26/04/2021 – 2ª FEIRA
PORTUGUÊS, CIÊNCIAS E LIÇÃO DE CASA
Tato e A sensibilidade da pele.
TATO
PELO TATO, PERCEBEMOS AS SENSAÇÕES CAUSADAS POR ALGO QUE ESTÁ EM CONTATO COM A NOSSA PELE. PODEMOS SABER SE UM OBJETO QUE TOCAMOS É FRIO, QUENTE, MACIO, DURO, ÁSPERO, LISO, MOLHADO OU SECO, POR EXEMPLO. ALGUNS TIPOS DE DOR, COMO A QUE SENTIMOS AO FERIR O DEDO EM ESPINHO, TAMBÉM SÃO PERCEBIDOS PELO TATO.
A PELE, QUE É O ÓRGÃO QUE ENVOLVE O NOSSO CORPO, É QUE NOS PERMITE TER ESSAS SENSAÇÕES. A PELE PODE TER DIFERENTES TONS, QUE VARIAM DE PESSOA PARA PESSOA.
1- OBSERVE A IMAGEM ABAIXO E INDIQUE QUAL SENTIDO ESTÁ SENDO USADO POR CADA UM DOS PERSONAGENS: TATO, GUSTAÇÃO, AUDIÇÃO, OLFATO E VISÃO.
A) AO CHEIRAR A FLOR QUAL É O SENTIDO USADO PELA MENINA?
R:__________________________________________
B) AO TOCAR O CACHORRO QUAL É O SENTIDO USADO PELO MENINO?
R:__________________________________________
C) AO OLHAR PARA O FAROL QUAL É O SENTIDO USADO PELO MOTORISTA?
R:__________________________________________
D) AO TOMAR O SORVETE QUAL É O SENTIDO USADO PELO MENINO?
R:__________________________________________
A SENSIBILIDADE DA PELE
VOCÊ ACHA QUE, EM CERTAS ÁREAS DO CORPO, A PELE É MAIS SENSÍVEL DO QUE EM OUTRAS? JUNTE-SE A OUTRA PESSOA E FAÇAM O TESTE!
VOCÊS VÃO PRECISAR DE:
· 2 LÁPIS APONTADOS
· 1 PEDAÇO DE FITA ADESIVA
EXPERIMENTEM
1- JUNTEM OS DOIS LÁPIS MANTENDO AS PONTAS NA MESMA ALTURA, COMO MOSTRADO NA FOTO AO LADO. USEM A FITA ADESIVA PARA UNIR OS LÁPIS.
2- COM CUIDADO, TOQUEM DIFERENTES PARTES DO CORPO DE OUTRA PESSOA COM AS DUAS PONTAS DOS LÁPIS: AS COSTAS, OS BRAÇOS, AS MÃOS, AS PERNAS, OS PÉS, E AS BOCHECHAS. PRESTEM ATENÇÃO:
VOCÊS SENTEM AS DUAS PONTAS DOS LÁPIS OU APENAS UMA?
RESPONDAM:
A) QUAIS AS PARTES DO SEU CORPO FORAM TOCADA COM OS LÁPIS?
R:_________________________________________
B) QUAL A PARTE DO SEU CORPO TEVE MAIOR SENSIBILIDADE?
R:_________________________________________
C) FAÇA UMA LISTA COM OS NOMES DAS PARTES DO CORPO QUE VOCÊ TOCOU NA OUTRA PESSOA.
R:_________________________________________
D) EM QUAL PARTE DO CORPO DA OUTRA PESSOA DEMONSTROU TER MAIS SENSIBILIDADE?
R:_________________________________________
VOCÊS IRÃO USAR ESSAS ATIVIDADES NA NOSSA AULA NO MEET
APOSTILA DE ALFABETIZAÇÃO DE MATEMÁTICA
29/04/2021 – 5ª FEIRA
PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E LIÇÃO DE CASA
NO LIVRO CURRÍCULO EM AÇÃO – EMAI, VOCÊ VAI FAZER AS ATIVIDADES DAS PÁGINAS 54, 55, 56, E 57.
APOSTILA DE ALFABETIZAÇÃO DE PORTUGUÊS.
Aula 5 dia 29/04/2021 – Atividade para todas as idades
BRINCADEIRAS TRADICIONAIS
A AULA DE HOJE É SOBRE ALGUMAS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS. GERALMENTE SÃO TRANSMITIDAS DE MANEIRA ORAL DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO. ALGUMAS BRINCADEIRAS CONSEGUEM SOBREVIVER COM O PASSAR DO TEMPO. AS BRINCADEIRAS SÃO FERRAMENTAS IDEAIS NÃO SOMENTE PARA DESPERTAR A IMAGINAÇÃO E A FANTASIA, MAS TAMBÉM PARA ESTIMULAR A CAPACIDADE E AS HABILIDADES DAS CRIANÇAS.
"VIVO OU MORTO" – É UMA BRINCADEIRA BEM SIMPLES, QUANDO SE DIZ VIVO TEMOS QUE LEVANTAR E QUANDO SE DIZ MORTO TEMOS QUE ABAIXAR.
| |
"CORRE CUTIA" É UMA BRINCADEIRA DE RODA CANTADA MUITO CONHECIDA. CORRE CUTIA NA CASA DA TIA. CORRE CIPÓ, NA CASA DA VÓ. LENCINHO NA MÃO CAIU NO CHÃO. MOÇA BONITA DO MEU CORAÇÃO. POSSO JOGAR? PODE! NINGUÉM VAI OLHAR? NÃO! | |
"PEGA-PEGA BRUXA" É UMA VARIAÇÃO DE PEGA-PEGA ONDE O PEGADOR AO PEGAR ALGUÉM DEVE DIZER: “PEDRA, PONTE OU ÁRVORE”.
| |
"ELEFANTE COLORIDO": AO SER DITA A COR TEMOS QUE CORRER E SEGURAR EM ALGO DESSA COR.
| |
BOLA DE GUDE: COLOCAR NO CHÃO UMA BOLA DE GUDE. O PRIMEIRO JOGADOR PRECISA ACERTÁ-LA; SE NÃO CONSEGUIR, É A VEZ DO PRÓXIMO, QUE TENTA ACERTAR A BOLINHA DO PRIMEIRO, E ASSIM PROSSEGUE. |
AGORA É SUA VEZ!!
VOCÊ PODE ESCOLHER UMA OU MAIS BRINCADEIRAS APRESENTADAS OU UMA OUTRA QUE VOCÊ GOSTE E REALIZÁ-LAS EM CASA COM SEUS FAMILIARES!
NÃO ESQUEÇA DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO (MÁXIMO 20 SEGUNDOS) DE SUA ATIVIDADE.
BOA AULA!
PROFESSORES AMANDA, LEANDRO E MARCIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário