quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

4º ANO LIÇÕES DE 12/04 A 16/04


NOSSAS ATIVIDADES DE HOJE SERÃO DE PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS.

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 12 DE ABRIL DE 2021.

NOME:_______________________ PROFESSORA_________________.




ATIVIDADE PARA LEITURA E COMPREENSÃO DO GÊNERO TEXTUAL:

O  QUE  É  UM  DIÁRIO ?

VAMOS APRENDER MAIS SOBRE O GÊNERO TEXTUAL DIÁRIO, ANTES DE COMEÇARMOS, VEJA O QUE É UM DIÁRIO, DE ACORDO COM O DICIONÁRIO. 

VEJA ALGUNS TIPOS DE DIÁRIO ABAIXO. VOCÊ CONHECE ALGUM DELES? VAMOS CONVERSAR UM POUCO SOBRE ELES.


O DIÁRIO PESSOAL É O MAIS COMUM. ELE PODE SER FICTÍCIO, OU REAL, MAS TEM PARTES EM COMUM.

OBSERVE AS PÁGINAS DE DIÁRIOS A SEGUIR.




XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


MEDIDAS DE TEMPO

A ATIVIDADE SERÁ REALIZADA NO LIVRO DE MATEMÁTICA: BURITI MAIS - 3º ANO 



- PÁGINA 64 - AS HORAS NOS RELÓGIOS ( REALIZAR A LEITURA DA PÁGINA E RESPONDER OS EXERCÍCIOS 1 E 2).

 
-PÁGINA 65 - HORA E MEIA HORA ( RESPONDER OS EXERCÍCIOS  2 E 3).


- PÁGINAS 66 E 67 - A HORA E O MINUTO (RESPONDER OS EXERCÍCIOS 1 E 2).




XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



O SISTEMA SOLAR

NOSSA AULA DE HOJE É UMA REVISÃO SOBRE O SISTEMA SOLAR.

PARA ISSO, ASSISTA AO VÍDEO DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR SOBRE O ASSUNTO.

COPIE AS QUESTÕES A SEGUIR NO CADERNO. VOCÊ PODE ASSISTIR AO VÍDEO QUANTAS VEZES ACHAR NECESSÁRIO E IR ANOTANDO EM UMA FOLHA SEPARADA O QUE ACHAR INTERESSANTE. DEPOIS É SÓ RESPONDER AS PERGUNTAS TAMBÉM NO CADERNO.

1. O SISTEMA SOLAR QUE FICA NA VIA LÁCTEA É FORMADO POR UMA GRANDE ESTRELA? QUAL É O NOME DELA?
R:__________________________________________________________________________________________________________________

2.  ALÉM DO SOL, O QUE MAIS FAZ PARTE DESSE SISTEMA SOLAR?
R:__________________________________________________________________________________________________________________

3.  NOSSO SISTEMA SOLAR É FORMADO POR 8 PLANETAS QUE GIRAM AO REDOR DO SOL. ESCREVA O NOME DE CADA UM E OS DESCREVA.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.  EXPLIQUE OS MOVIMENTOS DE ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO.
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

ATIVIDADE COMPLEMENTAR:



CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO


 



NOSSAS ATIVIDADES DE HOJE SERÃO DE PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E HISTÓRIA.

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 13 DE ABRIL DE 2021.

NOME:_______________________ PROFESSORA_________________.

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO- DIÁRIO

MEU DIÁRIO,

        VÉSPERA DE ANIVERSÁRIO!!!

    AMANHÃ FAÇO DEZ ANOS. ESTOU ESTRANHANDO O SILÊNCIO DE TODOS. ANO PASSADO JÁ SABIA ATÉ O QUE PAPAI IA ME DAR. PARA QUEM AINDA NÃO SABE, GANHEI O GODOFREDO, QUE AGORA GUARDA COM VALENTIA O TERRENO. PARA QUEM TAMBÉM AINDA NÃO SABE GODOFREDO NÃO É CACHORRO, NEM GATO, É UM GALO CARIJÓ. ANO PASSADO A CASA ERA TODA AGITAÇÃO. [...]

    HOJE ESTÁ TODO MUNDO CALADO, NENHUMA MOVIMENTAÇÃO, TELEFONEMAS OU DOCES.

    SERÁ QUE ESQUECERAM O MEU ANIVERSÁRIO?

    QUERO CONFESSAR UMA COISA: VOU FAZER DEZ ANOS. ADORARIA GANHAR UM BICHO DE PELÚCIA DO MEU TAMANHO

                             MARIANA, A ANIVERSARIANTE ANSIOSA.


COPIE AS PERGUNTAS E RESPONDA-AS NO CADERNO!

1- COM QUEM MARIANA ESTÁ CONVERSANDO AO ESCREVER?

2- O DIÁRIO DE MARIANA TRATA DE UM ASSUNTO IMPORTANTE. QUAL É O ASSUNTO?

3- POR QUE ESSE TIPO DE TEXTO SE CHAMA DIÁRIO?

4- NO TRECHO: “AMANHÃ FAÇO DEZ ANOS. ESTOU ESTRANHANDO O SILÊNCIO DE TODOS.”

A) A QUEM SE REFERE A PALAVRA EM DESTAQUE?

B) POR QUE MARIANA ESTÁ ESTRANHANDO O SILÊNCIO DE TODOS?

5- E VOCÊ, JÁ FEZ ANIVERSÁRIO ESSE ANO? SE SIM, DIGA A DATA E CONTE COMO FOI. AGORA SE AINDA NÃO ACONTECEU, DIGA COMO VOCÊ GOSTARIA QUE FOSSE E QUANDO SERÁ O DIA.

6- ANIVERSÁRIOS SÃO MUITO IMPORTANTES. CONTE UM POUCO SOBRE OS SEUS. QUAL FOI O MAIS LEGAL E POR QUÊ?

7- QUE TAL FAZER UM DESENHO SOBRE ESSE MOMENTO MARCANTE PARA VOCÊ? CAPRICHE!!!

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX




COPIE E RESPONDA O QUE SE PEDE:

1) ESCREVA USANDO ALGARISMOS. 

A)DOIS MIL DUZENTOS E TRINTA E SEIS________________________.

B) QUATROCENTOS E SETENTA _______________________________.

C) NOVE MIL SETECENTOS E OITENTA E SETE ____________________.

D) CINCO MIL OITOCENTOS E TRINTA E OITO ____________________.

2) MARINA ESTÁ BRINCANDO COM UMAS FICHAS NUMERADAS. 

3 9 8 4


A) USANDO TODAS ESSAS FICHAS, MARINA QUER FORMAR O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL SEM REPETIR  ALGARISMOS. QUAL É ESSE NÚMERO? _________________________ 

B) COMO SE LÊ O NÚMERO QUE MARINA FORMOU? _______________________________ 

C) MARINA AGORA QUER FORMAR O MENOR NÚMERO POSSÍVEL, USANDO TODAS AS FICHAS SEM REPETIR  ALGARISMOS. QUE NÚMERO ELA FORMOU? __________________________ 

D) DECOMPONHA ESSE NÚMERO. ______________________________.

3. A ORDEM DOS ALGARISMOS NOS NÚMEROS.

A) OBSERVE ATENTAMENTE OS NÚMEROS, VERIFICANDO A POSIÇÃO DE CADA ALGARISMO COM RELAÇÃO ÀS SEGUINTES ORDENS: UNIDADE, DEZENA, CENTENA E UNIDADE DE MILHAR.




PINTE DE:

- VERDE: OS NÚMEROS QUE TÊM O ALGARISMO 6 NA ORDEM DAS UNIDADES SIMPLES;
- AMARELO: OS NÚMEROS QUE TÊM O ALGARISMO 2 NA ORDEM DAS DEZENAS;
- VERMELHO: OS NÚMEROS QUE TÊM O ALGARISMO 0 NA ORDEM DAS CENTENAS;
- AZUL: OS NÚMEROS QUE TÊM O ALGARISMO 2 NA ORDEM DAS UNIDADES DE MILHAR.

B) COLOQUE OS NÚMEROS DA ATIVIDADE EM ORDEM CRESCENTE.
____________________________________________________________________________________________________________________

4. DECOMPONHA OS NÚMEROS CONFORME O MODELO:

2.349 = 2.000 + 300 + 40 + 9
ou seja,
2. 349 =  2 UNIDADES DE MILHAR + 3 CENTENAS + 4 DEZENAS + 9 UNIDADES


A) 125 =

B) 802 =

C) 1.720 =

D) 5.826 =

5. VAMOS RELEMBRAR!?


PINTE DE VERMELHO OS NÚMEROS ÍMPARES.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX




LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

COMO SURGIRAM AS VILAS NO BRASIL

     ANTES DA CHEGADA DOS PORTUGUESES EM TERRAS BRASILEIRAS, A REGIÃO JÁ ERA HABITADA POR MILHÕES DE NATIVOS. OS HABITANTES DO BRASIL ANTES DOS PORTUGUESES VIVIAM EM TRIBOS, SENDO SEU CHEFE O CACIQUE. HAVIA TAMBÉM O PAJÉ, QUE ERA O RESPONSÁVEL PELA VIDA RELIGIOSA E TRATAMENTOS MEDICINAIS, POR MEIO DA CURA COM ERVAS, PLANTAS E RITUAIS MÍSTICOS.
    OS NATIVOS DAS TERRAS BRASILEIRAS POSSUÍAM SUA PRÓPRIA CULTURA, RELIGIÃO E COSTUMES, AO PASSO QUE VIVIAM BASICAMENTE DA CAÇA, PESCA E AGRICULTURA. CONFECCIONAVAM OBJETOS ARTESANAIS COM ELEMENTOS DA NATUREZA: CERÂMICA, PALHA, CIPÓ, MADEIRA, DENTES DE ANIMAIS ETC. E A RELIGIÃO INDÍGENA ERA BASEADA NA CRENÇA EM ESPÍRITOS DE ANTEPASSADOS E FORÇAS DA NATUREZA.

Fonte da imagem: https://conhecimentocientifico.r7.com/brasil-pre-cabralino-o-brasil-antes-dos-portugueses/



SEGUNDO O TEXTO E OBSERVANDO A PINTURA QUEM VIVIA AQUI NO BRASIL ANTES DA CHEGADA DOS PORTUGUESES?
____________________________________________________________________________________________________________________
COM QUE MATERIAL OS NATIVOS CONFECCIONAVAM SEUS UTENSÍLIOS?
____________________________________________________________________________________________________________________
OBSERVANDO A PINTURA ACIMA, EM SUA OPINIÃO COMO ERA A VIDA DOS NATIVOS, ANTES DA CHEGADA DOS PORTUGUESES?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    EM 22 DE ABRIL DE 1500, A EXPEDIÇÃO DE PEDRO ALVARES CABRAL ENCONTROU TERRAS QUE, INICIALMENTE, IMAGINOU-SE SER A ÍNDIA, POR ISSO DERAM O NOME DE ÍNDIOS AOS NATIVOS QUE VIVIAM AQUI. PORÉM, ERA A ÁREA QUE HOJE PERTENCE AO MUNICÍPIO DE PORTO SEGURO NO ESTADO DA BAHIA.
    NO COMEÇO, OS PORTUGUESES ESTABELECERAM CONVIVÊNCIA COM OS ÍNDIOS E COMEÇARAM A EXPLORAÇÃO DO PAU-BRASIL. APÓS 30 ANOS INICIARAM A DOMINAÇÃO E A EXPLORAÇÃO DAS TERRAS NO BRASIL, COM A FUNDAÇÃO DAS PRIMEIRAS VILAS. ESSE PROCESSO É CHAMADO DE COLONIZAÇÂO.

Oscar Pereira da Silva. Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500, pintura feita em 1922. Óleo sobre tela.


DE ACORDO COM O TEXTO A ORGANIZAÇÃO DE VILAS E CIDADES ESTÁ RELACIONADA AO MODO DE VIDA DOS INDÍGENAS OU DOS PORTUGUESES? POR QUÊ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

ATIVIDADE COMPLEMENTAR:

ASSISTIR AO VÍDEO: AS PRIMEIRAS VILAS NO BRASIL


CLIQUE NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO





 


HOJE TEREMOS ATIVIDADES DE GEOGRAFIA, MATEMÁTICA E PORTUGUÊS.

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 14 DE ABRIL DE 2021.

NOME:_______________________ PROFESSORA_________________.

CAPITAIS DOS ESTADOS E O DISTRITO FEDERAL

    CADA ESTADO BRASILEIRO POSSUI UMA SEDE DE GOVERNO CHAMADA CAPITAL, QUE COSTUMA SER A CIDADE MAIS IMPORTANTE DO ESTADO. A SEDE DO GOVERNO FEDERAL É BRASÍLIA, LOCALIZADA NO DISTRITO FEDERAL.

    O DISTRITO FEDERAL É UMA ÁREA DE 14.400 QUILÔMETROS QUADRADOS, LOCALIZADA DENTRO DO ESTADO DE GOIÁS. O DISTRITO FEDERAL É SUBDIVIDIDO EM REGIÕES ADMINISTRATIVAS, SENDO QUE UMA DELAS É BRASÍLIA.

    OBSERVE O MAPA DO DISTRITO FEDERAL PARA COMPREENDER MELHOR:

    NOTE QUE A SIGLA (RA) QUER DIZER REGIÃO ADMINISTRATIVA. A CIDADE DE BRASÍLIA CORRESPONDE ÀS RAS BRASÍLIA, LAGO SUL E LAGO NORTE. CONTORNE ESSA REGIÃO DO MAPA DE VERMELHO.   

    AGORA, OBSERVE O MAPA DO BRASIL ABAIXO:


1. PINTE DE AZUL O ESTADO EM QUE VOCÊ MORA.

2. PINTE DE AMARELO OS ESTADOS QUE FAZEM FRONTEIRA (VIZINHOS)COM O ESTADO EM QUE VOCÊ VIVE. DEPOIS ESCREVA OS NOMES DESSES ESTADOS ABAIXO:

____________________________________________________________________________________________________________________

3. LOCALIZE BRASÍLIA, A CAPITAL FEDERAL, E ESCREVA SEU NOME NO MAPA.

4. VOCÊ LERÁ EM SEGUIDA O NOME DAS CAPITAIS DOS ESTADOS BRASILEIROS. COMO DICA DO ESTADO, HÁ A SIGLA CORRESPONDENTE À CADA ESTADO. OBSERVE A SIGLA E ESCREVA O NOME DO ESTADO QUE SE REFERE À ELA: ( EXEMPLO DE SIGLA: SP – SIGNIFICA SÃO PAULO)

MANAUS ( AM ) ____________________________

BOA VISTA ( RR ) ___________________________

MACAPÁ ( AP ) _____________________________

RIO BRANCO ( AC ) __________________________

PORTO VELHO ( RO ) __________________________

BELÉM ( PA ) _______________________________

PALMAS ( TO ) ______________________________

SÃO LUÍS ( MA ) _____________________________

TERESINA ( PI ) ______________________________

FORTALEZA ( CE ) ______________________________

NATAL ( RN ) _________________________________

JOÃO PESSOA ( PB ) ___________________________

RECIFE ( PE ) _________________________________

PORTO ALEGRE ( RS ) ____________________________

FLORIANÓPOLIS ( SC ) ____________________________

CURITIBA ( PR ) ________________________________

SÃO PAULO ( SP ) ______________________________

CAMPO GRANDE ( MS ) __________________________

CUIABÁ ( MT ) _________________________________

GOIÂNIA ( GO ) ________________________________

BELO HORIZONTE ( MG ) __________________________

RIO DE JANEIRO ( RJ ) ____________________________

VITÓRIA ( ES ) __________________________________

SALVADOR ( BA ) ________________________________

ARACAJU ( SE ) _________________________________

MACEIÓ ( AL ) _________________________________

5. QUAL É O MAIOR ESTADO BRASILEIRO? _______________________

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


CALENDÁRIO

A ATIVIDADE SERÁ REALIZADA NO LIVRO DE MATEMÁTICA: EMAI - 4º ANO – PÁG. 18.


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



COMO  EU  SOU? – MERECE  BIS!

USE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE  A  TURMA  DO  CHAVES  PARA  ESCREVER  UM  POUCO  SOBRE  CADA  PERSONAGEM. DIGA COMO ELE É, O QUE FAZ  E  O  QUE  O  TORNA  TÃO  ESPECIAL:


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

ATIVIDADE COMPLEMENTAR:

SITUAÇÕES PROBLEMA
A  VIAGEM  DE  JOCASTA

JOCASTA  VAI  VIAJAR  E  DEVE  COLOCAR  SUAS  MALAS  EM  UMA  BALANÇA  PARA  VERIFICAR  O  PESO.  SUA  BAGAGEM  NÃO  DEVE  ULTRAPASSAR  88  QUILOS.
ELA  DEVE  LEVAR  DUAS  MALAS.  UMA  DELAS  PESA  43  QUILOS  E  A  OUTRA  PESA  32  QUILOS.  DESCUBRA  QUANTOS  QUILOS  AS  DUAS  MALAS  PESAM  JUNTAS  PARA  VER  SE  JOCASTA  PODERÁ  LEVÁ-LAS  EM  SUA  VIAGEM :



RESPOSTA: __________________________





NO  AEROPORTO,  JOCASTA  ENCONTROU  UM  LINDO  ENFEITE  PARA  COMPRAR.  ELE  CUSTAVA  12  REAIS  E  ELA  DEU  15  REAIS  AO  VENDEDOR.  QUANTO  SERÁ  SEU  TROCO?




RESPOSTA: ___________________________________





HOJE TEREMOS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA E PORTUGUÊS.

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 15 DE ABRIL DE 2021.

NOME:_______________________ PROFESSORA_________________.

SEQUÊNCIA NUMÉRICA 
 
ANTECESSOR E SUCESSOR

1. COMPLETE O QUADRO ABAIXO:



2. LEIA COM ATENÇÃO E DESCUBRA O NÚMERO:

A. ESTOU DEPOIS DO NÚMERO 103____________
B. É O ANTECESSOR DO NÚMERO 142_________
C. SOU O SUCESSOR DO NÚMERO 98__________
D. ESTOU ANTES DO NÚMERO 698____________

DECOMPOSIÇÃO E COMPOSIÇÃO DE NÚMEROS
 
1. OBSERVE O MODELO E FAÇA A DECOMPOSIÇÃO DOS NÚMEROS ABAIXO:

EXEMPLO:       1258 - 1000 + 200 + 50 + 8

A. 394_________________________________________
B. 1697________________________________________
C. 394_________________________________________
D. 980________________________________________

2. AGORA FAÇA A COMPOSIÇÃO DOS NÚMEROS COMO NO MODELO.

EXEMPLO: 300 + 20 + 9  = 329

A. 100 + 30 + 6 = ______
B.  600 + 40 + 8 =______
C.  2000 + 60 = _______ 

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

SERÁ  QUE  VOCÊ  SABE?

ESCREVA  O  QUE  SE  PEDE:


SEPARE  AS  PALAVRAS  EM  DOIS  GRUPOS  E  DÊ  UM  NOME  PARA  CADA  GRUPO:

CHUVA  -  TREM  -  AVIÃO  -  GRANIZO  -  BARCO  -  CAMINHÃO  -
NEVE  -  BICICLETA  -  VENTO

SOFÁ  -  MEIAS  -  CADEIRA  -  MESA  -  ARMÁRIO  -  CALÇA  -  BERMUDA - POLTRONA  - VESTIDO


LEIA  AS  PALAVRAS  E  PINTE  A  QUE  NÃO  RIMA  COM  AS  DEMAIS  DA  SEQUÊNCIA


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

ATIVIDADE COMPLEMENTAR:

LEITURA DO LIVRO: “CANÇÃO DOS PÁSSAROS” – COLEÇÃO ITAÚ. (O LIVRO EM PDF SERÁ ENVIADO VIA WHATSAPP)



 



 

AULA 3 DIA 16/04

OLÁ FAMÍLIAS E CRIANÇAS, AQUI VOCÊS PODERÃO ENCONTRAR E FAZER NOSSA ATIVIDADE DE LATERALIDADE, "MAS O QUE É ISSO PROFESSOR?"

LATERALIDADE É A DOMINÂNCIA QUE UMA CRIANÇA DESENVOLVE PELO LADO DIREITO OU ESQUERDO DO SEU CORPO E ASSIM PODENDO EXECUTAR TAREFAS QUE EXIGEM FORÇA E/OU HABILIDADES PELO LADO DOMINANTE.

É INDISPENSÁVEL QUE EDUCADORES TRABALHEM LATERALIDADE COM AS CRIANÇAS, POIS É A PARTIR DESTAS HABILIDADES QUE OS PEQUENOS PODEM ELABORAR MELHOR SEUS MOVIMENTOS DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO DE SI PRÓPRIO E TAMBÉM DO MUNDO AO SEU REDOR.

LATERALIDADE

NESTA AULA FAREMOS MOVIMENTOS RÁPIDOS, PARA UM LADO E PARA O OUTRO.

GOSTA DE FUTEBOL? CONHECE A POSIÇÃO DOS GOLEIROS? POIS BEM; O GOLEIRO TEM A FUNÇÃO DE PROTEGER O GOL E NÃO DEIXAR A BOLA PASSAR POR ELE, CONFORME FOI DITO O TREINO DO GOLEIRO CONSISTE EM AGARRAR A BOLA NÃO IMPORTA DE ONDE VENHA.

 

PARA ESTA ATIVIDADE VOCÊ VAI PRECISAR DE UMA BOLA “A BOLA QUE VOCÊ TIVER, PODE SER DE FUTEBOL, VÔLEI, ATÉ DE TÊNIS”, CASO NÃO TENHA PEÇA PERMISSÃO AO PAPAI OU MAMÃE PARA TIRAR 2 FOLHAS DE SEU CADERNO E AMASSAR PARA USAR COMO BOLA.

 

ATIVIDADE

COLOQUE UM CABO DE VASSOURA NO CHÃO, O CABO SERÁ O DIVISOR DO LADO DIREITO E ESQUERDO E ASSIM AO COMANDO: (DIREITA, ESQUERDA) DE UM ADULTO QUE ESTIVER COM VOCÊ (FILMANDO OU TIRANDO FOTO), ARREMESSE A BOLA CONTRA A PAREDE E PEGUE NOVAMENTE EVITANDO QUE CAIA AO CHÃO NO LADO QUE FOI DITO PELO ADULTO.

VARIAÇÃO:

COM O JOGADOR DE COSTAS UM COMPANHEIRO DÁ O COMANDO QUE AVISA O JOGADOR PARA QUE SE VIRE DE FRENTE PARA A BOLA QUE ESTÁ EM SUA DIREÇÃO, OBRIGANDO O JOGADOR A REAGIR RAPIDAMENTE E AGARRAR A BOLA ANTES QUE ELA CAIA NO CHÃO.


PROFESSORES:

AMANDA

LEANDRO 

MÁRCIA


BOA AULA.




Nenhum comentário: