quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

5º ANO - LIÇÕES DE 17/05 A 21/05

 

21/05/2021














Hoje nossas atividades serão de Português e Matemática.

EMEB Senador Teotônio Vilela
SBC, 21 de maio de 2021


Para realizar a atividade de Português, você deverá:

1- Ler a explicação e copiar as perguntas e comandas no caderno. 📑
2- Responder as questões com atenção.📝✏

Produção  de ficha técnica

    A partir do verbete abaixo, produza a ficha técnica desde animal 

Verbete:

    A onça pintada (Panthera onça) pertence a classe dos mamíferos, é um animal carnívoro, que se alimenta de aves e outros mamíferos. 
Vive em florestas e savanas na América do Sul e América do Norte. 
    Por possuir hábitos noturnos, passam a maior parte do dia dormindo e acorda a noite para caçar e se alimentar. 
    A gestação de uma onça pintada dura de 93 a 105 dias e nasce até 2 filhotes por vez. 
Vivem no máximo 20 anos. 

Ficha técnica

A ONÇA PINTADA


 

Nome Científico: 

 

Classe: 

 

Alimentação:

 

Habitat (onde vive):

 

Hábitos:

 

Tempo de vida:

 

Curiosidades:


2.            Agora faremos o contrário, a partir da ficha técnica, vocês vão produzir um verbete. 

 

 

Nome: Lobo – Guará 

 

Classe: Mamíferos 

 

Onde vivem: Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina

 

Alimentação: Aves, roedores, raízes e alguns frutos.

 

Tempo de vida: Aproximadamente 20 anos

 

Hábitos: Preferem a solidão e a noite. 

 

Gestação: 38 dias, de 4 a 6 filhotes por vez. 

 

Curiosidade: Possuem pernas compridas e ágeis, podem facilmente subir nas montanhas e morros. 

Verbete: 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


1. Acabamos de conhecer um pouco as características de 2 mamíferos. Quais são eles? 

R: ________________________________________________________________________


2. O que é um mamífero? Se não souber, pesquise ou pergunte a alguém e registre: 

R:________________________________________________________________________


3. O que o Lobo – Guará e a onça pintada tem em comum?

R:________________________________________________________________________



Numerais

    Para realizar a atividade de Matemática. O você deverá pegar o livro EMAI de Matemática, abri-lo na página 12 e responder aos exercícios 1, 2 e 3. Na página 13 os exercícios 1 e 2. Caso não tenha o livro, realize as atividades no caderno.





Hoje nossas atividades serão de Português , Matemática e Geografia.

EMEB Senador Teotônio Vilela
SBC, 19 de maio de 2021


Para realizar a atividade de Português, você deverá:

2- Ler a explicação e copiar as perguntas e comandas no caderno. 📑
3- Responder as questões.📝✏

Artigos definidos e indefinidos

   Após assistir ao vídeo O que são Artigos Definidos e Indefinidos, responda as questões 1 e 2.

 ATIVIDADE

1) Ao digitar as frases abaixo, alguns artigos saíram errados. Copie as frases no seu caderno corrigindo os artigos. 

a. O gata da minha mãe chama-se Nala.
___________________________________________

b) Uns homem trabalham na fábrica de doces. 
___________________________________________

c) Fui ao mercado e comprei o geladeira que estava na promoção. 
___________________________________________

d) Na floricultura vende uns flores lindas.
___________________________________________


2) Copie as frases no seu caderno e depois circule os artigos definidos de vermelho e os indefinidos de azul. (existem frases com mais de um artigo)


a. Comprei uns pães para o café da manhã. 
_____________________________________________________

b. As janelas da minha casa estão fechadas por conta da chuva.
_____________________________________________________

c. A Eugênia é muito inteligente. 
_____________________________________________________

d. Comprei umas camisas para presentear meu pai. 
_____________________________________________________

e. Os ônibus pela manhã estão todos lotados. A motorista precisou passar direto pelo ponto.
______________________________________________________


Para realizar a atividade de Matemática(Portfólio), você deverá:

1- Acessar ao formulário abaixo.
2- Ler as perguntas com muita atenção. 📑
3- Responder as questões.📝✏



 MAPEANDO A SUPERFÍCIE TERRESTRE

    A superfície terrestre apresenta áreas preenchidas pelas águas dos oceanos e áreas que são cercadas pelas águas oceânicas, mas não são cobertas por elas.  


1) O que o texto explica sobre a superfície terrestre?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A tecnologia na captação de imagens por satélites

Captação de imagens da Terra por dois satélites artificiais à aproximadamente 400 km de distância da terra


    As imagens de satélite também são representações planas que podem abranger toda a superfície terrestre ou partes dela. Essas imagens são obtidas do espaço por meio de equipamentos instalados em satélites artificiais. 

    Nos mapas, as águas dos rios, lagos, mares, oceanos são sempre representados com a cor azul. As terras emersas podem ser representadas por cores variadas, dependendo do tema do mapa: divisão em países, continentes, clima, vegetação etc.


1) Como estão sendo captadas as imagens da planificação da Terra acima?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

Leia com bastante atenção o texto abaixo e responda:

A Divisão das terras emersas em continentes

    Considerando apenas os aspectos físicos, os continentes correspondem às grandes porções de terras cercadas por oceanos e mares. As ilhas são formadas por porções de terras menores. 


1) Do que são formadas as ilhas?
______________________________________________________________________________________



 

Hoje nossas atividades serão de Português, Matemática e História. 

EMEB Senador Teotônio Vilela
SBC, 18 de maio de 2021


Para realizar a atividade de Português, o aluno deverá:

Usar o livro APRENDER SEMPRE, pgs. 19(leitura), 20( exercício 1), 21 ( exercício 2 a) e 22( exercício 3 c)
 
 






    Para realizar a atividade de Matemática.

1) O aluno deverá assistir ao vídeo: 🎥📕 MEDIDAS DE MASSA - GRAMA, QUILOGRAMA, TONELADA E ARROBA

2) Ler as informações sobre medidas de massa e responder aos exercícios do A até o G. 

Medida de Massa


    Quando necessitamos comprar carne, verduras, frutas, legumes, arroz, feijão, açúcar e outros produtos utilizamos as medidas de massa como o grama e o quilograma. O grama é a principal medida de massa existente, as medidas maiores são chamadas de múltiplos e as menores, submúltiplos.

1 quilograma (kg) possui 1000 gramas (g)
1 grama (g) é igual a 1000 miligramas (mg)

    Nas situações envolvendo produtos domésticos como carne, arroz, milho, feijão, frutas, verduras entre outros podemos utilizar o grama (g) ou o quilograma (kg).

    Quando estamos fazendo referência a pesos muito grandes, como cargas de caminhões, de trens, de navios e de aviões, utilizamos a tonelada (t). A tonelada é igual a 1000 quilogramas (kg).
 
    1.) Cada medida é adequada para medir a massa de determinados itens. Quando o item é pequeno podemos medir com miligramas (mg) quando o item tem porte médio podemos medir com gramas (g) e quando é algo grande podemos pedir com quilogramas (kg). Marque a medida de massa mais adequada para cada item.


    Maria foi ao supermercado e comprou os seguintes produtos.

a) Qual o peso do arroz comprado por Maria? _______________________________

b) Qual o peso do macarrão comprado por Maria? __________________________

c) Qual o peso do açúcar comprado por Maria? _____________________________

d) Qual produto tem o maior peso?________________________________________

e)Qual produto tem o menor peso?______________________________________________________________

f) Quantos pacotes de arroz são necessário para se ter a mesma massa que o açúcar?_____________________________________________________________

g) Quantos pacotes de macarrão são necessários para se obter 1 kg?________________________________________________________



Para realizar a atividade de História.

1) O aluno deverá assistir ao vídeo: 🎥📕 O que é Patrimônio Cultural?

2) Ler as informações sobre Mitos sobre a Origem do mundo e responder aos exercícios . 


Mitos sobre a Origem do mundo

    Como teriam surgido o mundo e os seres humanos?
Há inúmeras respostas para essa pergunta. Grande parte delas explica nossa origem com histórias cheias de fantasias e de elementos sobrenaturais, cada um de acordo com a realidade e a cultura do povo que a criou.
    Essas histórias constituem o conjunto de mitos, isto é a mitologia desses povos.
    Esses mitos são transmitidos de geração a geração e, em muitos povos, são contados apenas oralmente. Por isso é comum que um mesmo mito tenha versões diferentes: ele pode ser alterado cada vez que é recontado, dependendo do entendimento de quem está contando.

Atualmente, as mitologias são consideradas patrimônios imateriais dos povos que as criaram.

1) Responda as questões a seguir:

a) Segundo o texto, como essas histórias fantásticas da mitologia eram transmitidas? Elas sofreram algumas alterações conforme o tempo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Pesquise no dicionário e assista ao vídeo a seguir para saber o significado de:
Mito: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrimônio:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Imaterial:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

Atividade complementar:

Matemática-Assista ao vídeo:🎥📕 MEDIDAS DE MASSA - GRAMA, QUILOGRAMA, TONELADA E ARROBA





Nenhum comentário: