quarta-feira, 22 de abril de 2020

4° ANO D - LIÇÕES DE 18/05 A 21/05

18/05




Olá!!
Aqui estão algumas situações-problemas para que você possa resolver. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS  as questões desta atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!



Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!

          Sistema de Numeração Decimal
    Observe o quadro e responda as questões.




Exemplo: 5679= 2 classes e 4 ordens.


1. Escreva quantas classes e ordens há em cada número abaixo:

a) 3165 =


b) 5 =


c) 218 =

d) 2089 =

e) 584 =

f) 51 =


2. Complete:



a) 300 unidades = _______ dezenas



b) 100 unidades = _______ centenas



c) 2 unidades de milhar = _______ dezenas



d) 3 unidades de milhar = _______ unidades



3. Escreva em algarismos o número correspondente a:




a) 2 unidades de milhar e 10 dezenas=



b) 4 unidades de milhar=



c) 5 unidades de milhar, 7 dezenas e 2 unidades=



d) 3 unidades de milhar, 1 centenas e 4 dezenas=



4. Decomponha os numerais abaixo:



a) 5853 =______________________________________



b) 2089 =______________________________________



c) 308 = _______________________________________


d) 7473 =______________________________________



e) 824 =___________________________________


5. Componha os numerais abaixo: 

a) 3UM+ 5C + 1D + 3U=

b) 2UM+ 2C+ 2D + 5U=

c) 9UM+ 2D+ 1U=

d) 5UM+ 7D+ 8U=

e) 4UM+ 6D+ 2U=

f) 6UM+ 3C+ 2D+ 7U=



1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS  as questões desta atividade em seu caderno.

3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!


OS FUNGOS

Os fungos não realizam fotossíntese. Assim como os animais, que se alimentam de outros organismos, que podem ser plantas ou animais mortos ou partes de outros seres vivos. Mas, diferentemente do que ocorre com quase todos os animais, os fungos digerem o alimento externamente ao corpo. Nesse processo, o alimento sofre decomposição. O material decomposto pode ser aproveitado por seres vivos, como as plantas.
Cogumelos são exemplos de fungos que podemos ver a olho nu. Já o fermento biológico, usado para fazer o pão crescer, é composto de fungos muito pequenos, visíveis apenas com uso de microscópio. Alguns fungos são comestíveis e podem fazer parte da alimentação das pessoas. Outros são venenosos e podem nos deixar doentes. Por isso, nunca coma cogumelos encontrados no ambiente.



 Releia o texto e assinale V para verdadeiro ou F para falso:

(    ) Os fungos realizam fotossíntese.
(  ) Cogumelos são exemplos de fungos que podemos ver a olho nu.
(    ) Alguns fungos podem ser venenosos.
(   ) O fermento biológico, usado para fazer o pão crescer, é composto de fungos muito pequenos.
(    ) Os fungos não são seres vivos.




19/05





Olá!!

     Nossa atividade hoje será um pouquinho diferente... Para realizar essa tarefa será bem simples. Você deverá clicar no link que te levará a um questionário.

     Siga os passos abaixo:

Clique na imagem para melhor visualização😘
     Não esqueça de fazer o cabeçalho em seu caderno e registrar a seguinte informação:

Atividade de Português no Google formulários.





1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões desta atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!

Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!

Grandezas e medidas: Temperatura
Copie esse título em seu caderno e as questões abaixo. 
     Certamente você já ouviu ou leu, nos noticiários, frases como esta: 



     Previsões de tempo e de temperatura nos ajudam a saber se vai chover ou fazer sol, se devemos sair de casa com mais ou com menos agasalho. O instrumento que mede a temperatura é o TERMÔMETRO. Existem termômetros de vários tipos. Veja as fotos abaixo: 



1. Copie e responda as questões em seu caderno

a. Na sua cidade faz mais frio ou mais calor?

b. Hoje está frio ou calor?

c. Qual é a temperatura de hoje?

d. Qual foi a menor temperatura registrada em sua cidade? E a maior?





 A alternativa D, você pode pesquisar no Google 









2. Observe os termômetros na ilustração: 


a.  O que significam os números que aparecem ao lado esquerdo de cada um deles? 

b.Escreva a temperatura indicada em cada termômetro. 

3. Agora veja as temperaturas médias que costumam ser registradas na cidade de São Paulo, em cada um dos meses:

Que observações você pode fazer a respeito dessas temperaturas? 

4. Leia cada situação a seguir e dê suas respostas: 


 a) Quando Lúcia levantou às 6 horas a temperatura era de 19°C. Ao meio-dia já estava a 28°C. Às 18 horas, o termômetro marcava 24°C e às 22 horas o termômetro registrava 20°C. 

·       Em qual desses horários fez mais calor? 

___________________________________________

·       Em que horário a temperatura foi menor? 

____________________________________________

·  Qual a diferença de temperatura entre 6 horas e 18 horas? 

____________________________________________

·  Entre 18 horas e 22 horas, o que aconteceu com a temperatura? 

_____________________________________________








20/05


Olá!!
Aqui estão alguns exercícios  para que você possa ler e praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões desta atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!

GRAU DO SUBSTANTIVO

Leia a explicação com bastante atenção:



Agora, copie a tabela no seu caderno e complete o que está faltando, caso tenha dúvidas, busque auxílio no dicionário ou pelo dicionário online





































Observe as palavras no livro:
1. Agora separe cada palavra na coluna correta.



















2. Passe as palavras abaixo para o plural

a) Anel:_______________________
b) Prato:______________________
c) Rua:_______________________
d) Roda:______________________
e) Corda:____________________

3. Complete as frases:

a) Um muro grande é um __________

b) Um muro pequeno é um ________

c) Uma casa grande é uma ________

d) Uma casa pequena é uma _______


4. Dê o diminutivo e o aumentativo das palavras abaixo.

Veja o exemplo: o muro - o murinho - a muralha.

a) o chapéu

b) o sapato

c) o homem

d) o nariz

e) o fogo


1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões desta atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!


O CULTIVO DA CANA E A PRODUÇÃO DO AÇÚCAR

Nessa época, era muito comum franceses e holandeses invadirem o litoral para extrair pau-brasil. Para resolver o problema, os portugueses decidiram *colonizar o Brasil de forma efetiva. A ocupação dos territórios pelos portugueses dificultaria a invasão das terras por outros europeus.
Martim Afonso de Sousa foi enviado ao Brasil, pelo rei de Portugal, em 1530. Além de pessoas, ele trouxe mudas de cana-de-açúcar. O objetivo era cultivar a planta e, com ela, produzir açúcar na colônia. Esse produto foi escolhido porque era muito valorizado na Europa e os portugueses conheciam os mecanismos para produzi-lo e exportá-lo. A riqueza gerada pela produção do açúcar poderia tornar a colônia mais atraente para outros grupos de portugueses, favorecendo o processo de colonização.
O primeiro engenho de açúcar foi instalado na vila de São Vicente, localizada no litoral do atual estado de São Paulo. Mas, devido a condições climáticas, localização estratégica e solo mais adequado para o cultivo da cana, entre outras características, foi no nordeste da colônia que a produção do açúcar mais prosperou.
Theodore de Bry. Representação do cultivo de cana e produção de açúcar na América, 1596. Gravura.
  
Copie e assinale as questões corretas eu seu caderno.

1. Os portugueses decidiram colonizar o Brasil de forma efetiva

(A) para construírem novas cidades rapidamente.

(B) para dificultar a invasão de terras por outros europeus.

(C) para expulsar de vez os índios.


2. Como a colonização foi feita no início?

(A) Os portugueses tomavam posse dos territórios e explorava as riquezas que haviam no local.

(B) Os portugueses compraram terrenos e construíram suas moradias.

(C) Os portugueses que fossem mais ricos, poderiam comprar as terras primeiro.


3. O açúcar foi escolhido para ser produzido no Brasil

(A) porque era muito bom seu sabor e eles poderiam comer a hora que quisessem, pois eram os donos de toda a cana.

(B) porque o objetivo era cultivar a cana e dar um pouco para cada empregado da fazenda e então poderiam vender e arrecadar mais dinheiro e riquezas.

(C) porque era muito valorizado na Europa e a riqueza gerada pela produção do açúcar poderia tornar a colônia mais atraente para outros grupos de portugueses, favorecendo o processo de colonização.






21/05


Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa ler e praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões desta atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!

ORTOGRAFIA












1. Copie as palavras abaixo no seu caderno e complete-as com G ou J:

Texto explicativo em elipse: Não esqueça!!! 
Ao ler essas palavras preste a atenção ao som dessas letras.

a) a ____ ir

b) gor ____ eta

c) ferru ____ em

d) can ____ ica

e) tan ____ erina

f) ____ ibóia


 2. Leia com atenção as adivinhas abaixo e complete.

a) Primeiro mês do ano. ___________

b) Usado para ver as horas. ___________

c) Pé de laranja. ____________

d) Diminutivo de anjo. __________

e) Usado para escrever na lousa. _________

f) Dia depois de ontem. ____________



Vamos trabalhar um pouquinho a Ortografia? 
Que tal um joguinho bem bacana?

    Após realizar as atividades de Português, pule uma linha e anote em seu caderno:





   Fique atento às orientações de como acessar os jogos e bom divertimento!
  Lembrando que TODAS as atividades aqui propostas são relacionadas aos conteúdos trabalhados em cada ano ciclo. 😉📱💻


Clique no link e acesse o jogo. 



      Ortografia: G ou J 


(Se não conseguir acessar o jogo, siga as instruções do link:  LAB ) 


Olá crianças!

Assistam ao vídeo e reparem na forma que a Rainha má explica sobre Autorretrato.

  • Ela está usando figurino (Uma roupa especial para parecer uma Rainha má)?

  • Ela está usando maquiagem (Olhos e boca mais destacados)?

  • Tem cenário (Lugar onde ela está, parece um parque? Uma sala de Aula? Com o que parece?) ?

  • Ela fez uma voz diferente, especialmente para a personagem e usou essa voz até o final do vídeo?

Pense sobre essas respostas…


MEDEIROS, Aline. Video aula Autorretrato, YouTube 2016. In <https://youtu.be/Cg23Ii3Rwwk>. Acesso em 28 de abr de 2020.


Essas perguntas são sobre Artes cênicas (Teatro). Viram quantas coisas importantes existem nas Artes?


Vamos ao conteúdo do vídeo agora.

  
Autorretrato é uma forma de mostrar como você é, como você se vê…

Vamos lá?!

1° Passo - Olhe-se no espelho. Ou em alguma fotografia que você esteja de frente (para facilitar).
Qual o formato do seu rosto?

Nem todos têm rosto com formato de círculo. Observe:





2° Passo - Desenhe seu formato de rosto bem grande, usando o espaço da folha.
Observe o exemplo abaixo, veja como construí uma cabeça utilizando linhas e formas.




3° Passo - Observe suas sobrancelhas e seus olhos, abaixo algumas dicas de tipos de sobrancelhas e como fazer os olhos


4° Passo - Passe a mão pelo seu rosto e perceba que o meio entre as suas sobrancelhas é exatamente onde está o seu nariz. Uma dica é descer uma linha imaginária neste espaço


5° Passo - Faça sua boca… Observe bem no espelho ou na foto antes… Existem vários tipos de boca. Normalmente, na hora de desenhar, bocas femininas tem contornos mais detalhados e bocas masculinas com menos detalhes, veja (femininas na esquerda e masculinas no centro e na direita):

6° Passo - Faça a linha do seu pescoço, olhe no espelho ou na foto sempre, pois devemos tomar cuidado com as proporções… Um pescoço muito fino não vai aguentar o peso de uma cabeça…


7° Passo - Faça seu cabelo com Texturas, aqui vão alguns exemplos:



  
8° Passo - Pinte seu Desenho

9° Passo - Faça uma textura ao fundo

Estes são os resultados dos nossos trabalhos:

       




MÃOS À OBRA, FAÇAM O AUTORRETRATO DE VOCÊS 
E NOS MANDEM AS DUAS FOTOS, 
ENQUANTO ESTIVEREM FAZENDO 
E A ARTE FINAL.


POR FAVOR,
COLOQUEM NOME E TURMA

NAS ATIVIDADES!

GRANDE BEIJO, SAUDADES, PROFESSORAS EDNA E LUIZA.



HOJE É DIA DE....






Olá galera!


Temos hoje mais uma sequência de atividades feitas para você brincar em casa com sua família.

Dicas para montar um campinho de futebol de botão, futebol de moedas e até o basquete de moedas.

Regras e como jogar..

Fácil e bem divertido. Vamos lá ?

E só clicar no link da atividade que você escolher.


Campinho de futebol de botão, fácil e divertido


Regras básicas do futebol de botão








Futebol de moedas













Tabela de basquete









Basquete de moeda





Brinque bastante e não esqueça de mandar a foto no grupo. Cuide-se!



Nenhum comentário: