HOJE AS ATIVIDADES SÃO DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA.
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 03 DE MAIO DE 2021.
NOME:_________________________ PROFESSORA______________.
DICIONÁRIO
O DICIONÁRIO É UM LIVRO QUE POSSUI A EXPLICAÇÃO DOS SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS. AS PALAVRAS SÃO ORGANIZADAS EM ORDEM ALFABÉTICA. ALGUNS DICIONÁRIOS SÃO ILUSTRADOS PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO DOS SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS.
PALAVRAS- GUIA
AS PALAVRAS QUE APARECEM NO ALTO DAS PÁGINAS DO DICIONÁRIO SÃO CHAMADAS DE PALAVRAS-GUIA. ELAS INDICAM A PRIMEIRA E A ÚLTIMA PALAVRA QUE PODEM SER ENCONTRADAS EM CADA PÁGINA.
VERBETE
VERBETE É O NOME DE CADA PALAVRA DO DICIONÁRIO, ACOMPANHADO DE SEUS SIGNIFICADOS.
Fonte http://educarparaavida-educadoras.blogspot.com/2014/03/atividade-uso-do-dicionario.html e https://www.suapesquisa.com/o_que_e/dicionario.htm
1) AGORA QUE VOCÊ OBSERVOU A PÁGINA DO DICIONÁRIO, COMPLETE AS FRASES:
A) AS PALAVRAS- GUIA QUE APARECEM NA PÁGINA DO DICIONÁRIO AO LADO SÃO_____________________ E _______________________.
B) A PRIMEIRA PALAVRA DA PÁGINA É ________________________ E A ________________________ É BURRO.
2) SEM OLHAR A PÁGINA DO DICIONÁRIO ACIMA, QUAIS DESTAS PALAVRAS VOCÊ PODE ENCONTRAR ENTRE AS PALAVRAS - GUIA?
( ) BACIA ( ) BRINCAR ( ) BLUSA ( )BANANA
3) QUANTOS VERBETES HÁ NESTA PÁGINA DO DICIONÁRIO?
_________________________________________________________
4) AINDA NESTA PÁGINA DO DICIONÁRIO, A DESCRIÇÃO: “PERSONAGEM DE CONTO DE FADAS QUE POSSUI PODERES MÁGICOS” . REFERE-SE A QUAL VERBETE?
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5) AGORA FAÇA UM DESENHO DO VERBETE QUE VOCÊ DESCOBRIU.
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ATIVIDADE A SER REALIZADA NO LIVRO BURITI MAIS DO 3º ANO:
- PÁGINAS 110 E 111 – SITUAÇÕES DE MULTIPLICAÇÃO
- PÁGINA 112 – 2 VEZES OU O DOBRO
- PÁGINA 113 – 3 VEZES OU O TRIPLO
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ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE MATEMÁTICA
RESOLVA COM ATENÇÃO AS SITUAÇÕES PROBLEMA E MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.
1 - A AVÓ DE MARCELO VAI À FEIRA DO BAIRRO PARA COMPRAR FRUTAS MAIS FRESQUINHAS. ELA COMPROU 12 LARANJAS, 8 PERAS E 4 GOIABAS. QUANTAS FRUTAS A AVÓ DE MARCELO COMPROU?
( ) 34 FRUTAS
( ) 24 FRUTAS
( ) 54 FRUTAS
2 - ALÉM DESSAS FRUTAS, ELA COMPROU 25 MAÇÃS. SABENDO QUE 12 SÃO VERMELHAS E AS DEMAIS SÃO VERDES. QUANTAS SÃO AS MAÇÃS VERDES?
( ) 13 MAÇÃS
( ) 8 MAÇÃS
( ) 14 MAÇÃS
3 - O RESULTADO DA SOMA 934 +124 É:
( ) 1138
( ) 1048
( ) 1058
4 - PARA FAZER UM DELICIOSO BOLO DE BANANA DONA RITA UTILIZA 4 OVOS. MAS AGORA ELA PRECISA FAZER 3 BOLOS PARA SUA NETA LEVAR À FESTA DA ESCOLA. QUANTAS OVOS DONA RITA VAI USAR PARA FAZER OS 3 BOLOS?
( ) 1 DÚZIA DE OVOS
( ) 1 DEZENA DE OVOS
( ) MEIA DÚZIA DE OVOS
5 - O RESULTADO DA DIVISÃO 72 : 8 É:
( ) 5
( ) 9
( ) 4
NOSSAS ATIVIDADES DE HOJE SÃO DE PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E HISTÓRIA.
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 04 DE MAIO DE 2021.
NOME:_______________________ PROFESSORA_________________.
INTREPRETAÇÃO DE TEXTO TIRINHA: O MACHUCADO
1. QUAIS SÃO OS PERSONAGENS DESTA TIRINHA?
RESPOSTA:_________________________________________________
2. NO PRIMEIRO QUADRINHO, PERCEBEMOS QUE CASCÃO ESTÁ CHORANDO. QUAL É O MOTIVO?
RESPOSTA: ________________________________________________
___________________________________________________________
3. LOGO QUE O CEBOLINHA PERCEBE, O QUE ELE VAI BUSCAR?
RESPOSTA:_________________________________________________
__________________________________________________________
4. NO ÚLTIMO QUADRINHO, CEBOLINHA FAZ O QUÊ PARA FAZER O CASCÃO PARAR DE CHORAR?
RESPOSTA:_________________________________________________
__________________________________________________________
5. VOCÊ ACHA QUE O CEBOLINHA AGIU CERTO? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA: ________________________________________________
__________________________________________________________
6. O QUE VOCÊ FAZ QUANDO VÊ ALGUM AMIGO CHORANDO COMO O CASCÃO?
RESPOSTA:_________________________________________________
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CONTINUIDADE SOBRE SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO
A ATIVIDADE SERÁ REALIZADA NO LIVRO BURITI MAIS 3º ANO:
PÁGINAS 76 A 79 - EXERCÍCIOS: 10 AO 14.
- PÁGINA 76 - EXERCÍCIO 10.
- PÁGINA 77 - EXERCÍCIOS 11 E 12.
- PÁGINA 78 - EXERCÍCIO 13.
- PÁGINA 79 - EXERCÍCIO 14.
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LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: DIFERENÇAS
A ATIVIDADE SERÁ REALIZADA NO LIVRO APRENDER JUNTOS DE HISTÓRIA: 3º ANO – PÁGS. 92 e 93. EXERCÍCIOS 02 AO 04.
- PÁGINA 92 - EXERCÍCIO 2.
- PÁGINA 93 - EXERCÍCIOS 3 E 4.
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ATIVIDADE COMPLEMENTAR:
NA ORDEM CERTA
AS FRASES ABAIXO ESTÃO COM AS PALAVRAS EMBARALHADAS. NUMERE AS PALAVRAS DE MODO QUE A FRASE FIQUE CERTA E ESCREVA-A CORRETAMENTE NA LINHA. OBSERVE O EXEMPLO.
PARA HOJE TEREMOS ATIVIDADES DE GEOGRAFIA, MATEMÁTICA E PORTUGUÊS.
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 05 DE MAIO DE 2021.
NOME:_____________________PROFESSORA_________________.
NAS AULAS ANTERIORES VIMOS QUE O BRASIL É DIVIDIDO EM REGIÕES. HOJE VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE A REGIÃO NORTE.
É A MAIS EXTENSA DAS REGIÕES BRASILEIRAS: CORRESPONDE A QUASE METADE DO TERRITÓRIO BRASILEIRO.
ASPECTOS FÍSICOS
• CLIMA E VEGETAÇÃO: O CLIMA PREDOMINANTE É O EQUATORIAL ÚMIDO. SUA VEGETAÇÃO É COBERTA PELA FLORESTA AMAZÔNICA.
• RELEVO E HIDROGRAFIA: NO RELEVO PREDOMINAM AS DEPRESSÕES. O PRINCIPALRIO DESTA REGIÃO É O AMAZONAS, ELE É O RIO MAIS EXTENSO E O DE MAIOR VOLUME DE ÁGUADO MUNDO.
ASPECTOS HUMANOS – POPULAÇÃO
• É UMA REGIÃO POUCO HABITADA (COM MENOS HABITANTES POR QUILÔMETRO QUADRADO).
• A MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO É FORMADA POR CABOCLOS (MESTIÇOS DE ÍNDIOS COM BRANCOS). OS BRANCOS E OS NEGROS SÃO EM PEQUENO NÚMERO.
ATIVIDADES
IDENTIFIQUE OS ESTADOS E SUAS CAPITAIS NO MAPA DA REGIÃO NORTE E ESCREVA OS NOMES.
COMPLETE AS FRASES DE ACORDO COM AS PALAVRAS:
•O PRINCIPAL RIO DA REGIÃO NORTE É O _______________________.
•A FLORESTA__________________________ COBRE A REGIÃO NORTE.
•A___________________________ É A MAIOR ILHA FLUVIAL DO MUNDO.
•O CLIMA___________________________ QUE PREDOMINA NA REGIÃO.
RESPONDA AS PERGUNTAS:
•O QUE PREDOMINA NO RELEVO?
___________________________________________________________________________________________________________________.
• COMO É FORMADA A MAIOR PARTE DA POPOLAÇÃO DA REGIÃO?
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LER, INTERPRETAR E DESCREVER DADOS EM GRÁFICOS (ESTUDO ESTATISTICO).
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Substantivo Comum e Substantivo Próprio
O QUE É SUBSTANTIVO ?
O SUBSTANTIVO É UMA PALAVRA, MAS NÃO QUALQUER PALAVRA:
SUBSTANTIVO É A PALAVRA QUE DÁ NOME AOS SERES.
SUBSTANTIVO COMUM É UMA PALAVRA QUE DÁ NOME A TODOS OS SERES DA MESMA ESPÉCIE. NOMEIA SERES DA MESMA ESPÉCIE (DE MODO GENÉRICO). EX: PRAIA, CACHORRO, COPO, CIDADE.
SUBSTANTIVO PRÓPRIO É UMA PALAVRA QUE DÁ NOME A UM SER EM PARTICULAR. A LETRA INICIAL DO SUBSTANTIVO PRÓPRIO DEVE SER MAIÚSCULA. EX: PAULO, SÃO PAULO, MARIA, ETC..
VAMOS PRATICAR?
O RAPAZ E A SENHORA VISITARAM O RIO DE JANEIRO.
AGORA VAMOS REALIZAR AS ATIVIDADES:
1- ESCREVA OS NOMES NA TABELA ABAIXO, DE ACORDO COM O SUBSTANTIVO CORRESPONDENTE. SIGA O EXEMPLO.
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HOJE TEREMOS ATIVIDADES DE PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS.
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 06 DE MAIO DE 2021.
NOME:_______________________ PROFESSORA_________________.
RELEMBRANDO OS SINAIS DE PONTUAÇÃO
NA AULA DE HOJE, VAMOS RELEMBRAR OS SINAIS DE PONTUAÇÃO QUE USAMOS PARA ESCREVER E DAR A ENTONAÇÃO CORRETA EM NOSSAS LEITURAS.
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VAMOS COMEÇAR A ESTUDAR A LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DAS PESSOAS, LUGARES E OBJETOS NESTE CAPÍTULO DO LIVRO BURITI DO 3º ANO NAS PÁGINAS 88 A 92.
LEIA COM ATENÇÃO PARA RESPONDER AOS EXERCÍCIOS.
- PÁG. 88.
- PÁG. 89.
- PÁG. 91- EXERCÍCIOS 3, 4 E 5.
- PÁG. 92- EXERCÍCIO 6 E O DESAFIO.XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
AS FASES DA LUA
O PLANETA TERRA POSSUI APENAS UM SATÉLITE NATURAL, A LUA. APESAR DE SER O SEGUNDO CORPO MAIS BRILHANTE NO CÉU, ATRÁS SOMENTE DO SOL, A LUA NÃO POSSUI BRILHO PRÓPRIO, SENDO ILUMINADA PELA LUZ SOLAR.
CONFORME A LUA SE DESLOCA EM TORNO DA TERRA DURANTE O MÊS, ELA APRESENTA QUATRO ASPECTOS DIFERENTES, QUE SÃO AS FASES DA LUA. DE ACORDO COM A LUMINOSIDADE, A LUA PODE SER CLASSIFICADA EM: CHEIA, MINGUANTE, NOVA OU CRESCENTE.
ESSE FENÔMENO OCORRE EM RAZÃO DO ÂNGULO EM QUE OBSERVAMOS A FACE DA LUA ILUMINADA PELO SOL. CADA FASE DA LUA TEM DURAÇÃO DE APROXIMADAMENTE SETE DIAS, INFLUENCIANDO NAS MARÉS E EM ALGUNS HÁBITOS, COMO CORTAR O CABELO, PESCAR, ENTRE OUTROS.
LUA CHEIA: CONSIDERADA POR MUITOS COMO A FASE MAIS BELA, A LUA CHEIA SE DÁ QUANDO O SOL ILUMINA TOTALMENTE A PARTE DA LUA VOLTADA PARA A TERRA.
LUA MINGUANTE: ESSA FASE É MARCADA PELA PERDA DE LUMINOSIDADE, NA QUAL OBSERVAMOS APENAS UMA FACE ILUMINADA, QUE FORMA UMA LETRA C AO CONTRÁRIO.
LUA NOVA: É MARCADA POR POUCA LUMINOSIDADE, POIS SUA FACE VOLTADA PARA A TERRA NÃO ESTÁ SENDO ILUMINADA PELO SOL.
LUA CRESCENTE: CONSIDERADA A FASE DE TRANSIÇÃO DA LUA NOVA PARA A LUA CHEIA, A LUA CRESCENTE É CARACTERIZADA POR RECEBER LUMINOSIDADE EM APENAS UMA FACE (NO LADO OPOSTO DA MINGUANTE).
Fonte : https://escolakids.uol.com.br/geografia/fases-da-lua.htm
ATIVIDADES
1. QUAL O NOME DO ÚNICO SATÉLITE NATURAL DO PLANETA TERRA?
__________________________________________________________
2. QUAIS SÃO AS FASES DA LUA?
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3. ASSINALE COM UM X SOMENTE AS FRASES CORRETAS:
( ) A LUA TEM LUZ PRÓPRIA.
( ) O DESLOCAMENTO DA LUA EM TORNO DO NOSSO PLANETA DURA EM TORNO DE UM MÊS.
( ) A LUA APRESENTA QUATRO FASES.
( ) CADA FASE DA LUA TEM DURAÇÃO DE 12 DIAS.
( ) AS FASES DA LUA INFLUENCIAM AS MARÉS.
4.FAÇA UM DESENHO NO CADERNO COM A FASE DA LUA QUE VOCÊ ACHA MAIS BONITA.
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AULA 6 DIA 06/05 - ATIVIDADE PARA TODAS AS IDADES
DANÇA DO DENTRO E FORA
QUEM NUNCA SE DIVERTIU VENDO OS PEQUENOS BALANÇAR O CORPINHO COM UMA MÚSICA ANIMADA, NÃO É MESMO? E A BOA NOTÍCIA É QUE A DANÇA PARA AS CRIANÇAS PODE SER MUITO MAIS QUE UMA BRINCADEIRA DIVERTIDA: ELA É CAPAZ DE TRAZER INÚMEROS BENEFÍCIOS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, A PRÁTICA PROPORCIONA SAÚDE, MELHOR APROVEITAMENTO COGNITIVO E BOM RACIOCÍNIO.
A DANÇA DO DENTRO E FORA É BEM SIMPLES POIS PODE SER DANÇADA A VONTADE, SEM FICAR PRESO A UMA COREOGRAFIA.
PARA ESSA DANÇA VOCÊ PRECISARÁ MARCAR UMA FORMA GEOMÉTRICA, APRENDIDA NA AULA DE ARTE, NO CHÃO COM ESPAÇO SUFICIENTE PARA OS DOIS PÉS JUNTOS.
VOCÊ PODE MARCAR NO CHÃO COM UMA FITA ADESIVA, UMA PEDRA, UM GIZ OU UM PEDACINHO DE TIJOLO PARA RISCAR. (PARA ISSO PEÇA PERMISSÃO AO SEU RESPONSÁVEL).
ESCOLHA UMA DESSAS FORMAS:
A DANÇA CONSISTE EM ENTRAR E SAIR DA FORMA MARCADA NO CHÃO CONFORME A MÚSICA PEDE.
PARA DEIXAR UM POUCO MAIS DESAFIADOR PODEMOS PULAR PARA DENTRO OU FORA COM APENAS UM PÉ OU ATÉ MESMO SEGUIR UM COMANDO PARA ENTRAR E SAIR DO MESMO MODO QUE FUNCIONA A ATIVIDADE DE "VIVO OU MORTO", AQUI USAMOS " PULA PARA DENTRO E PULA PARA FORA".
O VÍDEO DA DANÇA DO DENTRO E FORA
PROFESSORES: AMANDA, LEANDRO E MÁRCIA.
BOA AULA
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