quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

3º ANO - LIÇÕES DE 19/04 A 24/04

  Aula 21    

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 19 DE ABRIL DE 2021

NOME:______________________  3º ANO ____

PROFESSORA: __________________________

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS


- PESSOAL HOJE VOCÊS VÃO UTILIZAR O LIVRO APRENDER SEMPRE.

- GÊNERO TEXTUAL: CARTAS

- RESPONDAM NO LIVRO.

- NÃO SE ESQUEÇAM DE MANDAR FOTOS DA ATIVIDADE REALIZADA PARA A SUA PROFESSORA.

O QUE VAMOS APRENDER?

NESTA AULA, VAMOS FAZER A LEITURA DE ALGUMAS CARTAS E IDENTIFICAR INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE ELA. ALÉM DISSO, VAMOS PENSAR SOBRE A ESCRITA DE ALGUMAS PALAVRAS DO TEXTO.


 

PÁGINAS: 4 E 5


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA



• NOSSO DINHEIRO É O REAL.


• O SÍMBOLO DO REAL É R$



  1. COMPLETE:


  1. NOSSO DINHEIRO É O _________.


  1. O SIMBOLO DO REAL É ________.


  1. ESCREVA POR EXTENSO:


  1. R$1,00_____________________________________________


  1. R$3,00_____________________________________________


  1. R$5,00 _____________________________________________


  1. R$10,00 ____________________________________________


  1. R$15,00______________________________________________


  1. R$20,00 ______________________________________________


  1. R$30,00 ______________________________________________


  1. R$50,00 ______________________________________________



  1. ESCREVA POR EXTENSO.


  1. R$0,50 ___________________________________________________


  1. R$1,80 ___________________________________________________


  1. R$7,30 ___________________________________________________


  1. R$15,60___________________________________________________


  1. QUAL PREÇO VOCÊ DARIA PARA OS OBJETOS ABAIXO? 


  1. RESPONDA:


  1. QUEM TEM MAIS DINHEIRO? 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________


  1. QUEM TEM MENOS DINHEIRO?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________


  1. QUANTO TEM ANA E PEDRO JUNTOS?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________





 Aula 22    

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 20 DE ABRIL DE 2021

NOME:______________________  3º ANO __

PROFESSORA: ________________________

PORTUGUÊS

- GÊNERO TEXTUAL – CARTA

- COPIE EM SEU CADERNO: “Fique sabendo”

- MANDE A FOTO DA ATIVIDADE REALIZADA PARA A PROFESSORA.

- BOA ATIVIDADE.


Fique sabendo

A carta pessoal é um dos mais antigos modos de comunicação escrita entre as pessoas.

O início de uma carta deve ter estes elementos:

- local – cidade de onde se escreve;

- data – dia, mês e ano em que se escreve;

- destinatário – nome da pessoa para quem se escreve.

O assunto da carta é variado. O remetente pode usá-la para mandar notícias, trocar ideias ou enviar receitas culinárias, poemas, fotos etc.

O final de uma carta deve ter:

- mensagem de despedida;

- assinatura de quem escreve (remetente).

Geralmente, quando alguém envia uma carta, espera uma resposta, que pode ser também por carta ou outro meio de comunicação.

P.S. é a abreviatura da expressão latina post-scriptum, que significa “após o que foi escrito”.

Coloca-se P.S. no final da carta, depois da assinatura, para acrescentar alguma informação.

 


LEIA COM ATENÇÃO A CARTA E RESPONDA AS QUESTÕES EM SEU CADERNO:

RESPONDA:

1 – QUEM É O REMETENTE DA CARTA?

R: _____________________________________________________________

2 – QUEM É O DESTINATÁRIO DA CARTA?

R: _____________________________________________________________

3 – QUAL O LOCAL EM QUE A CARTA FOI ESCRITA?

R: _____________________________________________________________

4 – QUAL A DATA EM QUE A CARTA FOI ESCRITA? 

R: _____________________________________________________________ 

5 – O REENCONTRO DAS AMIGAS SERÁ EM UMA FESTA DE:

R: _____________________________________________________________

6 – ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.

EM QUAL PERÍODO DO DIA A CARTA FOI ESCRITA? 

(   ) TARDE                                     (   ) NOITE                                  (   ) MANHÃ

7 – VOCÊ JÁ ESCREVEU UMA CARTA? CONTE COMO FOI ESSA EXPERIÊNCIA?

R: _____________________________________________________________

8 - VOCÊ GOSTARIA DE ESCREVER UMA CARTA? PARA QUEM?

R: _____________________________________________________________


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA


  1. DESENHE AS MOEDAS DE QUE VOCÊ PRECISA PARA COMPRAR OS PRODUTOS ABAIXO. OBSERVE O EXEMPLO.



2. ATENÇÃO! TODOS OS PREÇOS SUBIRAM R$0,50. ESCREVA OS NOVOS PREÇOS NA ETIQUETA.


3. REPARTA O DINHEIRO IGUALMENTE PARA CADA UM E ESCREVA AO LADO COM QUANTO CADA UM FICOU.  VEJA O EXEMPLO.

4. PESQUISE O PREÇO DAS MERCADORIAS ABAIXO E COMPLETE A TABELA.


MERCADORIA


PREÇO


1 QUILO DE FEIJÃO



1 QUILO DE ARROZ 



1 PACOTE DE MACARRÃO DE MEIO QUILO



1 QUILO DE AÇÚCAR



1 GARRAFA DE ÓLEO



1 LATA DE LEITE CONDENSADO



1 QUILO DE PÓ DE CAFÉ



  1. QUAL O PRODUTO MAIS CARO? 


  1. QUAL O PRODUTO MAIS BARATO?


5. OBSERVE A TABELA DOS PREÇOS ABAIXO E DEPOIS RESPONDA. FAÇA A CONTINHA.

PRODUTO

PREÇO


BARALHO


R$3,00


DOMINÓ


R$4,00


BINGO


R$12,00


QUEBRA-CABEÇA


R$10,00


  1. SE VOCÊ COMPRAR UM DOMINÓ E UM BINGO, QUANTO IRÁ GASTAR?


  1. SE VOCE COMPRAR UM QUEBRA-CABEÇA E UM BARALHO, QUANTO IRÁ GASTAR?


  1. QUAL O JOGO MAIS CARO DA TABELA? QUANTO CUSTA?


6. AJUDE O FUNCIONÁRIO DA FARMÁCIA A ORGANIZAR A TABELA DE PREÇO, EM ORDEM CRESCENTE, OU SEJA, DO MAIS BARATO PARA O MAIS CARO.



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS


CUIDANDO DA MINHA SAÚDE


HÁBITOS DE HIGIENE, ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E OUTROS CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER COM O SEU CORPO SÃO IMPORTANTES PARA VOCÊ SE MANTER SAUDÁVEL. ESSES HÁBITOS DIMINUEM OS RISCOS DE CONTRAIRMOS DOENÇAS E CONTRIBUEM PARA NOS SENTIRMOS BEM E DISPOSTOS PARA BRINCAR, POR EXEMPLO.


1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS ACIMA, VOCÊ JÁ PARTICIPOU DE ALGUMA DESSAS BRINCADEIRAS?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2. QUAIS SÃO AS BRINCADEIRAS QUE VOCÊ MAIS GOSTA?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________


É IMPORTANTE QUE OS CUIDADOS COM O CORPO SEJAM FREQUENTES E FAÇAM PARTE DA SUA ROTINA. LAVAR AS MÃOS É UM HÁBITO MUITO IMPORTANTE PARA EVITAR E PREVENIR DOENÇAS, INCLUSIVE A COVID-19.

3. OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES E COMPLETE AS LEGENDAS.



PEDRO LAVA AS MÃOS DEPOIS DE _______________

MARIA LAVA AS MÃOS ANTES DAS _______________


4. LEIA AS INSTRUÇÕES DE CUIDADO QUE SE DEVE TER COM OS OLHOS, AS ORELHAS E O NARIZ E ESCREVA A QUE SE REFERE.


A. ESSA ESTRUTURA PODE ACUMULAR SECREÇÕES. POR ISSO, DE SER FREQUENTEMENTE LAVADA COM ÁGUA OU SORO NASAL E, EM SEGUIDA, DEVE-SE ASSOAR. PROCURE LAVAR CADA NARINA SEPARADAMENTE.


RESPOSTA: ______________________


  

B. SUA PARTE EXTERNA PODE SER LIMPA COM UMA TOALHA MACIA OU ALGODÃO. PARA NÃO SE MACHUCAR, EVITE CUTUCAR O INTERIOR COM OBJETOS ESTRANHOS.


RESPOSTA: ______________________



C. É IMPORTANTE LAVAR ESSAS ESTRUTURAS COM ÁGUA OU SORO, PRINCIPALMENTE NO INÍCIO DA MANHÃ, QUANDO PODE HAVER UM ACÚMULO DE REMELA. PROCURE PASSAR A ÁGUA COM MOVEIMENTOS SUAVES. VOCÊ TAMBÉM PODE USAR ALGODÃO UMEDECIDO.


RESPOSTA: ________________________




Aula 4 dia 22/04/2021 – Ciclo I e Ciclo II

EQUILÍBRIO

O EQUILÍBRIO É UMA DAS ETAPAS MAIS IMPORTANTES DO DESENVOLVIMENTO CORPORAL. PERMITE QUE A PESSOA FIQUE DE PÉ, CAMINHE OU REALIZE QUALQUER ATIVIDADE SIMPLES DO DIA A DIA.

O EQUILÍBRIO É A BASE PARA A REALIZAÇÃO CORRETA DE QUALQUER MOVIMENTO.

QUE TAL ALGUNS DESAFIOS DE EQUILÍBRIO?

1- PRATICAR A POSIÇÃO DE EQUILÍBRIO CONHECIDA COMO “AVIÃOZINHO”. PERMANECER NA POSIÇÃO POR 5 SEGUNDOS.

2- ANDAR SOBRE A LINHA. TRAÇAR UM CAMINHO NO CHÃO, PODE SER BARBANTE OU A PRÓPRIA LINHA DO PISO.

3- EQUILIBRAR EM UM PÉ SÓ: LEVANTE UM PÉ DO CHÃO E CONTE ATÉ DEZ. REPITA PARA A OUTRA PERNA.

4- SALTAR COM UM PÉ SÓ COMO SE ESTIVESSE JOGANDO AMARELINHA. SALTE CINCO VEZES COM A PERNA DIREITA E DEPOIS COM A PERNA ESQUERDA.

 AGORA É SUA VEZ!

CHAME ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA PARA PRATICAR O EQUILÍBRIO JUNTO COM VOCÊ.

NÃO ESQUEÇA DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO (MÁXIMO 20 SEGUNDOS) DE SUA ATIVIDADE.

BOA AULA!

PROFESSORES AMANDA, LEANDRO E MARCIA

 

 


Aula 23   

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 22 DE ABRIL DE 2021

NOME:______________________  3º ANO __

PROFESSORA: ________________________


PORTUGUÊS

- GÊNERO TEXTUAL: CARTA

- MANDE A FOTO DA ATIVIDADE REALIZADA PARA A SUA PROFESSORA.

- ENVELOPE.

Uma carta é um documento enviado por alguém (REMETENTE) a outra pessoa (DESTINATÁRIO). Este tipo de textos serve para exprimir sentimentos, emoções, pontos de vista, ideias sobre determinados assunto.

Há cartas informais, dedicadas a familiares e amigos e formais, dirigidas a instituições, a entidades oficiais, a altas personalidades, por isso mais impessoais e cerimoniosas.

Para que as cartas cheguem aos destinatários é necessário preencher corretamente o envelope. 

REMETENTE: Quem escreve e manda a carta.

DESTINATÁRIO: Para quem vai receber a carta. 

- ALUNO (A) PEÇA AO SEU RESPONSÁVEL QUE FAÇA A LEITURA DA CARTA.


Compreensão do texto

1 – Quem é Felpo?

R: _______________________________________________________________

2 – Por que Charlô diz que Felpo é especial? Você concorda com ela?

R: _______________________________________________________________

3 – Que características de Felpo fazem Charlô admirá-lo?

R: _______________________________________________________________

4 – Charlô faz um convite e um pedido a Felpo. Quais são eles?

R: _______________________________________________________________

5 – Escreva R para o remetente, D para o destinatário e L para o local onde está o remetente.

(   ) Poeta                                 (   ) Rapidópolis                            (   ) Charlô

6 – Qual o assunto da carta de Charlô?

R: ________________________________________________________________

7 – Assinale a afirmação correta.

(   ) Charlô iniciou uma conversa com Felpo por meio dessa carta.

(   ) Charlô respondeu a uma carta que Felpo enviou para ela.

8 – Assinale a frase que indica que Felpo e Charlô continuarão se comunicando por meio de cartas.

(   ) “Quando você quiser vir tomar chá comigo será muito bem-vindo.”

(   ) “Você poderia me mandar a receita?” 



GEOGRAFIA

ELEMENTOS DA PAISAGEM

Para facilitar o estudo da paisagem, é comum classificar os elementos que a compõem em naturais e humanizados.

Os elementos naturais resultam de fenômenos da natureza, ou seja, não dependem da ação humana para existir. Entre eles estão as nuvens, o solo, os rios e o mar. 

Os elementos humanizados, como as casas, as ruas e os carros, resultam do trabalho dos seres humanos sobre a natureza.

Relacione as fotos A e B às paisagens descritas a seguir.

(    ) Paisagem com predomínio de elementos humanizados.

(     ) Paisagem com predomínio de elementos naturais.






Aula 24    

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 24 DE ABRIL DE 2021

NOME:______________________  3º ANO __

PROFESSORA: ________________________


DESAFIO DO

MATERIAIS:

- LÁPIS DE COR

- CANETINHA

- PAPEL SULFITE

- FITA CREPE

- RELÓGIO

- BRINQUEDOS PEQUENOS

PARTICIPANTES:

- 2 0U MAIS

MODO DE JOGAR:

- CADA PARTICIPANTE FARÁ O SEU BARQUINHO COLORINDO COM SUAS CORES PREFERIDAS.

- UM PARTICIPANTE FARÁ UM CIRCUITO NA MESA DE 50cm UTILIZANDO A FITA CREPE COM TRÊS OBSTÁCULOS (BRINQUEDOS).

- CADA PARTICIPANTE IRÁ ASSOPRAR O SEU BARQUINHO PARA CONCLUIR O PERCURSO.

- VENCE O JOGADOR QUE CONSEGUIR CONCLUIR O PERCURSO EM MENOS TEMPO.

- MANDE UM VÍDEO CURTO MOSTRANDO COMO FOI REALIZAR ESSA ATIVIDADE.

BOA SORTE!!!!

VEJA ABAIXO UMA DEMONSTRAÇÃO DA BRINCADEIRA E PASSO A PASSO DE COMO FAZER A DOBRADURA DO BARQUINHO:




    



Nenhum comentário: