Aula 17
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 12 DE ABRIL DE 2021
NOME:______________________ 3º ANO __
PROFESSORA: ________________________
PORTUGUÊS
LEIA A MÚSICA: O SAPO NÃO LAVA O PÉ
TEXTO INFORMATIVO SOBRE OS SAPOS
OS SAPOS SÃO ANIMAIS IMPORTANTES PARA O EQUILÍBRIO DA NATUREZA: ELES CONTROLAM A POPULAÇÃO DE INSETOS (INSETO DA DENGUE) E SERVEM DE COMIDA PARA MUITAS ESPÉCIES DE REPTEIS, AVES E MAMÍFEROS.
SÃO PREDADORES E PRESAS, AUXILIANDO NO CONTROLE DA CADEIA ALIMENTAR E NO CONTROLE DE PRAGAS.
OS SAPOS CHEGAM A VIVER ATÉ 18 ANOS.
ASSISTA AO VÍDEO E DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO.
1-Qual a importância do sapo para a natureza?
R:__________________________________________________________________________
2-Onde normalmente são encontrados os sapos?
R:__________________________________________________________________________
3-Quanto tempo os sapos podem viver?
R:__________________________________________________________________________
4-Como é a pele do sapo?
R:__________________________________________________________________________
ESCREVA O QUE VOCÊ APRENDEU SOBRE OS SAPOS
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
1- RESPONDA:
A- QUAL É A DÉCIMA SEGUNDA LETRA DO ALFABETO?_________
B- QUAL É O NOME DO SEXTO MÊS DO ANO? _________________
C- QUAL É A SEGUNDA LETRA DO SEU NOME? ________________
2- COMPLETE AS SÉRIES:
• 12º, 14º, ____, ____, ____, 22º, ____, ____, ____, ____, ____, 34º,
• 3º , 6º, ____, ____, ____, 18º, 21º, ____, _____, ____, ____, ____.
• 10º, 15º, ____, ____, 30º, ____, ____, ____, 50º, ____, ____, ____.
3- LIGUE CORRETAMENTE:
4- ESCREVA POR EXTENSO:
EXEMPLO: 4º - QUARTO
1º |
| 20º |
|
8º |
| 33º |
|
13º |
| 3º |
|
5º |
| 9º |
|
7º |
| 16º |
|
5- RESPONDA EM ALGARISMOS:
EXEMPLO: SEGUNDO – 2º
DÉCIMO SEXTO |
| PRIMEIRO |
|
QUINTO |
| DÉCIMO QUARTO |
|
VIGÉSIMO |
| VIGÉSIMO SEXTO |
|
VIGÉSIMO SÉTIMO |
| NONO |
|
OITAVO |
| TRIGÉSIMO |
|
Aula 18
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 13 DE ABRIL DE 2021
NOME:______________________ 3º ANO __
PROFESSORA: ________________________
PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
OS NÚMEROS DE 100 A 199
1- ESCREVA AS QUANTIDADES REPRESENTADAS. SIGA O EXEMPLO.
2- REPRESENTE OS NÚMEROS NO QUADRO DE ORDENS. OBSERVE O EXEMPLO.
3- DECOMPONHA OS NÚMEROS CONFORME O EXEMPLO.
A- 125 à 1 CENTENA, 2 DEZENAS E 5 UNIDADES
B- 128 à__________________________________________________
C- 131 à__________________________________________________
D- 146 à _________________________________________________
E- 158 à _________________________________________________
F- 130 à _________________________________________________
G- 127 à _________________________________________________
CIÊNCIAS
Outros Astros do Sistema Solar
Cometas e Meteoroides
Os Cometas são corpos formados por rocha e gelo. Quando passam mais próximos do Sol, o gelo e a poeira viram vapor e se desprendem do Cometa, virando um rastro que chamam de cauda do cometa.
Os asteroides e meteoroides são grandes rochas. A diferença entre eles é o tamanho. Se forem muito grandes são asteroides, e as rochas menores são os meteoroides. Ao se aproximarem da Terra os meteoroides pegam fogo e podem produzir um rastro brilhante no céu.
Os planetas-anões
O Sistema Solar contém ainda cinco planetas-anões. Até o ano de 2006, os Astrônomos consideravam Plutão um planeta. No entanto, atualmente ele é classificado como um planeta-anão.
Astros vistos à noite
Durante a noite a Lua se destaca no céu noturno, assim como as estrelas, cometas e meteoros que podem ser vistos, mais raramente, riscando o céu.
Após a leitura do texto responda às questões:
1-O que acontece com os Cometas quando passam próximos ao Sol?
R:_____________________________________________________________
2-Qual a diferença entre os asteroides e meteoroides?
R:_____________________________________________________________
3-Quais astros são vistos no céu à noite?
R:_____________________________________________________________
4-O que acontece com os meteoroides ao se aproximarem da terra?
R:_____________________________________________________________
_______________________________________________________________
Aula 19
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 14 DE ABRIL DE 2021
NOME:______________________ 3º ANO __
PROFESSORA: ________________________
PORTUGUÊS
A CIGARRA E A FORMIGA
A CIGARRA PASSOU TODO O VERÃO CANTANDO, ENQUANTO A FORMIGA JUNTAVA SEUS GRÃOS.
A FORMIGA ENTÃO PERGUNTOU A ELA:
- E O QUE VOCÊ FEZ DURANTE TODO O VERÃO?
- EU CANTEI! - DISSE A CIGARRA.
E A FORMIGA RESPONDEU:
- MUITO BEM! POIS AGORA, DANCE!
MORAL: NÃO PENSE SÓ EM SE DIVERTIR. TRABALHE E PENSE NO FUTURO.
( ESOPO - ADAPTAÇÃO DE RUTH ROCHA )
INTERPRETAÇÃO
- ESCREVA NOS QUADRINHOS O NOME DOS DOIS INSETOS QUE FAZEM PARTE DA FÁBULA:
- PINTE OS QUADRINHOS NOS QUAIS ESTÃO ESCRITOS OS NOMES DAS ESTAÇÕES DO ANO MENCIONADAS NO TEXTO:
- O QUE A CIGARRA FEZ DURANTE TODO O VERÃO?
RESPOSTA: _______________________________________
- POR QUE A FORMIGA NÃO QUIS DAR ALGO DE COMER À CIGARRA?
RESPOSTA: ________________________________________
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
DIAS DA SEMANA
• UMA SEMANA TEM SETE (7) DIAS |
1- RESPONDA COMPLETANDO OS ESPAÇOS.
A- A SEMANA TEM ___ DIAS.
B- HOJE O DIA DA SEMANA É ________________.
C- O ______________ É O PRIMEIRO DIA DA SEMANA.
D- OS DIAS DA SEMANA QUE COMEÇAM COM A LETRA S SÃO: ___________________________________________________
E- FAÇO ATIVIDADES DA ESCOLA NOS DIAS: ___________________________________________________
2- OBSERVE EM QUAL DIA DA SEMANA CADA CRIANÇA FAZ ANIVERSÁRIO. DÊ UM NOME PARA CADA CRIANÇA E COMPELTE O QUADRO.
3- RESPONDA AS PERGUNTAS CORRETAMENTE:
A- A- QUAIS SÃO OS DIAS DA SEMANA EM QUE NÃO HÁ ANIVERSARIANTE?
B- B- QUAL É O DIA DA SEMANA DE QUE VOCÊ MAIS GOSTA?
C- C- QUAL É O NOME DA CRIANÇA QUE ANIVERSARIA ANTES DO DIA 5?
D- D- QUEM FAZ ANIVERSÁRIO DEPOIS DO DIA 20? ESCREVA OS NOMES.
E- E- QUEM FAZ ANIVERSÁRIO NO DIA 13? QUAL É O DIA DA SEMANA?
F- F- QUAL É O NOME DO ÚLTIMO ANIVERSARIANTE DO MÊS? QUAIS SÃO O DIA DA SEMANA E A DATA DO ANIVERSÁRIO?
4- ESCREVE O NÚMERO DE DIAS.
A- A- 1 SEMANA TÊM ____ DIAS .
B- B- 2 SEMANAS TÊM ____ DIAS
C- C- 3 SEMANAS TÊM ____ DIAS.
D- D- 4 SEMANAS TÊM ____ DIAS.
5- COMPELTE O QUADRO:
Aula 20
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 15 DE ABRIL DE 2021
NOME:______________________ 3º ANO __
PROFESSORA: ________________________
PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
PARA ESSA ATIVIDADE VOCÊ IRÁ PRECISAR CONSULTAR UM CALENDÁRIO
1- 1- OBSERVE NA IMAGEM ABAIXO DOS MESES DO ANO E RESPONDA AS PERGUNTAS.
• UM MÊS TEM 30 OU 31 DIAS. • O MÊS DE FEVEREIRO TEM 28 OU 29 DIAS. |
A- O ANO TEM QUANTOS MESES?
B- QUAL É O PRIMEIRO MÊS DO ANO?
C- QUAL É O ÚLTIMO MÊS DO ANO?
D- QUAIS SÃO OS MESES DO ANO TEM 30 DIAS?
E- QUAIS SÃO OS MESES DO ANO QUE TEM 31 DIAS?
F- QUAL É O MÊS QUE TEM 29 OU 29 DIAS?
2- 2 - CONTINUE O EXERCÍCIO COMPLETANDO A SEQUÊNCIA:
3- 3- PINTE OS RETÂNGULOS:
A- A- DE AZUL, O MÊS EM QUE VOCÊ NASCEU;
B- B- DE VERDE, O MÊS EM QUE COMEMORAMOS O NATAL;
C- C- DE VERMELHO, O MÊS EM QUE COMEMORAMOS O DIA DO LIVRO INFANTIL;
D- D- DE LARANJA, O MÊS EM QUE COMEMORAMOS O DIA DA ÁRVORE;
E- E- DE MARROM, O 6º MÊS DO ANO;
4- 4- COMPLETE O QUADRO.
NOME DO MÊS | ORDEM | QUANTIDADE DE DIAS |
JANEIRO
| 1º MÊS | 31 DIAS |
MARÇO
|
|
|
MAIO
|
|
|
JULHO
| 7º MÊS |
|
SETEMBRO
|
| 30 DIAS |
NOVEMBRO
|
|
|
5- 5- EM QUE MÊS DO ANO SE COMEMORA:
A- DIAS DAS MÃES?
B- DIA DOS PAIS?
C- DIA AS CRINAÇAS?
D- DIA DOS PROFESSORES?
6- 6- OBERVE O EXEMPLO E COMPLETE O QUADRO:
MÊS ANTERIOR | MÊS ATUAL | PRÓXIMO MÊS |
AGOSTO
|
SETEMBRO |
OUTUBRO |
|
ABRIL
|
|
|
NOVEMBRO
|
|
|
FEVEREIRO
|
|
|
JULHO
|
|
HISTÓRIA
CONHECENDO A MINHA HISTÓRIA...
VAMOS DESCOBRIR MAIS SOBRE VOCÊ? COM A AJUDA DA SUA FAMÍLIA, PREENCHA OS DADOS ABAIXO.
EU ME CHAMO: ________________________________________________________________
MEU SOBRENOME É:____________________________________________________________
QUEM ESCOLHEU MEU NOME?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
COMO ACONTECEU A ESCOLHA (POR QUE)?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PESQUISE O SIGNIFICADO DO SEU NOME:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ONDE VOCÊ NASCEU (CIDADE/ ESTADO)?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
DIA, MÊS E ANO QUE VOCÊ NASCEU: ______________________________
VOCÊ SABE QUE HORAS VOCÊ NASCEU? REGISTRE AQUI O HORÁRIO: _______________________________
QUAL O NOME DO HOSPITAL QUE VOCÊ NASCEU? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
VOCÊ SABE O NOME DOS SEUS AVÓS (MATERNOS E PATERNOS)?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
DESENHE NO ESPAÇO ABAIXO VOCÊ E SUA FAMÍLIA, IDENTIFIQUE CADA UM (NOME – PARENTESCO):
AULA 3 DIA 16/04
OLÁ FAMÍLIAS E CRIANÇAS, AQUI VOCÊS PODERÃO ENCONTRAR E FAZER NOSSA ATIVIDADE DE LATERALIDADE, "MAS O QUE É ISSO PROFESSOR?"
LATERALIDADE É A DOMINÂNCIA QUE UMA CRIANÇA DESENVOLVE PELO LADO DIREITO OU ESQUERDO DO SEU CORPO E ASSIM PODENDO EXECUTAR TAREFAS QUE EXIGEM FORÇA E/OU HABILIDADES PELO LADO DOMINANTE.
É INDISPENSÁVEL QUE EDUCADORES TRABALHEM LATERALIDADE COM AS CRIANÇAS, POIS É A PARTIR DESTAS HABILIDADES QUE OS PEQUENOS PODEM ELABORAR MELHOR SEUS MOVIMENTOS DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO DE SI PRÓPRIO E TAMBÉM DO MUNDO AO SEU REDOR.
LATERALIDADE
NESTA AULA FAREMOS MOVIMENTOS RÁPIDOS, PARA UM LADO E PARA O OUTRO.
GOSTA DE FUTEBOL? CONHECE A POSIÇÃO DOS GOLEIROS? POIS BEM; O GOLEIRO TEM A FUNÇÃO DE PROTEGER O GOL E NÃO DEIXAR A BOLA PASSAR POR ELE, CONFORME FOI DITO O TREINO DO GOLEIRO CONSISTE EM AGARRAR A BOLA NÃO IMPORTA DE ONDE VENHA.
PARA ESTA ATIVIDADE VOCÊ VAI PRECISAR DE UMA BOLA “A BOLA QUE VOCÊ TIVER, PODE SER DE FUTEBOL, VÔLEI, ATÉ DE TÊNIS”, CASO NÃO TENHA PEÇA PERMISSÃO AO PAPAI OU MAMÃE PARA TIRAR 2 FOLHAS DE SEU CADERNO E AMASSAR PARA USAR COMO BOLA.
ATIVIDADE
COLOQUE UM CABO DE VASSOURA NO CHÃO, O CABO SERÁ O DIVISOR DO LADO DIREITO E ESQUERDO E ASSIM AO COMANDO: (DIREITA, ESQUERDA) DE UM ADULTO QUE ESTIVER COM VOCÊ (FILMANDO OU TIRANDO FOTO), ARREMESSE A BOLA CONTRA A PAREDE E PEGUE NOVAMENTE EVITANDO QUE CAIA AO CHÃO NO LADO QUE FOI DITO PELO ADULTO.
VARIAÇÃO:
COM O JOGADOR DE COSTAS UM COMPANHEIRO DÁ O COMANDO QUE AVISA O JOGADOR PARA QUE SE VIRE DE FRENTE PARA A BOLA QUE ESTÁ EM SUA DIREÇÃO, OBRIGANDO O JOGADOR A REAGIR RAPIDAMENTE E AGARRAR A BOLA ANTES QUE ELA CAIA NO CHÃO.
PROFESSORES:
AMANDA
LEANDRO
MÁRCIA
BOA AULA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário