sábado, 25 de abril de 2020

4° ANO C - LIÇÕES DE 01/06 A 05/06

01/06


1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões desta atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!






















VIDEOAULA: DOBRO, TRIPLO, QUÁDRUPLO, QUÍNTUPLO E SÊXTUPLO. 




Vamos praticar?

1. Determine:

a. O dobro de 48=
b. O triplo de 56=
c. O quádruplo de 128=
d. O quíntuplo de 130=
e. O sêxtuplo de 185=

2. Calcule o quádruplo e o quíntuplo dos seguintes numerais:

a. 198=
b. 287=
c. 250=
d. 395= 

3. Resolva os problemas:

a. Ganho R$ 480,00. Papai ganha o sêxtuplo do que ganho. Quanto o papai ganha?

R:

b. Mara tem 14 selos. Sueli tem o triplo dos selos de Mara mais 4. Quantos selos Sueli tem?

R: 

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
     
     Para realizar essa tarefa será bem simples. Você deverá assistir ao vídeo abaixo.

Videoaula: Revisão de Ciências
O estudo dos seres vivos.
(Anote o título em seu caderno)


     Após assistir o vídeo, você deverá clicar no link que te levará a um questionário.

     Siga os passos abaixo:

     Não esqueça de registrar em seu caderno a seguinte informação:

Atividade de Ciências no Google formulários



        
          
         Atividade de Ciências





02/06





Olá!!  
Aqui está um texto  para que você possa ler e fazer a interpretação. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões desta atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!

Interpretação do texto


Leia a tirinha e responda as questões abaixo.



1. O que deixa esse texto engraçado é a

(   ) ordem do menino.
(   ) corrida das crianças.
(   ) pergunta da menina.
(   ) resposta do menino.

2. No primeiro quadrinho, a expressão de Maluquinho indica que ele está

(   ) irritado.  
(   ) com medo.
(   ) apressado.
(   ) cansado.

3. Na leitura da tirinha, percebe-se que o Menino Maluquinho pretende:

(   ) alcançar o carro que havia passado.
(   ) perseguir alguém que estava fugindo.
(   ) fazer sua turma se movimentar.
(   ) assustar seus amigos com um grito.


Observe a imagem abaixo e responda as questões 4 à 6.




























4. O objetivo desta imagem é

(   ) divulgar uma comédia musical.
(   ) divertir o público infantil.
(   ) anunciar uma peça teatral.
(   ) convidar para assistir a um filme.

5. O texto é

(   ) uma fábula. 
(   ) uma propaganda. 
(   ) um conto de fadas.
(   ) um poema.

6. Segundo o texto, a apresentação de – SHREK – O Musical

(  ) é considerada a maior comédia musical do Brasil.
(   ) estreará a partir do dia 01 de agosto.
(   ) terá uma longa temporada em São Paulo.
(   ) é indicada para todos os públicos, classificação livre.


MEDIDAS DE MASSA: TONELADA, 
QUILOGRAMA E GRAMA.

Clique na imagem para melhor visualização 😉



Veja como indicamos as unidades de medida de massa:





     Sendo assim:

                     Clique na imagem para melhor visualização 😉




Vamos praticar!!

1. Leia os diálogos e, depois responda às questões.
                 Clique na imagem para melhor visualização 😉



a. Meia tonelada corresponde a quantos quilogramas? E 1 tonelada?


b. Quantos gramas, formam 1 quilograma?


2. Qual é a unidade de medida mais adequada para medir a massa em cada caso: tonelada, quilograma ou grama?

3. Agora escreva em seu caderno as medidas de massa em ordem crescente.



4. Faça a estimativa e assinale o item que tem a maior massa em cada caso


a. 


( 1 )Bola de tênis       
( 2 )Bola de basquete




b. 


( 1 )Balde                
( 2 )Ferro de passar roupas



c. 

                      
( 1 )Cacho de uvas 
( 2 )Melancia    






d.


( 1 )Fatia de bolo       
( 2 )Balão de festa  
    
                 

ESTIMATIVA




PARA PARTICIPAR, CLIQUE NO FORMULÁRIO ABAIXO E DÊ O SEU PALPITE. 

QUEM ACERTAR TERÁ SUA FOTO PUBLICADA NO BLOG.




03/06



1. Faça o cabeçalho em seu caderno.

























Videoaula revisão de História: 
Os primeiros habitantes.



 

     Após assistir ao vídeo, você deverá clicar no link que te levará a um questionário.

     Siga os passos abaixo:



     Não esqueça de registrar em seu caderno a seguinte informação:


Atividade de História no Google formulários




1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões desta atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!


 ADJETIVOS
Copie esse título em seu caderno!



Vamos praticar!

1. Escreva 3 adjetivos para cada ilustração.



1.
2.
3.




 

1.
2.
3.




1.
2.
3.




2. Observe a ilustração e escreva uma frase sobre ela usando algum adjetivo.



3. Escolha dentro do quadro, 2 adjetivos, para cada substantivo abaixo, e escreva uma frase:



a. Coelho:

b. Menino:

c. Flor:

d. Cachorro:

e. Jacaré:

f.  Maçã:

g. Mulher: 

Vamos trabalhar um pouquinho os Adjetivos?
Que tal um joguinho bem bacana?

  Após realizar as atividades de Português, pule uma linha e anote em seu caderno


Fique atento às orientações de como acessar os jogos e bom divertimento!!
Lembrando que TODAS as atividades aqui propostas são relacionadas aos conteúdos trabalhados em cada ano ciclo. 😉📱💻

Clique no link e acesse o jogo. 










Se não conseguir acessar o jogo, siga as instruções do link: LAB.





04/06

Olá!!  
Aqui está um texto  para que você possa ler e fazer a interpretação. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões desta atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!

Interpretação do texto

Leia a tirinha e responda as questões abaixo.

1. A intenção da mãe ao mandar Antoninho pular na água era de
(   ) afastá-lo do predador. 
(   ) escondê-lo do macaco. 
(   ) dar um banho no filho.
(   ) brincar com o filho.

2. Na história em quadrinhos percebe-se que Antoninho
(   ) ficou com muito medo do predador.
(   ) estava contente em pular na água.
(   ) sabia que a mãe queria lhe dar um banho.
(   ) viu um macaco correndo atrás dele.

3. O traço de humor percebido no texto é o fato de
(   ) a mãe ficar com medo de um predador.
(   ) o Antoninho cair dentro da água de repente.
(   ) o macaco estar escondido de Antoninho.
(   ) a mãe enganar seu filho para dar-lhe banho.

4. No trecho “- Lá vem o predador!”, o termo destacado dá ideia de
(   ) tempo.   (   ) lugar.   (   ) modo.   (   ) dúvida.

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.



Videoaula de Revisão: 
Capítulo 2 - O povo brasileiro
     Após assistir ao vídeo, você deverá clicar no link que te levará a um questionário.

     Siga os passos abaixo:


     Não esqueça de registrar em seu caderno a seguinte informação:



Atividade de Geografia no Google formulários







05/06




Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa resolver. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS às questões dessa atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!

Copie o título em seu caderno.😉


Gilda desenhou e recortou uma figura em uma folha de papel sulfite (ou de caderno). Observe como ela fez:



1. Agora, marque com um X a figura que a Gilda construiu:
















2. Ligue cada figura do lado esquerdo com a uma figura do lado direito, de maneira que a figura geométrica formada por essas duas partes ligadas apresente simetria. 



3. Marque um X na figura que apresenta simetria em relação ao eixo preto traçado.





AULA DE ARTES









SE PRECISAR, ASSISTA AO VÍDEO PARA VER COMO FAZER A DOBRADURA:







Aula 5 dia 05/06/2020 – Quebra-cabeça e Tangram
                                                                 
Você já brincou de quebra-cabeça?

Ao juntar as peças você desenvolve a capacidade concentração, coordenação, noção espacial e percepção visual.
Na aula de hoje vocês tem três tipos de quebra-cabeças. Escolha o que você mais gosta e divirta-se.

Quebra-cabeça simples

Passo a passo

Um quebra-cabeças de papelão e revista. Fácil de fazer!

Você vai precisar de: pedaço de papelão, foto de revista ou desenho, cola, tesoura e lápis.

Como fazer:

Recorte a figura que você escolheu para ser o tema do seu quebra-cabeças. A figura tem que ser do mesmo tamanho do papelão. Passe cola e coloque-a com cuidado sempre alisando com a mão para não ficar empelotado. Aguarde a secagem.
Depois no verso do papelão desenhe formas de quebra-cabeça de modo que uma encaixe na outra.
Recorte com cuidado. Depois é só desmontar e guardar numa caixinha. Está pronto o seu quebra-cabeças!




Agora é só brincar!

Quebra-cabeça sílabas



Link do vídeo do quebra-cabeça sílabas:


Tangram




Lenda do Tangram
Não se sabe exatamente quando o jogo surgiu. Uma lenda diz que um imperador chinês quebrou um espelho, e ao tentar juntar os pedaços e remontá-lo, percebeu que poderia construir muitas formas com seus cacos. 
Era um dos mais famosos “testes” utilizados para estudar a inteligência humana, durante a China antiga.

Passo a passo - Construção do Tangram
Materiais: Papelão, Cartolina ou EVA, Régua, Lápis preto e Borracha.
Agora, veja passo a passo como funciona a construção do Tangram.

1º passo: Recorte o Papelão, Cartolina ou EVA em forma de um quadrado:

2º Passo: Trace um segmento de reta que vai do vértice b ao vértice h, dividindo o quadrado em dois triângulos iguais.

3º Passo: Para encontrar o ponto médio do segmento de reta BH, pegue o vértice A e dobre até o segmento BH o ponto de encontro do vértice A e do segmento BH será o ponto médio de BH.

Agora trace um segmento de reta que vai do vértice A ao ponto D, formando três triângulos.


4º passo: Dobre o vértice J até o ponto D assim formando dois pontos, um no segmento BJ e outro no segmento HJ.

Agora trace um segmento de reta do ponto E ao ponto I.

5º Passo: Trace uma reta perpendicular do ponto D ao segmento EI.

6º Passo: Trace dois segmentos de reta paralelos ao segmento DG e outro ao lado AH.

Assim, dizemos que um Tangram possui dois triângulos grandes, três triângulos menores, um paralelogramo e um quadrado. Veja essas figuras destacadas:



Recorte todas essas figuras geométricas e terá as sete peças do Tangram.

Agora você já pode usar a imaginação e construir figuras com essas peças.



 Agora é só brincar! Não se esqueça de nos enviar fotos ou vídeos! Até breve!








Nenhum comentário: