quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

3º ANO - LIÇÕES DE 17/05 A 21/05

 21/05/2021




 








 Aula 38    

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 20 DE MAIO DE 2021

NOME:______________________  3º ANO __

PROFESSORA: ________________________

PORTUGUÊS

Fique sabendo

A carta do leitor expressa a opinião do leitor de um jornal ou de uma revista sobre matérias publicadas nesses veículos de informação. A carta deve apresentar:

identificação do leitor e local de onde ele escreve;

título ou assunto da matéria comentada e data ou edição em que foi publicada;

opinião do leitor, que pode ser um elogio ou uma crítica a um texto ou à própria publicação;

argumento que justifique a opinião do leitor.

O autor da carta também pode fazer sugestões aos editores da publicação.

 

Você vai ler uma carta do leitor enviada a uma revista.

Preste atenção à opinião dos leitores sobre uma das matérias publicadas e ao argumento que eles usaram para justificar essa opinião.

 

CARTA DO LEITOR

Navegação cultural

Olá, pessoal da Ciência hoje das crianças! Estamos escrevendo esta carta para falar o quanto gostamos da matéria da Ciência hoje das crianças número 234 sobre a chegada da Biblioteca Nacional ao Brasil. Nem passava pela nossa cabeça que ela veio de navio e que suas caixas ficaram dois anos paradas no porto de Belém! Queremos sugerir três matérias: As sete maravilhas do mundo, Como se faz a revista Ciências hoje das crianças e Raças de cachorro. Beijos.

Alunos do 3º ano A do Colégio Miró.

Salvador/BA.

Ciência hoje das crianças, n. 244, abr. 2013.

COMPREENSÃO

1 – Você já tinha lido alguma carta do leitor?

R: _____________________________________________________________

2 – Já teve vontade de escrever para um canal de televisão ou para uma editora para comentar um programa, uma propaganda ou um livro? Se sim, para qual meio de comunicação e qual era o assunto da matéria?

R: _____________________________________________________________

3 – Complete o quadro com informações da carta.

 

Quem escreve

 

 

De onde escreve

 

 

Matéria comentada

 

 

Número da edição

 

 

4 – Por que na carta do leitor é preciso mencionar o título ou o assunto da matéria e a edição da revista em que ela foi publicada?

R: _____________________________________________________________

5 – Quem é o destinatário da carta Navegação cultural?

R: _____________________________________________________________

6 – Qual é o objetivo principal de uma carta?

R: _____________________________________________________________

 

GEOGRAFIA

1-    1 - OBSERVE A IMAGEM ABAIXO E VEJA O QUE TEM EM UM BAIRRO. PREENCHA A CRUZADINHA COM O NOME DOS ELEMETOS DE UM BAIRRO.


1-    2 -  COMPLETE:

 

A - A NOSSA ESCOLA CHAMA-SE_____________________ELA FICA SITUADA NO BAIRRO ________________

B - EU ME CHAMO _______________________________ E MORO NA RUA _____________________, NÚMERO ____, NO BAIRRO _____________, NO MINICÍPIO DE _____________________, NO ESTADO DE __________________. 




AVALIAÇÃO GEOGRAFIA - CLIQUE AQUI




 Aula 37    

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 19 DE MAIO DE 2021

NOME:______________________  3º ANO __

PROFESSORA: ________________________

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

O TEXTO QUE VOCÊ VAI LER É UMA CARTA.

SÃO PAULO, 10 DE JULHO DE 2017.
AMIGO LUCAS,

COMO VAI? ESTOU COM SAUDADES! ENTREI DE FÉRIAS E GOSTARIA MUITO QUE VOCÊ VIESSE ME VISITAR. ASSIM, PODEREMOS BRINCAR COM OS JOGOS DE PLAY NOVOS QUE GANHEI DA MINHA MADRINHA. TAMBÉM PODEMOS IR PASSAR UM FINAL DE SEMANA NA FAZENDA DO TIO ARLINDO, ONDE PODEREMOS ANDAR A CAVALO, PESCAR, ANDAR DE BARCO NO RIO E TOMAR BANHO NAS CACHOEIRAS. IMAGINE QUE, NA ÚLTIMA VEZ QUE ESTIVE LÁ, PESQUEI UM PEIXÃO, QUE A TITIA PREPAROU NO JANTAR.
AS NOITES LÁ NA FAZENDA SÃO MUITO AGRADÁVEIS. FICAMOS NA VARANDA CONTANDO AS ESTRELAS DO CÉU OU NOS REUNIMOS COM OS EMPREGADOS EM UMA RODA, ONDE CANTAMOS MODAS SERTANEJAS ACOMPANHADAS POR VIOLÃO. VOCÊ VAI ADORAR!

 OUTRA NOVIDADE SÃO OS FILHOTES DA LILICA, QUE NASCERAM NA SEMANA PASSADA. SE SUA MÃE DEIXAR VOCÊ PODERÁ ESCOLHER UM GATINHO PARA VOCÊ. ELES SÃO DA RAÇA ANGORÁ.
SE QUISER TRAGA SUA IRMÃ JUNTO, ASSIM ELA PODERÁ BRINCAR COM A MINHA.
ESPERO SUA VISITA EM BREVE. VAMOS NOS DIVERTIR MUITO.
 

ABRAÇOS,
   JOÃO PAULO

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

1- RESPONDA:

A) EM QUE CIDADE ESTAVA A PESSOA QUE ESCREVEU A CARTA?

_______________________________________________________________­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

_______________________________________________________________

B) QUAL É O ASSUNTO PRINCIPAL DA CARTA?

_______________________________________________________________­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

_______________________________________________________________

 

C) QUEM É O REMETENTE DESTA CARTA?

_______________________________________________________________­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

_______________________________________________________________

D) QUEM É O DESTINATÁRIO DESTA CARTA?

_______________________________________________________________­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

_______________________________________________________________

E) QUAL FOI A SAUDAÇÃO USADA NESTA CARTA?

_______________________________________________________________­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

_______________________________________________________________

F) QUAL FOI A DESPEDIDA USADA NESTA CARTA?

_______________________________________________________________­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

_______________________________________________________________

G) QUE TIPO DE ANIMAL ERA “LILICA”? E QUE RAÇA É?

_______________________________________________________________­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

_______________________________________________________________

 

MATEMÁTICA

ATIVIDADES:

1-    BRUNA, TIAGO, MATEUS, ANA E PEDRO JOGAVAM TAPÃO COM AS FIGURINHAS. VEJA NA TABELA ABAIXO QAUNTAS FIGURINHAS CADA UM GANHOU.

 

NOME

FIGURINHAS

 BRUNA

6

TIAGO

2

MATEUS

5

ANA

1

 PEDRO

2

 

A- QUEM GANHOU MAIS FIGURINHAS?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

B - QUEM GANHOU MENOS FIGURINHAS?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

C - QUEM GANHOU A MESMA QUANTIDADE DE FIGURINHAS?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

D - QUANTAS FIGURINHAS OS MENINOS GANHARAM?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

E - QUANTAS FIGURINHAS AS MENINAS GANHARAM?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

F - AO TODO, QUANTAS FIGURINHAS FORAM DISTRIBUÍDAS?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

G - QUEM GANHOU MAIS FIGURINHAS:  AS MENINAS OU OS MENINOS?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________


FAÇA TAMBÉM A PÁGINA 93 DO LIVRO APRENDER SEMPRE

 




Aula 36    

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 18 DE MAIO DE 2021

NOME:______________________  3º ANO __

PROFESSORA: ________________________

PORTUGUÊS


ATIVIDADE AVALIATIVA


- PRODUÇÃO DE UMA CARTA INDIVIDUAL PARA O SEU SUPER HERÓI FAVORITO ( HOMEM ARANHA; MULHER MARAVILHA; HOMEM DE FERRO; BATMAN; HULK; CAPITÃO AMÉRICA; THOR; FLASH; SUPER HOMEM; WOLVERINE E ETC.). 

- VOCÊ PODE ESCOLHER PARA QUAL SUPER HERÓI ENVIAR A CARTA.

- UTILIZE CANETA AZUL PARA REALIZAR A ATIVIDADE.

- TEMA: SALVAR O PLANETA TERRA DE UM VÍRUS MALDITO.

MANDE A FOTO DA ATIVIDADE REALIZADA PARA A PROFESSORA.

BOA ATIVIDADE!!!

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


MATEMÁTICA

1- ESCREVA COM ALGARISMO AS QUANTIDADES REPRESENTADAS EM CADA CONJUNTO DE PEÇAS DO MATERIAL DOURADO. OBSERVE O EXEMPLO.




CIÊNCIAS

ROCHAS E SOLOS

     A crosta terrestre é formada por uma grande variedade de rochas.

   As rochas são formadas por minerais. Algumas são formadas por apenas um mineral, enquanto outras são formadas por dois ou mais minerais.

     Em alguns casos, é possível identificar os minerais da rocha a olho nu. No granito, por exemplo, é possível ver pequenos grãos de aparência semelhante à do vidro, que correspondem ao mineral quartzo.

     As características das rochas determinam os diversos usos que elas podem ter. O mármore, por exemplo, é uma rocha muito usada para fazer esculturas.

Outras rochas são constituídas por minerais de importância econômica, como os que contêm ferro e alumínio, que são extraídos e transformados em produtos como panelas, latas, peças de veículos, etc.


APÓS A REALIZAR A LEITURA DO TEXTO RESPONDA O QUE SE PEDE.

OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO:

1-A imagem 1 e 2 são tipos de;          
( ) pedregulhos
( ) rochas

2-As rochas são formadas por: 
( ) minerais
( ) concreto

3- Quais os minerais que após extraídos são transformados em panelas, latas ou peças de veículos? 
( ) mármore e ferro
( ) ferro e alumínio
( ) alumínio e ferro



 Aula 35    

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 17 DE MAIO DE 2021

NOME:______________________  3º ANO __

PROFESSORA: ________________________



PORTUGUÊS

Hoje faremos uma atividade no formulário Google. Clique abaixo para responder o formulário:


INTERPRETAÇÃO TEXTUAL



MATEMÁTICA

1- OBSERVE O PADRÃO E COMPLETE A SEQUÊNCIA COM A FIGURA QUE ESTÁ FALTANDO:



....................................................................................................................




2- COMPLETE COM OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO:






PÁGINA 92 DO LIVRO APRENDER SEMPRE




BOA SEMANA!!! ❤️






Nenhum comentário: