EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SBC, 19 DE ABRIL DE 2021
Nome:___________________________________
Professora:_______________________________
- Leia o texto a seguir:
Vocês já devem ter reparado que existem vários tipos de textos que circulam no meio em que vivemos!
Essa diferença existente entre cada um deles chamamos de características, porque cada texto tem seu jeito próprio de ser escrito e cada um serve uma função diferente:
Eles podem servir para nos comunicar, nos informar de algo, nos divertir, para aprender, estudar, para se emocionar…homenagear ou conhecer a história de vida de uma pessoa importante para nós!
Responda:
Você gosta de produzir (escrever textos)? Quais tipos de textos você conhece e já estudou?
R:
Você considera ser importante saber escrever corretamente, por quê?
R:
Quais tipos de texto (gêneros textuais) você já leu e qual mais gostou? (Se desejar poderá especificar o nome do livro)
R:
3) Utilize a linha do tempo acima para calcular e responder as situações-problema abaixo:
Pedro costuma passear com seus primos na Praça do seu bairro. Aos sábados ele costuma brincar por um período de 4 horas e no domingo apenas 2 horas.
a. Calcule o tempo que Pedro pode ficar na Praça no fim de semana.
R:____________________________________________________________________________________
b. Para Pedro completar 8 horas brincando na praça, quanto tempo a mais ele teria que lá permanecer?
R:______________________________________________________________________________________________
Para realizar a atividade de Ciências , você deverá:
Os astros do Sistema Solar🌝🌑🌞
Os astros, as estrelas e o Sistema Solar são temas que sempre despertam a curiosidade das crianças. Olhar o céu estrelado, reconhecer a posição dos planetas, entender o movimento da Terra, tudo isso faz com que a imaginação dos pequenos se desenvolva.
E por mais distante que este conteúdo pareça, simulações e maquetes podem aproximar estes assuntos das crianças e tornar o entendimento mais fácil.
Educandos aprendem Rotação e Translação por meio de maquetes lúdicas: Viagem pelos movimentos da Terra.
Clique no link abaixo para assistir ao vídeo para relembrar a "Rotação da Terra" e "O Dia e a Noite"
🎥Rotação e Translação da Terra - Os Movimentos do Planeta Terra 🎥
1) Agora, com base nos seus conhecimentos adquiridos até aqui, faça um desenho explicando o que é Rotação.
Atividade complementar.
Ciências: 🎥Rotação e Translação da Terra - Os Movimentos do Planeta Terra
EMEB Senador Teotônio Vilela
SBC, 20 de Abril de 2021
Nome:_________________________________
Professora:_____________________________
Na escrita de uma biografia: (bio = vida & grafia = escrita) os acontecimentos devem estar ordenados em sequência temporal, ou seja, do mais antigo para o mais recente; As informações deverão ser coletadas previamente e o escritor deve considerar escrever fatos relevantes para o leitor.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b. Na sua opinião, o escritor conseguiria escrever sobre a vida de uma pessoa sem pesquisar sobre ela e os acontecimentos que se passaram em sua vida? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. ASSINALE Quais seriam as "fontes" que você considera ser mais importante e segura para que o escritor pudesse encontrar informações para a escrita de uma biografia:
( ) Depoimentos de familiares, amigos, professores
( ) Revistas e Jornais
( ) Documentos e Registros em Cartórios, bibliotecas.
3. Como você explicaria o significado da palavra relevante, qual palavra poderia ter sido usada para dar o mesmo sentido?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Que história é essa?📕📖
História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento dos seres humanos no tempo. A História analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, cultura ou civilização.
Entender o passado também é importante para a compreensão do presente. O estudo da História foi dividido em dois períodos: a Pré-História (antes do surgimento da escrita) e a História (após o surgimento da escrita, por volta de 4.000a.C).
Para analisar a Pré-História, os historiadores e arqueólogos analisam fontes materiais (ossos, ferramentas, vasos de cerâmica, objetos de pedra e fósseis) e artísticas (arte rupestre, esculturas, adornos).
O estudo da História conta com um conjunto maior de fontes para serem analisadas: livros, roupas, imagens, objetos materiais, registros orais, documentos, moedas, jornais, gravações, etc.
Fonte: https://qhistoriaessa.blogspot.com/2012/02/historia-estudo-seres-humanos-tempo.geografia/História
"A História procura especificamente ver as transformações pelas quais passaram as sociedades humanas.
As transformações são a essência da História; quem olhar para trás, na História de sua própria vida, compreenderá isso facilmente.
Nós mudamos constantemente; isso é válido para o indivíduo e é válido para a sociedade.
Nada permanece igual e é através do tempo que se percebe as mudanças".
Atividades
1)Observe os dois mapas abaixo, leia sua legenda e o texto informativo a seguir:
Aula 4 dia 22/04/2021 – Ciclo I e Ciclo II
EQUILÍBRIO
O EQUILÍBRIO É UMA DAS ETAPAS MAIS IMPORTANTES DO DESENVOLVIMENTO CORPORAL. PERMITE QUE A PESSOA FIQUE DE PÉ, CAMINHE OU REALIZE QUALQUER ATIVIDADE SIMPLES DO DIA A DIA.
O EQUILÍBRIO É A BASE PARA A REALIZAÇÃO CORRETA DE QUALQUER MOVIMENTO.
QUE TAL ALGUNS DESAFIOS DE EQUILÍBRIO?
1- PRATICAR A POSIÇÃO DE EQUILÍBRIO CONHECIDA COMO “AVIÃOZINHO”. PERMANECER NA POSIÇÃO POR 5 SEGUNDOS. | |
2- ANDAR SOBRE A LINHA. TRAÇAR UM CAMINHO NO CHÃO, PODE SER BARBANTE OU A PRÓPRIA LINHA DO PISO. | |
3- EQUILIBRAR EM UM PÉ SÓ: LEVANTE UM PÉ DO CHÃO E CONTE ATÉ DEZ. REPITA PARA A OUTRA PERNA. | |
4- SALTAR COM UM PÉ SÓ COMO SE ESTIVESSE JOGANDO AMARELINHA. SALTE CINCO VEZES COM A PERNA DIREITA E DEPOIS COM A PERNA ESQUERDA. |
CHAME ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA PARA PRATICAR O EQUILÍBRIO JUNTO COM VOCÊ.
NÃO ESQUEÇA DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO (MÁXIMO 20 SEGUNDOS) DE SUA ATIVIDADE.
BOA AULA!
PROFESSORES AMANDA, LEANDRO E MARCIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário