EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 12 DE ABRIL DE 2021.
NOME:_______________________ PROFESSORA_________________.
ATIVIDADE PARA LEITURA E COMPREENSÃO DO GÊNERO TEXTUAL:
O QUE É UM DIÁRIO ?
VAMOS APRENDER MAIS SOBRE O GÊNERO TEXTUAL DIÁRIO, ANTES DE COMEÇARMOS, VEJA O QUE É UM DIÁRIO, DE ACORDO COM O DICIONÁRIO.
VEJA ALGUNS TIPOS DE DIÁRIO ABAIXO. VOCÊ CONHECE ALGUM DELES? VAMOS CONVERSAR UM POUCO SOBRE ELES.
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 13 DE ABRIL DE 2021.
NOME:_______________________ PROFESSORA_________________.
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO- DIÁRIO
MEU DIÁRIO,
VÉSPERA DE ANIVERSÁRIO!!!
AMANHÃ FAÇO DEZ ANOS. ESTOU ESTRANHANDO O SILÊNCIO DE TODOS. ANO PASSADO JÁ SABIA ATÉ O QUE PAPAI IA ME DAR. PARA QUEM AINDA NÃO SABE, GANHEI O GODOFREDO, QUE AGORA GUARDA COM VALENTIA O TERRENO. PARA QUEM TAMBÉM AINDA NÃO SABE GODOFREDO NÃO É CACHORRO, NEM GATO, É UM GALO CARIJÓ. ANO PASSADO A CASA ERA TODA AGITAÇÃO. [...]
HOJE ESTÁ TODO MUNDO CALADO, NENHUMA MOVIMENTAÇÃO, TELEFONEMAS OU DOCES.
SERÁ QUE ESQUECERAM O MEU ANIVERSÁRIO?
QUERO CONFESSAR UMA COISA: VOU FAZER DEZ ANOS. ADORARIA GANHAR UM BICHO DE PELÚCIA DO MEU TAMANHO
MARIANA, A ANIVERSARIANTE ANSIOSA.
COPIE AS PERGUNTAS E RESPONDA-AS NO CADERNO!
1- COM QUEM MARIANA ESTÁ CONVERSANDO AO ESCREVER?
2- O DIÁRIO DE MARIANA TRATA DE UM ASSUNTO IMPORTANTE. QUAL É O ASSUNTO?
3- POR QUE ESSE TIPO DE TEXTO SE CHAMA DIÁRIO?
4- NO TRECHO: “AMANHÃ FAÇO DEZ ANOS. ESTOU ESTRANHANDO O SILÊNCIO DE TODOS.”
A) A QUEM SE REFERE A PALAVRA EM DESTAQUE?
B) POR QUE MARIANA ESTÁ ESTRANHANDO O SILÊNCIO DE TODOS?
5- E VOCÊ, JÁ FEZ ANIVERSÁRIO ESSE ANO? SE SIM, DIGA A DATA E CONTE COMO FOI. AGORA SE AINDA NÃO ACONTECEU, DIGA COMO VOCÊ GOSTARIA QUE FOSSE E QUANDO SERÁ O DIA.
6- ANIVERSÁRIOS SÃO MUITO IMPORTANTES. CONTE UM POUCO SOBRE OS SEUS. QUAL FOI O MAIS LEGAL E POR QUÊ?
7- QUE TAL FAZER UM DESENHO SOBRE ESSE MOMENTO MARCANTE PARA VOCÊ? CAPRICHE!!!
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
COPIE E RESPONDA O QUE SE PEDE:
1) ESCREVA USANDO ALGARISMOS.
3 9 8 4
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 14 DE ABRIL DE 2021.
NOME:_______________________ PROFESSORA_________________.
CAPITAIS DOS ESTADOS E O DISTRITO FEDERAL
CADA ESTADO BRASILEIRO POSSUI UMA SEDE DE GOVERNO CHAMADA CAPITAL, QUE COSTUMA SER A CIDADE MAIS IMPORTANTE DO ESTADO. A SEDE DO GOVERNO FEDERAL É BRASÍLIA, LOCALIZADA NO DISTRITO FEDERAL.
O DISTRITO FEDERAL É UMA ÁREA DE 14.400 QUILÔMETROS QUADRADOS, LOCALIZADA DENTRO DO ESTADO DE GOIÁS. O DISTRITO FEDERAL É SUBDIVIDIDO EM REGIÕES ADMINISTRATIVAS, SENDO QUE UMA DELAS É BRASÍLIA.
OBSERVE O MAPA DO DISTRITO FEDERAL PARA COMPREENDER MELHOR:
1. PINTE DE AZUL O ESTADO EM QUE VOCÊ MORA.
2. PINTE DE AMARELO OS ESTADOS QUE FAZEM FRONTEIRA (VIZINHOS)COM O ESTADO EM QUE VOCÊ VIVE. DEPOIS ESCREVA OS NOMES DESSES ESTADOS ABAIXO:
____________________________________________________________________________________________________________________
3. LOCALIZE BRASÍLIA, A CAPITAL FEDERAL, E ESCREVA SEU NOME NO MAPA.
4. VOCÊ LERÁ EM SEGUIDA O NOME DAS CAPITAIS DOS ESTADOS BRASILEIROS. COMO DICA DO ESTADO, HÁ A SIGLA CORRESPONDENTE À CADA ESTADO. OBSERVE A SIGLA E ESCREVA O NOME DO ESTADO QUE SE REFERE À ELA: ( EXEMPLO DE SIGLA: SP – SIGNIFICA SÃO PAULO)
MANAUS ( AM ) ____________________________
BOA VISTA ( RR ) ___________________________
MACAPÁ ( AP ) _____________________________
RIO BRANCO ( AC ) __________________________
PORTO VELHO ( RO ) __________________________
BELÉM ( PA ) _______________________________
PALMAS ( TO ) ______________________________
SÃO LUÍS ( MA ) _____________________________
TERESINA ( PI ) ______________________________
FORTALEZA ( CE ) ______________________________
NATAL ( RN ) _________________________________
JOÃO PESSOA ( PB ) ___________________________
RECIFE ( PE ) _________________________________
PORTO ALEGRE ( RS ) ____________________________
FLORIANÓPOLIS ( SC ) ____________________________
CURITIBA ( PR ) ________________________________
SÃO PAULO ( SP ) ______________________________
CAMPO GRANDE ( MS ) __________________________
CUIABÁ ( MT ) _________________________________
GOIÂNIA ( GO ) ________________________________
BELO HORIZONTE ( MG ) __________________________
RIO DE JANEIRO ( RJ ) ____________________________
VITÓRIA ( ES ) __________________________________
SALVADOR ( BA ) ________________________________
ARACAJU ( SE ) _________________________________
MACEIÓ ( AL ) _________________________________
5. QUAL É O MAIOR ESTADO BRASILEIRO? _______________________
CALENDÁRIO
A ATIVIDADE SERÁ REALIZADA NO LIVRO DE MATEMÁTICA: EMAI - 4º ANO – PÁG. 18.
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 15 DE ABRIL DE 2021.
NOME:_______________________ PROFESSORA_________________.
AULA 3 DIA 16/04
OLÁ FAMÍLIAS E CRIANÇAS, AQUI VOCÊS PODERÃO ENCONTRAR E FAZER NOSSA ATIVIDADE DE LATERALIDADE, "MAS O QUE É ISSO PROFESSOR?"
LATERALIDADE É A DOMINÂNCIA QUE UMA CRIANÇA DESENVOLVE PELO LADO DIREITO OU ESQUERDO DO SEU CORPO E ASSIM PODENDO EXECUTAR TAREFAS QUE EXIGEM FORÇA E/OU HABILIDADES PELO LADO DOMINANTE.
É INDISPENSÁVEL QUE EDUCADORES TRABALHEM LATERALIDADE COM AS CRIANÇAS, POIS É A PARTIR DESTAS HABILIDADES QUE OS PEQUENOS PODEM ELABORAR MELHOR SEUS MOVIMENTOS DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO DE SI PRÓPRIO E TAMBÉM DO MUNDO AO SEU REDOR.
LATERALIDADE
NESTA AULA FAREMOS MOVIMENTOS RÁPIDOS, PARA UM LADO E PARA O OUTRO.
GOSTA DE FUTEBOL? CONHECE A POSIÇÃO DOS GOLEIROS? POIS BEM; O GOLEIRO TEM A FUNÇÃO DE PROTEGER O GOL E NÃO DEIXAR A BOLA PASSAR POR ELE, CONFORME FOI DITO O TREINO DO GOLEIRO CONSISTE EM AGARRAR A BOLA NÃO IMPORTA DE ONDE VENHA.
PARA ESTA ATIVIDADE VOCÊ VAI PRECISAR DE UMA BOLA “A BOLA QUE VOCÊ TIVER, PODE SER DE FUTEBOL, VÔLEI, ATÉ DE TÊNIS”, CASO NÃO TENHA PEÇA PERMISSÃO AO PAPAI OU MAMÃE PARA TIRAR 2 FOLHAS DE SEU CADERNO E AMASSAR PARA USAR COMO BOLA.
ATIVIDADE
COLOQUE UM CABO DE VASSOURA NO CHÃO, O CABO SERÁ O DIVISOR DO LADO DIREITO E ESQUERDO E ASSIM AO COMANDO: (DIREITA, ESQUERDA) DE UM ADULTO QUE ESTIVER COM VOCÊ (FILMANDO OU TIRANDO FOTO), ARREMESSE A BOLA CONTRA A PAREDE E PEGUE NOVAMENTE EVITANDO QUE CAIA AO CHÃO NO LADO QUE FOI DITO PELO ADULTO.
VARIAÇÃO:
COM O JOGADOR DE COSTAS UM COMPANHEIRO DÁ O COMANDO QUE AVISA O JOGADOR PARA QUE SE VIRE DE FRENTE PARA A BOLA QUE ESTÁ EM SUA DIREÇÃO, OBRIGANDO O JOGADOR A REAGIR RAPIDAMENTE E AGARRAR A BOLA ANTES QUE ELA CAIA NO CHÃO.
PROFESSORES:
AMANDA
LEANDRO
MÁRCIA
BOA AULA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário