EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 27 DE MAIO DE 2021
NOME:______________________ 3º ANO __
PROFESSORA: ________________________
PORTUGUÊS
- GÊNERO TEXTUAL: HISTÓRIA EM QUADRINHOS.
- MANDE FOTO DA ATIVIDADE REALIZADA PARA A PROFESSORA.
FIQUE SABENDO
A HISTÓRIA EM QUADRINHOS É UM GÊNERO EM QUE LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL COEXISTEM, COM LIGEIRA PREDOMINÂNCIA DA NÃO VERBAL. A HISTÓRIA NARRADA É DIVIDIDA EM CENAS QUE APRESENTAM UM CENÁRIO SIMPLES, PORÉM SIGNIFICATIVO, POIS POR MEIO DELE É POSSÍVEL ASSINALAR MUDANÇAS TEMPORAIS E ESPACIAIS. AS PERSONAGENS COMUNICAM-SE UMAS COM AS OUTRAS (E COM O LEITOR) UTILIZANDO EXPRESSÕES FACIAIS E CORPORAIS, INTERJEIÇÕES, FALAS E PENSAMENTOS INSERIDOS EM BALÕES.
- FIQUE ATENTO, POIS CADA BALÃO TEM UM SIGNIFICADO:
VOCÊ VAI LER UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.
Para aproveitar melhor a leitura, observe bem os balões de fala e as expressões das personagens.
RESPONDA
1 – VOCÊ JÁ LEU UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS? GOSTOU?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
2 – VOCÊ CONHECE AS PERSONAGENS DESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS? QUEM SÃO AS PERSONAGENS?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
3 – PARA QUEM A MAGALI E A MÔNICA ESCREVERAM UMA CARTA?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
4 – QUAL A EXPRESSÃO DO CASCÃO E DO CEBOLINHA NO TERCEIRO QUADRINHO?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
5 – QUAL O AUTOR DESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
MATEMÁTICA
FAÇA TAMBÉM A PÁGINA 97 DO LIVRO APRENDER SEMPRE
ATIVIDADE DE HISTÓRIA
(PARA ATIVIDADE DE HOJE VOCÊ CONTINUARÁ CONVERSANDO COM A SUA FAMÍLIA SOBRE A SUA HISTÓRIA, EM CASO DE DÚVIDA ENVIE UMA MENSAGEM PARA A SUA PROFESSORA)
1.PARA CONTINUAR CONHECENDO SOBRE A NOSSA HISTÓRIA E A DA NOSSA FAMÍLIA, ESCREVA QUAL A RECEITA MAIS GOSTOSA FEITA PELOS SEUS FAMILIARES?
R:________________________________________________________________________
2.COM AJUDA DA SUA FAMÍLIA, ESCREVA A RECEITA:
A. INGREDIENTES: ________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
B. PREPARO: _______________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
3.QUAL A ORIGEM DESSA RECEITA? FORAM SEUS AVÓS QUE ENSINARAM? COM QUEM ELES APRENDERAM? DE ONDE ELES SÃO?
R:________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
4. ASSIM COMO O ARROZ MARIA IZABEL, AS OUTRAS RECEITAS TAMBÉM TEM UMA ORIGEM. FAÇA UMA BREVE PESQUISA SOBRE A RECEITA QUE VOCÊ ESCREVEU ACIMA E ESCREVA O QUE DESCOBRIU AQUI.
R:________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
Aula 41
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 26 DE MAIO DE 2021
NOME:______________________ 3º ANO __
PROFESSORA: ________________________
PORTUGUÊS
- MANDE A FOTO DA ATIVIDADE REALIZADA PARA A PROFESSORA.
- FAÇA AS TROCAS NECESSÁRIAS DAS FIGURAS PELAS PALAVRAS.
- FIQUE ATENTO AS DICAS PARA DECIFRAR A CARTA!
MATEMÁTICA
1 - DECOMPONHA OS NÚMEROS COMO NO EXEMPLO:
A - 261: 2 CENTENAS, 6 DEZENAS E 1 UNIDADE
B - 257: _______________________________________________________
C - 587: _______________________________________________________
D - 987: _______________________________________________________
E - 125: _______________________________________________________
F - 154: _______________________________________________________
G - 121: _______________________________________________________
2 - COMPONHA OS NÚMEROS ABAIXO. SIGA O EXEMPLO.
A - 2 CENTENAS, 4 DEZENAS E 9 UNIDADES = 249
B - 4 CENTENAS, 5 DEZENAS E 3 UNIDADES = _________________
C - 1 CENTENA, 5 DEZENAS E 7 UNIDADES = _________________
D - 9 CENTENAS, 2 DEZENAS E 1 UNIDADE = _________________
E - 3 CENTENAS, 5 DEZENAS E 8 UNIDADES = _________________
F - 1 CENTENA, 0 DEZENAS E 4 UNIDADES = _________________
G - 5 CENTENAS, 2 DEZENAS E 0 UNIDADES = _________________
Aula 40
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 25 DE MAIO DE 2021
NOME:______________________ 3º ANO __
PROFESSORA: ________________________
PORTUGUÊS
- PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE VOCÊ IRÁ UTILIZAR O LIVRO “APRENDER SEMPRE”.
- MANDE A FOTO DA ATIVIDADE REALIZADA PARA A PROFESSORA.
- RESPONDA AS QUESTÕES NO LIVRO.
AULA 7 – O MISTÉRIO DAS CARTAS.
O QUE VAMOS APRENDER?
VOCÊ JÁ RECEBEU UMA CARTA MISTERIOSA, SEM O NOME DO REMETENTE? NESTA AULA, VAMOS DESCOBRIR QUEM SÃO OS AUTORES DESSAS MISTERIOSAS MENSAGENS.
AULA 8 – LENDO NOTÍCIAS PARA SE INFORMAR
O QUE VAMOS APRENDER?
NESTA AULA VAMOS LER A NOTÍCIA SOBRE A INICIATIVA DAS CRIANÇAS DE UMA ESCOLA DE RIBEIRÃO PRETO DURANTE A PANDEMIA.
PÁGINAS: 11, 12, 13
MATEMÁTICA
PÁGINAS 95 E 96 DO LIVRO APRENDER SEMPRE
CIÊNCIAS
A FORMAÇÃO DO SOLO
O solo, onde plantamos nosso alimento e onde vivem muitos seres vivos, é composto de fragmentos de rocha (parte mineral), de restos de organismos, de ar e de água. O ar e a água geralmente ocupam os espaços entre os grãos (ou poros) que formam o solo.
A parte mineral é resultante da transformação das rochas, que ocorre no processo de formação do solo. Esse processo leva milhares de anos para acontecer. Os solos podem se originar de diferentes tipos de rochas e por isso existe uma grande variedade deles.
ETAPAS DA FORMAÇÃO DO SOLO
1-Os componentes da rocha estão bem unidos formando um grande bloco.
2-A movimentação da água e a variação de temperatura, provoca rachaduras na rocha. As rachaduras vão aumentando de tamanho e pedaços se soltam. Alguns organismos se instalam no solo em formação e também contribuem para a transformação da rocha.
3-Folhas, restos de plantas e de animais (fezes, pele e ossos) misturam-se à superfície do solo, enriquecendo-o com nutrientes. O solo com mais nutrientes favorece o desenvolvimento de novas plantas.
4-O processo de formação do solo é contínuo. Com o tempo, o solo vai ganhando mais camadas, das mais superficiais, que sofreram mais transformações, às mais profundas, pouco modificadas.
LEIA OTEXTO E RESPONDA AS PERGUNTAS:
1-Do que o solo é formado:
R:_____________________________________________________________
2- A parte mineral do solo é resultante da:
R:_____________________________________________________________
3-Marque V para as alternativas verdadeira e F para as falsas.
( ) Os solos podem se originar de diferentes tipos de rochas.
( )O solo é formado apenas por minerais.
( ) O solo fraco de nutrientes favorece o desenvolvimento de novas plantas.
( ) O processo de formação do solo é contínuo.
4-O que provoca as rachaduras nas rochas?
R:_____________________________________________________________
5- O solo que favorece o desenvolvimento de novas plantas é rico em:
( )ferrugem ( )petróleo ( )nutrientes
6-Faça uma ilustração com vegetação de um solo que seja rico em nutrientes.
|
Aula 39
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 24 DE MAIO DE 2021
NOME:______________________ 3º ANO __
PROFESSORA: ________________________
PORTUGUÊS
ATIVIDADE AVALIATIVA
- COM BASE NAS AULAS DESENVOLVIDAS DURANTE O TRIMESTRE REESCREVA A PARLENDA UM, DOIS FEIJÃO COM ARROZ.
- VOCÊ PODE CONSULTAR O CADERNO PARA RELEMBRAR, PORÉM TENTE REESCREVER SOZINHO SEM COPIAR DO CADERNO.
- UTILIZE CANETA AZUL PARA REALIZAR A ATIVIDADE.
- NO FINAL FAÇA UMA LINDA ILUSTRAÇÃO.
- BOA ATIVIDADE!
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
MATEMÁTICA
PÁGINA 94 DO LIVRO APRENDER SEMPRE
Aula 8 dia 24/05/2021 – Atividade para todas as idades
PETECA
A AULA DE HOJE É SOBRE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INDÍGENAS. VOCÊ JÁ BRINCOU DE PETECA? A PALAVRA VEM DE PE’TEKA – EM TUPI, SIGNIFICA BATER. |
|
FAÇA A SUA PETECA. MATERIAL: JORNAL E BARBANTE.
| AMASSE O JORNAL E FAÇA UMA BOLA GRANDE. |
CUBRA A BOLA COM UMA FOLHA DUPLA DE JORNAL. | |
AMARRE COM BARBANTE. ESTÁ PRONTA A SUA PETECA. |
TEMOS DUAS SUGESTÕES DE BRINCADEIRA PARA VOCÊS.
1. TREINAR SOZINHO, COM TAPINHAS NA PETECA COM AS DUAS MÃOS, DIREITA E ESQUERDA, PARA TREINAR SUA COORDENAÇÃO MOTORA.
2. EM UM ESPAÇO QUE NÃO TENHA NADA QUE QUEBRE EM CASA, PODE-SE JOGAR COM MAIS PESSOAS, EM RODA, VEJA ABAIXO A EXPLICAÇÃO.
NO COMEÇO DO JOGO, OS JOGADORES FICAM EM UM CÍRCULO – OU DE FRENTE UM PARA O OUTRO, SE FOREM APENAS DOIS.
UM JOGADOR SORTEADO INICIA IMPULSIONANDO A PETECA PARA O ALTO, NUMA MANOBRA SEMELHANTE AO SAQUE USADO NO VÔLEI. ELE SEGURA A PETECA COM UMA DAS MÃOS E COM A OUTRA DÁ UM TAPA, DE BAIXO PARA CIMA.
TODOS OS JOGADORES PRECISAM MANTER A PETECA NO AR DANDO-LHE TAPAS, PARA IMPEDI-LA DE CAIR NO CHÃO.
AGORA É SUA VEZ! FAÇA SUA PETECA E DIVIRTA-SE!
NÃO ESQUEÇA DE ENVIAR FOTO OU VÍDEO (MÁXIMO 20 SEGUNDOS) DE SUA ATIVIDADE.
BOA AULA!
PROFESSORES AMANDA, LEANDRO E MARCIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário