terça-feira, 21 de abril de 2020

4° ANO - LIÇÕES DE 11/05 A 15/05

11/05




Olá!!  

Aqui estão alguns exercícios para que você possa resolver. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões desta atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!


Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!


Sistema de Numeração Decimal e suas características
           
Vamos relembrar!!

sistema de numeração decimal utiliza o número 10 como base, nele os algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 são utilizados para contar unidades, dezenas e centenas, e assim sucessivamente.
No sistema de numeração decimal os agrupamentos são feitos de 10 em 10 unidades.

Exemplos: 

10 unidades = 1 dezena;
10 dezenas = 1 centena;
10 centenas = 1 unidade de milhar;
10 unidades de milhar = 10 dezenas de milhar;
10 unidades de milhões = 10 dezenas de milhões;
E assim por diante.

Veja mais exemplos abaixo.

Para melhor visualização, clique na imagem😉

          





Vamos praticar?
Copie e responda em seu caderno.


1. Observe o número 8.327 e responda: 

a. Quantas centenas há ao todo nesse número, ou seja, quantos grupos de 100 cabem nele?

b. Responda qual é o valor posicional do algarismo 3?

2. Escreva para os números a seguir, o valor posicional de cada algarismo assinalada em negrito:

a. 861
b. 6237
c. 4109
d. 5104
e. 2045
f. 3227




3. Assinale a correta: O algarismo 5 em 2.450 é igual a 

(   ) 5 x 100.
(   ) 5 x 1000.
(   ) 5 x 1.
(   ) 5 x 10.

4. Leia as afirmações sobre o número 5.960.

I. A leitura desse número é cinco mil, cento e sessenta.
II. O algarismo 5 vale 5.000.
III. Esse número tem 4 classes e 2 ordens.

Assinale com um X a alternativa correta:

(   ) As afirmações I e II estão corretas.
(   ) Apenas a afirmação I está correta.
(   ) As afirmação II é a correta.
(   ) As afirmações I e II estão corretas.

5. Sobre o número 4.327, podemos afirmar que 

a. o algarismo 4 vale: __________

b. o algarismo 3 vale: __________

c. ele possui _____ unidades de milhar ao todo.

d. ele possui _____ centenas ao todo.

e. ele possui _____ grupos de 10.


1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões desta atividade em seu caderno.

3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!



O estudo dos seres vivos permite conhecer melhor as características que são semelhantes e as que são diferentes entre eles. Por meio desse conhecimento, pesquisadores vêm, já há muito tempo, separando a enorme variedade de espécies da Terra em diferentes grupos. Dessa forma, é mais fácil estudá-las, compreendê-las e preservá-las. vejamos a seguir as principais características de alguns grupos de seres vivos.

                       AS PLANTAS

Vitória-régia é uma planta exclusivamente aquática. 
Possui folhas flutuantes e circulares que podem atingir 
até 2,5 metros de diâmetro quando adultas.
Vimos que uma característica marcante das plantas é que quase todas as espécies são capazes de produzir o próprio alimento por meio da fotossíntese. As plantas podem viver em diferentes lugares: fixas ao solo, sobre as outras plantas ou na água. Muitas delas servem de alimento os animais.

                       OS ANIMAIS

Diferentemente das plantas, os animais se alimentam de outros seres vivos, pois não têm a capacidade de produzir o próprio alimento. Então, eles precisam obter esse alimento pronto e digeri-lo, ou seja, transformá-lo em pedaços bem pequenos.      Podemos encontrar em mais dos mais diversos tamanhos, desde os pequeninos como as borboletas, aos grandes, como as baleias (na imagem abaixo). Eles podem ser encontrados em ambientes terrestres e aquáticos.


AS ALGAS

Ao contrário das plantas as algas são sempre aquáticas. Vivem nos oceanos, em ambientes de água doce, e em locais úmidos. Mas, assim como as plantas, as algas produzem o próprio alimento por meio da fotossíntese. 
As algas podem viver em ambientes terrestres
            úmidos e aquáticos de água doce ou salgada.

Existem muitos tipos de algas. Algumas só podem ser vistas por microscópio. Outras podem medir vários metros de comprimento.

Copie e responda as questões abaixo no caderno.

1. Qual a característica marcante das plantas?
2. O que diferencia as plantas dos animais em relação a alimentação?
3. Qual a característica das algas que a difere das plantas?
4. As figuras abaixo mostram alguns seres vivos em seus ambientes.

Clique na imagem para melhor visualização 😉.


Copie, no caderno, o modelo de tabela a seguir. Em seguida, complete-a com as informações sobre cada ser vivo representado nas figuras.

Clique na imagem para melhor visualização😉.







12/05




Olá!!  
Aqui está um texto  para que você possa ler e fazer a interpretação. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões desta atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!


Interpretação do texto


Leia e responda as questões a seguir. Não esqueça de copiar o título dessa história em quadrinhos em seu caderno.























1. As reticências no penúltimo quadro indicam:
(   ) certeza. 
(   ) irritação. 
(   ) surpresa. 
(   ) indecisão.

2. No texto, a expressão “É isso aí. Então vamos lá!” funciona como:

(   ) crítica.   
(   ) aplauso.   
(   ) estímulo.   
(   ) vaia.

3. Qual o nome do gato do texto?
R: 


















1. A palavra claro, no segundo quadrinho significa:

(  ) o contrário do escuro.
(  ) o contrário de pode.
(  ) o mesmo que escuro.
(  ) o mesmo que pode.

2. A Mônica ficou aborrecida porque:

(  ) entendeu diferente o sentido da palavra pintar.
(  ) implicou com o assovio do Cebolinha.
(  ) pensou que o amigo ia pintar o retrato dela.
(  ) respondeu apressadamente a pergunta.

3. Os três quadrinhos mostram Cebolinha:

(  ) caminhando na direção da escola.
(  ) indo para uma escola de pintura.
(  ) vestindo-se como um pintor de quadros.
(  ) voltando alegremente da aula de música.

4. O primeiro e o terceiro quadrinhos indicam que o personagem está:

(  ) assoviando uma melodia.
(  ) pensando na nota da prova.
(  ) atrasado para a aula de música.
(  ) querendo ir embora depressa.




1. Copie APENAS as questões desta atividade em seu caderno.
2. E o mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!

Grandezas e medidas: Milênio, Século, Década e Ano.
(Copie este título em seu caderno).

1. Carla estava lendo o jornal e parou nesta página.

Para melhor visualização, clique na imagem😉 
a) A fábrica Áqua está na liderança do ramo alimentício há ______ década, que é o mesmo que ______ anos.

b) Em 2017, foi comemorado ____ século, ou _____anos, da fundação do Clube 6 de abril.


c) A nova exposição do Museu de Arte exibe itens de cerca de ____ milênio, que é o mesmo que _____ anos.



2. Copie os quadrinhos abaixo e em seguida pinte da mesma cor as expressões equivalentes.




3. Observe as fotos e depois responda às questões.


a) Qual desses acontecimentos é o mais antigo? E o mais recente?

b) Qual desses acontecimentos têm mais de 1 século?

c) Quantas décadas, aproximadamente, separam o acontecimento mais antigo do mais recente?


13/05




 Olá!!  

Aqui estão alguns exercícios para que você possa ler e praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:


1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões desta atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!


Gênero do substantivo
Copie o título em seu caderno!😊

Na língua portuguesa há dois gêneros: masculino e feminino. Será masculino o substantivo que admitir o artigo o e feminino aquele que admitir o artigo a.

Exemplos:
avião; o calçado; o leão.
menina; a camisa; cadeira.






Vamos praticar?!

Depois de ler com bastante atenção a explicação acima, faça a atividade a seguir.

1. Observe as palavras e numere o masculino com o seu feminino.
( 1 ) ator                    (   ) égua
( 2 ) bode                   (   ) galinha
( 3 ) cavalo                 (   ) mulher
( 4 ) galo                    (   ) ovelha
( 5 ) carneiro              (   ) madrasta
( 6 ) genro                  (   ) madre
( 7 ) esposo                (   ) vaca
( 8 ) poeta                  (   ) esposa
( 9 ) leão                    (   ) heroína
(10) padre                  (   ) nora
      (11) boi                      (   ) leoa
      (12) homem                (   ) atriz
      (13) padrasto              (   ) poetisa

Número do substantivo
Copie o título em seu caderno!😊

Quanto ao número, os substantivos podem ser flexionados em: singular ou plural. O singular indica um elemento e o plural mais de um elemento.

Exemplos:                                      
O colega – os colegas.
A menina – as meninas.



Vamos praticar?!

2. Descubra o segredo e continue.



2. Dê o singular ou plural das palavras abaixo:

a) Plural de papel -

b) Singular de alemães –

c) Singular de animais -

d) Plural de colher -

e) Plural de mamãe -

f) Singular de mãos -

g) Plural de mamão -

h) Singular de escolas -

i) Plural de lápis -

j) Singular de vírus -

k) Plural de gás –

l) Singular de narizes -



1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões desta atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!


A CHEGADA ÀS TERRAS DESCONHECIDAS
Copie o título em seu caderno!😊

Em 22 de abril de 1500, a expedição de Pedro Álvares Cabral encontrou terras que, inicialmente, imaginou-se ser a Índia. Porém, era a área que hoje pertence ao município de Porto Seguro, no sul do atual estado da Bahia.
Os portugueses encontraram nesse local uma paisagem exuberante, com muita vegetação e abundância de água. 
Encontraram também, pessoas muito diferentes deles: os povos indígenas. E, então, fizeram o primeiro contato com eles. Como deviam retornar à Europa com mercadorias lucrativas, os portugueses procuraram saber o que poderiam explorar no território.

Oscar Pereira da Silva. Descoberta do Brasil, 1922. Óleo sobre tela.



Observe a pintura e responda às questões abaixo no caderno.

a. Quem é o autor dessa pintura? Em que ano ela foi feita?

b. Que acontecimento é representado na pintura? Quando isso ocorreu?

c. O autor da pintura presenciou esse fato? Explique.                                                                         
Capítulo 3- O INÍCIO DA COLONIZAÇÃO
PAU-BRASIL A PRIMEIRA RIQUEZA
Copie o título em seu caderno!😊

Quando chegaram ao litoral que hoje pertence ao Brasil, os portugueses encontraram o pau-brasil, árvore que havia em grande quantidade na Mata Atlântica.
Naquela época, para os indígenas que falam línguas da família tupi-guarani o pau-brasil era chamado Ibirapitanga, e quer dizer “árvore vermelha”. Da madeira, eles extraíam um corante vermelho para tingir as penas dos ornamentos. Faziam também arcos e flechas.
Na Europa o corante servia para tingir tecidos, e a madeira era usada na fabricação de móveis e embarcações. Visando à obtenção de lucros, os portugueses passaram, então, a extrair o pau-brasil.

A PRÁTICA DO ESCAMBO

Para extrair o pau-brasil, os portugueses utilizavam o trabalho dos indígenas. Os nativos derrubavam as arvores, cortavam os troncos e toras, levavam a madeira até a praia e carregavam as caravelas.
Em troca da madeira, os portugueses entregavam aos indígenas machados, foices, tecidos, espelhos, pás, facas e outros objetos que os nativos consideravam importantes. Esse tipo de troca que não envolve a moeda recebeu o nome de escambo.

             Para melhor visualização, clique na imagem😉


Copie as questões e as responda no caderno.
1. Observe o mapa acima, leia a legenda e responda: O que os desenhos do mapa representam?

2. Em sua opinião, a prática de trocar um serviço ou um objeto por outro ainda existe? Em caso afirmativo, de um exemplo.

3. Observe e compare os mapas acima depois responda as questões a seguir:

 Para melhor visualização, clique na imagem😉


a. O que aconteceu com a Mata Atlântica ao longo do tempo?

b. Quanto tempo levou para essa mudança acontecer?

c. Em sua opinião, por que isso ocorreu com a Mata Atlântica?



     Vamos às novas atividades desta semana?
   Após realizar as atividades de História, pule uma linha e anote em seu caderno




   Fique atento às orientações de como acessar os jogos e bom divertimento!!
   Lembrando que TODAS as atividades aqui propostas são relacionadas aos conteúdos trabalhados em cada ano ciclo.


Clique nos vídeos abaixo e assista sobre











                                      



                 Tenha um ótimo dia!😉💻📱



14/05



Olá!!  
Aqui está um texto para que você possa ler e interpretar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões desta atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!


Interpretação de texto


Observe a imagem e responda as questões a seguir.


Para responder estas questões não esqueça da letra maiúscula no início de cada frase e do ponto final.


1. Qual o nome do filme?


2. Você já assistiu ou conhece essa história? Conte o que você sabe...


3. Ainda analisando a capa do DVD, o que chama mais atenção, o texto verbal ou o texto não verbal? Por quê?









4. Na sua opinião, por que esse tipo de texto predomina na capa do DVD.

5. Que outras informações a capa do DVD também mostra?

                                                                                              




1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões desta atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!


OS IMIGRANTES 

Em 1888, com fim da escravidão, o governo do Brasil, que já incentivava a vinda de europeus para ocupar o território brasileiro, criou mais estímulos para atrair imigrantes, com objetivo de substituir a mão-de-obra escravizada nas fazendas e também de empregados nas primeiras indústrias do país. Ao contrário dos africanos escravizados, esses imigrantes seriam remunerados pelo trabalho.

 Chegaram, então, ao Brasil pessoas de várias nacionalidades: italianos, espanhóis, alemães, sírio, libanês, poloneses, japoneses, chineses e também portugueses. Após a independência do Brasil, em 1822, os portugueses que já não vinham como colonizadores, mas como imigrantes comuns, e tinham de respeitar as leis brasileiras.

Os imigrantes trouxeram novas influências culturais e novos costumes à população dos locais onde se estabeleceram.



                                              
Observe o gráfico nele cada fatia representa um grupo de imigrantes que chegou Brasil entre os anos de 1884 e 1939 quanto maior a fatia maior a quantidade de imigrantes agora responda quais foram os três grupos de imigrantes mais numerosas que vieram para o Brasil entre os anos de 1884 e 1939.


Agora, copie e responda no caderno:

1. Quais foram os três grupos de imigrantes mais numerosos que vieram para o Brasil entre os anos 1884 e 1939?

2. Assinale V para verdadeiro ou F para falso com base no texto o “OS IMIGRANTES”:

(  ) Após a independência do Brasil, em 1822, os portugueses apesar de não serem mais colonizadores, não precisavam respeitar as leis do Brasil, apenas as de Portugal.

(  ) Os imigrantes que chegaram ao Brasil ao fim da escravidão, teriam direito a receber salários para trabalhar no Brasil.

3. “Os imigrantes trouxeram novas influências culturais e novos costumes à população dos locais onde se estabeleceram”, o que o autor quis dizer com essa frase do texto?

                          




15/05



Olá!!
Aqui estão algumas situações-problemas para que você possa resolver. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS  as questões desta atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!

                         Situações - problemas 
                           
1. Ana Paula iniciou a leitura de um livro às 7 horas da manhã. Após ler alguns capítulos, parou para descansar por 30 minutos. Depois reiniciou a leitura e a terminou às 10 horas da manhã. Quanto tempo ela levou lendo o livro?



2. Qual é o maior número que você pode escrever usando os algarismos 8, 9, 1, 5 e 4 sem repeti-los?



 3. Marya fez esta multiplicação, mas apagou o resultado.





Faça você também a operação. Qual deve ser o resultado?

Cálculo:





Resposta: ________________________________________________________


4. Adriana vai fazer esta subtração: 6790 – 638. O resultado dessa operação é:

Cálculo





Resposta: _________________________________________________________


5. Renata tem 4 aulas de Matemática por semana, uma por dia. Todas as aulas de Matemática começam às 8 horas e 10 minutos. Sabendo que cada aula tem 50 minutos de duração, a aula de Matemática termina, sempre, em qual horário:

   


6. Tinha R$ 100,00, perdi R$ 23,00 e ganhei R$ 17,00. Com quanto eu fiquei?



7. Resolva as operações:

a. 607 x 2=

b. 316 x 3=

c. 162 x 4=

d. 902 x 5=

e. 823 x 6=

f. 605 x 7=




AS ATIVIDADES DE ARTE E EDUCAÇÃO FÍSICA PODEM SER REALIZADAS ATÉ O DIA 21/05 (PRÓXIMA QUINTA )








(ABAIXO, segue o mesmo conteúdo digitado
para quem está com dificuldade para acessar o vídeo).


Formas Geométricas

As formas geométricas são um conjunto composto por alguns elementos fundamentais, como linha, ponto, espaço e plano.
 Observe algumas formas abaixo. Procure lembrar o nome de cada uma sem precisar ler.  

Agora que já vimos e relembramos algumas formas geométricas, vamos estudar um pouquinho mais sobre as texturas gráficas. Mas, afinal, o que são?

Texturas Gráficas

Textura gráfica é um elemento visual nas artes, ou melhor, são efeitos que podemos dar em um desenho através de traços repetidos, retas, na horizontal, na vertical, curvas, círculos e muitos outros. A textura serve para realçar um desenho, dar volume, preencher de forma criativa e esteticamente bonita. 

Veja exemplos de texturas gráficas abaixo:

ATIVIDADE 1


Agora vamos para a primeira atividade. Mas para isso precisaremos de uma folha e um lápis.    
Coloque sua folha em uma superfície plana, uma mesa e comece a desenhar  formas sem muita preocupação com que saiam retas, solte a mão, deixe ela
livre para rabiscar. Escolha as formas geométricas que quiser ou vir a sua cabeça.            
Depois que criar estar formas, você vai tentar preenchê-las com texturas gráficas. 
Se não lembrar olhe novamente nos exemplos  logo acima. 
Procure soltar a criatividade.              
Veja a minha folha como ficou. Escolhi fazer   a forma hexágono e um triângulo.
E dentro delas fiz diferentes texturas. Olha que legal ficou. E o seu como ficou?




ATIVIDADE 2

Prontos para a segunda parte?                       
Agora a proposta é criar figuras através das formas geométricas e utilizar dentro  delas texturas para preencher.   
Para a aula de hoje você deverá criar um ou mais animais  utilizando as formas geométricas e texturas gráficas. Escolha qual forma você quiser, e lembre-se quanto mais texturas mais bonito e divertido seu desenho vai parecer.  Além de criar um animal, faça também o cenário (o lugar onde este animal está). Por exemplo, se for um macaquinho, faça a floresta, se for um peixinho, o mar. Não esqueçam de fotografar e guardar as atividades para depois entregarem .
Veja abaixo o passo a a passo de dois animais que criei utilizando a s formas e as texturas. Este é apenas um exemplo. Quero que vocês criem animais diferentes, utilizando a imaginação. 

Achou legal? Então vamos criar agora!!! 

Boa Aula Crianças!

Exemplo 1 Cavalo Marinho


Exemplo 2 Onça Pintada


Meus desenhos finalizados. 
Percebam como as texturas gráficas e as formas também estão em todo o ambiente que meus animais estão. A pintura também ajudou para a minha criação ficar mais divertida. Agora é sua vez! Vamos fazer arte?!  


PEÇA AJUDA PARA TIRAREM UMA FOTO ENQUANTO VOCÊ FAZ SUA ATIVIDADE 1
E DEPOIS, SEGURANDO SEU TRABALHO FINAL.

POR FAVOR,
COLOQUEM NOME E TURMA

NAS ATIVIDADES!
Grande abraço, Professoras Edna e Luiza 







NA AULA DE HOJE VAMOS RELEMBRAR UM POUCO DO CIRCUITO MOTOR.

VOCÊ LEMBRA COMO FUNCIONA?

O CIRCUITO MOTOR É MUITO UTILIZADO EM NOSSAS AULAS, POIS AMPLIA NOSSAS HABILIDADES MOTORAS E CADA UM PODE DESENVOLVÊ-LO DE ACORDO COM SUAS CAPACIDADES. NELE REALIZAMOS MOVIMENTOS TAIS COMO: ANDAR, SALTAR, SUBIR, DESCER, ROLAR, RASTEJAR, ETC.

GERALMENTE NAS AULAS, PARA REALIZAR O CIRCUITO NÓS UTILIZAMOS MATERIAIS COMO: BAMBOLÊS, CORDAS, BOLAS, CONES, COLCHONETES, PNEUS, ETC. 

EM CASA NÓS TAMBÉM PODEMOS FAZER UM CIRCUITO MOTOR, ADAPTANDO OS MATERIAIS UTILIZADOS.

VEJA UM EXEMPLO UTILIZADO EM AULA:





AGORA QUE VOCÊ LEMBROU, VAMOS CRIAR UM? 

SIGA O PASSO A PASSO PARA FAZER UM CIRCUITO MOTOR AÍ NA SUA CASA, E DEPOIS FOTOGRAFE OU FILME E NOS ENVIE.

1 - ESCOLHA UM LUGAR QUE VOCÊ TENHA UM ESPAÇO PARA REALIZAR O CIRCUITO, PODE SER POR EXEMPLO NA SALA, PEDINDO AUXÍLIO DOS PAIS PARA AFASTAR OS MÓVEIS DO LUGAR, OU QUALQUER OUTRO LUGAR QUE VOCÊ ESCOLHER.

2 - SEPARE OS MATERIAIS QUE VOCÊ IRÁ UTILIZAR, POR EXEMPLO: GARRAFA PET, CAIXA DE LEITE, ALMOFADAS, CAIXAS, CADEIRA, ETC. 
ESSA É A HORA DE USAR A SUA IMAGINAÇÃO PARA CRIAR. 

3 - LEMBRE-SE QUE O CIRCUITO DEVE TER UM INÍCIO E UM FINAL. ENTÃO POR EXEMPLO: PODEMOS COMEÇAR SALTANDO SOBRE ALGUM OBJETO NO CHÃO, COMO A CAIXA, LOGO APÓS PASSANDO EMBAIXO DA CADEIRA, E POR ÚLTIMO FAZENDO ZIG- ZAG NAS GARRAFAS. VOCÊ PODE VOLTAR AO INÍCIO E REALIZAR QUANTAS VEZES QUISER.

VOCÊ DEVE CRIAR O CIRCUITO DE ACORDO COM O ESPAÇO DISPONÍVEL, OS MATERIAIS ADAPTADOS QUE TIVER EM SUA CASA, E O NÍVEL DE DIFICULDADE DE ACORDO COM O QUE VOCÊ CONSEGUE REALIZAR! 

NÃO ESQUEÇA DE NOS MOSTRAR COMO FICOU!

BOA AULA E ATÉ BREVE!




Nenhum comentário: