terça-feira, 12 de janeiro de 2021

5° ANO - LIÇÕES DE 15/03 A 19/03



15/03

Hoje nossa atividade será de PORTUGUÊS.


Para realizá-la, você deverá:

1- Fazer o cabeçalho.📝
2- Copiar as perguntas e comandas no caderno. 📑 Não é necessário copiar o caça-palavras.
3- Responder, também no caderno.✏🖊
NÃO SE ESQUEÇA DE RESPONDER A CHAMADA!

E.M.E.B. Senador Teotônio Vilela,
S.B.C._____ de___________ de 2021
Nome:_____________________________________
Prof:______________________________________


1-) Procure no quadro de caça palavras 3 sintomas do coronavírus e complete a frase abaixo. Depois copie a frase em seu caderno. 


Neste momento precisamos cuidar da nossa saúde mais do que nunca. É necessário muito cuidado com o Coronavírus. 

Alguns sintomas da Covid-19 são: _________, _________ e  dificuldade de _________________.

Preste bastante atenção para encontrar as palavras e escreva as frases de forma legível e com as normas corretas de acentuação. Que tal aproveitar para treinar a letra cursiva? 


 



 16/03


Hoje nossa atividade será de Matemática.

Para realizá-la, você deverá:

1- Fazer o cabeçalho.📝
2- Copiar as perguntas e comandas no caderno. 📑
3- Responder, também, no caderno.✏🖊

E.M.E.B. Senador Teotônio Vilela,
S.B.C._____ de___________ de 2021
Nome:_____________________________________
Prof:______________________________________


Observe o gráfico abaixo e responda as questões:



     1)   De acordo com o gráfico, o número de mortes por COVID 19, aumentaram ou diminuíram?

 

R:­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________________________________________

 

      2)    Qual o total do número de mortes até janeiro de 2021?

R:­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________________________________________

 

      3)    Qual o número de mortes por dia?

R:­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________________________________________

 

     4)    Após analisar o gráfico, você acha que devemos continuar nos cuidando? Explique.

  R_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




 17/03

Hoje a atividade será de PORTUGUÊS 

Para realizá-la , você deverá:

1- Fazer o cabeçalho.🖊
2- Copiar as perguntas e comandas no caderno. 📑
3- Responder as questões.📝✏

E.M.E.B. Senador Teotônio Vilela,
S.B.C._____ de___________ de 2021
Nome:_____________________________________
Prof:______________________________________



OS INIMIGOS DO ORGANISMO

Dois grandes vilões responsáveis por boa parte das doenças podem atacar o corpo: as bactérias e os vírus.

Bactérias: penetram no corpo e, encontrando condições favoráveis, multiplicam-se rapidamente. São responsáveis por doenças como tuberculose, difteria, cólera, coqueluche, tétano, escarlatina e pneumonia. O tratamento para esses casos é à base de antibióticos. As bactérias só podem ser vistas com o auxílio de microscópio.

Vírus: menores ainda que as bactérias, esses micro-organismos atacam o sangue, os tecidos musculares, nervos e ossos. Causam resfriado comum, gripe, poliomielite, varíola, caxumba, sarampo, dengue, raiva, rubéola, e febre amarela, entre outras doenças.

Existem ainda outros dois agentes causadores de doenças: fungos e protozoários.

        Os fungos atacam a pele e promovem enfermidades como micose. 

      Já os protozoários se infiltram no sangue, nos intestinos e em outras regiões do corpo, produzindo doenças como disenterias ou malária.

DUARTE, Marcelo. O Guia dos Curiosos. São Paulo: Cia das Letras, 1996




1 - Qual é a finalidade do texto lido?

        (    ) solicitar informações

        (    ) apresentar opiniões

        (    ) informar

        (    ) relatar experiências

 

2 - O texto apresenta dois grandes vilões: os vírus e as bactérias. Eles são considerados inimigos, porque

        (    ) Têm poderes mágicos.

        (    ) Podem atacar nosso corpo e causar doenças.

        (    ) Só podem ser vistos com auxílio do microscópio.

 

3 - Das doenças apresentadas abaixo, marque “B” para aquelas causadas por bactérias e  “V” para aquelas causadas por vírus.

        (    ) Sarampo

        (    ) Pneumonia

        (    ) Tétano

        (    ) Dengue

        (    ) Gripe

        (    ) Tuberculose

 

4 - O uso de Antibióticos é uma forma de tratar pessoas infectadas por 

        (    ) Vírus

        (    ) Bactérias


5 - Além dos vírus e bactérias, o texto apresenta outros agentes causadores de doenças. Quais são?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 





 18/03


Hoje nossa atividade será de matemática.

Para realizá-las , você deverá:

1- Fazer o cabeçalho.🖊
2- Copiar as perguntas e comandas no caderno. 📑
3- Responder as questões.📝✏

E.M.E.B. Senador Teotônio Vilela,
S.B.C._____ de___________ de 2021
Nome:_____________________________________
Prof:______________________________________




Divisão e multiplicação 


1) Se você comprar 5 dúzias de ovos, então quantos ovos terá comprado?


2) Há quantas dúzias de laranja em uma caixa com 72 laranjas?

R:____________________

 

3) As árvores nessa plantação estão em disposição retangular com 4 linhas e 5 colunas.


a) Qual é o número total de árvores?

R:____________________

 

b) Quais são as multiplicações correspondente a essa situação?

R:____________________

 

c) E se fosse em doze linhas e 11 colunas, então qual seria o número total de árvores?

R:____________________

 

4) Uma lanchonete oferece 3 tipos de lanche no pão de forma (queijo, frango e patê de berinjela) e 4 tipos de suco de fruta (laranja, uva, morango e acerola). Quantas são as possibilidades de escolha de um lanche e um suco?

R:____________________







19/03








Aula 01 - dia 19/03/2021

CIRCUITO MOTOR

EXERCITAR O CORPO É MUITO IMPORTANTE, AINDA MAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA.

A PROPOSTA DE HOJE É A REALIZAÇÃO DE UM CIRCUITO MOTOR. ESSE PODE SER O MOMENTO PARA TODA A FAMÍLIA SE EXERCITAR!

O CIRCUITO MOTOR É MUITO UTILIZADO EM NOSSAS AULAS, POIS AMPLIA NOSSAS HABILIDADES MOTORAS E CADA UM PODE DESENVOLVÊ-LO DE ACORDO COM SUAS CAPACIDADES. NELE REALIZAMOS MOVIMENTOS TAIS COMO: ANDAR, SALTAR, SUBIR, DESCER, ROLAR, RASTEJAR, EQUILIBRAR, ETC. VOCÊ LEMBRA COMO FUNCIONA?

GERALMENTE NAS AULAS, PARA REALIZAR O CIRCUITO NÓS UTILIZAMOS MATERIAIS COMO: BAMBOLÊS, CORDAS, BOLAS, CONES, COLCHONETES, PNEUS, ETC. EM CASA NÓS TAMBÉM PODEMOS FAZER UM CIRCUITO MOTOR, ADAPTANDO OS MATERIAIS UTILIZADOS.

 

 

VEJA UM EXEMPLO UTILIZADO EM AULA:

AGORA QUE VOCÊ LEMBROU, VAMOS CRIAR UM?


ANTES DE INICIAR FAÇA ALGUNS EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO PARA OS DOIS LADOS. MANTENHA AS POSIÇÕES POR CERCA DE 15 A 20 SEGUNDOS.

1 - ESCOLHA UM LUGAR COM ESPAÇO PARA REALIZAR O CIRCUITO, PODE SER POR EXEMPLO NA SALA, PEDINDO AUXÍLIO DOS PAIS PARA AFASTAR OS MÓVEIS DO LUGAR, OU QUALQUER OUTRO LUGAR QUE VOCÊ ESCOLHER.

2 - SEPARE OS MATERIAIS QUE VOCÊ IRÁ UTILIZAR, POR EXEMPLO: GARRAFA PET, CAIXA DE LEITE, ALMOFADAS, CAIXAS, CADEIRA, ETC. ESSA É A HORA DE USAR A SUA IMAGINAÇÃO PARA CRIAR.

3 - LEMBRE-SE QUE O CIRCUITO DEVE TER UM INÍCIO E UM FINAL. ENTÃO POR EXEMPLO: PODEMOS COMEÇAR SALTANDO SOBRE ALGUM OBJETO NO CHÃO, COMO A CAIXA, LOGO APÓS PASSANDO EMBAIXO DA CADEIRA, E POR ÚLTIMO FAZENDO ZIG- ZAG NAS GARRAFAS. VOCÊ PODE VOLTAR AO INÍCIO E REALIZAR QUANTAS VEZES QUISER.

VOCÊ DEVE CRIAR O CIRCUITO DE ACORDO COM O ESPAÇO DISPONÍVEL, OS MATERIAIS ADAPTADOS QUE TIVER EM SUA CASA, E O NÍVEL DE DIFICULDADE DE ACORDO COM O QUE VOCÊ CONSEGUE REALIZAR!

VIDEO – CIRCUITO MOTOR



NÃO ESQUEÇA DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO (MÁXIMO 20 SEGUNDOS) DE SUA ATIVIDADE.

BOA AULA!

PROFESSORES AMANDA, LEANDRO E MARCIA

 


Nenhum comentário: