quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

4º ANO - LIÇÕES DE 17/05 A 21/05

 21/05/2021












 





HOJE TEREMOS ATIVIDADES DE PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS.

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 20 DE MAIO DE 2021.
NOME:_________________________ PROFESSORA______________.


RELEMBRANDO SUBSTANTIVO COMUM E PRÓPRIO

1) LEIA ABAIXO O POEMA “AS MENINAS” DA ESCRITORA CECÍLIA MEIRELES E DEPOIS RESPONDA O QUE SE PEDE:

As Meninas

A) RETIRE DO POEMA TRÊS SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS:

_______________________________________________________

B) QUAL GÊNERO PERTENCE OS SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS QUE VOCÊ ESCREVEU NO EXERCÍCIO ANTERIOR?

________________________________________________________

C) RETIRE DO POEMA TRÊS SUBSTANTIVOS COMUNS.

________________________________________________________

D) DE ACORDO COM O POEMA QUEM ERA A MENINA MAIS BELA?

_________________________________________________________

E) DE ACORDO COM O POEMA QUEM ERA A MENINA MAIS SÁBIA?

________________________________________________________

E) QUAL GÊNERO PERTENCE O TÍTULO DO TEXTO?

________________________________________________________


2) CLASSIFIQUE OS SUBSTANTIVOS EM PRÓPRIO OU COMUM E RELACIONE AS COLUNAS:

( 1 ) SUBSTANTIVO PRÓPRIO

( 2 ) SUBSTANTIVO COMUM

(     ) ROSA                                         

(     ) PRISCILA

(     ) CHOCOLATE    

(     ) SOFÁ

(     ) CANETA

(     ) KAREN

(     ) PRÍNCIPE

(     ) MARIA

(     ) BRASIL

(     ) ALIANÇA

(     ) PROFESSORA

(     ) EDIVÂNIA 


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



ATIVIDADE A SER REALIZADA NO LIVRO CURRÍCULO EM AÇÃO – EMAI 4º ANO NA PÁGINA 26 – EXERCÍCIO 1 – PARA TESTAR OS SEU CONHECIMENTOS SOBRE O TEMPO.


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


LOCALIZAÇÃO ESPACIAL



 

VÍDEO: AS DIREÇÕES CARDEAIS E OS INSTRUMENTOS DE LOCALIZAÇÃO

https://www.youtube.com/watch?v=AyNXk8OG-7g


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

            PONTUE AS FRASES ABAIXO UTILIZANDO PONTO FINAL( . ), PONTO DE EXCLAMAÇÃO ( ! ), PONTO DE INTERROGAÇÃO ( ? ) E VÍRGULA ( , ) QUANDO NECESSÁRIO.






HOJE NOSSAS ATIVIDADES SÃO DE GEOGRAFIA, MATEMÁTICA E PORTUGUÊS.

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 19 DE MAIO DE 2021.
NOME:_________________________ PROFESSORA______________.


NA NOSSA AULA DE HOJE, VAMOS CONHECER MAIS UMA REGIÃO DO NOSSO PAÍS. 

REGIÃO CENTRO-OESTE


ASPECTOS FÍSICOS

CLIMA: O CLIMA  PREDOMINANTE É O TROPICAL. AO NORTE DA REGIÃO ONDE HÁ A FLORESTA AMAZÔNICA O CLIMA É EQUATORIAL, QUENTE E ÚMIDO.

A VEGETAÇÃO: CARACTERÍSTICA DA REGIÃO É O CERRADO, FLORESTA AMAZÔNICA, FLORESTA TROPICAL, COMPLEXO DO PANTANALE CAMPOS.

RELEVO: NO RELEVO TEMOS OS PLANALTOS, AS DEPRESSÕES E AS PLANÍCIES. A PRINCIPAL PLANÍCIE É A DO PANTANAL MATO-GROSSENSE.

OS PRINCIPAIS RIOS: XINGU, TOCANTINS, ARAGUAIA, PARAGUAI E PARANÁ.


ASPECTOS ECONÔMICOS

A  ATIVIDADE INDUSTRIAL É POUCO DESENVOLVIDA. AS INDÚSTRIAS DESTINAM-SE PRINCIPALMENTE AO BENEFICIAMENTO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS, ALIMENTÍCIOS, MINERAIS E MADEIRAS.

O SISTEMA DE TRANSPORTES NÃO ESTÁ BEM DESENVOLVIDO E CHEGA A PREJUDICAR O COMÉRCIO REGIONAL. O TRANSPORTE RODOVIÁRIO É O TIPO PREDOMINANTE NA REGIÃO.

COMÉRCIO: A REGIÃO VENDE ARROZ, FERRO, MANGANÊS, CRISTAIS DE ROCHA, BORRACHA, CARNES E DERIVADOS DE ERVA-MATE. COMPRA VEÍCULOS, COMBUSTÍVEIS, TRIGO, AÇUCAR E MÁQUINAS.

ATIVIDADES

COMPLETE AS FRASES DE ACORDO COM AS PALAVRAS FORMADAS ABAIXO:

A PECUÁRIA PRINCIPAL NA REGIÃO CENTRO-OESTE É A CRIAÇÃO DE GADO_______________________. A CAÇA DESCONTROLADA DIZIMOU A POPULAÇÃO DE _________________ E ________________ NO PANTANAL.

·         DESTACAMOS NA REGIÃO A ___________________________ DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS: O COMÉRCIO DE GADO E A COMPRA DE___________________E  MÁQUINAS AGRÍCOLAS.

RESPONDA AS PERGUNTAS:

QUAIS SÃO OS ESTADOS QUE FORMAM A REGIÃO CENTRO-OESTE?
____________________________________________________________________________________________________________________

QUAIS OS PRINCIPAIS RIOS DA REGIÃO?
__________________________________________________________

DESCREVA COMO É O TURISMO DA REGIÃO:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


TREINANDO A MULTIPLICAÇÃO


COM O USO DA TABUADA ACIMA RESOVA OS EXERCÍCIOS ABAIXO:

1. REPRESENTE AS MULTIPLICAÇÕES EM FORMA DE ADIÇÃO E ANOTE OS RESULTADOS..

2.OBSERVE AS ADIÇÕES. TRANSFORME-AS EM OPERAÇÕES DE MULTIPLICAÇÃO E ANOTE OS RESULTADOS.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


MIX ORTOGRÁFICO – VAMOS APRENDER! 
          
VAMOS EXERCITAR SUA MEMÓRIA E GARANTIR A APRENDIZAGEM?

1) COPIE OU RECORTE DE JORNAL OU REVISTA UMA PALAVRA PARA CADA DÍGRAFO.

LH ___________________       QU ___________________

NH ___________________       GU ___________________

RR ___________________       SC ___________________

SS ___________________       CH ___________________


2) COMPLETE COM M OU N.

BA_____DEIRA             VIAGEM_____              TA_____PA
LA_____TERNA             VO____TADE               SA_____BA
BO_____BOM               U____BIGO                 CA_____PO
FA_____TASIA             LA____PIÃO                PLA_____TA
E_____BRULHO            JA____TAR                  GE_____TE

3) COMPLETE COM GE/JE OU GI/JI.

MA_____STADE                            ______LÓ
______NTE                                   _____ITO
CAN_____CA                                 _____LEIA
TI______LA                            BERIN_____LA

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

VÍDEO: APRENDENDO A MULTIPLICAR – MULTIPLICAÇÃO









HOJE TEREMOS AULA DE PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E HISTÓRIA.

 

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 18 DE MAIO DE 2021.

NOME:_________________________ PROFESSORA______________.



CONTINUAÇÃO DA AULA ANTERIOR SOBRE SINGULAR E PLURAL



REESCREVA AS FRASES, PASSANDO PARA O PLURAL SOMENTE AS PALAVRAS EM DESTAQUE:

a. O MENINO ENTREGOU OS PACOTES PARA A MULHER.
________________________________________________________
b. A MOÇA PERDEU SEU COLAR.
________________________________________________________
c. MINHA MÃE ESQUECEU DE COLOCAR ALGO NO PUDIM.
________________________________________________________
d. COLOQUEI O CARTAZ NA PAREDE.
________________________________________________________
e. A CRIANÇA ESTAVA OBSERVANDO O ROUXINOL.
________________________________________________________



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


            LEIA TODO O CONTEÚDO A SEGUIR COM MUITA ATENÇÃO.

QUAL O VALOR DE UM ALGARISMO?

    PARA REPRESENTAR O VALOR DE UM ALGARISMO, DEVEMOS UTILIZAR OS ALGARISMOS 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. A POSIÇÃO EM QUE ESSES ALGARISMOS ENCONTRAM-SE NO NÚMERO PODE TRAZER-NOS MUITAS INFORMAÇÕES A SEU RESPEITO. PODEMOS ANALISAR O SEU VALOR ABSOLUTO E/OU VALOR RELATIVO.

    VALOR ABSOLUTO DE UM ALGARISMO NÃO ESTÁ ASSOCIADO À POSIÇÃO EM QUE ELE SE ENCONTRA NO NÚMERO, ISTO É, NÃO DEPENDE DA POSIÇÃO QUE ELE OCUPA, POIS REPRESENTA SUA PRÓPRIA QUANTIDADE. VEJA OS EXEMPLOS:

EXEMPLO 1 – NO NÚMERO 1563, O ALGARISMO 5 POSSUI VALOR ABSOLUTO 5, ASSIM COMO O ALGARISMO 6 POSSUI VALOR ABSOLUTO 6.

EXEMPLO 2 – NO NÚMERO 84, O ALGARISMO 8 POSSUI VALOR ABSOLUTO 8 E O ALGARISMO 4 POSSUI VALOR ABSOLUTO 4.
    OBSERVE QUE ANALISAR O VALOR ABSOLUTO DE UM ALGARISMO É EQUIVALENTE A OLHAR DE MANEIRA ISOLADA PARA ELE, OU SEJA, NÃO LEVAMOS EM CONSIDERAÇÃO NEM CLASSE NEM ORDEM.

VALOR RELATIVO DE UM ALGARISMO

    O VALOR RELATIVO DE UM ALGARISMO DEPENDERÁ DA POSIÇÃO EM QUE ELE SE ENCONTRA, OU SEJA, DA SUA ORDEM. POR ESSE MOTIVO, VALOR RELATIVO É CHAMADO TAMBÉM DE VALOR POSICIONAL. VEJA OS EXEMPLOS:

EXEMPLO 3 – NO NÚMERO 1563, OBSERVE QUE O ALGARISMO 5 É DE TERCEIRA ORDEM, OU SEJA, A ORDEM DAS CENTENAS, PORTANTO, O VALOR RELATIVO OU POSICIONAL DO ALGARISMO É 500. JÁ O ALGARISMO 6 OCUPA A ORDEM DAS DEZENAS E, PORTANTO, O SEU VALOR RELATIVO É 60.

EXEMPLO 4 – DETERMINE O VALOR RELATIVO DOS ALGARISMOS DO NÚMERO 3.124.

    UMA MANEIRA MAIS EFICIENTE DE DETERMINAR O VALOR RELATIVO DOS ALGARISMOS É REALIZANDO A DECOMPOSIÇÃO DO NÚMERO, VEJA:

    OBSERVE QUE, APÓS REALIZAR-SE A DECOMPOSIÇÃO, É POSSÍVEL DETERMINAR O VALOR RELATIVO DE TODOS OS ALGARISMOS DO NÚMERO SEM MUITA DIFICULDADE.


    OBSERVE QUE, AO SOMAR-SE TODOS OS VALORES RELATIVOS, OBTEMOS O NÚMERO ORIGINAL, VEJA:

3000 + 100 + 20 + 4 = 3.124


AGORA É COM VOCÊS!!!!

1. ESCREVA O VALOR ABSOLUTO E O VALOR RELATIVO DOS NÚMEROS EM DESTAQUE.


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


            FAÇA A LEITURA DOS TEXTOS: A LUTA PELA TERRA E AS TERRAS INDÍGENAS E OS CONFLITOS NAS PÁGINAS 96 E 97 DO LIVRO DE HISTÓRIA APRENDER JUNTOS DO 3º ANO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS 5 E 6.

PÁGINA 96 - EXERCÍCIO 5


PÁGINA 97 - EXERCÍCIO 6


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE HISTÓRIA







HOJE TEREMOS ATIVIDADES DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA.

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 17 DE MAIO DE 2021.
NOME:_________________________ PROFESSORA______________.


SINGULAR E PLURAL?

    O SINGULAR INDICA APENAS UM ELEMENTO E O PLURAL INDICA MAIS DE UM ELEMENTO. 
     PARA FORMAR O PLURAL DOS SUBSTANTIVOS, ALGUMAS PALAVRAS SEGUEM REGRAS ESPECÍFICAS. PARA AJUDAR, VEJA O EXEMPLO DADO E DÊ O PLURAL DAS PALAVRAS QUE SE SEGUEM, QUE UTILIZAM A MESMA REGRA MOSTRADA:


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


            LEIA ATENTAMENTE OS EXERCÍCIOS PARA RESOLVER O QUE SE PEDE.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

ATIVIDADE COMPLEMENTAR: SINAIS DE PONTUAÇÃO

1. COPIE AS FRASES ABAIXO, TROCANDO OS ESPAÇOS PELOS SINAIS DE PONTUAÇÃO: ? E !, TRANSFORMANDO AS FRRASES EM INTERROGATIVAS OU EXCLAMATIVAS:

A) Como a praça está cheia ___
______________________________________________________

B) Ai ___  Que dor de cabeça ___ 
______________________________________________________

C) Quem é esta menina ___
______________________________________________________

D) Puxa ___ Que doce gostoso ___
______________________________________________________

E) Quantos anos você tem ___
______________________________________________________

F) Nossa ___ Como você é inteligente ___
______________________________________________________

G) Que horas são ___
______________________________________________________

H) Como o céu está bonito ___
______________________________________________________






Nenhum comentário: