escolhia e levava algumas moças consigo. Em uma aldeia indígena, havia uma linda jovem, a guerreira Naiá, que sonhava com a Lua e mal podia esperar o dia em que o deus iria chamá-la.
         Os índios mais experientes alertavam Naiá dizendo que quando a Lua levava uma moça, essa jovem deixava a forma humana e virava uma estrela no céu. No entanto a jovem não se importava, já que era apaixonada pela Lua. Essa paixão virou obsessão no momento em que Naiá não queria mais comer nem beber nada, só admirar a Lua.
         Numa noite em que o luar estava muito bonito, a moça chegou à beira de um lago, viu a lua refletida no meio das águas e acreditou que o deus havia descido do céu para se banhar ali. Assim, a moça se atirou no lago em direção à imagem da Lua. Quando percebeu que aquilo fora uma ilusão, tentou voltar, porém não conseguiu e morreu afogada.
        Comovido pela situação, o deus Lua resolveu transformar a jovem em uma estrela diferente de todas as outras: uma estrela das águas – Vitória-régia. Por esse motivo, as flores perfumadas e brancas dessa planta só abrem no período da noite.

INTERPRETAÇÃO:

1 – Para relembrar procure em seu caderno ou em outros meios quais as principais características de uma lenda?
2 – Qual a principal personagem desta lenda?
3 – Esta história se passa em que local?
4 – Por que Naiá se atirou no lago?
5 – Como foi o final de Naiá?
6 – Qual foi a atitude do deus Lua em relação a moça?
7 – Crie outro final para Naiá.
8 – Faça uma ilustração bem bonita da lenda no seu caderno.


Veja a Vitória-Régia





NO CADERNO ESCREVA:



MATEMÁTICA

(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)


Desejamos a todos uma semana maravilhosa!

Bons estudos!!!






AULA Nº 5                                                      DIA: 28/04/2020

NO CADERNO ESCREVA:


EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DATA:  28 DE ABRIL DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:


PORTUGUÊS
Atividade de leitura e interpretação
Lenda do Boitatá
Diz a lenda que, há muito tempo atrás, uma noite se prorrogou muito parecendo que nunca mais haveria luz do dia. Era uma noite muito escura, sem estrelas, sem vento, e sem barulho algum dos bichos da floresta, era um grande silêncio.
Os homens viveram dentro de casa e estavam passando fome e frio. Não havia como cortar lenha para os braseiros que mantinham as pessoas aquecidas, nem como caçar naquela escuridão. Era uma noite sem fim. Os dias foram passando e a chuva começou, choveu muito, esta chuva inundou tudo e muitos animais acabaram morrendo. Uma grande cobra que vivia em repouso num imenso tronco despertou faminta e começou a comer os olhos de animais mortos que brilhavam boiando nas águas.
Alguns dizem que eles brilhavam devido à luz do último dia em que os animais viram o sol. De tantos olhos brilhantes que a cobra comeu, ela ficou toda brilhante como fogo e transparente. A cobra se transformou num monstro brilhante, o Boitatá. Dizem que o Boitatá assusta as pessoas quando elas entram na mata à noite. Mas muitos acreditam que o Boitatá protege as matas contra incêndios.




 Lenda do Boitatá 


Responda:
1 – Em qual local se passa a história?
2 – Procure no dicionário ou internet o significado de braseiro e copie no caderno.
3 – Devido ao excesso de chuvas o que a cobra que vivia em repouso num tronco comia?
4 – Por que os olhos dos animais mortos brilhavam?
5 – No que a cobra se transformou?
6 – Faça a ilustração do texto.




NO CADERNO ESCREVA:

GEOGRAFIA

*COPIE O TEXTO ABAIXO EM SEU CADERNO*


Os elementos da paisagem

Com base nos estudos em sala de aula cada paisagem é composta de diferentes tipos de elementos, que correspondem a tudo que podemos identificar nela. Os elementos da paisagem resultam dos fenômenos da natureza e da relação entre esses fenômenos e as atividades humanas.
Em alguns casos, a relação entre o ser humano e a natureza altera pouco os elementos de uma paisagem. Em outros, o ser humano realiza grandes transformações na natureza, produzindo novos elementos na paisagem.

Observe com atenção a paisagem retratada na foto a seguir. 


*COPIE EM SEU CADERNO E RESPONDA:*

Assinale os elementos que você observa nessa paisagem.
(   ) grama                                   (   ) nuvem
(   ) rio                                         (   ) areia
(   ) bicicleta                                (   ) brinquedos
(   ) árvores                                 (   ) casas
(   ) escorregador                        (   ) carros

Faça no caderno uma ilustração de uma paisagem que contenha somente elementos naturais.
















AULA Nº 6                                                            DIA: 29/04/2020

NO CADERNO ESCREVA:


EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE ABRIL DE 2020

NOME:

PROFESSORA:                          TURMA:



História

*FAÇA A LEITURA DO TEXTO COM BASTANTE ATENÇÃO E DEPOIS RESPONDA AS  QUESTÕES*

As primeiras vilas do Brasil
    
            Há cerca de 500 anos atrás o nosso território era muito diferente. Não havia cidades ou vilas, e sim centenas de comunidades indígenas.
     Quando os portugueses aqui chegaram, tiveram então contato com essas comunidades. Os índios tinham uma vida simples usando os recursos naturais como:  canoas como meio de transporte fluvial; utensílios: cerâmicas de barro e cestos de palha; enfeitavam-se com: dentes, e penas de animais e pintura; alimentavam-se de caça; pesca, mandioca, milho e peixes e usavam como armas: o arco, a flecha, lança, tacape e zarabatana.
     Os portugueses achavam -se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço, além de converter os índios ao Cristianismo para seguirem a cultura europeia. Foi assim que, aos poucos, os índios foram perdendo a sua cultura e também a sua identidade.
     Em 1500, navegadores portugueses, comandados por Pedro Álvares Cabral, chegaram em Caravelas às terras que, depois chamaram Brasil.
     No começo, os portugueses estabeleceram contato com os indígenas e começaram a exploração do pau-brasil. Trinta anos depois, deram início à dominação das terras no Brasil, com a fundação das primeiras Vilas. Então os portugueses conseguiram dominar os índios e começaram a colonização do Brasil.     
     A Vila de São Vicente
     Em 1532, Martim Afonso de Souza fundou a Vila de São Vicente, localizada no litoral do Estado de São Paulo. Essa foi uma das primeiras Vilas do Brasil.
     Nessa Vila foi instalado o primeiro Engenho de açúcar, onde se cultivava a cana e se produzia açúcar, para depois ser vendido na Europa.
A Vila de São Paulo de Piratininga
     José de Anchieta subiu a serra do Mar e no planalto fundou um colégio em 25 de janeiro de 1554. O colégio deu origem ao Povoado de São Paulo de Piratininga e em 1560 o povoado tornou-se Vila. Ela foi crescendo aos poucos, até ser reconhecida como cidade de São Paulo em 1711.

Copie e responda:

1- Quem eram os habitantes do Brasil antes da chegada dos portugueses em nossa terra?

2- Quem foi o navegador português, comandante dos navegadores que chegaram com caravelas às terras que depois, chamaram de Brasil?

3- Qual o nome que se deu à dominação e à exploração das terras Brasileiras pelos portugueses?

4- Observe o quadro abaixo e depois responda:

Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro

a) Quais grupos de pessoas estão representados no quadro?

(   )indígenas    (   ) carteiros        (   )portugueses

b) Quais embarcações aparecem no quadro?

(   ) caravelas      (   )carro          (   )barco a remo

5- O fundador da Vila de São Vicente foi:

6- A Vila de São Paulo de Piratininga deu origem a atual cidade de:



NO CADERNO ESCREVA:

CIÊNCIAS

*FAÇA A LEITURA DO TEXTO COM BASTANTE ATENÇÃO E DEPOIS RESPONDA AS  QUESTÕES*


O SISTEMA SOLAR

     Sistema Solar é formado por uma estrela (o sol), e pelos astros a seu redor. Planetas, satélites, cometas, asteroides e meteoroides são astros que compõem esse Sistema. Eles são todos menores que o sol.
     Oito planetas fazem parte do Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Eles são bem diferentes entre si, e até o momento, o único em que a vida foi comprovada é a Terra, o planeta que habitamos.
     Mercúrio, Vênus, terra e Marte são formados, em grande parte, por rochas, por isso são chamados Planetas rochosos. Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são chamados de planetas Gasosos porque são formados principalmente por gases.  Eles são maiores que a terra e apresentam anéis constituídos de pedaços de gelo e rochas.
   Mercúrio é o menor planeta e também o mais próximo do sol e Júpiter (considerado planeta gigante), por ser o maior planeta do Sistema Solar.
Outros Astros do Sistema Solar
Cometas e Meteoroides
Os Cometas são corpos formados por rocha e gelo. Quando passam mais próximos do Sol, o gelo e a poeira viram vapor e se desprendem do Cometa, virando um rastro que chamam de cauda do cometa.
Os asteroides e meteoroides são grandes rochas. A diferença entre eles é o tamanho. Se forem muito grandes são asteroides, e as rochas menores são os meteoroides. Ao se aproximarem da Terra os meteoroides pegam fogo e podem produzir um rastro brilhante no céu.
Os planetas-anões
     O Sistema Solar contém ainda cinco planetas-anões. Até o ano de 2006, os Astrônomos consideravam Plutão um planeta. No entanto, atualmente ele é classificado como um planeta-anão.
Astros vistos à noite
     Durante a noite a Lua se destaca no céu noturno, assim como as estrelas, cometas e meteoros que podem ser vistos, mais raramente, riscando o céu.


Após a leitura do texto, copie e responda às questões:


1-Observe a ilustração e responda as perguntas:


(Clique na imagem para ampliar)

a)No centro do Sistema Solar está ___________________________________

b)Nós habitamos o planeta__________________________________________

C)O planeta______________é o mais próximo do sol, por isso é o mais quente.

d)É considerado o planeta gigante:____________________________________

e)O planeta mais distante do Sol:_____________________________________

2-Planetas rochosos são compostos por:

(   )água          (   )madeira       (   )rochas          (   )gases

3-Quais são os planetas gasoso?

4-O que acontece com os Cometas quando passam próximos ao Sol?

5-Qual a diferença entre os asteroides e meteoroides?

6-Quais astros são vistos no céu à noite?



Sugestão de aplicativo para aprender e se divertir:








AULA Nº 7                                                                  DIA: 30/04/2020


ESCREVA EM SEU CADERNO:



EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE ABRIL DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:



MATEMÁTICA

    1 – Copie e resolva:

    A)   Paulo tem 123 figurinhas e Júlio tem 56. Quantas figurinhas têm os dois juntos?


    B)   Das 65 figurinhas que Celso tem, 11 são repetidas. Quantas figurinhas ele pode colar no álbum?


    C)   Silvio comprou 45 figurinhas e ganhou 24 da sua tia. Quantas figurinhas ele tem?


    D)   Roberto tem 79 figurinhas e deu a seu primo 23. Com quantas figurinhas Roberto ficou?


    E)   Jorge colou 27 figurinhas no álbum e ainda restaram 12. Quantas figurinhas ele tem ao todo?


   2 – Arme e efetue:

     A)   951 + 45 =

     B)   753 + 245 =

    C)   2369 + 1520 =

     D)   3258 + 1421 =

     E)   3578 – 2345 =

     F)   2589 – 1479 =

     G)   2963 – 1752 =

     H)   987 – 456 =

      I)     963 – 21 =



NO CADERNO ESCREVA:


PORTUGUÊS




A Bruxa e a Fada


          Há algum tempo atrás, em um reino distante atrás de grandes montanhas, uma bruxa muito má chamada Fredeburga convivia com uma fada muito boa, chamada Alegria.
          A rainha das bruxas estava cansada de Fredeburga e vivia a lhe chamar a atenção com seu trabalho, já que o povoado do reino nunca tinha maldades. Todos eram felizes e ninguém tinha medo das bruxarias de Fredeburga.
          Cansada de tanto levar bronca, Fredeburga decidiu fazer uma maldade muito grande, que destruiria Alegria para sempre.
          Para isso, deveria usar todos os seus poderes. À noite, enquanto girava sua varinha mágica e pensamentos diabólicos lhe passavam pela cabeça, teve uma ideia muito original: transformaria Alegria em uma bruxa e esta a ajudaria a espalhar maldade pelo reino.
          No dia seguinte, quando a fada estava distraída, a transformou em uma bruxa pavorosa, seu cabelo ficou encaracolado e sujo, sua roupa ficou escura e cheia de pó, suas unhas cresceram dez centímetros, seu nariz cresceu vinte centímetros e de sua garganta saía uma risada horrenda.
          Contentíssima, Fredeburga foi até o castelo da bruxa rainha para contar-lhe o que havia feito. Ao entrar, encontrou a rainha com seus ajudantes: magos, cobras, sapos, serpentes e lobos. Ela ficou surpresa por estarem todos ali e ao chegar mais perto, ficou atônita: todos estavam observando Alegria pela Internet e, apesar de sua nova aparência, continuava a praticar a bondade pelo reino.
          Fredeburga ficou desconcertada e desesperada ao ver a fúria da rainha das bruxas e se deu conta de que havia perdido sua luta contra o bem. Ela se jogou ao chão e derramou lágrimas esverdeadas, enquanto escutava uma bruxa muito má lhe dizer:
          - Fredeburga, você fracassou porque ignorou algo muito importante: todos podemos mudar nosso aspecto, a cor da pele, do cabelo, a forma do corpo e a voz, mas se há bondade no interior de nossos corações, ninguém pode tirá-la, portanto iremos quebrar seu feitiço e Alegria voltará a ser como era. Você será condenada a viver neste castelo lúgubre até o fim de seus tempos.
          Dito isso, a bruxa rainha foi até o bosque com seus ajudantes e Fredeburga pôde ver pela internet que Alegria tinha voltado a ser como era e parecia estar ainda mais radiante e bela.
          As bruxas não tentaram invadir novamente o reino de Alegria com suas maldades, pois o amor e a bondade tinham triunfado sobre o mal. Foi assim que aconteceu e assim o será para sempre.

(Poncho Aquino – traduzido do espanhol por Janaina Spolidorio)


Compreendendo o Texto


Leia as respostas e escreva uma possível pergunta para cada uma delas:



  1. __________________________________________________
A Bruxa Fredeburga e a Fada Alegria.


  1. __________________________________________________
Porque Fredeburga não estava fazendo seu trabalho direito.


  1. __________________________________________________
Transformar a fada em uma bruxa má.

  1. ___________________________________________________
Porque Fredeburga se esqueceu de que as pessoas podem mudar seu aspecto físico, mas não seus sentimentos.

  1. ____________________________________________________
Deveria viver no castelo até o fim de seus dias.

  1. ____________________________________________________
Foi transformada novamente em Fada Alegria e nenhuma outra bruxa ousou invadir seu reino com maldades.




ARTE

PRIMEIRA AULA DE ARTES ONLINE 3º ANOS 
 (MANHÃ - PROFESSORA LUIZA E TARDE - PROFESSORA EDNA)





(ABAIXO, segue o mesmo conteúdo digitado
para quem está com dificuldade para acessar o vídeo).


O que é Abstrato?


Vejam essas figuras:














Quantas linhas! Quantas formas! Quantas cores! 

Mas nenhuma delas dá para a gente ter certeza absoluta do que é… 

A gente pode até enxergar algumas formas geométricas, imaginar que seja alguma coisa mas não dá para ter certeza, isso é ABSTRATO.

Qual a utilidade? Para que serve?

O Abstrato é uma forma de arte que permite expressar os nossos sentimentos; isso quer dizer, se nós estamos felizes, se estamos tristes, preocupados, ou simplesmente o que a gente quer colocar no papel, alguma coisa sem ter que pensar muito, só temos que sentir, pintar ou desenhar... Simples assim! 

O Abstrato tem vários recursos que a gente já conhece, como as formas geométricas, as linhas, as cores, então para conseguir fazer uma Obra é só usar a criatividade, vamos lá!

VOCÊS VÃO CRIAR UMA COMPOSIÇÃO CONTENDO:

3 DIAGONAIS 
4 HORIZONTAIS 
5 VERTICAIS

E A PARTIR DESTAS LINHAS, ESPALHADAS PELA FOLHA, VÃO COMPLETAR COM FORMAS, TEXTURAS E CORES SEU ABSTRATO. 

PEÇA AJUDA PARA TIRAREM UMA FOTO ENQUANTO VOCÊ FAZ SUA ARTE E DEPOIS, SEGURANDO SEU TRABALHO FINAL.





Grande abraço, Professoras Edna e Luiza 


PARA CURTIR O FERIADO:


Para aproveitar o feriado e o final de semana, vamos postar aqui atividades bem bacanas . Chame a família para brincar com vocês.


1- Para quem gosta de dançar:

Clique aqui                                

 Mais um pouquinho                            


2- Para quem gosta de jogar:

Temos 3 LINKs dos passos e regras do jogo de damas.  Assistam quantas vezes quiserem e boa diversão.

Regras básicas (Nv 1):

Jogada para peças brancas (Nv2):

Como fazer seu tabuleiro:


Mandem uma foto da diversão no grupo e se cuidem!


3- Para quem gosta de ler:

Clique no link abaixo e veja quantos gibis o Marcelo separou para a sua diversão:
Escolha quantos você quiser e boa leitura!!

Biblioteca Interativa






Nenhum comentário: