quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

4º ANO - LIÇÕES DE 24/05 A 29/05

 


HOJE NOSSAS ATIVIDADES SÃO DE PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS.


EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 27 DE MAIO DE 2021.

NOME:_________________________ PROFESSORA______________.

 


ORTOGRAFIA: ESCRITA DE PALAVRAS COM M/N

VAMOS BRINCAR COM AS SÍLABAS? RESPONDA AS CHARADAS.

NO QUADRO A SEGUIR ESTÃO AS SÍLABAS QUE FORMAM AS RESPOSTAS DAS CHARADAS. RISQUE AS SÍLABAS À MEDIDA QUE FOR FORMANDO AS RESPOSTAS. ESCREVA CADA SÍLABA NUM ESPAÇO.

a) AVE QUE SIMBOLIZA A PAZ        _______    ________

b) QUEM TRABALHA COM PINTURA  _______    ________

c) RITMO MUSICAL BRASILEIRO     _______   ________

d) CHUVA COM RELÂMPAGOS         ____ ____ _____ ____

e) CRIANÇA GOSTA MUITO DE        _________   ________

f) ANIMAL FEROZ QUE VIVE NA SELVA  _______    ______

g) DOCE PREFERIDO DAS CRIANÇAS       ______   ______

h) O GIZ DA PROFESSORA É     _________    __________

i) O CONTRÁRIO DE POSSÍVEL  ______   ______  ______

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


ASSOCIANDO OPERAÇÕES

      RECORTE AS ADIÇÕES E CALCULE A MULTIPLICAÇÃO SUGERIDA PELAS ADIÇÕES RECORTADAS. COLE NO RESULTADO CORRESPONDENTE. 




XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


PONTOS CARDEAIS

NO PASSADO, OS NAVEGADORES OBSERVAVAM O CÉU E USAVAM OS ASTROS COMO PONTOS DE REFERÊNCIA. À NOITE, EXAMINAVAM A POSIÇÃO DAS ESTRELAS PARA SE ORIENTAR. DURANTE O DIA, OBSERVAVAM A POSIÇÃO DO SOL.
AO LONGO DO TEMPO, OS SERES HUMANOS PERCEBERAM QUE, TODOS OS DIAS, O SOL PARECIA NASCER NO MESMO PONTO DO CÉU.
VOCÊ SABE COMO SE ORIENTAR PARA CHEGAR AOS DIFERENTES LUGARES DE SEU MUNICÍPIO?
PODEMOS NOS ORIENTAR CONHECENDO O LADO ONDE O SOL APARECE OU SE PÕE (ESCONDE) NO HORIZONTE.
O SOL SEMPRE APARECE DO MESMO LADO NO HORIZONTE PELA MANHÃ. ESSE É O LADO LESTE.



1.OBSERVE O DESENHO E RESPONDA:

A)O NÚMERO 4 INDICA A DIREÇÃO LESTE. QUE DIREÇÃO OS NÚMEROS 1,2 E 3 INDICAM?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

B)QUAL NÚMERO INDICA A DIREÇÃO ONDE O SOL APARECE? E ONDE ELE SE PÕE?
____________________________________________________________________________________________________________________

2.OBSERVE A PLANTA. ELA MOSTRA OS  BAIRROS DE UM MUNICÍPIO IMAGINÁRIO. PARTINDO DE ONDE ESTÁ A PREFEITURA, ESCREVA QUAL DIREÇÃO DEVEMOS SEGUIR PARA CHEGAR AOS SEGUINTES BAIRROS:


3.ASSINALE A ALTERNATIVA QUE PREENCHE CORRETAMENTE O PONTO CARDEAL QUE ESTÁ FALTANDO NA IMAGEM.



FONTE:LIVRO BURITI/ 3º ANO /GEOGRAFIA

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

ATIVIDADE COMPLEMENTAR



A ORIGEM DA BÚSSOLA - clique para assistir




 


HOJE TEREMOS ATIVIDADES DE GEOGRAFIA, MATEMÁTICA E PORTUGUÊS.

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 26 DE MAIO DE 2021.

NOME:_________________________ PROFESSORA______________.


HOJE ESTUDAREMOS SOBRE MAIS UMA REGIÃO DO NOSSO PAÍS. 

REGIÃO SUDESTE

O SUDESTE TEM A MAIOR POPULAÇÃO BRASILEIRA. NESTA REGIÃO ESTÁ A ECONÔMIA MAIS DESENVOLVIDA DO BRASIL.


ASPECTOS FÍSICOS

CLIMA: O CLIMA  PREDOMINANTE É O TROPICAL DE ALTITUDE. NO LITORAL O CLIMA E TROPICAL ÚMIDO. NO NORTE DE MINAS GERAIS O CLIMA E SEMI-ÁRIDO.

A VEGETAÇÃO É VARIADA: A MATA ATLÂNTICA, O CERRADO, A CAATINGA, A VEGETAÇÃO LITORÂNEA E OS CAMPOS.
NO RELEVO: PREDOMINAM OS PLANALTOS E SERRAS (SERRAS DO MAR, DA MANTIQUEIRA, ETC.), QUE DESTACAM-SE NA ALTITUDE E EXTENÇÃO. HÁ TAMBÉM DEPRESSÕES. NO LITORAL APARECEM TRECHOS DAS PLANÍCIES E TABULEIROS LITÔRANEOS.

OS RIOS DA BACIA DO SÃO FRANCISCO E DA BACIA DO PARANÁ BANHAM ESSA REGIÃO. TAMBÉM É BANHADO POR BACIAS FLUVIAIS DO ATLÂNTICO SUL DESTACANDO -SE OS RIOS JEQUITINHONHA, DOCE, PARAÍBA DO SUL E RIBEIRA.


ATIVIDADES

PINTE OS ESTADOS NO MAPA ABAIXO DE ACORDO COM O QUE SE PEDE:


DESCUBRA O NOME DAS HIDRELÉTRICAS DA REGIÃO SUDESTE:



·         A USINA HIDRELÉTRICA DE ¹_______________________________.
·         COMPLEXO DE ²__________________________FORMADO PELAS HIDRELÉTRICAS DE  ³_______________________E4______________________________ NO RIO PARANÁ.

 

RESPONDA AS PERGUNTAS:

QUAL O TIPO DE RELEVO PREDOMINA NESTA REGIÃO? EM QUE SE DESTACAM? ____________________________________________________________________________________________________________________

QUAIS OS  RIOS QUE BANHAM ESSA REGIÃO?
____________________________________________________________________________________________________________________

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



MULTIPLICAÇÃO LACUNADA

      COMPLETE AS MULTIPLICAÇÕES COM O NÚMERO QUE FALTA, DE MODO QUE FIQUEM CORRETAS. 


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


ATIVIDADE COMPLEMENTAR

BRINCANDO COM A TABUADA DO 2

    VOCÊ VAI PRECISAR DE UM DADO E UM COLEGA, IRMÃO, ETC PARA JOGAR COM VOCÊ!
      CADA UM DE VOCÊS ESCOLHE UMA COR DE LÁPIS. JOGUE O DADO E MULTIPLIQUE O RESULTADO POR 2. PINTE O RESULTADO NO QUADRO ABAIXO. VENCE O JOGO QUEM CONSEGUIR PINTAR UMA LINHA DE 3 NÚMEROS SEGUIDOS, NA VERTICAL OU HORIZONTAL.






HOJE TEREMOS ATIVIDADES DE PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E HISTÓRIA.

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 25 DE MAIO DE 2021.
NOME:_________________________ PROFESSORA______________.


ATIVIDADE PARA VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA

PRODUÇÃO DE TEXTO

EU COMEÇO, VOCÊ TERMINA...

COMPLETE O TEXTO ABAIXO USANDO SUA IMAGINAÇÃO E SUA CRIATIVIDADE. DÊ-LHE UM TÍTULO.

____________________________________________________
(TÍTULO)

    JOÃOZINHO FOI À SORVETERIA COMPRAR UM GOSTOSO SORVETÃO COM BASTANTE COBERTURA DE CHOCOLATE.
    MAS, QUANDO CHEGOU À SORVETERIA, PERCEBEU QUE TINHA ESQUECIDO O DINHEIRO EM CASA.
    ENTÃO,ELE____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



ACESSE  O LINK:  

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


             REVISÃO DO CONTEÚDO ESTUDADO ATÉ O MOMENTO. FAZER A LEITURA DAS PÁGINAS 98 E 99 E RESPONDER AOS EXERCÍCIOS.

PÁGINA 98.


PÁGINA 99.


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

INDICAÇÃO DE LEITURA: AS BONECAS DA VÓ MARIA







HOJE TEREMOS ATIVIDADES DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA.

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 24 DE MAIO DE 2021.
NOME:_________________________ PROFESSORA______________.


VAMOS RELEMBRAR SOBRE O CONTEÚDOS M O N?

PARA ISSO ASSITIR AO VIDEO ABAIXO E EM SEGUIDA ACESSAR O OUTRO LINK DOS JOGOS ONDE VOCÊ VAI APRENDER SE DIVERTINDO!!

https://youtu.be/kE-BZGWGtQI

https://www.jogosdaescola.com.br/completar-com-m-ou-n-i/ 


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


TESTANDO O CONHECIMENTO SOBRE A ESCRITA DO NÚMEROS

            ESCREVA OS NÚMEROS ABAIXO POR EXTENSO:

0=________________________________________________________
1=________________________________________________________
2=________________________________________________________
3=________________________________________________________
4=________________________________________________________
5=________________________________________________________
6=________________________________________________________
7=________________________________________________________
8=________________________________________________________
9=________________________________________________________
10=_______________________________________________________
11=_______________________________________________________
12=_______________________________________________________
13=_______________________________________________________
14=_______________________________________________________
15=_______________________________________________________
16=_______________________________________________________
17=_______________________________________________________
18=_______________________________________________________
19=_______________________________________________________
20=_______________________________________________________
30=_______________________________________________________
40=_______________________________________________________
50=_______________________________________________________



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Aula 8 dia 24/05/2021 – Atividade para todas as idades

PETECA

A AULA DE HOJE É SOBRE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INDÍGENAS.

 

VOCÊ JÁ BRINCOU DE PETECA?

A PALAVRA VEM DE PE’TEKA – EM TUPI, SIGNIFICA BATER.

     


FAÇA A SUA PETECA. MATERIAL: JORNAL E BARBANTE.

          


AMASSE O JORNAL E FAÇA UMA BOLA GRANDE.


 



CUBRA A BOLA COM UMA FOLHA DUPLA DE JORNAL.

                                      

AMARRE COM BARBANTE.

ESTÁ PRONTA A SUA PETECA.

  

TEMOS DUAS SUGESTÕES DE BRINCADEIRA PARA VOCÊS.

1.   TREINAR SOZINHO, COM TAPINHAS NA PETECA COM AS DUAS MÃOS, DIREITA E ESQUERDA, PARA TREINAR SUA COORDENAÇÃO MOTORA.

2.    EM UM ESPAÇO QUE NÃO TENHA NADA QUE QUEBRE EM CASA, PODE-SE JOGAR COM MAIS PESSOAS, EM RODA, VEJA ABAIXO A EXPLICAÇÃO.

NO COMEÇO DO JOGO, OS JOGADORES FICAM EM UM CÍRCULO – OU DE FRENTE UM PARA O OUTRO, SE FOREM APENAS DOIS.

UM JOGADOR SORTEADO INICIA IMPULSIONANDO A PETECA PARA O ALTO, NUMA MANOBRA SEMELHANTE AO SAQUE USADO NO VÔLEI. ELE SEGURA A PETECA COM UMA DAS MÃOS E COM A OUTRA DÁ UM TAPA, DE BAIXO PARA CIMA.

TODOS OS JOGADORES PRECISAM MANTER A PETECA NO AR DANDO-LHE TAPAS, PARA IMPEDI-LA DE CAIR NO CHÃO.

AGORA É SUA VEZ! FAÇA SUA PETECA E DIVIRTA-SE!

NÃO ESQUEÇA DE ENVIAR FOTO OU VÍDEO (MÁXIMO 20 SEGUNDOS) DE SUA ATIVIDADE.

BOA AULA!

 

PROFESSORES AMANDA, LEANDRO E MARCIA

 


Nenhum comentário: