HOJE NOSSAS ATIVIDADES SÃO DE PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS.
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 27 DE MAIO DE 2021.
NOME:_________________________ PROFESSORA______________.
ORTOGRAFIA: ESCRITA DE PALAVRAS COM M/N
VAMOS BRINCAR COM AS SÍLABAS? RESPONDA AS CHARADAS.
NO QUADRO A SEGUIR ESTÃO AS SÍLABAS QUE FORMAM AS RESPOSTAS DAS CHARADAS. RISQUE AS SÍLABAS À MEDIDA QUE FOR FORMANDO AS RESPOSTAS. ESCREVA CADA SÍLABA NUM ESPAÇO.
a) AVE QUE SIMBOLIZA A PAZ _______ ________
b) QUEM TRABALHA COM PINTURA _______ ________
c) RITMO MUSICAL BRASILEIRO _______ ________
d) CHUVA COM RELÂMPAGOS ____ ____ _____ ____
e) CRIANÇA GOSTA MUITO DE _________ ________
f) ANIMAL FEROZ QUE VIVE NA SELVA _______ ______
g) DOCE PREFERIDO DAS CRIANÇAS ______ ______
h) O GIZ DA PROFESSORA É _________ __________
i) O CONTRÁRIO DE POSSÍVEL ______ ______ ______
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
ASSOCIANDO OPERAÇÕES
RECORTE AS ADIÇÕES E CALCULE A MULTIPLICAÇÃO SUGERIDA PELAS ADIÇÕES RECORTADAS. COLE NO RESULTADO CORRESPONDENTE.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
PONTOS CARDEAIS
NO PASSADO, OS NAVEGADORES OBSERVAVAM O CÉU E USAVAM OS ASTROS COMO PONTOS DE REFERÊNCIA. À NOITE, EXAMINAVAM A POSIÇÃO DAS ESTRELAS PARA SE ORIENTAR. DURANTE O DIA, OBSERVAVAM A POSIÇÃO DO SOL.
AO LONGO DO TEMPO, OS SERES HUMANOS PERCEBERAM QUE, TODOS OS DIAS, O SOL PARECIA NASCER NO MESMO PONTO DO CÉU.
VOCÊ SABE COMO SE ORIENTAR PARA CHEGAR AOS DIFERENTES LUGARES DE SEU MUNICÍPIO?
PODEMOS NOS ORIENTAR CONHECENDO O LADO ONDE O SOL APARECE OU SE PÕE (ESCONDE) NO HORIZONTE.
O SOL SEMPRE APARECE DO MESMO LADO NO HORIZONTE PELA MANHÃ. ESSE É O LADO LESTE.
1.OBSERVE O DESENHO E RESPONDA:
A)O NÚMERO 4 INDICA A DIREÇÃO LESTE. QUE DIREÇÃO OS NÚMEROS 1,2 E 3 INDICAM?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B)QUAL NÚMERO INDICA A DIREÇÃO ONDE O SOL APARECE? E ONDE ELE SE PÕE?
____________________________________________________________________________________________________________________
2.OBSERVE A PLANTA. ELA MOSTRA OS BAIRROS DE UM MUNICÍPIO IMAGINÁRIO. PARTINDO DE ONDE ESTÁ A PREFEITURA, ESCREVA QUAL DIREÇÃO DEVEMOS SEGUIR PARA CHEGAR AOS SEGUINTES BAIRROS:
3.ASSINALE A ALTERNATIVA QUE PREENCHE CORRETAMENTE O PONTO CARDEAL QUE ESTÁ FALTANDO NA IMAGEM.
FONTE:LIVRO BURITI/ 3º ANO /GEOGRAFIA
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
HOJE TEREMOS ATIVIDADES DE GEOGRAFIA, MATEMÁTICA E PORTUGUÊS.
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 26 DE MAIO DE 2021.
NOME:_________________________ PROFESSORA______________.
HOJE ESTUDAREMOS SOBRE MAIS UMA REGIÃO DO NOSSO PAÍS.
REGIÃO SUDESTE
O SUDESTE TEM A MAIOR POPULAÇÃO BRASILEIRA. NESTA REGIÃO ESTÁ A ECONÔMIA MAIS DESENVOLVIDA DO BRASIL.
ASPECTOS FÍSICOS
• CLIMA: O CLIMA PREDOMINANTE É O TROPICAL DE ALTITUDE. NO LITORAL O CLIMA E TROPICAL ÚMIDO. NO NORTE DE MINAS GERAIS O CLIMA E SEMI-ÁRIDO.
• A VEGETAÇÃO É VARIADA: A MATA ATLÂNTICA, O CERRADO, A CAATINGA, A VEGETAÇÃO LITORÂNEA E OS CAMPOS.
• NO RELEVO: PREDOMINAM OS PLANALTOS E SERRAS (SERRAS DO MAR, DA MANTIQUEIRA, ETC.), QUE DESTACAM-SE NA ALTITUDE E EXTENÇÃO. HÁ TAMBÉM DEPRESSÕES. NO LITORAL APARECEM TRECHOS DAS PLANÍCIES E TABULEIROS LITÔRANEOS.
• OS RIOS DA BACIA DO SÃO FRANCISCO E DA BACIA DO PARANÁ BANHAM ESSA REGIÃO. TAMBÉM É BANHADO POR BACIAS FLUVIAIS DO ATLÂNTICO SUL DESTACANDO -SE OS RIOS JEQUITINHONHA, DOCE, PARAÍBA DO SUL E RIBEIRA.
ATIVIDADES
PINTE OS ESTADOS NO MAPA ABAIXO DE ACORDO COM O QUE SE PEDE:
DESCUBRA O NOME DAS HIDRELÉTRICAS DA REGIÃO SUDESTE:
· A USINA HIDRELÉTRICA DE ¹_______________________________.
· COMPLEXO DE ²__________________________FORMADO PELAS HIDRELÉTRICAS DE ³_______________________E4______________________________ NO RIO PARANÁ.
RESPONDA AS PERGUNTAS:
• QUAL O TIPO DE RELEVO PREDOMINA NESTA REGIÃO? EM QUE SE DESTACAM? ____________________________________________________________________________________________________________________
• QUAIS OS RIOS QUE BANHAM ESSA REGIÃO?
____________________________________________________________________________________________________________________
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
MULTIPLICAÇÃO LACUNADA
COMPLETE AS MULTIPLICAÇÕES COM O NÚMERO QUE FALTA, DE MODO QUE FIQUEM CORRETAS.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
BRINCANDO COM A TABUADA DO 2
VOCÊ VAI PRECISAR DE UM DADO E UM COLEGA, IRMÃO, ETC PARA JOGAR COM VOCÊ!
CADA UM DE VOCÊS ESCOLHE UMA COR DE LÁPIS. JOGUE O DADO E MULTIPLIQUE O RESULTADO POR 2. PINTE O RESULTADO NO QUADRO ABAIXO. VENCE O JOGO QUEM CONSEGUIR PINTAR UMA LINHA DE 3 NÚMEROS SEGUIDOS, NA VERTICAL OU HORIZONTAL.
HOJE TEREMOS ATIVIDADES DE PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E HISTÓRIA.
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 25 DE MAIO DE 2021.
NOME:_________________________ PROFESSORA______________.
ATIVIDADE PARA VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA
PRODUÇÃO DE TEXTO
EU COMEÇO, VOCÊ TERMINA...
COMPLETE O TEXTO ABAIXO USANDO SUA IMAGINAÇÃO E SUA CRIATIVIDADE. DÊ-LHE UM TÍTULO.
____________________________________________________
(TÍTULO)
JOÃOZINHO FOI À SORVETERIA COMPRAR UM GOSTOSO SORVETÃO COM BASTANTE COBERTURA DE CHOCOLATE.
MAS, QUANDO CHEGOU À SORVETERIA, PERCEBEU QUE TINHA ESQUECIDO O DINHEIRO EM CASA.
ENTÃO,ELE____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
ACESSE O LINK:
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
REVISÃO DO CONTEÚDO ESTUDADO ATÉ O MOMENTO. FAZER A LEITURA DAS PÁGINAS 98 E 99 E RESPONDER AOS EXERCÍCIOS.
PÁGINA 98.
PÁGINA 99.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
INDICAÇÃO DE LEITURA:
AS BONECAS DA VÓ MARIA
HOJE TEREMOS ATIVIDADES DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA.
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 24 DE MAIO DE 2021.
NOME:_________________________ PROFESSORA______________.
VAMOS RELEMBRAR SOBRE O CONTEÚDOS M O N?
PARA ISSO ASSITIR AO VIDEO ABAIXO E EM SEGUIDA ACESSAR O OUTRO LINK DOS JOGOS ONDE VOCÊ VAI APRENDER SE DIVERTINDO!!
https://youtu.be/kE-BZGWGtQI
https://www.jogosdaescola.com.br/completar-com-m-ou-n-i/
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
TESTANDO O CONHECIMENTO SOBRE A ESCRITA DO NÚMEROS
ESCREVA OS NÚMEROS ABAIXO POR EXTENSO:
0=________________________________________________________
1=________________________________________________________
2=________________________________________________________
3=________________________________________________________
4=________________________________________________________
5=________________________________________________________
6=________________________________________________________
7=________________________________________________________
8=________________________________________________________
9=________________________________________________________
10=_______________________________________________________
11=_______________________________________________________
12=_______________________________________________________
13=_______________________________________________________
14=_______________________________________________________
15=_______________________________________________________
16=_______________________________________________________
17=_______________________________________________________
18=_______________________________________________________
19=_______________________________________________________
20=_______________________________________________________
30=_______________________________________________________
40=_______________________________________________________
50=_______________________________________________________
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Aula 8 dia 24/05/2021 – Atividade para todas as idades
PETECA
A AULA DE HOJE É SOBRE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INDÍGENAS. VOCÊ JÁ BRINCOU DE PETECA? A PALAVRA VEM DE PE’TEKA – EM TUPI, SIGNIFICA BATER. |
|
FAÇA A SUA PETECA. MATERIAL: JORNAL E BARBANTE.
|
AMASSE O JORNAL E FAÇA UMA BOLA GRANDE. |
|
CUBRA A BOLA COM UMA FOLHA DUPLA DE JORNAL. |
| AMARRE COM BARBANTE. ESTÁ PRONTA A SUA PETECA. |
TEMOS DUAS SUGESTÕES DE BRINCADEIRA PARA VOCÊS.
1. TREINAR SOZINHO, COM TAPINHAS NA PETECA COM AS DUAS MÃOS, DIREITA E ESQUERDA, PARA TREINAR SUA COORDENAÇÃO MOTORA.
2. EM UM ESPAÇO QUE NÃO TENHA NADA QUE QUEBRE EM CASA, PODE-SE JOGAR COM MAIS PESSOAS, EM RODA, VEJA ABAIXO A EXPLICAÇÃO.
NO COMEÇO DO JOGO, OS JOGADORES FICAM EM UM CÍRCULO – OU DE FRENTE UM PARA O OUTRO, SE FOREM APENAS DOIS.
UM JOGADOR SORTEADO INICIA IMPULSIONANDO A PETECA PARA O ALTO, NUMA MANOBRA SEMELHANTE AO SAQUE USADO NO VÔLEI. ELE SEGURA A PETECA COM UMA DAS MÃOS E COM A OUTRA DÁ UM TAPA, DE BAIXO PARA CIMA.
TODOS OS JOGADORES PRECISAM MANTER A PETECA NO AR DANDO-LHE TAPAS, PARA IMPEDI-LA DE CAIR NO CHÃO.
AGORA É SUA VEZ! FAÇA SUA PETECA E DIVIRTA-SE!
NÃO ESQUEÇA DE ENVIAR FOTO OU VÍDEO (MÁXIMO 20 SEGUNDOS) DE SUA ATIVIDADE.
BOA AULA!
PROFESSORES AMANDA, LEANDRO E MARCIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário