Aula 21
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 19 DE ABRIL DE 2021
NOME:______________________ 3º ANO ____
PROFESSORA: __________________________
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
- PESSOAL HOJE VOCÊS VÃO UTILIZAR O LIVRO APRENDER SEMPRE.
- GÊNERO TEXTUAL: CARTAS
- RESPONDAM NO LIVRO.
- NÃO SE ESQUEÇAM DE MANDAR FOTOS DA ATIVIDADE REALIZADA PARA A SUA PROFESSORA.
O QUE VAMOS APRENDER?
NESTA AULA, VAMOS FAZER A LEITURA DE ALGUMAS CARTAS E IDENTIFICAR INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE ELA. ALÉM DISSO, VAMOS PENSAR SOBRE A ESCRITA DE ALGUMAS PALAVRAS DO TEXTO.
PÁGINAS: 4 E 5
COMPLETE:
NOSSO DINHEIRO É O _________.
O SIMBOLO DO REAL É ________.
ESCREVA POR EXTENSO:
R$1,00_____________________________________________
R$3,00_____________________________________________
R$5,00 _____________________________________________
R$10,00 ____________________________________________
R$15,00______________________________________________
R$20,00 ______________________________________________
R$30,00 ______________________________________________
R$50,00 ______________________________________________
ESCREVA POR EXTENSO.
R$0,50 ___________________________________________________
R$1,80 ___________________________________________________
R$7,30 ___________________________________________________
R$15,60___________________________________________________
QUAL PREÇO VOCÊ DARIA PARA OS OBJETOS ABAIXO?
RESPONDA:
QUEM TEM MAIS DINHEIRO?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUEM TEM MENOS DINHEIRO?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUANTO TEM ANA E PEDRO JUNTOS?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Aula 22
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 20 DE ABRIL DE 2021
NOME:______________________ 3º ANO __
PROFESSORA: ________________________
PORTUGUÊS
- GÊNERO TEXTUAL – CARTA
- COPIE EM SEU CADERNO: “Fique sabendo”
- MANDE A FOTO DA ATIVIDADE REALIZADA PARA A PROFESSORA.
- BOA ATIVIDADE.
Fique sabendo
A carta pessoal é um dos mais antigos modos de comunicação escrita entre as pessoas.
O início de uma carta deve ter estes elementos:
- local – cidade de onde se escreve;
- data – dia, mês e ano em que se escreve;
- destinatário – nome da pessoa para quem se escreve.
O assunto da carta é variado. O remetente pode usá-la para mandar notícias, trocar ideias ou enviar receitas culinárias, poemas, fotos etc.
O final de uma carta deve ter:
- mensagem de despedida;
- assinatura de quem escreve (remetente).
Geralmente, quando alguém envia uma carta, espera uma resposta, que pode ser também por carta ou outro meio de comunicação.
P.S. é a abreviatura da expressão latina post-scriptum, que significa “após o que foi escrito”.
Coloca-se P.S. no final da carta, depois da assinatura, para acrescentar alguma informação.
LEIA COM ATENÇÃO A CARTA E RESPONDA AS QUESTÕES EM SEU CADERNO:
RESPONDA:
1 – QUEM É O REMETENTE DA CARTA?
R: _____________________________________________________________
2 – QUEM É O DESTINATÁRIO DA CARTA?
R: _____________________________________________________________
3 – QUAL O LOCAL EM QUE A CARTA FOI ESCRITA?
R: _____________________________________________________________
4 – QUAL A DATA EM QUE A CARTA FOI ESCRITA?
R: _____________________________________________________________
5 – O REENCONTRO DAS AMIGAS SERÁ EM UMA FESTA DE:
R: _____________________________________________________________
6 – ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
EM QUAL PERÍODO DO DIA A CARTA FOI ESCRITA?
( ) TARDE ( ) NOITE ( ) MANHÃ
7 – VOCÊ JÁ ESCREVEU UMA CARTA? CONTE COMO FOI ESSA EXPERIÊNCIA?
R: _____________________________________________________________
8 - VOCÊ GOSTARIA DE ESCREVER UMA CARTA? PARA QUEM?
R: _____________________________________________________________
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
DESENHE AS MOEDAS DE QUE VOCÊ PRECISA PARA COMPRAR OS PRODUTOS ABAIXO. OBSERVE O EXEMPLO.
3. REPARTA O DINHEIRO IGUALMENTE PARA CADA UM E ESCREVA AO LADO COM QUANTO CADA UM FICOU. VEJA O EXEMPLO.
QUAL O PRODUTO MAIS CARO?
QUAL O PRODUTO MAIS BARATO?
5. OBSERVE A TABELA DOS PREÇOS ABAIXO E DEPOIS RESPONDA. FAÇA A CONTINHA.
SE VOCÊ COMPRAR UM DOMINÓ E UM BINGO, QUANTO IRÁ GASTAR?
SE VOCE COMPRAR UM QUEBRA-CABEÇA E UM BARALHO, QUANTO IRÁ GASTAR?
QUAL O JOGO MAIS CARO DA TABELA? QUANTO CUSTA?
6. AJUDE O FUNCIONÁRIO DA FARMÁCIA A ORGANIZAR A TABELA DE PREÇO, EM ORDEM CRESCENTE, OU SEJA, DO MAIS BARATO PARA O MAIS CARO.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS
CUIDANDO DA MINHA SAÚDE
HÁBITOS DE HIGIENE, ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E OUTROS CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER COM O SEU CORPO SÃO IMPORTANTES PARA VOCÊ SE MANTER SAUDÁVEL. ESSES HÁBITOS DIMINUEM OS RISCOS DE CONTRAIRMOS DOENÇAS E CONTRIBUEM PARA NOS SENTIRMOS BEM E DISPOSTOS PARA BRINCAR, POR EXEMPLO.
1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS ACIMA, VOCÊ JÁ PARTICIPOU DE ALGUMA DESSAS BRINCADEIRAS?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. QUAIS SÃO AS BRINCADEIRAS QUE VOCÊ MAIS GOSTA?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
É IMPORTANTE QUE OS CUIDADOS COM O CORPO SEJAM FREQUENTES E FAÇAM PARTE DA SUA ROTINA. LAVAR AS MÃOS É UM HÁBITO MUITO IMPORTANTE PARA EVITAR E PREVENIR DOENÇAS, INCLUSIVE A COVID-19.
3. OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES E COMPLETE AS LEGENDAS.
PEDRO LAVA AS MÃOS DEPOIS DE _______________
MARIA LAVA AS MÃOS ANTES DAS _______________
4. LEIA AS INSTRUÇÕES DE CUIDADO QUE SE DEVE TER COM OS OLHOS, AS ORELHAS E O NARIZ E ESCREVA A QUE SE REFERE.
Aula 4 dia 22/04/2021 – Ciclo I e Ciclo II
EQUILÍBRIO
O EQUILÍBRIO É UMA DAS ETAPAS MAIS IMPORTANTES DO DESENVOLVIMENTO CORPORAL. PERMITE QUE A PESSOA FIQUE DE PÉ, CAMINHE OU REALIZE QUALQUER ATIVIDADE SIMPLES DO DIA A DIA.
O EQUILÍBRIO É A BASE PARA A REALIZAÇÃO CORRETA DE QUALQUER MOVIMENTO.
QUE TAL ALGUNS DESAFIOS DE EQUILÍBRIO?
1- PRATICAR A POSIÇÃO DE EQUILÍBRIO CONHECIDA COMO “AVIÃOZINHO”. PERMANECER NA POSIÇÃO POR 5 SEGUNDOS. | |
2- ANDAR SOBRE A LINHA. TRAÇAR UM CAMINHO NO CHÃO, PODE SER BARBANTE OU A PRÓPRIA LINHA DO PISO. | |
3- EQUILIBRAR EM UM PÉ SÓ: LEVANTE UM PÉ DO CHÃO E CONTE ATÉ DEZ. REPITA PARA A OUTRA PERNA. | |
4- SALTAR COM UM PÉ SÓ COMO SE ESTIVESSE JOGANDO AMARELINHA. SALTE CINCO VEZES COM A PERNA DIREITA E DEPOIS COM A PERNA ESQUERDA. |
CHAME ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA PARA PRATICAR O EQUILÍBRIO JUNTO COM VOCÊ.
NÃO ESQUEÇA DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO (MÁXIMO 20 SEGUNDOS) DE SUA ATIVIDADE.
BOA AULA!
PROFESSORES AMANDA, LEANDRO E MARCIA
Aula 23
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 22 DE ABRIL DE 2021
NOME:______________________ 3º ANO __
PROFESSORA: ________________________
PORTUGUÊS
- GÊNERO TEXTUAL: CARTA
- MANDE A FOTO DA ATIVIDADE REALIZADA PARA A SUA PROFESSORA.
- ENVELOPE.
Uma carta é um documento enviado por alguém (REMETENTE) a outra pessoa (DESTINATÁRIO). Este tipo de textos serve para exprimir sentimentos, emoções, pontos de vista, ideias sobre determinados assunto.
Há cartas informais, dedicadas a familiares e amigos e formais, dirigidas a instituições, a entidades oficiais, a altas personalidades, por isso mais impessoais e cerimoniosas.
Para que as cartas cheguem aos destinatários é necessário preencher corretamente o envelope.
REMETENTE: Quem escreve e manda a carta.
DESTINATÁRIO: Para quem vai receber a carta.
- ALUNO (A) PEÇA AO SEU RESPONSÁVEL QUE FAÇA A LEITURA DA CARTA.
1 – Quem é Felpo?
R: _______________________________________________________________
2 – Por que Charlô diz que Felpo é especial? Você concorda com ela?
R: _______________________________________________________________
3 – Que características de Felpo fazem Charlô admirá-lo?
R: _______________________________________________________________
4 – Charlô faz um convite e um pedido a Felpo. Quais são eles?
R: _______________________________________________________________
5 – Escreva R para o remetente, D para o destinatário e L para o local onde está o remetente.
( ) Poeta ( ) Rapidópolis ( ) Charlô
6 – Qual o assunto da carta de Charlô?
R: ________________________________________________________________
7 – Assinale a afirmação correta.
( ) Charlô iniciou uma conversa com Felpo por meio dessa carta.
( ) Charlô respondeu a uma carta que Felpo enviou para ela.
8 – Assinale a frase que indica que Felpo e Charlô continuarão se comunicando por meio de cartas.
( ) “Quando você quiser vir tomar chá comigo será muito bem-vindo.”
( ) “Você poderia me mandar a receita?”
GEOGRAFIA
ELEMENTOS DA PAISAGEM
Para facilitar o estudo da paisagem, é comum classificar os elementos que a compõem em naturais e humanizados.
Os elementos naturais resultam de fenômenos da natureza, ou seja, não dependem da ação humana para existir. Entre eles estão as nuvens, o solo, os rios e o mar.
Os elementos humanizados, como as casas, as ruas e os carros, resultam do trabalho dos seres humanos sobre a natureza.
Relacione as fotos A e B às paisagens descritas a seguir.
( ) Paisagem com predomínio de elementos humanizados.
( ) Paisagem com predomínio de elementos naturais.
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 24 DE ABRIL DE 2021
NOME:______________________ 3º ANO __
PROFESSORA: ________________________
MATERIAIS:
- LÁPIS DE COR
- CANETINHA
- PAPEL SULFITE
- FITA CREPE
- RELÓGIO
- BRINQUEDOS PEQUENOS
PARTICIPANTES:
- 2 0U MAIS
MODO DE JOGAR:
- CADA PARTICIPANTE FARÁ O SEU BARQUINHO COLORINDO COM SUAS CORES PREFERIDAS.
- UM PARTICIPANTE FARÁ UM CIRCUITO NA MESA DE 50cm UTILIZANDO A FITA CREPE COM TRÊS OBSTÁCULOS (BRINQUEDOS).
- CADA PARTICIPANTE IRÁ ASSOPRAR O SEU BARQUINHO PARA CONCLUIR O PERCURSO.
- VENCE O JOGADOR QUE CONSEGUIR CONCLUIR O PERCURSO EM MENOS TEMPO.
- MANDE UM VÍDEO CURTO MOSTRANDO COMO FOI REALIZAR ESSA ATIVIDADE.
BOA SORTE!!!!
VEJA ABAIXO UMA DEMONSTRAÇÃO DA BRINCADEIRA E PASSO A PASSO DE COMO FAZER A DOBRADURA DO BARQUINHO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário