domingo, 19 de abril de 2020

4° ANO - LIÇÕES DE 27/04 A 01/05

27/04




Olá!!    

Aqui está um texto da temática de Ciências,  para que você possa ler, analisar as imagens e fazer a interpretação. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie ou cole essa atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!


Tempo estimado para esta atividade: 1 hora.

Vamos retomar o que já estudamos?

Uma das maneiras mais primitivas de orientação era realizada através da observação de astros e estrelas, no decorrer de muito tempo os viajantes usaram com frequência esse artifício, as principais referências eram o Sol, a Lua e as estrelas.


No entanto, a localização não era precisa como as fornecidas por instrumentos de orientação modernos. Os mapas atuais apresentam dados bem precisos sobre os lugares e são elaborados com base em diversos instrumentos, tais como bússolas, fotos aéreas, imagens e informações obtidas por satélites entre outros.





Os pontos cardeais

   Os pontos cardeais, também conhecidos como pontos de referência, são de extrema importância para a localização e a orientação geográfica. Os quatro pontos cardeais são: Norte, Sul, Leste e Oeste.
    rosa dos ventos ou rosa náutica é um desenho que aparece no mostrador de bússolas, em mapas, plantas, maquetes, etc.
   
   A utilização de rosas dos ventos é extremamente comum em todos os sistemas de navegação antigos e atuais. Seu desenho em forma de estrela tem a finalidade única de facilitar a visualização com o balanço da embarcação.


Exercícios
Copie os exercícios em seu caderno!



    Abaixo temos a Rosa dos ventos e uma imagem de crianças brincando num parque. Analise as informações e responda completando as lacunas.


   1.  Os prédios estão na direção ________________.

   2.  A árvore está na direção ________________.

  3.  Se as crianças forem andando na parte de trás do brinquedo elas irão na direção _______________.

  4.  Se esta imagem fosse uma fotografia, o fotógrafo estaria na direção ____________.

 Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa resolver. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie ou cole essa atividade em seu caderno e faça todos os cálculos.
3. E por último e mais importante, LEIA CADA PROBLEMA COM ATENÇÃO! 


Tempo estimado para esta atividade: 1 hora.


GRANDEZAS E MEDIDAS: TEMPO

(ESCREVA ESSE TÍTULO EM SEU CADERNO E NÃO ESQUEÇA DE COPIAR ESTE EXERCÍCIO!).

1. Ao longo de cada dia, contamos horas, minutos, segundos... Contamos dias, semanas, meses, anos...
Que tal revisar nossos conhecimentos sobre o tempo? Complete o texto a seguir.


O dia tem ______ horas. Cada hora tem _____ e cada minuto tem ____ segundos.
Já a semana tem ____ dias.  Os meses podem ter _____, ______, ______ ou _______ dias. Os meses que têm 30 dias são:_______________________________________________________________________________________________ e os que têm 31 dias são: _________________________________________________________________________________________________________________________________.
O mês  de Fevereiro pode ter _____ ou 29 dias. Quando esse mês tem 29 dias, o ano tem __________ dias e, nesse caso, o ano é chamado de bissexto. 2020 foi um ano bissexto. O próximo ano bissexto será _________. Anos que não são bissextos têm _______ dias.

2. Você sabe “ler as horas” em relógios digitais? E em relógios de ponteiros? Observe as ilustrações abaixo e confira que horas os relógios estão marcando em cada caso. Escreva o que você costuma fazer em cada um desses horários.



(PARA RESPONDER ESTA ATIVIDADE PULE 4 LINHAS).




3. Observe os dois horários marcados no relógio digital. Descubra quanto tempo se passou em cada situação:




  4.  Ana demora 30 minutos para chegar à escola. Quando saiu de casa seu relógio marcava o seguinte horário:



(Copie as perguntas e assinale a alternativa correta)



Em que horário Ana chegou à escola?

a. 7 horas e 55 minutos.

b. 7 horas e 45 minutos.

c. 7 horas e 35 minutos.

d. 7 horas e 30 minutos.



 

28/04


Olá!
Aqui está um texto  para que você possa ler e fazer a interpretação. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Leia o texto e copie as perguntas em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!


Boa aula!

RECADO AO SENHOR 903



Vizinho,

     Quem fala aqui é o homem do 1003. Recebi outro dia, consternado, a visita do zelador, que me mostrou a carta em que o senhor reclamava contra o barulho do meu apartamento. 
     Recebi depois a sua própria visita pessoal – devia ser meia-noite,  e a sua veemente reclamação verbal.  Devia dizer que estou desolado com tudo isso e lhe dou inteira razão. O regulamento do prédio é explicito e se não fosse, o senhor ainda teria ao seu lado a Lei e a Polícia. Quem trabalha o dia inteiro tem o direito ao repouso noturno e é impossível repousar no 903? Quando há vozes, passos e músicas no 1003. Ou melhor: é impossível dormir quando o 1003 se agita: como não sei o seu nome nem o senhor sabe o meu, ficamos reduzidos a ser dois números, dois números empilhados entre dezenas de outros. Eu, 1003, me limito a Leste pelo 1005, a Oeste pelo 1001, ao Sul pelo Oceano Atlântico, ao Norte pelo 1004, ao alto pelo 1103 e embaixo 903 – que é o senhor. Todos esses números são comportados e silenciosos: apenas eu e o Oceano Atlântico fazemos algum ruído e funcionamos fora do horário civis: nos dois apenas nos agitamos e bramimos ao sabor da maré, dos ventos e da lua. Prometo sinceramente adotar, depois das 22 horas, de hoje em diante, um comportamento de manso lago azul. Prometo. Quem vier à minha casa (perdão: ao meu número) será convidado a ser retirar 21:45, e explicarei: o 903 precisa repousar das 22 ás 7 pois ás 8:15 deve deixar o 783 para tomar o 109 que levará até o 527 de outra rua, onde ele trabalha na sala 305. Nossa vida, vizinho, está toda numerada: e reconheço que ela só pode ser tolerável quando um número não incomoda outro número, mas o respeita ficando dentro dos limites de seus algarismos. Peço – lhe desculpas e prometo silêncio.
     Mas que me seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo, em que um homem batesse à porta do outro e dissesse “Vizinho, são três horas da manhã e ouvi música em tua casa. Aqui estou." E o outro respondesse “Entra, vizinho, e come de meu pão e bebe de meu vinho. Aqui estamos todos a bailar e cantar, pois descobrimos que a vida é curta e a lua é bela." 
     E o homem trouxesse sua mulher, e os dois ficassem entre os amigos e amigas do vizinho entonando canções para agradecer a deus o brilho das estrelas e o murmúrio da brisa nas arvores, e o dom da vida e a amizade entre humanos, e o amor e a paz.

BRAGA, Rubens. Recado ao senhor 903. In: para gostar de ler. Crônicas 12 ed. São Paulo Ática. 1989.v.1.p.74-75.



INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

(Para responder estas questões, você deverá copiar em seu caderno e assinalar a alternativa correta).

1. Ao receber a reclamação do vizinho, o morador do 1003:

(a) alega que a Lei e a Policia estão a favor do vizinho.


(b) critica de fato de o vizinho ter  reclamado do barulho.

(c) fica desolado e reconhece que o vizinho tem razão.


(d) ignora a visita do zelador e lhe mostrava a carta.


2. No texto, a identificação dos moradores por meio de números sugere

(a) a relação entre vizinhos.


(b) a amizade entre vizinhos e prédios.


(c) a solidariedade entre as pessoas.


(d) a hostilidade entre os homens.


3. A ideia em torno da qual o texto se organiza é a:

(a) amizade entre moradores.


(b) relação conflituosa entre os vizinhos do prédio.


(c) responsabilidade do zelador pelo silêncio.


(d) importância dos regulamentos dos edifícios.





Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa resolver. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie ou cole essa atividade em seu caderno e faça todos os cálculos.
3. E por último e mais importante, LEIA CADA PROBLEMA COM ATENÇÃO! 

Boa aula!


Quatro operações

(Nesta atividade você deverá copiar todas as questões e resolver em seu caderno).

Resolva os cálculos e assinale a alternativa correta:



1. O resultado da subtração 563 – 289 é:


(a) 230

(b) 274

(c) 330

(d) 370


2. Marque a alternativa que corresponda ao produto: 65×4



(a) 260

(b) 240

(c) 160

(d) 69


3. Se Pedro ganhou uma dezena de figurinhas e João ganhou o dobro, quantas figurinhas Pedro e João têm juntos?



(a) 45

(b) 30

(c) 15

(d) 10


4. Um ônibus partiu com 40 passageiros. Em um ponto, subiram 8 e, em outro ponto, desceram 11. O ônibus chegou ao ponto final com quantos passageiros?



(a) 59

(b) 48

(c) 39

(d) 37




29/04














Olá!!    
Aqui está um texto  para que você possa ler e fazer a interpretação. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie ou cole essa atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!


Boa aula!!


Gramática: Substantivos

Vamos relembrar o que já estudamos!

       Você já percebeu que cada elemento à nossa volta recebe um nome? Vamos observar os exemplos:

casa – menino – bola - árvore - gato - cão

Esses elementos são chamados de substantivos, pois eles nomeiam os seres, como animais, objetos, pessoas, lugares.
Os substantivos se classificam em: comuns, próprios, concretos, abstratos, coletivos, primitivos e derivados.
Vamos retomar o que são substantivos comuns e próprios.

  • Substantivos comuns – Indicam seres de uma mesma espécie:


Ex: livro – mesa – carro – janela – estojo – caderno – computador.

  • Substantivos próprios – São aqueles que nomeiam seres de um modo particular, como nome de pessoas, ruas, avenidas, cidades, estados, países, entre outros:


Ex: Rio de Janeiro – Pedro – Praça dos Três Poderes – Palácio das Esmeraldas.

EXERCÍCIOS

1. Copie o quadro abaixo em seu caderno e complete-o, com as informações necessárias.



Após preencher o quadro circule de vermelho os substantivos comuns e de azul os substantivos próprios.


2. Reescreva as frases abaixo corrigindo as palavras que precisam ser escritas com letras maiúsculas:

(Para responder estas questões pule 2 linhas. Não esqueça da letra maiúscula no início de cada frase e do ponto final).

a) teresina, capital do piauí, é a cidade mais quente do brasil.

b) alguns pássaros dormem em pé porque assim estão prontos para fugir dos predadores.

c) emília, narizinho e sabugosa são algumas das personagens infantis criadas por monteiro lobato.

d) a revista mônica é muito lida pelas crianças.

e) monteiro lobato é um dos mais conhecidos escritores brasileiros. a boneca emília, pedrinho, narizinho, dona benta e tia nastácia são algumas de suas personagens mais famosas.

  • Agora justifique por que as palavras alteradas precisam ser escritas com letra maiúscula:


































1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie ou cole essa atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!

CAPÍTULO 2 - COMO OS PORTUGUESES VIERAM?
Vamos relembrar! Não esqueça de copiar o título acima em seu caderno, não precisa copiar o texto, apenas ler!

Os portugueses atravessaram o oceano Atlântico e chegaram à América milhares de anos após a vinda dos primeiros grupos de seres humanos a estas terras.
Além dos portugueses, nessa época, europeus de outras nacionalidades fizeram diversas viagens marítimas. Navegando em águas desconhecidas, eles corriam diversos riscos. Muito tempo depois, o poeta Fernando Pessoa escreveu um poema sobre essas viagens. Leia alguns versos:

           Ó mar salgado, quanto do teu sal
         São lágrimas de Portugal!

         Por te cruzarmos, quantas mães choraram,

         Quantos filhos em vão rezaram!

         Quantas noivas ficaram por casar

         Para que fosses nosso, ó mar!

         Valeu a pena? Tudo vale a pena

         Se a alma não é pequena.
         [ ... ]

Copie e responda as questões abaixo em seu caderno!
1. Segundo o poema, por que mães, filhos e noivas ficavam tristes e preocupados?

2. Naquela época, quais seriam os motivos das “lágrimas de Portugal" ?

3. Por quais motivos os viajantes enfrentariam o mar desconhecido?

4. Pense na chegada dos portugueses à América. Em sua opinião, que resposta eles dariam à pergunta “Valeu a pena”?


Contando os séculos
As viagens marítimas que desbravaram mares inexplorados e encontraram locais até então desconhecidos pelos europeus ficaram conhecidas como GRANDES NAVEGAÇÕES. Essas expedições iniciaram-se por volta de 1410, ou seja, no século 15.
É importante lembrar que: 1 século equivale a 100 anos!



A travessia do Atlântico 

  



Entre 1419 e 1521, portugueses e espanhóis fizeram diversas viagens exploratórias pelo oceano Atlântico. Os governos desses dois povos realizaram grandes investimentos para o desenvolvimento das tecnologias náuticas.
Em 1492, os espanhóis chegaram a um continente que não conheciam e que seria, depois, chamado de América. Os portugueses, por sua vez, encontraram o caminho marítimo para a Índia em 1498. Dois anos depois, eles chegaram às terras que mais tarde chamariam de Brasil.


A expedição que partiu de Lisboa com destino à Índia, na Ásia, em 1500, foi comandada por Pedro Álvares Cabral. A missão dele era retornar a Portugal com navios cheios de especiarias,  sedasmarfim e outros artigos de luxo na época.

Copie e responda as questões em seu caderno.


1. De acordo com o texto, quais povos fizeram diversas viagens exploratórias pelo oceano Atlântico?

2. Qual foi continente que os espanhóis chegaram no ano de 1492?

3. Quem comandou a expedição que no ano de 1500 chegou as terras que hoje fazem parte do território brasileiro?







30/04
















Olá!
Aqui está um texto  para que você possa ler e fazer a interpretação. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Leia o texto e copie as perguntas em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!


Boa aula!!

A BOLA

Luis Fernando Veríssimo.

O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar a sua primeira bola do pai. Uma de número 5, sem tento oficial de couro. Agora não era mais de couro, era de plástico. Mas era uma bola.
O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse “Legal!”. Ou o que os garotos dizem hoje em dia quando gostam do presente ou não querem magoar o velho. Depois começou a girar a bola, à procura de alguma coisa.
- Como é que liga? – perguntou.
- Como, como é que liga? Não se liga.
O garoto procurou dentro do papel de embrulho.
- Não tem manual de instrução?
O pai começou a desanimar e a pensar que os tempos são outros. Que os tempos são decididamente outros.
- Não precisa manual de instrução.
- O que ela faz?
- Ela não faz nada. Você é que faz coisas com ela.
- O quê?
- Controla, chuta....
- Ah, então é uma bola.
- Claro que é uma bola!
- Uma bola, bola. Uma bola mesmo.
- Você pensou que fosse o quê?
- Nada não!
O garoto agradeceu, disse “Legal” de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da tevê, com a bola nova do lado, manejando os controles de um vídeo game. Algo chamando Monster Ball, em que times de monstrinhos disputava a posse de uma bola em forma de bip eletrônico na tela ao mesmo tempo que tentavam se destruir mutuamente. O garoto era bom no jogo. Tinha coordenação e raciocínio rápido. Estava ganhando na máquina.
O pai pegou a bola e ensaiou algumas embaixadas. Conseguiu equilibrar a bola no peito do pé, como antigamente, e chamou o garoto.
- Filho, olha.
O garoto disse “legal”, mas não desviou os olhos da tela. O pai segurou a bola om as mãos e a cheirou, tentando recapturar mentalmente o cheiro do couro. A bola cheirava a nada. Talvez um manual de instrução fosse uma boa ideia pensou. Mas em inglês, para a garotada se interessar.



Fonte: Adaptação de A Bola, In VERÍSSIMO, Luis Fernando. Comédias para se ler na Escola. Editora Objetiva, 2001.


INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

(Para responder estas questões você deverá copiar e assinalar a correta).





1. Segundo o texto “o pai começou a desanimar e a pensar  que os tempos são outros”, pelo fato





(a) da bola de plástico e não de couro.




(b) da bola não fazer nada sozinha.



(c) do filho ser bom de videogame.


(d) do filho não dar importância a bola.


2. No texto, a frase: O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse “Legal!”, significa que o menino

(a) achou que faltava o manual de instruções.

(b) detestou a bola, pois era de plástico.

(c) tentava não desapontar o seu pai.

(d) gostava de jogar videogame.


3. A partir do texto podemos perceber que o menino:

(a) gosta de brincadeiras antigas.

(b) gosta muito de assistir TV.

(c) gosta mais de brinquedos eletrônicos.

(d) gosta de brincar de bola.


4. Este texto contém diálogos. Quem é que fala neste texto?

(a)  O pai, o filho e a bola.

(b)  O pai e o filho.

(c)  O pai, o filho, a bola e o narrador.

(d)  O narrador e o filho.


5. O que o autor pretende com esse texto?

(a) Que o leitor acredite nele e concorde com tudo que ele disse.

(b) Que o leitor fique sabendo que o pai deu uma bola de presente ao filho.

(c) Que o leitor leia e reflita sobre como as crianças de hoje não brincam mais como antigamente.

(d) Que o leitor fique feliz porque o menino ganhou um presente de seu pai.

6. Do que era feita a bola que o menino ganhou?

R:____________________________________________________

7. Leia este trecho:



“Depois começou a girar a bola, à procura de alguma coisa.
— Como é que liga? ”


O garoto estava procurando um botão que ligasse o brinquedo porque:


(a) ainda não tinha lido o manual de instruções.

(b) pensou que fosse um brinquedo eletrônico.

(c) gostava muito de jogar Monster Ball.

(d) não sabia o que era uma bola.


8. O termo "legal" indica um tipo de linguagem mais usada por:

(a) idosos.

(b) professores.

(c) crianças.

(d) cientistas.



























1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Leia o texto e copie as perguntas em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!


Boa aula!!


Geografia: Limites territoriais.


Os países, estados e municípios apresentam limites que os separam dos vizinhos. Esses limites indicam os lugares onde termina um território e começa outro. Os limites são estabelecidos, na maioria das vezes, por acordos e tratados.  Por meio desses acordos, são criadas as linhas imaginárias que podem ser definidas por características naturais ou artificiais.


Vejamos:

Limites Naturais

São aqueles que não foram criados pelo homem. Exemplos: rio, florestas, bosques, montanhas, cachoeiras, etc., podem separar um lugar do outro.



       Limites Artificiais

    São os criados pelo homem. Exemplos: ruas, avenidas, postes, placas, muros, paredes, cercas, linhas imaginárias, etc., podem separar um lugar do outro.





     Copie as questões e responda no caderno:

1.  Qual é o exemplo de limite natural utilizado no texto? Quais territórios ele separa?


2. Qual é o exemplo de limite artificial usado no texto? Quais territórios ele separa?

3. Abaixo temos o mapa da região do Grande ABC e um texto explicativo.

Mapa dos municípios da Região do Grande ABC


Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_do_Grande_ABC







Agora que você já conhece a região do Grande ABC, responda as questões a seguir. Não esqueça de registrar tudo no caderno.

a. Quais cidades fazem parte da região do Grande ABC?

b. Qual cidade do ABC faz fronteira com o maior número de cidades na região? Escreva o nome das cidades que fazem fronteira com a mesma.


c. Qual cidade do ABC faz fronteira com o menor número de cidades na região? Escreva o nome da cidade que faz fronteira com a mesma.


d. A EMEB Senador Teotônio Vilela está localizada no município de São Bernardo do Campo. Quais cidades da região fazem divisa com esta cidade?





ARTE



PRIMEIRA AULA DE ARTES ONLINE 4º ANOS 
 (MANHÃ - PROFESSORA LUIZA E TARDE - PROFESSORA EDNA)






(ABAIXO, segue o mesmo conteúdo digitado
para quem está com dificuldade para acessar o vídeo).



O que é Abstrato?


Vejam essas figuras:














Quantas linhas! Quantas formas! Quantas cores! 

Mas nenhuma delas dá para a gente ter certeza absoluta do que é… 

A gente pode até enxergar algumas formas geométricas, imaginar que seja alguma coisa mas não dá para ter certeza, isso é ABSTRATO.

Qual a utilidade? Para que serve?

O Abstrato é uma forma de arte que permite expressar os nossos sentimentos; isso quer dizer, se nós estamos felizes, se estamos tristes, preocupados, ou simplesmente o que a gente quer colocar no papel, alguma coisa sem ter que pensar muito, só temos que sentir, pintar ou desenhar... Simples assim! 

O Abstrato tem vários recursos que a gente já conhece, como as formas geométricas, as linhas, as cores, então para conseguir fazer uma Obra é só usar a criatividade, vamos lá!

VOCÊS VÃO CRIAR UMA COMPOSIÇÃO CONTENDO:


3 DIAGONAIS 
4 HORIZONTAIS 
5 VERTICAIS

E A PARTIR DESTAS LINHAS, ESPALHADAS PELA FOLHA, VÃO COMPLETAR COM FORMAS, TEXTURAS E CORES SEU ABSTRATO. 


PEÇA AJUDA PARA TIRAREM UMA FOTO ENQUANTO VOCÊ FAZ SUA ARTE E DEPOIS, SEGURANDO SEU TRABALHO FINAL.





Grande abraço, Professoras Edna e Luiza 



PARA CURTIR O FERIADO:


Para aproveitar o feriado e o final de semana, vamos postar aqui atividades bem bacanas . Chame a família para brincar com vocês.


1- Para quem gosta de dançar:

Clique aqui                                

 Mais um pouquinho                            


2- Para quem gosta de jogar:

Temos 3 LINKs dos passos e regras do jogo de damas.  Assistam quantas vezes quiserem e boa diversão.

Regras básicas (Nv 1):

Jogada para peças brancas (Nv2):

Como fazer seu tabuleiro:


Mandem uma foto da diversão no grupo e se cuidem!


3- Para quem gosta de ler:

Clique no link abaixo e veja quantos gibis o Marcelo separou para a sua diversão:
Escolha quantos você quiser e boa leitura!!

Biblioteca Interativa







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