domingo, 26 de abril de 2020

3° ANO - LIÇÕES DE 08/06 A 10/06



AULA Nº 31                                                  DIA: 08/06/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE JUNHO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:


PORTUGUÊS

Leia a História em quadrinhos - HQ 



INTERPRETAÇÃO DO TEXTO - COPIE E RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO.


1) Qual o gênero literário desse texto?

2) No conto clássico A Bela Adormecida, o que acontece depois que a princesa acorda?

3) Nessa história em quadrinhos o que acontece de diferente?

4) A princesa diz “sou a dona do meu nariz”. O que isso significa?

5) Qual foi a reação do príncipe? Por que ele teve essa atitude?

6) Na sua opinião, a princesa está certa em suas exigências? Por quê?



MATEMÁTICA


MULTIPLICAÇÃO

COPIE E RESPONDA EM SEU CADERNO - SE PRECISAR, FAÇA DESENHOS PARA REALIZAR OS CÁLCULOS.






AULA Nº 32                                                  DIA: 09/06/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE JUNHO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:



PORTUGUÊS 

Leia o texto com atenção e responda as questões.
Registre as respostas no caderno com a data correspondente.

           
Naquele verão, o calor estava insuportável. O jeito era tirar umas férias e ir para um lugar tranquilo e bem arejado.
 Com tanto calor, nada como uma praia. E foi pra lá que eu fui. Nem bem cheguei à praia, vi que tinha mais gente do que areia. “Melhor assim!”, pensei. “No meio dessa multidão ninguém vai me reconhecer e eu vou ficar sossegada.
             Quando saí pela cidade procurando um hotel, percebi que todos me olhavam. Não sei por que tanta curiosidade.
            Consegui um quarto, bem de frente para o mar. “Será um ótimo lugar para descansar”, pensei.
              E, para não ser reconhecida, comprei um chapéu de palha e óculos de sol.
            Mas todo mundo continuava com os olhos em cima de mim. Por causa do meu vestido?
            Aí resolvi trocar a roupa. Com maiô, talvez não chamasse tanto a atenção.
           Mas me enganei. Não sei quem espalhou que só a Bruxa Onilda usaria um maiô tão fora de moda. Adeus sossego! E não parei mais de dar autógrafos.
                                                       E. Larreula e R. Capdevila

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:

1) Quem é a personagem principal do texto?

....................................................................................................................

2) Qual o local que a bruxa escolheu para passar as férias?

................................................................................................................

3) Numere os fatos de acordo com a ordem do texto:
(   ) A Bruxa Onilda comprou um chapéu de palha e óculos de sol.
(   ) Na praia havia mais gente do que areia.
(   ) A bruxa colocou um maiô fora de moda.
(   ) Onilda conseguiu um quarto, bem de frente para o mar.

4- Toda história tem um narrador, ou seja, alguém que conta o que aconteceu.
Marque a frase que explica melhor quem é o narrador do texto:
(   ) É alguém que observa e acompanha a personagem, sem que o leitor fique sabendo algo sobre ele.
(   ) É uma personagem que conta sua própria história.
(   ) É quem escreveu a história.

5- Marque a melhor explicação para “AUTÓGRAFO”
(   ) Papel escrito por um autor, sem sua assinatura.
(   ) Algo escrito e assinado pelo próprio autor.

6- Na frase: “Com tanto calor, nada como uma praia.” Quer dizer:
(   ) Com tanto calor, a praia é como nada.
(   ) Com tanto calor ela nada em uma praia.
(   ) Com tanto calor o melhor é ir a praia.

7- Escolha uma destas frases e faça um desenho sobre ela no caderno:
(   ) Todos olhavam para a bruxa. Seria por causa do vestido?
(   ) Não sei quem espalhou que só a Bruxa Onilda usaria um maiô tão fora de moda. Adeus sossego!

GEOGRAFIA

Modos de vida e exploração dos recursos naturais


            Vários problemas ambientais, como o desmatamento e a poluição, estão relacionados ao consumismo. Uma sociedade consumista provoca a exploração excessiva dos recursos naturais e gera grande quantidade de resíduos.

Parte da população mundial é estimada a consumir grande quantidade de mercadorias: roupas, calçados, aparelhos eletrônicos, etc.
Muitos produtos são descartáveis. Outros são jogados fora em bom estado e substituídos por modelos mais novos. 

Observe a imagem e responda:

 1 – O garoto da imagem demonstra um consumo excessivo. Você concorda com isso? Justifique sua resposta.
............................................................................................................................

...........................................................................................................................

2 – Você ou alguém de sua família já comprou algo por impulso? Escreva como foi essa experiência.

............................................................................................................................

............................................................................................................................

3 – Dê exemplos de como reutilizar mercadorias sem prejudicar o meio ambiente.

.............................................................................................................................

.............................................................................................................................






AULA Nº 33                                                  DIA: 10/06/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE JUNHO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:



CIÊNCIAS

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ASSISTIR AO VÍDEO 



*REALIZE A LEITURA DO TEXTO COM ATENÇÃO E DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO *

AS AVES


     As aves são animais vertebrados com o corpo coberto de penas. Elas têm um par de asas e um bico, e a maioria é capaz de voar.
     Elas não têm dentes e se alimentam usando o bico, que pode ter diversos formatos. Em geral, o formato do bico está relacionado ao tipo de alimentação. Algumas aves se alimentam apenas de outros animais. Outras se alimentam apenas de plantas, e aquelas que comem tanto plantas quanto animais.
     Existem ave que são aquáticas e aves terrestres, mas todas respiram por pulmões.
   Garças, andorinhas e sabiás são aves que voam. As galinhas e as emas correm, enquanto os pinguins são ótimos nadadores.

                                                          MAMÍFEROS

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ASSISTIR AO VÍDEO 



       Seres humanos, gatos, cachorros e porcos são exemplos de mamíferos do grupo dos vertebrados. A palavra Mamífero está relacionada a uma característica do grupo: os filhotes mamam, ou seja, se alimentam do leite produzido por suas mães.
      O corpo dos mamíferos é coberto de pelos, que protegem a pele e mantêm o corpo aquecido. O tipo e a quantidade de pelos variam conforme o animal. A capivara e a onça têm pelo curto. Alguns gatos e cachorros têm pelos longos. O porco-espinho tem pelos tão duros que parecem espinhos. Outros mamíferos quase não têm pelos, como as baleias.
     Os mamíferos adultos têm uma alimentação variada, A onça, a jaguatirica e a ariranha se alimentam de outros animais. Capivaras, veados, bois e vacas comem plantas. O ser humano, os macacos e o porco doméstico comem tanto plantas quanto outros animais.
Tanto os mamíferos aquáticos quanto os mamíferos terrestres respiram pelos pulmões.
A forma de locomoção dos mamíferos é muito variada: lobos andam e correm, morcegos voam, cangurus andam e saltam, golfinhos e baleias nadam. Os morcegos são os únicos mamíferos que voam.

ATIVIDADES:

1- Escreva o nome de três animais que:
     VOAM
    ANDAM
    NADAM










 2- Complete:
a) As aves são.......................................................................................................

b) As aves terrestres e aquáticas respiram por......................................................

c) O formato do bico das aves está relacionado ao.............................................

d) Mamíferos são...................................................................................................

e) O corpo dos mamíferos é coberto de ...............................................................


3- Qual a principal característica dos mamíferos?

.........................................................................................................................


4-Complete o quadro com os nomes dos animais e sua alimentação:

Onça, macaco, veado, humanos, vacas, jaguatirica, boi, ariranha, porco

ANIMAIS
PLANTAS
PLANTAS E ANIMAIS














5-Que  mamífero  quase não tem pelos?

..............................................................................................................................

HISTÓRIA

*APÓS A LEITURA DO TEXTO RESPONDA AS PERGUNTAS:*

BRASÍLIA: A ATUAL CAPITAL DO BRASIL

     No fim da década de 1950, o governo brasileiro decidiu mudar a capital do Brasil para o centro do país. O objetivo da mudança era ocupar as áreas do interior e promover a integração (união de áreas de difícil acesso por meio de comunicação, transporte, comércio, entre outros) do território.
Os arquitetos, Oscar Niemeyer e Lúcio Costa projetaram a nova capital.
As construções, as ruas e os bairros não foram criados conforme as pessoas chegavam, mas de acordo com um plano.
     A cidade planejada levou 41 meses para ser construída. Cerca de 30 mil trabalhadores, conhecidos como candangos, vindos de muitos estados do Brasil, revezaram-se dia e noite nas obras.
Com oito metros de altura, a estátua “Os Candangos” de Bruno Giorgi, erguida  em meio à Praça dos Três Poderes, é uma composição frontal e estilizada de dois corpos em pé. Primeiramente recebeu o nome: Os Guerreiros, mas depois mudou o nome em homenagem aos trabalhadores da nova capital.
     A inauguração da nova capital ocorreu em 21 de abril de 1960.

ATIVIDADES:

1- Quais foram os arquitetos que projetaram a nova capital do Brasil?

..........................................................................................................................

2- A nova capital foi construída em:
(   ) 20 meses                (   ) 41 meses                  (   ) 14 meses

3- Para a construção da nova capital trabalharam no local cerca de:
(   ) 43 mil trabalhadores            (   ) 30 mil trabalhadores               (   ) 23 mil trabalhadores

4- A estátua construída por Bruno Giorgi em homenagem aos trabalhadores da nova capital recebeu o nome de:
(   ) os candangos      (   ) os quicongos                         (   ) os iorubás

5-Observe as imagens e escreva o que se pede: 





Nenhum comentário: