quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

3º ANO - LIÇÕES DE 05/04 A 09 /04

  Aula 13    

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 05 DE ABRIL DE 2021

NOME:______________________  3º ANO ___

PROFESSORA: __________________________




ATIVIDADE DE LEITURA

VAMOS FAZER A LEITURA DA PARLENDA 

PARLENDA: UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ

UM, DOIS,

FEIJÃO COM ARROZ.

TRÊS, QUATRO,

FEIJÃO NO PRATO.

CINCO, SEIS,

REPITO OUTRA VEZ.

SETE, OITO,

COMER BISCOITO.

NOVE, DEZ,

COMER PASTÉIS.



VAMOS COMPLETAR PREENCHENDO OS QUADRADOS COM OS NÚMEROS FALADOS NA PARLENDA.

LEIA AS PALAVRAS E COMPLETE A PARLENDA

UM

DOIS

 

 

TRÊS

QUATRO

 

 

CINCO

SEIS

 

 

SETE

OITO

 

 

NOVE

DEZ

 

 


DESENHE OS ALIMENTOS QUE NÃO APARECEM NA PARLENDA:




AGORA ESCREVA O NOME DOS ALIMENTOS QUE VOCÊ DESENHOU:

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________




VOCÊS CONHECEM O MATERIAL DOURADO? VAMOS RELEMBRAR:

1 - ESCREVA OS NÚMEROS REPRESENTADOS PELO MATERIAL DOURADO CONFORME O EXEMPLO:








Aula 14    

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 06 DE ABRIL DE 2021

NOME:______________________  3º ANO ___

PROFESSORA: __________________________

1. A COLEÇÃO DE TAMPINHAS DE GARRAFA DE FELIPE AUMENTOU E ELE PEDIU AJU DA AOS AMIGOS PARA CONTÁ-LAS. VEJA O QUE ELES FIZERAM: 

A. HÁ QUANTOS GRUPOS DE TAMPINHAS? 

B. HÁ QUANTAS TAMPINHAS EM CADA GRUPO? 

C. NO TOTAL, HÁ QUANTAS TAMPINHAS? 

 

2. PREENCHA O QUADRO ABAIXO DE ACORDO COM A SEQUÊNCIA:

100

110

120

 

 

 

 

 

 

190

 

 

 

 

240

 

 

 

280

 

300

 

 

 

 

 

360

 

 

 

 

410

 

 

 

 

 

 

 

490

 


ATIVIDADE DE ESCRITA      

ESCREVA UMA LEGENDA PARA CADA ALIMENTO

FAÇA UMA LISTA DOS SEUS ALIMENTOS PREFERIDOS

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

 


ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO:



CLIQUE NA IMAGEM PARA ASSISTIR


O SISTEMA SOLAR

     Sistema Solar é formado por uma estrela (o sol), e pelos astros a seu redor. Planetas, satélites, cometas, asteroides e meteoroides são astros que compõem esse Sistema. Eles são todos menores que o sol.

     Oito planetas fazem parte do Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Eles são bem diferentes entre si, e até o momento, o único em que a vida foi comprovada é a Terra, o planeta que habitamos.

     Mercúrio, Vênus, terra e Marte são formados, em grande parte, por rochas, por isso são chamados Planetas rochosos. Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são chamados de planetas Gasosos porque são formados principalmente por gases.  Eles são maiores que a terra e apresentam anéis constituídos de pedaços de gelo e rochas.

   Mercúrio é o menor planeta e também o mais próximo do sol e Júpiter ( considerado planeta gigante), por ser o maior planeta do Sistema Solar.

 

Após a leitura do texto responda às questões:

1-Observe a ilustração e responda às perguntas:


a) O _____________é a estrela do nosso Sistema Solar.


b) Nós habitamos o planeta___________________________________


C) O planeta______________é o mais próximo do sol, por isso é o mais quente.


d) É considerado o planeta gigante:_______________________________


e) O planeta mais distante do Sol:________________________________

 

2-Planetas rochosos são compostos por:

(   )água          (   )madeira       (   )rochas          (   )gases

 

3-Quais são os planetas gasoso?

R:_____________________________________________________________



Aula 15    

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 07 DE ABRIL DE 2021

NOME:______________________  3º ANO ___

PROFESSORA: __________________________

MÚSICA: A CANOA VIROU

A CANOA VIROU

POIS DEIXARAM ELA VIRAR

FOI POR CAUSA DA MARIA

QUE NÃO SOUBE REMAR.

 

SE EU FOSSE UM PEIXINHO

E SOUBESSE NADAR,

EU TIRAVA A MARIA

DO FUNDO DO MAR.

CONVERSANDO SOBRE O TEXTO:

1-Por que a canoa virou?

R:_____________________________________________________________

 

2-Quem não soube remar?

R:_____________________________________________________________

 

3-Você já esteve em uma canoa? Se sim, escreva como ela é.

R:_____________________________________________________________

 

4- CIRCULE NA MÚSICA AS PALAVRAS QUE ESTÃO RIMANDO

A CANOA VIROU

POIS DEIXARAM ELA VIRAR

FOI POR CAUSA DA MARIA

QUE NÃO SOUBE REMAR.

 

SE EU FOSSE UM PEIXINHO

E SOUBESSE REMAR

EU TIRAVA A MARIA

DO FUNDO DO MAR.


                  

5- Cante a música e depois faça uma lista de animais marinhos.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6- Agora faça uma legenda para os meios de transportes aquáticos.




A FAMÍLIA DE MARCELA TEM UMA PEQUENA PADARIA NO BAIRRO EM QUE MORA. SEU PAI É O PADEIRO, SUA MÃE É A CONFEITEIRA E A VOVÓ ATENDE NO CAIXA.  RESOLVA OS PROBLEMAS A SEGUIR: (NÃO ESQUEÇAM DE REGISTRAR A CONTINHA)

1 - O PADEIRO ASSOU ALGUNS PÃES. FORAM VENDIDOS 33 E SOBRARAM 27. QUAN TOS PÃES ELE ASSOU?

 

R:____________________________________________________________

 

2 - NA VITRINE DA PADARIA, HAVIA 15 BOMBAS DE CHOCOLATE. À TARDE, COLOCARAM MAIS ALGUMAS, TOTALIZANDO 38. QUANTAS BOMBAS DE CHOCOLATE COLOCARAM À TARDE? 

 

R: _____________________________________________________________

 

3 - UM CLIENTE DA PADARIA COMPROU ALGUNS PRODUTOS: UM BOLO NO VALOR DE 20 REAIS, UMA BOMBA DE 7 REAIS E UM PÃO NO VALOR DE 5 REAIS. QUANTO O CLIENTE GASTOU NO TOTAL?

 

R:____________________________________________________________

 

4 - A AVÓ DE MARCELA EMBALOU UMA COMPRA DE 24 REAIS, O CLIENTE LHE ENTREGOU UMA NOTA DE 100 REAIS. QUANTO A AVÓ DE MARCELA DEVERÁ DEVOLVER DE TROCO?

 

R: _____________________________________________________________





Aula 16    

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 08 DE ABRIL DE 2021

NOME:______________________  3º ANO ___

PROFESSORA: __________________________

PEDRO MARCOU EM UMA TABELA QUANTOS DIAS DE SOL, NUBLADO E CHUVOSO TIVERAM NO MÊS DE JULHO. OBSERVE. 

DESENHE O GRÁFICO NO SEU CADERNO E COMPLETE COM BASE NAS INFORMAÇÕES DA TABELA.

A) PEDRO OBSERVOU O CÉU DURANTE QUANTOS DIAS? __________

 

B) QUAL FOI O TEMPO QUE PREDOMINOU? ___________

 

C) QUANTOS DIAS NÃO APRESENTARAM CHUVA? ____________

 

D) QUANTOS DIAS NUBLADOS HOUVE A MAIS QUE ENSOLARADOS? (FAÇA A CONTINHA)________________________________________


ALGUNS PINTORES UTILIZAM FIGURAS GEOMÉTRICAS EM SUAS OBRAS. OBSERVE A IMAGEM ABAIXO QUE REPRESENTE “A GARE” – 1925, DE TARSILA DO AMARAL. AGORA IDENTIFIQUE ALGUMAS FIGURAS GEOMÉTRICAS USADAS E ESCREVA O NOME DESSAS FIGURAS.

 


_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


A RAPOSA E O CORVO

      UM DIA UM CORVO ESTAVA POUSADO NO GALHO DE UMA ÁRVORE COM UM PEDAÇO DE QUEIJO NO BICO QUANDO PASSOU UMA RAPOSA. VENDO O CORVO COM O QUEIJO, A RAPOSA LOGO COMEÇOU A MATUTAR UM JEITO DE SE APODERAR DO QUEIJO. COM ESTA IDEIA NA CABEÇA, FOI PARA DEBAIXO DA ÁRVORE, OLHOU PARA CIMA E DISSE:

     _QUE PÁSSARO MAGNÍFICO AVISTO NESSA ÁRVORE! QUE BELEZA ESTONTEANTE! QUE CORES MARAVILHOSAS!

     SERÁ QUE ELE TEM UMA VOZ SUAVE PARA COMBINAR COM TANTA BELEZA?  SE TIVER, NÃO HÁ DÚVIDA DE QUE DEVE SER PROCLAMADO REI DOS PÁSSAROS.

     OUVINDO AQUILO O CORVO FICOU QUE ERA PURA VAIDADE. PARA MOSTRAR À RAPOSA QUE SABIA CANTAR, ABRIU O BICO E SOLTOU UM SONORO “CRÓÓÓ!”.

O QUEIJO VEIO ABAIXO, CLARO, E A RAPOSA ABOCANHOU LIGEIRO AQUELA DELÍCIA, DIZENDO:

  _OLHE, MEU SENHOR, ESTOU VENDO QUE VOZ O SENHOR TEM. O QUE NÃO TEM É INTELIGÊNCIA!

    MORAL: CUIDADO COM QUEM MUITO ELOGIA.

 

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

APÓS A LEITURA DO TEXTO RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO

1- Quais são os personagens da história? _______________________________________________________________

_______________________________________________________________

 

2. Onde estava o corvo quando foi visto pela raposa?

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

 

3. Qual a intenção da raposa ao fazer elogios ao corvo?

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________


4- O corvo acreditou nos elogios da raposa? Justifique sua resposta.

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________


GEOGRAFIA

Reconhecendo as paisagens

       Você conhece muitos lugares, como a rua e a casa onde mora, outras ruas, a casa de amigos e familiares e a escola onde estuda. Você costuma observar o que há no caminho de um lugar para outro?

       Quando caminhamos ao ar livre, para cada direção que olhamos podemos ter uma vista diferente do espaço.

Diferentes paisagens

       Andando na rua ou olhando por uma janela, vemos diferentes paisagens. A paisagem revela a imagem que podemos obter de um espaço por meio de nossos sentidos: a visão, a audição, o tato, o olfato e o paladar.


Rua 25 de Março

       Quando estamos na praia, por exemplo, é possível ver o mar, ouvir o barulho das ondas, tocar a areia e sentir o calor do sol, o cheiro do mar e o gosto salgado da água. Dessa maneira, percebemos a paisagem.



Os elementos da paisagem

Cada paisagem é composta de diferentes tipos de elementos, que correspondem a tudo que podemos identificar nela. Os elementos da paisagem resultam dos fenômenos da natureza e da relação entre esses fenômenos e as atividades humanas.

Em alguns casos, a relação entre o ser humano e a natureza altera pouco os elementos de uma paisagem. Em outros, o ser humano realiza grandes transformações na natureza, produzindo novos elementos na paisagem.

Observe com atenção a paisagem retratada na foto a seguir. 

 

Assinale os elementos que você observa nessa paisagem.

 

(   ) grama                                                             (   ) nuvem

(   ) rio                                                                    (   ) areia

(   ) bicicleta                                                          (   ) brinquedos

(   ) árvores                                                            (   ) casas

(   ) escorregador                                                  (   ) carros

 

Faça no caderno uma ilustração de uma paisagem que contenha somente elementos naturais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 






ARTES -  08/04





Aula 2 - dia 09/04/2021

MOVIMENTO E EXPRESSÃO CORPORAL

NA AULA DE HOJE VAMOS IMITAR O MOVIMENTO DOS ANIMAIS. PENSE EM ANIMAIS QUE POSSUEM MOVIMENTOS LEVES E OUTROS PESADOS, RÁPIDOS E LENTOS.

VOCÊ SABIA QUE OS MOVIMENTOS SE MODIFICAM O TEMPO TODO?

MOVIMENTOS PESADOS

VOCÊ JÁ OBSERVOU COMO UM ELEFANTE SE MOVIMENTA? SABE COMO ELE MOVE AS PATAS? COMO É O BALANÇO DO CORPO DESSE ANIMAL? E O MOVIMENTO DA TROMBA?

PARA EXECUTAR MOVIMENTOS PESADOS, COMO OS DO ELEFANTE, É PRECISO FAZER MUITA OU POUCA FORÇA?


 

MOVIMENTOS LEVES

VOCÊ JÁ OBSERVOU OS MOVIMENTOS DOS GATOS?

SABE COMO OS GATOS CAMINHAM? O QUE MAIS CHAMA A SUA ATENÇÃO NO MOVIMENTO DESSES ANIMAIS?

VOCÊ ACHA QUE PARA EXECUTAR MOVIMENTOS LEVES, COMO OS DO GATO, É PRECISO FAZER MUITA OU POUCA FORÇA?


  

MOVIMENTOS RÁPIDOS

VOCÊ JÁ OBSERVOU OS MOVIMENTOS DE UM BEIJA-FLOR? COMO AS ASAS DELE SE AGITAM?

NOTOU QUE EM ALGUNS MOMENTOS ELE PAIRA NO AR? SERÁ QUE MOVIMENTOS RÁPIDOS, COMO OS DAS ASAS DO BEIJA-FLOR, EXIGEM MUITA OU POUCA VELOCIDADE?

 

MOVIMENTOS LENTOS

VOCÊ JÁ OBSERVOU OS MOVIMENTOS DE UMA TARTARUGA? COMO ELA SE MOVIMENTA? COMO SÃO AS PERNAS DESSE ANIMAL? E O CORPO? SERÁ QUE MOVIMENTOS LENTOS, COMO OS DA TARTARUGA, EXIGEM MUITA OU POUCA VELOCIDADE?

 

 AGORA É SUA VEZ!

INSPIRE NOS MOVIMENTOS DOS ANIMAIS E EXPERIMENTE DIFERENTES MOVIMENTOS DO CORPO.

NÃO ESQUEÇA DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO (MÁXIMO 20 SEGUNDOS) DE SUA ATIVIDADE.

BOA AULA!

PROFESSORES AMANDA, LEANDRO E MARCIA

 

Nenhum comentário: