Aula 13
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 05 DE ABRIL DE 2021
NOME:______________________ 3º ANO ___
PROFESSORA: __________________________
- ATIVIDADE DE LEITURA
VAMOS FAZER A LEITURA DA PARLENDA
PARLENDA: UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ
UM, DOIS,
FEIJÃO COM ARROZ.
TRÊS, QUATRO,
FEIJÃO NO PRATO.
CINCO, SEIS,
REPITO OUTRA VEZ.
SETE, OITO,
COMER BISCOITO.
NOVE, DEZ,
COMER PASTÉIS.
AGORA ESCREVA O NOME DOS ALIMENTOS QUE VOCÊ DESENHOU:
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Aula 14
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 06 DE ABRIL DE 2021
NOME:______________________ 3º ANO ___
PROFESSORA: __________________________
1. A COLEÇÃO DE TAMPINHAS DE GARRAFA DE FELIPE AUMENTOU E ELE PEDIU AJU DA AOS AMIGOS PARA CONTÁ-LAS. VEJA O QUE ELES FIZERAM:
A. HÁ QUANTOS GRUPOS DE TAMPINHAS?
B. HÁ QUANTAS TAMPINHAS EM CADA GRUPO?
C. NO TOTAL, HÁ QUANTAS TAMPINHAS?
2. PREENCHA O QUADRO ABAIXO DE ACORDO COM A SEQUÊNCIA:
100 | 110 | 120 |
|
|
|
|
|
| 190 |
|
|
|
| 240 |
|
|
| 280 |
|
300 |
|
|
|
|
| 360 |
|
|
|
| 410 |
|
|
|
|
|
|
| 490 |
- ATIVIDADE DE ESCRITA
ESCREVA UMA LEGENDA PARA CADA ALIMENTO
FAÇA UMA LISTA DOS SEUS ALIMENTOS PREFERIDOS
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO:
O SISTEMA SOLAR
O Sistema Solar é formado por uma estrela (o sol), e pelos astros a seu redor. Planetas, satélites, cometas, asteroides e meteoroides são astros que compõem esse Sistema. Eles são todos menores que o sol.
Oito planetas fazem parte do Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Eles são bem diferentes entre si, e até o momento, o único em que a vida foi comprovada é a Terra, o planeta que habitamos.
Mercúrio, Vênus, terra e Marte são formados, em grande parte, por rochas, por isso são chamados Planetas rochosos. Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são chamados de planetas Gasosos porque são formados principalmente por gases. Eles são maiores que a terra e apresentam anéis constituídos de pedaços de gelo e rochas.
Mercúrio é o menor planeta e também o mais próximo do sol e Júpiter ( considerado planeta gigante), por ser o maior planeta do Sistema Solar.
Após a leitura do texto responda às questões:
1-Observe a ilustração e responda às perguntas:
a) O _____________é a estrela do nosso Sistema Solar.
b) Nós habitamos o planeta___________________________________
C) O planeta______________é o mais próximo do sol, por isso é o mais quente.
d) É considerado o planeta gigante:_______________________________
e) O planeta mais distante do Sol:________________________________
2-Planetas rochosos são compostos por:
( )água ( )madeira ( )rochas ( )gases
3-Quais são os planetas gasoso?
R:_____________________________________________________________
Aula 15
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 07 DE ABRIL DE 2021
NOME:______________________ 3º ANO ___
PROFESSORA: __________________________
MÚSICA: A CANOA VIROU
A CANOA VIROU
POIS DEIXARAM ELA VIRAR
FOI POR CAUSA DA MARIA
QUE NÃO SOUBE REMAR.
SE EU FOSSE UM PEIXINHO
E SOUBESSE NADAR,
EU TIRAVA A MARIA
DO FUNDO DO MAR.
CONVERSANDO SOBRE O TEXTO:
1-Por que a canoa virou?
R:_____________________________________________________________
2-Quem não soube remar?
R:_____________________________________________________________
3-Você já esteve em uma canoa? Se sim, escreva como ela é.
R:_____________________________________________________________
4- CIRCULE NA MÚSICA AS PALAVRAS QUE ESTÃO RIMANDO
A CANOA VIROU |
POIS DEIXARAM ELA VIRAR |
FOI POR CAUSA DA MARIA |
QUE NÃO SOUBE REMAR. |
|
SE EU FOSSE UM PEIXINHO |
E SOUBESSE REMAR |
EU TIRAVA A MARIA |
DO FUNDO DO MAR. |
5- Cante a música e depois faça uma lista de animais marinhos.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6- Agora faça uma legenda para os meios de transportes aquáticos.
A FAMÍLIA DE MARCELA TEM UMA PEQUENA PADARIA NO BAIRRO EM QUE MORA. SEU PAI É O PADEIRO, SUA MÃE É A CONFEITEIRA E A VOVÓ ATENDE NO CAIXA. RESOLVA OS PROBLEMAS A SEGUIR: (NÃO ESQUEÇAM DE REGISTRAR A CONTINHA)
1 - O PADEIRO ASSOU ALGUNS PÃES. FORAM VENDIDOS 33 E SOBRARAM 27. QUAN TOS PÃES ELE ASSOU?
R:____________________________________________________________
2 - NA VITRINE DA PADARIA, HAVIA 15 BOMBAS DE CHOCOLATE. À TARDE, COLOCARAM MAIS ALGUMAS, TOTALIZANDO 38. QUANTAS BOMBAS DE CHOCOLATE COLOCARAM À TARDE?
R: _____________________________________________________________
3 - UM CLIENTE DA PADARIA COMPROU ALGUNS PRODUTOS: UM BOLO NO VALOR DE 20 REAIS, UMA BOMBA DE 7 REAIS E UM PÃO NO VALOR DE 5 REAIS. QUANTO O CLIENTE GASTOU NO TOTAL?
R:____________________________________________________________
4 - A AVÓ DE MARCELA EMBALOU UMA COMPRA DE 24 REAIS, O CLIENTE LHE ENTREGOU UMA NOTA DE 100 REAIS. QUANTO A AVÓ DE MARCELA DEVERÁ DEVOLVER DE TROCO?
R: _____________________________________________________________
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 08 DE ABRIL DE 2021
NOME:______________________ 3º ANO ___
PROFESSORA: __________________________
PEDRO MARCOU EM UMA TABELA QUANTOS DIAS DE SOL, NUBLADO E CHUVOSO TIVERAM NO MÊS DE JULHO. OBSERVE.
DESENHE O GRÁFICO NO SEU CADERNO E COMPLETE COM BASE NAS INFORMAÇÕES DA TABELA.
A) PEDRO OBSERVOU O CÉU DURANTE QUANTOS DIAS? __________
B) QUAL FOI O TEMPO QUE PREDOMINOU? ___________
C) QUANTOS DIAS NÃO APRESENTARAM CHUVA? ____________
D) QUANTOS DIAS NUBLADOS HOUVE A MAIS QUE ENSOLARADOS? (FAÇA A CONTINHA)________________________________________
ALGUNS PINTORES UTILIZAM FIGURAS GEOMÉTRICAS EM SUAS OBRAS. OBSERVE A IMAGEM ABAIXO QUE REPRESENTE “A GARE” – 1925, DE TARSILA DO AMARAL. AGORA IDENTIFIQUE ALGUMAS FIGURAS GEOMÉTRICAS USADAS E ESCREVA O NOME DESSAS FIGURAS.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A RAPOSA E O CORVO
UM DIA UM CORVO ESTAVA POUSADO NO GALHO DE UMA ÁRVORE COM UM PEDAÇO DE QUEIJO NO BICO QUANDO PASSOU UMA RAPOSA. VENDO O CORVO COM O QUEIJO, A RAPOSA LOGO COMEÇOU A MATUTAR UM JEITO DE SE APODERAR DO QUEIJO. COM ESTA IDEIA NA CABEÇA, FOI PARA DEBAIXO DA ÁRVORE, OLHOU PARA CIMA E DISSE:
_QUE PÁSSARO MAGNÍFICO AVISTO NESSA ÁRVORE! QUE BELEZA ESTONTEANTE! QUE CORES MARAVILHOSAS!
SERÁ QUE ELE TEM UMA VOZ SUAVE PARA COMBINAR COM TANTA BELEZA? SE TIVER, NÃO HÁ DÚVIDA DE QUE DEVE SER PROCLAMADO REI DOS PÁSSAROS.
OUVINDO AQUILO O CORVO FICOU QUE ERA PURA VAIDADE. PARA MOSTRAR À RAPOSA QUE SABIA CANTAR, ABRIU O BICO E SOLTOU UM SONORO “CRÓÓÓ!”.
O QUEIJO VEIO ABAIXO, CLARO, E A RAPOSA ABOCANHOU LIGEIRO AQUELA DELÍCIA, DIZENDO:
_OLHE, MEU SENHOR, ESTOU VENDO QUE VOZ O SENHOR TEM. O QUE NÃO TEM É INTELIGÊNCIA!
MORAL: CUIDADO COM QUEM MUITO ELOGIA.
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
APÓS A LEITURA DO TEXTO RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO
1- Quais são os personagens da história? _______________________________________________________________
_______________________________________________________________
2. Onde estava o corvo quando foi visto pela raposa?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
3. Qual a intenção da raposa ao fazer elogios ao corvo?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
4- O corvo acreditou nos elogios da raposa? Justifique sua resposta.
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
GEOGRAFIA
Reconhecendo as paisagens
Você conhece muitos lugares, como a rua e a casa onde mora, outras ruas, a casa de amigos e familiares e a escola onde estuda. Você costuma observar o que há no caminho de um lugar para outro?
Quando caminhamos ao ar livre, para cada direção que olhamos podemos ter uma vista diferente do espaço.
Diferentes paisagens
Andando na rua ou olhando por uma janela, vemos diferentes paisagens. A paisagem revela a imagem que podemos obter de um espaço por meio de nossos sentidos: a visão, a audição, o tato, o olfato e o paladar.
Rua 25 de Março
Quando estamos na praia, por exemplo, é possível ver o mar, ouvir o barulho das ondas, tocar a areia e sentir o calor do sol, o cheiro do mar e o gosto salgado da água. Dessa maneira, percebemos a paisagem.
Os elementos da paisagem
Cada paisagem é composta de diferentes tipos de elementos, que correspondem a tudo que podemos identificar nela. Os elementos da paisagem resultam dos fenômenos da natureza e da relação entre esses fenômenos e as atividades humanas.
Em alguns casos, a relação entre o ser humano e a natureza altera pouco os elementos de uma paisagem. Em outros, o ser humano realiza grandes transformações na natureza, produzindo novos elementos na paisagem.
Observe com atenção a paisagem retratada na foto a seguir.
Assinale os elementos que você observa nessa paisagem.
( ) grama ( ) nuvem
( ) rio ( ) areia
( ) bicicleta ( ) brinquedos
( ) árvores ( ) casas
( ) escorregador ( ) carros
Faça no caderno uma ilustração de uma paisagem que contenha somente elementos naturais.
Aula 2 - dia 09/04/2021
MOVIMENTO E EXPRESSÃO CORPORAL
NA AULA DE HOJE VAMOS IMITAR O MOVIMENTO DOS ANIMAIS. PENSE EM ANIMAIS QUE POSSUEM MOVIMENTOS LEVES E OUTROS PESADOS, RÁPIDOS E LENTOS.
VOCÊ SABIA QUE OS MOVIMENTOS SE MODIFICAM O TEMPO TODO?
MOVIMENTOS PESADOS | VOCÊ JÁ OBSERVOU COMO UM ELEFANTE SE MOVIMENTA? SABE COMO ELE MOVE AS PATAS? COMO É O BALANÇO DO CORPO DESSE ANIMAL? E O MOVIMENTO DA TROMBA? PARA EXECUTAR MOVIMENTOS PESADOS, COMO OS DO ELEFANTE, É PRECISO FAZER MUITA OU POUCA FORÇA? |
MOVIMENTOS LEVES | VOCÊ JÁ OBSERVOU OS MOVIMENTOS DOS GATOS? SABE COMO OS GATOS CAMINHAM? O QUE MAIS CHAMA A SUA ATENÇÃO NO MOVIMENTO DESSES ANIMAIS? VOCÊ ACHA QUE PARA EXECUTAR MOVIMENTOS LEVES, COMO OS DO GATO, É PRECISO FAZER MUITA OU POUCA FORÇA? |
MOVIMENTOS RÁPIDOS | VOCÊ JÁ OBSERVOU OS MOVIMENTOS DE UM BEIJA-FLOR? COMO AS ASAS DELE SE AGITAM? NOTOU QUE EM ALGUNS MOMENTOS ELE PAIRA NO AR? SERÁ QUE MOVIMENTOS RÁPIDOS, COMO OS DAS ASAS DO BEIJA-FLOR, EXIGEM MUITA OU POUCA VELOCIDADE? |
MOVIMENTOS LENTOS | VOCÊ JÁ OBSERVOU OS MOVIMENTOS DE UMA TARTARUGA? COMO ELA SE MOVIMENTA? COMO SÃO AS PERNAS DESSE ANIMAL? E O CORPO? SERÁ QUE MOVIMENTOS LENTOS, COMO OS DA TARTARUGA, EXIGEM MUITA OU POUCA VELOCIDADE?
|
AGORA É SUA VEZ!
INSPIRE NOS MOVIMENTOS DOS ANIMAIS E EXPERIMENTE DIFERENTES MOVIMENTOS DO CORPO.
NÃO ESQUEÇA DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO (MÁXIMO 20 SEGUNDOS) DE SUA ATIVIDADE.
BOA AULA!
PROFESSORES AMANDA, LEANDRO E MARCIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário