quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

3º ANO LIÇÕES DE 12/04 A 16/04

 Aula 17    

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 12 DE ABRIL DE 2021

NOME:______________________  3º ANO __

PROFESSORA: ________________________

PORTUGUÊS

 

LEIA A MÚSICA: O SAPO NÃO LAVA O PÉ

 

TEXTO INFORMATIVO SOBRE OS SAPOS

     OS SAPOS SÃO ANIMAIS IMPORTANTES PARA O EQUILÍBRIO DA NATUREZA: ELES CONTROLAM A POPULAÇÃO DE INSETOS (INSETO DA DENGUE) E SERVEM DE COMIDA PARA MUITAS ESPÉCIES DE REPTEIS, AVES E MAMÍFEROS.

SÃO PREDADORES E PRESAS, AUXILIANDO NO CONTROLE DA CADEIA ALIMENTAR E NO CONTROLE DE PRAGAS.

OS SAPOS CHEGAM A VIVER ATÉ 18 ANOS.

 

ASSISTA AO VÍDEO E DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO.


CLIQUE NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO


 

1-Qual a importância do sapo para a natureza?

R:__________________________________________________________________________

 

2-Onde normalmente são encontrados os sapos?

R:__________________________________________________________________________

 

3-Quanto tempo os sapos podem viver?

R:__________________________________________________________________________

 

4-Como é a pele do sapo?

R:__________________________________________________________________________

 

ESCREVA O QUE VOCÊ APRENDEU SOBRE OS SAPOS

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

1-    RESPONDA:

 

A-   QUAL É A DÉCIMA SEGUNDA LETRA DO ALFABETO?_________

 

B-   QUAL É O NOME DO SEXTO MÊS DO ANO? _________________

 

C-   QUAL É A SEGUNDA LETRA DO SEU NOME? ________________

 

 

2-    COMPLETE AS SÉRIES:

 

• 12º, 14º, ____, ____, ____, 22º, ____, ____, ____, ____, ____, 34º,

 

• 3º , 6º, ____, ____, ____, 18º, 21º, ____, _____, ____, ____, ____.

 

• 10º, 15º, ____, ____, 30º, ____, ____, ____, 50º, ____, ____, ____.

 

 

3-    LIGUE CORRETAMENTE:

4-    ESCREVA POR EXTENSO:

 

EXEMPLO: 4º - QUARTO

 

20º

 

 

33º

 

13º

 

 

 

 

 

16º

 

 

5-    RESPONDA EM ALGARISMOS:

EXEMPLO: SEGUNDO – 2º

DÉCIMO SEXTO

 

 PRIMEIRO

 

QUINTO

 

 DÉCIMO QUARTO

 

VIGÉSIMO

 

 VIGÉSIMO SEXTO

 

VIGÉSIMO SÉTIMO

 

 NONO

 

OITAVO

 

TRIGÉSIMO

            

 

 

              




Aula 18    

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 13 DE ABRIL DE 2021

NOME:______________________  3º ANO __

PROFESSORA: ________________________



PORTUGUÊS



CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSAR O FORMULÁRIO


 

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA



OS NÚMEROS DE 100 A 199




1-    ESCREVA AS QUANTIDADES REPRESENTADAS. SIGA O EXEMPLO.

 

 


 

2-    REPRESENTE OS NÚMEROS NO QUADRO DE ORDENS. OBSERVE O EXEMPLO.

 

       




 

3-    DECOMPONHA OS NÚMEROS CONFORME O EXEMPLO.

 

A-   125 à 1 CENTENA, 2 DEZENAS E 5 UNIDADES

 

B-   128 à__________________________________________________

 

C-   131 à__________________________________________________

 

D-   146 à _________________________________________________

 

E-   158 à _________________________________________________

 

F-   130 à _________________________________________________

 

G-   127 à _________________________________________________

 

CIÊNCIAS



CLIQUE NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO


Outros Astros do Sistema Solar

Cometas e Meteoroides

Os Cometas são corpos formados por rocha e gelo. Quando passam mais próximos do Sol, o gelo e a poeira viram vapor e se desprendem do Cometa, virando um rastro que chamam de cauda do cometa.

Os asteroides e meteoroides são grandes rochas. A diferença entre eles é o tamanho. Se forem muito grandes são asteroides, e as rochas menores são os meteoroides. Ao se aproximarem da Terra os meteoroides pegam fogo e podem produzir um rastro brilhante no céu.

Os planetas-anões

     O Sistema Solar contém ainda cinco planetas-anões. Até o ano de 2006, os Astrônomos consideravam Plutão um planeta. No entanto, atualmente ele é classificado como um planeta-anão.

Astros vistos à noite

     Durante a noite a Lua se destaca no céu noturno, assim como as estrelas, cometas e meteoros que podem ser vistos, mais raramente, riscando o céu.

 

Após a leitura do texto responda às questões:

 

1-O que acontece com os Cometas quando passam próximos ao Sol?

R:_____________________________________________________________

2-Qual a diferença entre os asteroides e meteoroides?

R:_____________________________________________________________

3-Quais astros são vistos no céu à noite?

R:_____________________________________________________________

4-O que acontece com os meteoroides ao se aproximarem da terra?

R:_____________________________________________________________

_______________________________________________________________



Aula 19    

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 14 DE ABRIL DE 2021

NOME:______________________  3º ANO __

PROFESSORA: ________________________

PORTUGUÊS

A  CIGARRA  E  A  FORMIGA

 

A  CIGARRA  PASSOU  TODO  O  VERÃO  CANTANDO,  ENQUANTO  A  FORMIGA  JUNTAVA  SEUS  GRÃOS.

QUANDO  CHEGOU  O  INVERNO,  A  CIGARRA  VEIO  À  CASA  DA  FORMIGA  PARA  PEDIR  QUE  LHE  DESSE  O  QUE  COMER.

 A  FORMIGA  ENTÃO  PERGUNTOU  A  ELA:

-  E  O  QUE  VOCÊ  FEZ  DURANTE  TODO  O  VERÃO?

-  EU  CANTEI!  -  DISSE  A  CIGARRA.

E  A  FORMIGA  RESPONDEU:

-  MUITO  BEM!  POIS  AGORA,  DANCE!

 

MORAL: NÃO PENSE SÓ EM SE DIVERTIR. TRABALHE E PENSE NO FUTURO.

 

(  ESOPO  -  ADAPTAÇÃO  DE  RUTH  ROCHA ) 

 

INTERPRETAÇÃO

 

  1.  ESCREVA NOS  QUADRINHOS  O  NOME  DOS  DOIS  INSETOS  QUE  FAZEM  PARTE  DA  FÁBULA:

 



  1. PINTE OS  QUADRINHOS  NOS  QUAIS  ESTÃO  ESCRITOS  OS  NOMES  DAS  ESTAÇÕES  DO  ANO  MENCIONADAS  NO  TEXTO:

 

 


  1. O  QUE  A  CIGARRA  FEZ  DURANTE  TODO  O  VERÃO?

RESPOSTA: _______________________________________

 

  1.  POR QUE A  FORMIGA  NÃO  QUIS  DAR  ALGO  DE  COMER  À  CIGARRA?

RESPOSTA: ________________________________________

 

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

DIAS DA SEMANA

• UMA SEMANA TEM SETE (7) DIAS

 

1-    RESPONDA COMPLETANDO OS ESPAÇOS.

 

A-   A SEMANA TEM ___ DIAS.

 

B-   HOJE O DIA DA SEMANA É ________________.

 

C-   O ______________ É O PRIMEIRO DIA DA SEMANA.

 

D-   OS DIAS DA SEMANA QUE COMEÇAM COM A LETRA S SÃO: ___________________________________________________

 

E-   FAÇO ATIVIDADES DA ESCOLA NOS DIAS: ___________________________________________________

 

 

2-    OBSERVE EM QUAL DIA DA SEMANA CADA CRIANÇA FAZ ANIVERSÁRIO. DÊ UM NOME PARA CADA CRIANÇA E COMPELTE O QUADRO.


      



3-    RESPONDA AS PERGUNTAS CORRETAMENTE:

 

A-   A- QUAIS SÃO OS DIAS DA SEMANA EM QUE NÃO HÁ ANIVERSARIANTE?

 

B-   B- QUAL É O DIA DA SEMANA DE QUE VOCÊ MAIS GOSTA?

 

C-   C- QUAL É O NOME DA CRIANÇA QUE ANIVERSARIA ANTES DO DIA 5?

 

D-   D- QUEM FAZ ANIVERSÁRIO DEPOIS DO DIA 20? ESCREVA OS NOMES.

 

E-   E- QUEM FAZ ANIVERSÁRIO NO DIA 13? QUAL É O DIA DA SEMANA?

 

F-   F- QUAL É O NOME DO ÚLTIMO ANIVERSARIANTE DO MÊS? QUAIS SÃO O DIA DA SEMANA E A DATA DO ANIVERSÁRIO?

 

4-    ESCREVE O NÚMERO DE DIAS.

 

A-   A- 1 SEMANA TÊM ____ DIAS .

B-   B- 2 SEMANAS TÊM ____ DIAS

C-   C- 3 SEMANAS TÊM ____ DIAS.

D-   D- 4 SEMANAS TÊM ____ DIAS.

 

 

5-    COMPELTE O QUADRO:

 




Aula 20    

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 15 DE ABRIL DE 2021

NOME:______________________  3º ANO __

PROFESSORA: ________________________

PORTUGUÊS

CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSAR O FORMULÁRIO

 

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

 

PARA ESSA ATIVIDADE VOCÊ IRÁ PRECISAR CONSULTAR UM CALENDÁRIO

1-    1- OBSERVE NA IMAGEM ABAIXO DOS MESES DO ANO E RESPONDA AS PERGUNTAS.

 

• UM MÊS TEM 30 OU 31 DIAS.

• O MÊS DE FEVEREIRO TEM 28 OU 29 DIAS.

 

   


       

 

A-   O ANO TEM QUANTOS MESES?

B-   QUAL É O PRIMEIRO MÊS DO ANO?

C-   QUAL É O ÚLTIMO MÊS DO ANO?

D-   QUAIS SÃO OS MESES DO ANO TEM 30 DIAS?

E-   QUAIS SÃO OS MESES DO ANO QUE TEM 31 DIAS?

F-   QUAL É O MÊS QUE TEM 29 OU 29 DIAS?

 

2-    2 - CONTINUE O EXERCÍCIO COMPLETANDO A SEQUÊNCIA:

 

3-    3- PINTE OS RETÂNGULOS:

 

A-   A- DE AZUL, O MÊS EM QUE VOCÊ NASCEU;

B-   B- DE VERDE, O MÊS EM QUE COMEMORAMOS O NATAL;

C-   C- DE VERMELHO, O MÊS EM QUE COMEMORAMOS O DIA DO LIVRO INFANTIL;

D-   D- DE LARANJA, O MÊS EM QUE COMEMORAMOS O DIA DA ÁRVORE;

E-   E- DE MARROM, O 6º MÊS DO ANO;


 

4-    4- COMPLETE O QUADRO.

NOME DO MÊS

ORDEM

QUANTIDADE DE DIAS

JANEIRO

 

1º MÊS

31 DIAS

MARÇO

 

 

 

MAIO

 

 

 

JULHO

 

7º MÊS

 

SETEMBRO

 

 

30 DIAS

NOVEMBRO

 

 

 

 

 

5-    5- EM QUE MÊS DO ANO SE COMEMORA:

 

A-   DIAS DAS MÃES?

B-   DIA DOS PAIS?

C-   DIA AS CRINAÇAS?

D-   DIA DOS PROFESSORES?

 

6-    6- OBERVE O EXEMPLO E COMPLETE O QUADRO:

 

MÊS ANTERIOR

MÊS ATUAL

PRÓXIMO MÊS

 

AGOSTO

 

 

SETEMBRO

 

OUTUBRO

 

 

 

ABRIL

 

 

 

 

 

NOVEMBRO

 

 

 

 

 

FEVEREIRO

 

 

 

 

 

JULHO

 

 

 

HISTÓRIA

CLIQUE NA IMAGEM PARA ASSISTIR


CONHECENDO A MINHA HISTÓRIA...



VAMOS DESCOBRIR MAIS SOBRE VOCÊ? COM A AJUDA DA SUA FAMÍLIA, PREENCHA OS DADOS ABAIXO.

 

EU ME CHAMO: ________________________________________________________________

 

MEU SOBRENOME É:____________________________________________________________

 

QUEM ESCOLHEU MEU NOME?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

COMO ACONTECEU A ESCOLHA (POR QUE)?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

PESQUISE O SIGNIFICADO DO SEU NOME:

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

ONDE VOCÊ NASCEU (CIDADE/ ESTADO)?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

DIA, MÊS E ANO QUE VOCÊ NASCEU: ______________________________

 

VOCÊ SABE QUE HORAS VOCÊ NASCEU? REGISTRE AQUI O HORÁRIO: _______________________________

 

QUAL O NOME DO HOSPITAL QUE VOCÊ NASCEU? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

VOCÊ SABE O NOME DOS SEUS AVÓS (MATERNOS E PATERNOS)?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

DESENHE NO ESPAÇO ABAIXO VOCÊ E SUA FAMÍLIA, IDENTIFIQUE CADA UM (NOME – PARENTESCO):

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 







 

AULA 3 DIA 16/04

OLÁ FAMÍLIAS E CRIANÇAS, AQUI VOCÊS PODERÃO ENCONTRAR E FAZER NOSSA ATIVIDADE DE LATERALIDADE, "MAS O QUE É ISSO PROFESSOR?"

LATERALIDADE É A DOMINÂNCIA QUE UMA CRIANÇA DESENVOLVE PELO LADO DIREITO OU ESQUERDO DO SEU CORPO E ASSIM PODENDO EXECUTAR TAREFAS QUE EXIGEM FORÇA E/OU HABILIDADES PELO LADO DOMINANTE.

É INDISPENSÁVEL QUE EDUCADORES TRABALHEM LATERALIDADE COM AS CRIANÇAS, POIS É A PARTIR DESTAS HABILIDADES QUE OS PEQUENOS PODEM ELABORAR MELHOR SEUS MOVIMENTOS DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO DE SI PRÓPRIO E TAMBÉM DO MUNDO AO SEU REDOR.

LATERALIDADE

NESTA AULA FAREMOS MOVIMENTOS RÁPIDOS, PARA UM LADO E PARA O OUTRO.

GOSTA DE FUTEBOL? CONHECE A POSIÇÃO DOS GOLEIROS? POIS BEM; O GOLEIRO TEM A FUNÇÃO DE PROTEGER O GOL E NÃO DEIXAR A BOLA PASSAR POR ELE, CONFORME FOI DITO O TREINO DO GOLEIRO CONSISTE EM AGARRAR A BOLA NÃO IMPORTA DE ONDE VENHA.

 

PARA ESTA ATIVIDADE VOCÊ VAI PRECISAR DE UMA BOLA “A BOLA QUE VOCÊ TIVER, PODE SER DE FUTEBOL, VÔLEI, ATÉ DE TÊNIS”, CASO NÃO TENHA PEÇA PERMISSÃO AO PAPAI OU MAMÃE PARA TIRAR 2 FOLHAS DE SEU CADERNO E AMASSAR PARA USAR COMO BOLA.

 

ATIVIDADE

COLOQUE UM CABO DE VASSOURA NO CHÃO, O CABO SERÁ O DIVISOR DO LADO DIREITO E ESQUERDO E ASSIM AO COMANDO: (DIREITA, ESQUERDA) DE UM ADULTO QUE ESTIVER COM VOCÊ (FILMANDO OU TIRANDO FOTO), ARREMESSE A BOLA CONTRA A PAREDE E PEGUE NOVAMENTE EVITANDO QUE CAIA AO CHÃO NO LADO QUE FOI DITO PELO ADULTO.

VARIAÇÃO:

COM O JOGADOR DE COSTAS UM COMPANHEIRO DÁ O COMANDO QUE AVISA O JOGADOR PARA QUE SE VIRE DE FRENTE PARA A BOLA QUE ESTÁ EM SUA DIREÇÃO, OBRIGANDO O JOGADOR A REAGIR RAPIDAMENTE E AGARRAR A BOLA ANTES QUE ELA CAIA NO CHÃO.


PROFESSORES:

AMANDA

LEANDRO 

MÁRCIA


BOA AULA.


Nenhum comentário: