quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

5º ANO - LIÇÕES DE 24/05 A 29/05

 

Hoje nossas atividades serão de Português e Matemática.

EMEB Senador Teotônio Vilela


SBC, 27 de maio de 2021


    Pontuação é o emprego de sinais gráficos que ajudam na compreensão 
da leitura.
    Os sinais de pontuação são: ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgula, ponto-e-vírgula, dois-pontos, reticências, travessão, 
aspas e parênteses.

Fonte: Livro: “Assim eu aprendo GRAMATICA” – 4ª Série – Editora do Brasil, pag. 46.

1- QUAL É O SINAL DE PONTUAÇÃO QUE: 

a) Indica que a frase terminou?
R:____________________________


b) Indica que alguém está falando?
R:____________________________


c) Indica uma pequena pausa na leitura e também serve para separar expressões ou palavras?
R:____________________________


d) Indica admiração, alegria, surpresa, espanto?
R:____________________________


e) Indica que alguém vai falar?
R:____________________________


f) Indica que está fazendo uma pergunta?
R:____________________________

2)




    O aluno deverá pegar o livro EMAI de Matemática, abri-lo na página 22 e responder ao exercício 2. Na página 23 responder os exercícios 1 e 2. Caso não tenha o livro, responda as atividades no caderno.







Hoje nossas atividades serão de Português , Matemática e Geografia.

EMEB Senador Teotônio Vilela
SBC, 26 de maio de 2021


Para realizar a atividade de Português, você deverá:

1- Assistir ao vídeo:🎥 Sinais de Pontuação.
2- Ler a explicação e copiar as perguntas e comandas no caderno. 📑
3- Responder as questões.📝✏


    Pontuação é o emprego de sinais gráficos que ajudam na compreensão  da leitura.
    Os sinais de pontuação são: ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgula, ponto-e-vírgula, dois-pontos, reticências, travessão, aspas e parênteses. 

Fonte: Livro: “Assim eu aprendo GRAMATICA” – 4a Série – Editora do Brasil, pag. 46.


1- Reescreva as frases abaixo usando a pontuação adequadamente:


a) Maria e Joana foram ao teatro 
___________________________________________

b) Camilinha comprou uma calça uma blusa uma sandália e um shorts
___________________________________________


c) Que dia é hoje
___________________________________________


d) Olha que carro lindo 
___________________________________________

e)      Mamãe perguntou
            Você já jantou 
___________________________________________
      
___________________________________________





Para realizar a atividade de Matemática- Localização. O aluno deverá pegar o  livro EMAI de Matemática, abri-lo na página 17 e responder aos exercício 2.  Na página 20 e 21 responder os exercícios 1, 2,3,4 e 5. Caso não tenha o livro, responda as atividades no caderno.




Para realizar a atividade de Geografia, você deverá:

1- Ler a explicação e copiar as perguntas e comandas no caderno ou fazer a atividade na apostila. 📑
2- Responder as questões.📝✏

🌏🌏Os continentes🌍🌎


1. Os continentes também são divididos politicamente, considerando as características históricas e culturais dos povos que ocupam as terras e a organização desses povos em países:


a. Como os países são divididos, e o que são levados em consideração para sua divisão?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


b. A seguir faça uma pesquisa sobre quais são os continentes do Planeta Terra e a localização do nosso país: localize-os mentalmente no mapa a seguir:


2. Características do território brasileiro

    As características geográficas do Brasil estão diretamente relacionadas com o fato de o país ter um território bastante extenso. Ele apresenta um longo litoral banhado pelo Oceano Atlântico.
    Outra característica é fazer divisa com quase todos os países sul-americanos e com o território da Guiana Francesa, que pertence à França.

Responda:

a. Cite duas características geográficas do Brasil contidas no texto acima:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________






 

Hoje nossas atividades serão de Português , Matemática e História.

EMEB Senador Teotônio Vilela

SBC, 25 de maio de 2021



Para atividade de Português, usaremos o livro LER E ESCREVER, para realiza-la vocês devem:

1º Fazer a leitura do texto da página 11 📖

2º Copiar as questões no caderno, ou usar a apostila.✏📑

3º Responder com atenção 📝




1. O texto acima é uma 
(     ) Noticia
(     ) Verbete
(     ) Um texto Narrativo
(     ) Um poema 

2. O texto acima foi publicado em um: 
(    ) Livro
(    ) Jornal
(    ) Telejornal 
(    ) Site de fofoca 

3. Que data essa notícia foi publicada? 
R:_________________________________________ ___________________________________________


4. De maneira geral, sobre o que fala o texto? 
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


5. Responda V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas. 
(    ) Foi realizado um resgate a 80 cachorros que viviam em um canil clandestino 
(    ) No canil relatado, os animais eram felizes e bem cuidados 
(    ) O nome da ONG que realizou o resgate é “Notícias em dia” 
(    ) O nome do jornal que foi publicado esta notícia é “Notícias em dia” 

6. Após o resgate, o que foi feito com os animais até eles estarem prontos para serem adotados? 
R:____________________________________________________________________________________________________________________________

7. Como você pode perceber, é muito importante para o trabalho das ONGs que as pessoas adotem animais. Imagine a seguinte situação: Carla quer um cachorro e está na dúvida se compra um cãozinho ou se adota. Qual é a melhor opção: comprar ou adotar? Faça um pequeno texto explicando sua resposta. 
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Situações-problemas-Multiplicação e Divisão

    Para realizar a atividade de Matemática. O aluno deverá:

1º Fazer a leitura das situações 📖

2º Copiar as situações no caderno, ou usar a apostila.✏📑

3º Responder com atenção 📝



1)Fátima distribuiu igualmente 870 canetas a 30 crianças. Quantas canetas recebeu cada uma dessas crianças?
A) 90      Cálculo:
B) 87
C) 84
D) 29
R:______________________________________________


2)Em um auditório, as cadeiras estão organizadas em 9 fileiras com 100 cadeiras em cada uma. Qual é o número total de cadeiras desse auditório?
A) 90       Cálculo:
B) 900
C) 9.000
D) 9.100
R:_______________________________________________


3) Em uma campanha foram arrecadados 1 683 agasalhos para serem distribuídos igualmente para 9 comunidades. Quantos agasalhos cada comunidade recebeu?
A) 187       Cálculo:
B) 962
C) 1.674
D) 15.147
 R:______________________________________________


4)Paulo comprou 100 embalagens de refrigerantes com 60 garrafas em cada uma. Quantas garrafas de refrigerante ele comprou?
A) 600   Cálculo:
B)1.600
C)1.000
D)6.000
R:_______________________________________________


Para realizar a atividade de História. O aluno deverá:

1º Fazer a leitura do texto 📖

2º Copiar as questões no caderno, ou usar a apostila.✏📑

3º Responder com atenção 📝


Leia o texto informativo a seguir:

Os griôs do povo Fula

    A importância de Griôs na socialização de saberes e de fazeres da cultura
    A palavra griô tem origem na tradição oral africana, utilizada para designar mestres portadores de saberes e fazeres da cultura, esses transmitidos oralmente. 
    Segundo a griô Adwoa Badoe, entre os povos do oeste da África, os griôs são aqueles que há séculos preservam e transmitem as histórias – principalmente as que se referem aos grandes líderes e à formação dos reinos, mas também às pessoas comuns. 
    Tradicionalmente, os griôs contavam a história de seu povo na forma de poemas ou canções. Com o passar do tempo e com as mudanças que se processaram nas sociedades africanas, as maneiras de contar as histórias e mesmo alguns de seus episódios foram sendo alterados, de maneira a adaptar as narrativas tradicionais ao mundo contemporâneo.

 A palavra griô ao ser incorporada à cultura brasileira teve seu sentido ampliado, sendo agregadas ao ofício do griô outras ações, como cantoria, dramaturgia, danças, além da contação de histórias; mas sem perder a sua referencialidade, quanto à valorização de transmissão de saberes por meio da tradição oral.


    Para a literatura africana o dono das histórias, o primeiro griô, teria sido Kwaku Ananse, o Homem Aranha. Pois, ele foi o único que conseguiu trazer para a Terra as histórias. 
    Ananse foi o responsável pela divulgação de contos populares e mitos africanos por toda a África, Europa, Ásia e Américas. 

Fonte: http://www.processocom.org/2016/06/01/a-importancia-de-grios-na-socializacao-de-saberes-e-de-fazeres-da-cultura/

Responda:

a. Na literatura africana o que significa a palavra Griô? 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

 b. Você sabe o que significa dizer "Ter o ofício de griô"? Quais funções se somavam ao ofício de griô? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





Hoje nossas atividades serão de Português , Matemática e Ciências.

EMEB Senador Teotônio Vilela
SBC, 24 de maio de 2021


Para realizar a atividade de Português, você deverá:

1- Completar a tabela abaixo com muita atenção.📝✏

Ortografia R e RR




Numerais

    Para realizar a atividade de Matemática Você  deverá pegar o livro EMAI de Matemática, abri-lo na página 14 e responder aos exercícios A, B,C e D. Na página 15 os exercícios 1, 2 e 3 e o quadro. Caso não tenha o livro, realize as atividades no caderno.

 
















































1- Observe a imagem abaixo e responda:


    Assinale  V ou F nas afirmações abaixo:

     Lembrando que os dois movimentos ocorrem no mesmo período de tempo, aproximadamente 29 dias aproximadamente.

 (   ) A Lua faz um único movimento, o de girar em torno de si mesma, por isso a vemos sempre da mesma maneira, cheia.

 (   ) A Lua faz dois movimentos simultaneamente, rotação e translação.

 (   ) A Lua é um satélite artificial que gira em torno da terra incansavelmente

 (   ) A Lua é o nosso único satélite natural e a luz que emite é o reflexo da luz do sol sobre ela.


 Atividade complementar:

Ciências: Acesse o link para assistir ao vídeo parte 2 sobre a movimentação da lua 🎥Fases e movimentos da Lua


 

Aula 8 dia 24/05/2021 – Atividade para todas as idades

PETECA

A AULA DE HOJE É SOBRE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INDÍGENAS.

 

VOCÊ JÁ BRINCOU DE PETECA?

A PALAVRA VEM DE PE’TEKA – EM TUPI, SIGNIFICA BATER.

     


FAÇA A SUA PETECA. MATERIAL: JORNAL E BARBANTE.

          


AMASSE O JORNAL E FAÇA UMA BOLA GRANDE.


 



CUBRA A BOLA COM UMA FOLHA DUPLA DE JORNAL.

                                      

AMARRE COM BARBANTE.

ESTÁ PRONTA A SUA PETECA.

  

TEMOS DUAS SUGESTÕES DE BRINCADEIRA PARA VOCÊS.

1.   TREINAR SOZINHO, COM TAPINHAS NA PETECA COM AS DUAS MÃOS, DIREITA E ESQUERDA, PARA TREINAR SUA COORDENAÇÃO MOTORA.

2.    EM UM ESPAÇO QUE NÃO TENHA NADA QUE QUEBRE EM CASA, PODE-SE JOGAR COM MAIS PESSOAS, EM RODA, VEJA ABAIXO A EXPLICAÇÃO.

NO COMEÇO DO JOGO, OS JOGADORES FICAM EM UM CÍRCULO – OU DE FRENTE UM PARA O OUTRO, SE FOREM APENAS DOIS.

UM JOGADOR SORTEADO INICIA IMPULSIONANDO A PETECA PARA O ALTO, NUMA MANOBRA SEMELHANTE AO SAQUE USADO NO VÔLEI. ELE SEGURA A PETECA COM UMA DAS MÃOS E COM A OUTRA DÁ UM TAPA, DE BAIXO PARA CIMA.

TODOS OS JOGADORES PRECISAM MANTER A PETECA NO AR DANDO-LHE TAPAS, PARA IMPEDI-LA DE CAIR NO CHÃO.

AGORA É SUA VEZ! FAÇA SUA PETECA E DIVIRTA-SE!

NÃO ESQUEÇA DE ENVIAR FOTO OU VÍDEO (MÁXIMO 20 SEGUNDOS) DE SUA ATIVIDADE.

BOA AULA!

 

PROFESSORES AMANDA, LEANDRO E MARCIA

 

Nenhum comentário: