domingo, 19 de abril de 2020

4° ANO - LIÇÕES DE 04/05 A 08/05

04/05
























Olá!!


Aqui estão alguns exercícios para que você possa resolver. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie ou cole essa atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!




Números naturais


1. Escreva para cada um dos números:

a) O sucessor

3867 =
1040 =
8928 =
7699 =

b) O antecessor

8490 =
1621 =
3760 =
5841=




2. Resolva as operações indicadas e complete

a) O sucessor de 1268 + 54 é ______b) O antecessor de 3251 + 35 é ______c) O sucessor de 6735 + 83 é _____d) O antecessor de 2129 + 27 é ______

3. Represente as quantidades indicadas por meio de algarismos


a) Três mil, oitocentos e quinze =b) Oito mil, seiscentos e setenta e sete =c) Nove mil, cento e trinta e nove =d) Quatro mil e cinquenta e quatro =

4. Escreva por extenso

a) 4745 =b) 3032 =c) 5607 =d) 9103 =e) 2478 =

5. Escreva três números formados por:

a) Quatro algarismos
R:

b) Três algarismos
R:

c) Dois algarismos
R:
















1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie ou cole essa atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!



  

     A terra é o único planeta que conhecemos, até o momento, no qual há vida. Mas ninguém tem conhecimento do número exato de espécies de seres vivos que existem nela.
    Cerca de 1,4 milhão de espécies já foram descobertas e descritas pelos cientistas, e é muito provável que existam muitas outras ainda desconhecidas. Os pesquisadores estão sempre trabalhando para saber mais sobre os seres vivos. O conhecimento das espécies ajuda a preservá-las e entender melhor a história da vida na terra.


NOME CIENTÍFICO E NOME POPULAR

    Nomes como joaninha, canário e laranjeira, usados nos dia-a-dia são nomes populares. É comum toda espécie receber nomes populares, dependendo da região.  Porém toda espécie possui um nome cientifico


    Esse nome é criado quando a espécie é descoberta. Cada espécie tem apenas um nome cientifico que é escrito em latim uma língua antiga da qual se originaram diversas línguas, entre elas o português.
     Abaixo temos um a exemplo bem conhecido de um ser vivo que apesar de ter um nome cientifico, recebe diversos nomes populares dependendo da região.


  • Copie as questões abaixo e assinale a alternativa correta.


1. Os nomes científicos são extremamente importantes para a ciência, uma vez que permitem a identificação de um organismo independentemente da língua utilizada em um país. Isso é possível porque os nomes científicos:

(a) sempre são escritos em português.

(b) sempre são escritos em inglês, a língua mais falada no mundo.

(c) são escritos em uma língua criada pela coordenação do Código Internacional de Nomenclatura Biológica.

(d) sempre são escritos em latim ou os termos são latinizados.

2. Segundo o texto é correto afirmar que:

(a) Os cientistas conhecem todos as espécies existentes na terra.

(b) O conhecimento das espécies não ajuda a preservá-las e serve apenas para deixar o cientista famoso.

(c) Já foram descobertas cerca de 1,4 milhão de espécies, porém não se sabe ao certo quantas existem, pois segundo a ciência, é muito provável que exista muitas outras ainda desconhecidas.

(d) Existem apenas animais conhecidos.

3. Quais os dois tipos de nomes que as espécies recebem?
R:

DESAFIO

     Além da mandioca, você conhece alguma outra espécie que receba mais de um nome popular? Escreva no caderno dois exemplos. Caso não lembre, você pode fazer uma busca no Google e realizar essa pesquisa.



05/05


Olá!!
Aqui está a continuação do capítulo 2 do livro de História  para que você possa ler e fazer a interpretação. 
Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões desta atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!

Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!

  Vamos relembrar! Não esqueça de copiar o título acima em seu caderno, não precisa copiar o texto, apenas ler!

CAPÍTULO 2 - CONVIVENDO EM ALTO-MAR

A caravela era comandada por um capitão e conduzida por um piloto, responsável por fiscalizar o timoneiro. Os marinheiros, por sua vez, faziam a maior parte do trabalho na embarcação, como a manutenção e o cuidado com os mastros e as velas.
Havia também o cozinheiro e o despenseiro, que distribuía a ração diária de comida. A bordo havia ainda: um padre; um médico; um escrivão, que registrava os acontecimentos importantes da viagem; bombardeiros, que eram responsáveis pelos canhões; e soldados.
Esses tripulantes passavam longos períodos em alto-mar. Eles viviam em espaços apertados e sempre corriam o risco de naufragar. Também podiam contrair doenças, como o ESCORBUTO e sofriam com a falta de alimentos.


Copie a questão e responda em seu caderno.

1. Atualmente, o escorbuto é uma doença rara no Brasil. Ela é evitada com a ingestão de alimentos ricos em vitamina C. Pesquise na internet ou pergunte aos seus familiares, quais alimentos são ricos em vitamina C e faça uma lista no caderno.

AS CRIANÇAS DA TRIPULAÇÃO

Você sabia que nas embarcações também havia crianças? Eram meninos de 9 a 16 anos que viajavam como aprendizes de marinheiros. Chamados de GRUMETES, realizavam trabalhos pesados e estavam sujeitos a castigos físicos.
A limpeza do navio, por exemplo, era obrigação dos grumetes. Eles deviam manter o convés sempre úmido, pois, se a madeira ressecasse, poderia rachar. Também tinham de observar a passagem do tempo e informá-la ao restante da tripulação. Isso era feito com a ajuda de uma ampulheta.
Além disso, os grumetes ajudavam os marinheiros nos trabalhos de reparo das embarcações. Alguns chegaram a ser encarregados de subir até o ponto mais alto do mastro principal para avistar o mar distante.

Copie as questões e responda no caderno.

2. Em sua opinião, as condições de trabalho dos grumetes eram seguras?

3. Você conhece outros momentos históricos em que era comum as crianças trabalharem? Em que época isso ocorria? Que tipos de trabalho eram realizados pelas crianças? E hoje, no Brasil, as crianças podem trabalhar? Explique.



AS MULHERES NAS GRANDES NAVEGAÇÕES

Em Portugal, a maioria das mulheres era proibida de integrar as tripulações. Assim, muitas permaneciam no reino. Lá, trabalhavam no cultivo dos campos, na criação dos animais e nos cuidados com as crianças e os idosos. Apesar disso, essas mulheres puderam contribuir de outra forma com as Grandes Navegações. Elas fabricavam peças usadas na construção dos navios e preparavam alimentos para as viagens, como biscoitos, marmelada e carne salgada.
Algumas mulheres, porém, conseguiram permissão para viajar com os homens. Muitas acompanhavam o marido ou o pai; outras trabalhavam nos barcos, como padeiras e enfermeiras. Algumas também conseguiram sair de Portugal para viver nas terras exploradas pelos portugueses.





Autoria desconhecida. Representação de mulheres portuguesas no século 16 feita em 1797. Gravura. Da esquerda pra direita, há uma camponesa de Alentejo, uma vendedora de frutas  de Lisboa e uma mulher de Beira. Alentejo, Lisboa e Beira correspondem a locais de Portugal.

     
      

Copie as questões e responda em seu caderno.

     4. O texto nos informa que as mulheres eram proibidas de integrar as tripulações, quais os trabalhos eram deixados para elas?

    5. Em sua opinião, por que muitas mulheres eram proibidas de participar das grandes viagens marítimas?














1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie as questões desta atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!

Ortografia – C, S, SS, SC, SÇ e XC
Não esqueça de copiar esse título em seu caderno!

1. Leia esta tirinha.

                     
Copie as questões e responda em seu caderno.

 a. A quem a aranha se refere quando diz “eles”?

 b. Por que as baratas querem a aranha no gol?

 c. As palavras sublinhadas nos balões apresentam o fonema S, ou seja, o som S.

 •  Observe a posição das letras que representam o fonema S nessas palavras e organize-as em:


1 – palavras com S em início ou final de sílabas: 


2 – palavras com C antes de E ou I: 


3 – palavras com SS entre vogais: 





2. Encontre no diagrama o nome das figuras. 











•  Copie as palavras que você encontrou, organizando-as adequadamente nas colunas.




06/05




Olá!!  
Aqui está um texto  para que você possa ler e fazer a interpretação. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões desta atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!

Boa aula!!

O MENINO DAS MEIAS VERMELHAS

O nome dele era complicado, passou a primeira semana sem que ninguém o chamasse para brincar. Até que repararam que sempre usava meias vermelhas e ele ficou sendo o “menino das meias vermelhas”. Vivia pelos cantos, quase não falava, quase não existia. Apesar disso, não parecia infeliz. Era apenas solitário: era o menino das meias vermelhas.
Um dia perguntaram: “menino das meias vermelhas, por que você sempre usa meias vermelhas?” Ele respondeu como se não fosse com ele: “ no dia dos meus anos, minha mãe levou-me ao circo
    E colocou-me meias vermelhas. Eu reclamei, com aquelas meias chamaria a atenção dos outros, todos zombariam de mim. Mas ela explicou: “é que lá vai ter muita gente, se eu me perder de você, olharei para baixo e será fácil encontrá-lo.
Todos os dias lá vinha o menino das meias vermelhas com suas meias vermelhas, com seu silêncio, sua solidão, como se esperasse alguma coisa ou como se tudo já houvesse acontecido com ele. Ninguém dava mais importância ao menino nem às suas meias vermelhas. E era isso o que ele parecia desejar.
Sentava em cima de uma pedra, nos fundos do campo onde os outros jogavam pelada ou soltavam pipas. Até que veio a tarde de chuva e os meninos não puderam jogar pelada nem soltar pipas. Como distração, resolveram provocar o menino das meias vermelhas. “você não está no circo! Tire essas meias vermelhas, elas são ridículas!”
O menino das meias vermelhas não ficou aborrecido. Depois de algum tempo falou, como se falasse consigo mesmo: “eu vou continuar usando meias vermelhas. É que minha mãe foi embora. Um dia, talvez ela passe por mim em algum lugar, verá minhas meias vermelhas e me reconhecerá.”
O sol apareceu de repente e os outros meninos foram jogar pelada e soltar pipa.

Cony, Carlos Heitor. Os anos mais antigos do passado. Rio de janeiro: Record, 1999.


Interpretação do Texto

Para responder estas questões não esqueça da letra maiúscula no início de cada frase e do ponto final

1. Por que o menino recebeu o apelido de “o menino das meias vermelhas”?

2. Quem resolveu que o menino deveria usar meias vermelhas? Por quê?

3. Ele gostou da ideia de usar meias vermelhas? Justifique sua resposta.

4. Por que ele decidiu continuar usando as meias vermelhas?

5. Por que os colegas queriam que ele tirasse as meias vermelhas e as jogasse fora?

6. Em sua opinião, por que o autor diz que o menino “quase não existia”?

7. Qual a sua opinião em relação à atitude dos colegas em zombar do garoto das meias vermelhas?


1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões desta atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!


Copie o título em seu caderno e apenas leia o texto abaixo.
Capítulo 2 – A população brasileira


A população brasileira possui uma grande diversidade de culturas. As línguas, os hábitos alimentares, as crenças, a literatura, o artesanato, as músicas e as danças, entre outras manifestações, fazem parte das culturas presentes no país. Observe essas fotos.

A origem da diversidade

A formação do Brasil e da população brasileira foi influenciada por grupos humanos de diversas origens, principalmente indígenas, europeus e africanos. Além de compor grupos distintos eles promoveram grandes miscigenação, que é o resultado da mistura entre povos.
Com a chegada de diferentes povos, os costumes e manifestações culturais então existentes se modificaram e novas manifestações surgiram. Assim, a diversidade cultural e da própria população brasileira foi aumentando e transformando cada parte de do país.
















Numerosos povos habitavam as terras que deram origem ao Brasil, antes da chegada dos colonizadores portugueses, há pouco mais de 500 anos. Por serem os primeiros habitantes dessas terras podemos considerar os povos originários ou nativos. Estima-se que a população nativa era de aproximadamente 5 milhões de pessoas até a chegada dos colonizadores. A partir de então os indígenas foram vítimas de violência e de escravidão e também foram atingidos por doenças transmitidas pelos não indígenas por isso a população nativa diminuiu muito. Povos inteiros chegaram a desaparecer.



Os portugueses foram os principais colonizadores do país. Como colonizadores, eles dominaram os outros povos formadores do povo brasileiro. Ao explorar recursos naturais, desenvolver a agricultura e fundar vilas e cidades, os portugueses ocuparam as terras dos indígenas. Embora os indígenas tentassem resistir, lutando ou se deslocando para o interior do território, grande parte da população nativa foi morta ou escravizada ou submetida as crenças, aos costumes e à língua dos europeus.
Os portugueses foram responsáveis ainda por trazer à força para o Brasil milhões de africanos que foram escravizados e obrigados a trabalhar para os colonizadores.
                            


Durante o período colonial além de lucrar com a exploração dos recursos naturais comercializados com a Europa, os portugueses também lucraram com a venda, no Brasil, de africanos trazidos à força na condição de escravizados.
Os africanos escravizados não eram originários de um só povo eles faziam parte de povos como os bantos, os nagôs, os males e os jejes. Todos esses povos contribuíram para a formação da cultura brasileira. No Brasil muitas pessoas escravizadas resistiram de diversas maneiras entre as quais estão as revoltas e as fugas. Alguns fugitivos formaram quilombos, que eram povoados onde eles se reuniam para buscar meio de proteção e de sobrevivência.
Os antigos Quilombos deram origem as atuais comunidades remanescentes quilombolas, que têm como uma de suas lutas a garantia da propriedade das terras que ocupam como determina a Constituição Brasileira.


Após a leitura do texto, copie e responda em seu caderno as questões abaixo.

1.  Quais os principais grupos humanos que formaram a população brasileira?

2. Qual era a população dos povos originários há 500 anos atrás e o que aconteceu com essa população após a chegada dos colonizadores?

3. Qual a intenção dos colonizadores ao explorar os recursos naturais e desenvolver a agricultura nas novas terras?

4. Como as pessoas escravizadas resistiam à violência dos colonizadores?

5. O que são quilombos?






07/05















Olá!!  
Aqui está uma atividade de ortografia que você possa ler e fazer os exercícios. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões desta atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!

Boa aula!!

ORTOGRAFIA: Dígrafos SC, SÇ E XC.





Copie os exercícios em seu caderno

1.  Complete os espaços com os dígrafos corretos e leia as palavras em voz alta.



2- Encontre uma palavra em cada quadro e escreva em seu caderno.



3. Complete as palavras abaixo com S, Ç ou SS:


a. ora__ão
b. cora__ão
c. aten__ão
d. defen__or
e. exten__ão
f. ace__ível
g. obse__ão
h. ace__o
i. absor__ão
j. asse__or
k. assun__ão
l. admi__ão
m. ace__ório
n. agre__ivo

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões desta atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!


GRÁFICOS E TABELAS

Para esta atividade copie a tabela em seu caderno com todas as informações.

1. Para a Feira de Ciências, o grupo de Elaine vai apresentar uma pesquisa com informações sobre o plantio de árvores frutíferas.



Copie e responda as questões:

a. Qual dessas árvores frutíferas leva mais tempo para dar frutos?

b. Quais informações estão registradas na segunda coluna?

c. Quais informações podem ser obtidas na quarta coluna?


d. Com base nas informações da tabela, qual das árvores deve atingir a maior altura? E de quanto será?


2. Observe os gráficos, que mostram o consumo de água de duas escolas durante os meses de Janeiro a Julho de 2012. Esses gráficos são conhecidos como, gráficos de barra. 

Não precisa copiá-los!
Para melhor visualização, clique nas imagens!😉






Agora, responda às questões:

a. Qual o consumo aproximado da escola Martha Ferraz no mês de julho?

b. E o mês de abril?

c. Qual o consumo aproximado da escola Brandão no mês de fevereiro?

d. E no mês de julho?

e. Qual o mês de menor consumo de água na escola Martha Ferraz?

f. E na escola Brandão?

 INFORMÁTICA 


A CADA SEMANA NOVOS VÍDEOS, JOGOS OU ATIVIDADES SERÃO POSTADAS PARA QUE VOCÊ POSSA APRIMORAR SEU APRENDIZADO DE UMA FORMA BEM DIVERTIDA. TUDO FOI PENSADO COM MUITO CARINHO PARA AUXILIAR A CADA UM DE VOCÊS COM  OS CONTEÚDOS DE CLASSE.



AGORA VAMOS PARA UMA ATIVIDADE BEM DIVERTIDA? ENCONTRE AS PALAVRAS.

CAÇA PALAVRAS

( SE O JOGO NÃO ABRIR, CLIQUE AQUI PARA VER AS INSTRUÇÕES )


EDUCAÇÃO FÍSICA

A PROFESSORA MÁRCIA GRAVOU UM VÍDEO BEM LEGAL PARA VOCÊ FAZER EXERCÍCIOS. 

CHAME A SUA FAMÍLIA E VAMOS COMEÇAR A AULA.

ALONGAMENTO






    


Nenhum comentário: