quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

5º ANO - LIÇÕES DE 19/04 A 24/04

 


Hoje nossas atividade serão de Matemática, Português e Ciências.

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

SBC, 19 DE ABRIL DE 2021

Nome:___________________________________

Professora:_______________________________

 


Para realizar a atividade de Português , você deverá:

1- Ler o texto com muita atenção.
2- Copiar as perguntas e comandas no caderno. 📑
3- Responder as questões.📝✏

  1. Leia o texto a seguir: 

Vocês já devem ter reparado que existem vários tipos de textos que circulam no meio em que vivemos!

Essa diferença existente entre cada um deles chamamos de características, porque cada texto tem seu jeito próprio de ser escrito e cada um serve uma função diferente:

Eles podem servir para nos comunicar, nos informar de algo, nos divertir, para aprender, estudar, para se emocionar…homenagear ou conhecer a história de vida de uma pessoa importante para nós!

Responda:

Você gosta de produzir (escrever textos)? Quais tipos de textos você conhece e já estudou?  

R:

 

 

 

Você considera ser importante saber escrever corretamente, por quê?

 R:

 

 

Quais tipos de texto (gêneros textuais) você já leu e qual mais gostou? (Se desejar poderá especificar o nome do livro)

R:

 

 



Para realizar a atividade de Matemática, você deverá:

1- Ler as situações problemas com muita atenção.
2- Copiar as questões no caderno. 📑
3- Responder as questões.📝✏

⏰⏲ Medida de tempo ⌚⌛
1)


2)






3)  Utilize a linha do tempo acima para calcular e responder as situações-problema abaixo:

Pedro costuma passear com seus primos na Praça do seu bairro. Aos sábados ele costuma brincar por um período de 4 horas e no domingo apenas 2 horas.

a. Calcule o tempo que Pedro pode ficar na Praça no fim de semana.



R:____________________________________________________________________________________

 

b.  Para Pedro completar 8 horas brincando na praça, quanto tempo a mais ele teria que lá permanecer?



R:______________________________________________________________________________________________

 

Para realizar a atividade de Ciências , você deverá:


1- Ler o texto com muita atenção.
3- Responder a questão 1 

Os astros do Sistema Solar🌝🌑🌞


Os astros, as estrelas e o Sistema Solar são temas que sempre despertam a curiosidade das crianças. Olhar o céu estrelado, reconhecer a posição dos planetas, entender o movimento da Terra, tudo isso faz com que a imaginação dos pequenos se desenvolva.

E por mais distante que este conteúdo pareça, simulações e maquetes podem aproximar estes assuntos das crianças e tornar o entendimento mais fácil. 

 

Fonte: http://sagradoctba.redesagradosul.com.br/unidade/noticias/viagem-pelos-movimentos-da-terra-educandos-aprendem-rotacao-e-translacao-por-meio-de-maquetes-ludicas


Educandos aprendem Rotação e Translação por meio de maquetes lúdicas: Viagem pelos movimentos da Terra.


Clique no link abaixo para assistir ao vídeo para relembrar a "Rotação da Terra" e "O Dia e a Noite"

🎥Rotação e Translação da Terra - Os Movimentos do Planeta Terra 🎥


1) Agora, com base nos seus conhecimentos adquiridos até aqui, faça um desenho explicando o que é Rotação.




Atividade complementar.

Ciências: 🎥Rotação e Translação da Terra - Os Movimentos do Planeta Terra 





Hoje nossas atividades serão de Português,  Matemática e História.

EMEB Senador Teotônio Vilela

SBC, 20 de Abril de 2021

Nome:_________________________________

Professora:_____________________________


Para realizar a atividade de Português , você deverá:

1- Ler o texto com muita atenção.
2- Copiar as perguntas e comandas no caderno. 📑
3- Responder as questões.📝✏


1. "Compreendendo um texto biográfico"

Na escrita de uma biografia: (bio = vida & grafia = escrita)  os acontecimentos devem estar ordenados em sequência temporal, ou seja, do mais antigo para o mais recente; As informações deverão ser coletadas previamente e o escritor deve considerar  escrever fatos relevantes para o leitor.

a.  O que seria uma sequência temporal? 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


b. Na sua opinião, o escritor conseguiria escrever sobre a vida de uma pessoa sem pesquisar sobre ela e os acontecimentos que se passaram em sua vida? Por quê?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2. ASSINALE Quais seriam as "fontes" que você considera ser mais importante e segura para que o escritor pudesse encontrar informações para a escrita de uma biografia:

(  )  Depoimentos de familiares, amigos, professores

(  ) Revistas e Jornais

(  )  Documentos e Registros em Cartórios, bibliotecas.


3. Como você explicaria o significado da palavra relevante, qual palavra poderia ter sido usada para dar o mesmo sentido?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Para realizar a atividade de Matemática, você deverá:

1- Ler o texto com muita atenção.
2- Copiar as perguntas e comandas no caderno. 📑
3- Responder as questão.📝✏

1)









Para realizar a atividade de Geografia e História, você deverá:

2- Ler o texto com muita atenção.
3- Copiar as perguntas e comandas no caderno. 📑
4- Responder as questões.📝✏

Que história é essa?📕📖

    História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento dos seres humanos no tempo. A História analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, cultura ou civilização. 

    Entender o passado também é importante para a compreensão do presente. O estudo da História foi dividido em dois períodos: a Pré-História (antes do surgimento da escrita) e a História (após o surgimento da escrita, por volta de 4.000a.C).

   Para analisar a Pré-História, os historiadores e arqueólogos analisam fontes materiais (ossos, ferramentas, vasos de cerâmica, objetos de pedra e fósseis) e artísticas (arte rupestre, esculturas, adornos).

   O estudo da História conta com um conjunto maior de fontes para serem analisadas: livros, roupas, imagens, objetos materiais, registros orais, documentos, moedas, jornais, gravações, etc.

Fonte: https://qhistoriaessa.blogspot.com/2012/02/historia-estudo-seres-humanos-tempo.geografia/História

   "A História procura especificamente ver as transformações pelas quais passaram as sociedades humanas. 

    As transformações são a essência da História; quem olhar para trás, na História de sua própria vida, compreenderá isso facilmente. 

    Nós mudamos constantemente; isso é válido para o indivíduo e é válido para a sociedade. 

    Nada permanece igual e é através do tempo que se percebe as mudanças".

Atividades


1)Observe os dois mapas abaixo, leia sua legenda e o texto informativo a seguir:




    Acima, a versão digitalizada do Mapa Etno-Histórico. Abaixo, a versão original (Foto: Divulgação, Iphan).
    Um dos mais importantes documentos etnográficos produzidos no país está agora disponível em versão digital no portal do Iphan. Trata-se do Mapa Etno-Histórico do Brasil e Regiões Adjacentes, que cataloga mais de 900 referências sobre etnias e línguas indígenas. Coletadas entre os séculos XVI e XX, as informações existem graças à pesquisa de um alemão batizado como Curt Nimuendajú pelos guaranis, que elaborou três versões originais do mapa de forma artesanal. 

    Ao clicar no link abaixo, você verá o interessante processo de reedição do Mapa Etno-histórico do Brasil e Regiões Adjacentes de Curt Nimuendaju:


1) Agora, escreva as informações, imagens que considerou mais interessantes!
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividade complementar:





Hoje nossas atividades será de Português.

E.M.E.B. Senador Teotônio Vilela,
S.B.C. 22 de Abril de 2021
Nome:_____________________________________
Prof:______________________________________



Para realizar a atividade de Português, você deverá:

1- Ler a comanda.
2- Produzir o texto. 📑
3- Reler o que escreveu.📝✏

Produção de texto

Agora que você refletiu, estudou, pesquisou e conheceu um pouco mais sobre Biografia, já está preparado (a) para escrever em seu caderno a história da vida de uma pessoa, um ente querido que você admira muito para depois socializar com a turma. 
Você terá a oportunidade de conhecer a história de seus ancestrais e com certeza se emocionar e se divertir com ela.
    Não se esqueça de contar a história do tempo passado (nascimento) até episódios recentes e pensar em qual mensagem e impressão de vida da pessoa você quer passar (transmitir) a quem ler!!
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividade Complementar 
Português :Leia o texto a seguir, você reconhece esse gênero ? 

Curt Nimuendajú e o Mapa Etno-histórico 

    Kurt Unckel (1883-1945) nasceu na cidade alemã de Jena e se tornou etnólogo a partir da experiência de contato e de pesquisa com povos indígenas no Brasil. Foi batizado pelos guaranis como Nimuendajú (“o que fez seu assento”, “o que se estabeleceu”, conforme tradução livre do linguista Aryon Rodrigues). Foi um dos principais pesquisadores da diversidade social e cultural da Amazônia e, além de uma vasta obra intelectual, também produziu três versões do mapa etno-histórico. Estas versões foram feitas sob encomenda, sendo a primeira para o Smithsonian Institute, de Washington (EUA), a segunda para o Museu Emílio Goeldi, de Belém (PA), e a terceira para o Museu Nacional da UFRJ. 
Fonte: http://portal.iphan.gov.br/indl/noticias/detalhes/4350/mapa-etnografico-reune-linguas-indigenas-do-brasil

Leia o texto e responda as questões:

A) Retire do texto duas informações biográficas de Curt.
R:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

B) Como os indígenas o batizaram?
R:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

C) Quantas versões do mapa ele produziu?
R:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Aula 4 dia 22/04/2021 – Ciclo I e Ciclo II

EQUILÍBRIO

O EQUILÍBRIO É UMA DAS ETAPAS MAIS IMPORTANTES DO DESENVOLVIMENTO CORPORAL. PERMITE QUE A PESSOA FIQUE DE PÉ, CAMINHE OU REALIZE QUALQUER ATIVIDADE SIMPLES DO DIA A DIA.

O EQUILÍBRIO É A BASE PARA A REALIZAÇÃO CORRETA DE QUALQUER MOVIMENTO.

QUE TAL ALGUNS DESAFIOS DE EQUILÍBRIO?

1- PRATICAR A POSIÇÃO DE EQUILÍBRIO CONHECIDA COMO “AVIÃOZINHO”. PERMANECER NA POSIÇÃO POR 5 SEGUNDOS.

2- ANDAR SOBRE A LINHA. TRAÇAR UM CAMINHO NO CHÃO, PODE SER BARBANTE OU A PRÓPRIA LINHA DO PISO.

3- EQUILIBRAR EM UM PÉ SÓ: LEVANTE UM PÉ DO CHÃO E CONTE ATÉ DEZ. REPITA PARA A OUTRA PERNA.

4- SALTAR COM UM PÉ SÓ COMO SE ESTIVESSE JOGANDO AMARELINHA. SALTE CINCO VEZES COM A PERNA DIREITA E DEPOIS COM A PERNA ESQUERDA.

 AGORA É SUA VEZ!

CHAME ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA PARA PRATICAR O EQUILÍBRIO JUNTO COM VOCÊ.

NÃO ESQUEÇA DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO (MÁXIMO 20 SEGUNDOS) DE SUA ATIVIDADE.

BOA AULA!

PROFESSORES AMANDA, LEANDRO E MARCIA

 

 







Hoje nossas atividades serão de Português e Matemática

E.M.E.B. Senador Teotônio Vilela,
S.B.C. 24 de Abril de 2021
Nome:_____________________________________
Prof:______________________________________
 


Abaixo você lerá um poema de Carolina intitulado "Humanidade".

 HUMANIDADE

Depôis de conhecer a humanidade
suas perversidades
suas ambições
Eu fui envelhecendo
E perdendo
as ilusões
o que predomina é a
maldade
porque a bondade:
Ninguem prática
Humanidade ambiciosa
E gananciosa
Que quer ficar rica!
Quando eu morrer…
Não quero renascer
é horrivel, suportar a humanidade
Que tem aparência nobre
Que encobre
As pesimas qualidades
Notei que o ente humano
É perverso, é tirano
Egoista interesseiros
Mas trata com cortêzia
Mas tudo é ipocresia
São rudes, e trapaçêiros
Carolina Maria de Jesus, Meu estranho diário

Agora Responda:


1. Quais sentimentos você descreveria que Carolina sentiu ao escrever esse poema?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Você reparou que a grafia (escrita) das palavras do poema estão grafadas diferente? 
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Assinale as alternativas que você considera serem corretas:

(  )  Essa escrita diferente de várias palavras foi devido a um defeito nas teclas do computador

(  ) Porque esse poema foi escrito há muito tempo atrás, entre as décadas de 50 e 60.

(  )  Antigamente cada pessoa podia escrever do seu próprio jeito

(  ) Recentemente, há dois anos tivemos uma reforma na nossa Ortografia, que quer dizer: ORTO -  CORRETA        e       GRAFIA   ESCRITA


4. Escolha cinco palavras do poema e reescreva-as nas linhas abaixo na forma que você considerar que fiquem corretas:
 ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


5. Agora, consulte a escrita correta dessas cinco palavras no dicionário, pode ser on-line ou em papel
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Para realizar a atividade de Matemática, você deverá:

1- Acessar ao jogo: Mestre da tabuada
   Guie a corujinha pela floresta dos números e se torne um Mestre da Tabuada. O caminho está repleto de inimigos e vários números podem te confundir.  Voe alto, seja ágil e mostre que você já aprendeu a tabuada! Acesse o jogo clicando no link abaixo:


Atividade complementar:






Nenhum comentário: