quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

5º ANO LIÇÕES 26/04 A 30/04

 

Hoje nossas atividades serão de Português,  Matemática e Ciências.

E.M.E.B. Senador Teotônio Vilela,
S.B.C. 26 de Abril de 2021
Nome:_____________________________________
Prof:______________________________________

Para realizar a atividade de Português, você deverá:

2- Copiar as perguntas e comandas no caderno. 📑
3- Responder as questões.📝✏

Substantivos próprios e comuns

   Substantivos próprios- As letras maiúsculas são usadas para escrever nomes próprios (nomes de pessoas, países, cidades, etc) 
Exemplo: Carla, São Bernardo do Campo, Brasil) 

  Substantivos comuns- As letras minúsculas são usadas para escrever nomes comuns (objetos, animais) 
Exemplo: mesa, cadeira, cachorro. 

Atividade 1 – escreva os substantivos na coluna correta:
 
Paulo – papel – rua – Cecília – meia- sapato – Felipe – caneta – Brasil – Paraíba 

Comuns

Próprios

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Para realizar a atividade de Matemática, você deverá:

1- Assistir ao vídeo abaixo.
2- Copiar as perguntas e comandas no caderno. 📑
3- Responder as questões.📝✏

O que é fração?


    Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais;
    Todo objeto que não tenha sido dividido é chamado de inteiro. Ao fazer cortes nesse objeto, estamos dividindo-o. Se a divisão resultar em partes iguais, é possível representar esse objeto por meio de frações. A imagem a seguir representa uma pizza que foi dividida em sete partes iguais:

Conforme você pode observar, a fração que representa uma dessas sete partes é a seguinte:
    Essa fração deve ser lida da seguinte maneira: um sétimo.
    Nas frações, o número que fica embaixo, ou seja, aquele que representa o total de partes, é chamado de denominador. Já o número que fica em cima, que representa a parte do todo, é chamado de numerador.

As frações devem ser nomeadas a partir dessa lógica até o denominador 10. Após o denominador 10 a leitura ocorre conforme os exemplos abaixo:







Agora é a sua vez...

Para realizar a atividade de Ciências, você deverá:

1- Assistir ao vídeo: 🎥Galileu Galilei - Biografia Resumida
2- Copiar as perguntas e comandas no caderno. 📑
3- Responder as questões.📝✏

Você lerá abaixo sobre o Astrônomo ao que o texto se refere:

Copérnico e Galileu: o Sol como o centro do Universo

Responda às questões: 

1) Sobre quem o texto está se referindo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

2) Qual o tema (assunto) principal?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) A palavra "modelo" pode ser usada com diferentes significados. Pesquise esses diferentes sentidos em um dicionário e copie abaixo a definição que julgar corresponder ao significado usado nesta "página"
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividades complementares:

Português: Vídeo explicativo Substantivos próprios e comuns:🎥 Aula de Língua Portuguesa - Substantivo próprio e comum

Matemática: 🎥Vídeo sobre fração(Direto no Blog)

História-Ciências- Atividade interdisciplinar:🎥Galileu Galilei - Biografia Resumida

Lição de casa:

Escreva algumas considerações (sua opinião) sobre a vida do astrônomo Galileu.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


TERÇA-FEIRA - 27/04/2021 

 DIA DE AVALIAÇÃO!





QUARTA-FEIRA - 28/04/2021 

HOJE É DIA DE AVALIAÇÃO!







Aula 5 dia 29/04/2021 – Atividade para todas as idades

BRINCADEIRAS TRADICIONAIS

A AULA DE HOJE É SOBRE ALGUMAS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS. GERALMENTE SÃO TRANSMITIDAS DE MANEIRA ORAL DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO. ALGUMAS BRINCADEIRAS CONSEGUEM SOBREVIVER COM O PASSAR DO TEMPO. AS BRINCADEIRAS SÃO FERRAMENTAS IDEAIS NÃO SOMENTE PARA DESPERTAR A IMAGINAÇÃO E A FANTASIA, MAS TAMBÉM PARA ESTIMULAR A CAPACIDADE E AS HABILIDADES DAS CRIANÇAS.

 

"VIVO OU MORTO" – É UMA BRINCADEIRA BEM SIMPLES, QUANDO SE DIZ VIVO TEMOS QUE LEVANTAR E QUANDO SE DIZ MORTO TEMOS QUE ABAIXAR.

 





 

"CORRE CUTIA" É UMA BRINCADEIRA DE RODA CANTADA MUITO CONHECIDA. 

CORRE CUTIA NA CASA DA TIA.  

CORRE CIPÓ, NA CASA DA VÓ.

LENCINHO NA MÃO CAIU NO CHÃO.

MOÇA BONITA DO MEU CORAÇÃO.

POSSO JOGAR? PODE!

NINGUÉM VAI OLHAR? NÃO!

 

"PEGA-PEGA BRUXA" É UMA VARIAÇÃO DE PEGA-PEGA ONDE O PEGADOR AO PEGAR ALGUÉM DEVE DIZER: “PEDRA, PONTE OU ÁRVORE”.

 

 

"ELEFANTE COLORIDO": AO SER DITA A COR TEMOS QUE CORRER E SEGURAR EM ALGO DESSA COR.

 

BOLA DE GUDE: COLOCAR NO CHÃO UMA BOLA DE GUDE. O PRIMEIRO JOGADOR PRECISA ACERTÁ-LA; SE NÃO CONSEGUIR, É A VEZ DO PRÓXIMO, QUE TENTA ACERTAR A BOLINHA DO PRIMEIRO, E ASSIM PROSSEGUE.

 

AGORA É SUA VEZ!!

VOCÊ PODE ESCOLHER UMA OU MAIS BRINCADEIRAS APRESENTADAS OU UMA OUTRA QUE VOCÊ GOSTE E REALIZÁ-LAS EM CASA COM SEUS FAMILIARES! 

NÃO ESQUEÇA DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO (MÁXIMO 20 SEGUNDOS) DE SUA ATIVIDADE.

BOA AULA!

PROFESSORES AMANDA, LEANDRO E MARCIA

 





COLOQUE EM UMA FOLHA DE CADERNO: 

NOME:________________________________
DATA: 29/04/2021


MANDE UMA FOTO PRA SUA PROFESSORA: 



OBSERVE A TABELA ABAIXO 


Com base nas informações responda às questões:

1)                      1) Qual foi a diferença de gols entre o Náutico e o time campeão?

 

 

 

        R:______________________________________________________

 

         2)  Quantos pontos o América e o Internacional tiveram juntos?

 

 

 

        R:______________________________________________________

 

       3) Quais times têm a mesma quantidade de pontos? Quantos gols cada um deles fez?

      R:________________________________________________________

4)    Qual a diferença de gols do Ceará para o América?

 

 

 

     R:______________________________________________________

5)    Quantos pontos os times apresentados na tabela fizeram ao todo?

 

 

      R:________________________________________________________

6)    Quantos gols foram feitos ao todo?




 R:_________________________________________________________



Atividades complementares:


ROTEIRO PARA PRODUÇÃO DE TEXTO




Nenhum comentário: