quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

2º ANO - LIÇÕES DE 24/05 A 29/05

 

NOSSA LIÇÃO DE HOJE
 29/05/2021 – SÁBADO LETIVO


JOGO


PARA NOSSA AULA NO SÁBADO LETIVO, FIZEMOS UM JOGO MUITO LEGAL. 

CLIQUE NO LINK ABAIXO E BOA DIVERSÃO.












NOSSA LIÇÃO DE HOJE
 27/05/2021 – 5ª FEIRA
PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E LIÇÃO DE CASA














NO LIVRO CURRÍCULO EM AÇÃO – EMAI, VOCÊ VAI FAZER AS ATIVIDADES DAS PÁGINA 51.






NOSSA LIÇÃO DE HOJE
26/05/2021 – 4ª FEIRA
PORTUGUÊS, GEOGRAFIA E LIÇÃO DE CASA






AS REGRAS NAS BRINCADEIRAS

 

MUITAS BRINCADEIRAS TÊM REGRAS. VAMOS LER OUTRO TRECHO DO POEMA: “BRINCAR DE BRINCADEIRA”

 

[...]

BRINCAR DE PEGA- PEGA
FINGIR QUE É CABRA CEGA,
E ENTRAR NO JOGO DA VELHA!

CORRER DE ESCONDE- ESCONDE,
BRINCAR DE CORRE CUTIA,
VIRAR ESTÁTUA!
E VIVER A FANTASIA!

[...]

RENILDA D.VIANA.BRINCAR DE BRINCADEIRA.DISPONÍVEL EM:http://

www.recantodasletras.com.br/poesiasinfantis/1959110>.ACESSO EM: 16 ABR.2021


RESPONDA: 

 

1.         CIRCULE NO POEMA OS NOMES DAS BRINCADEIRAS QUE VOCÊ CONHECE.

 

2.         DOS NOMES QUE VOCÊ CIRCULOU, PINTE DE VERMELHO OS NOMES DAS BRINCADEIRAS QUE VOCÊ BRINCA APENAS COM OUTRAS PESSOAS.

 

APRENDENDO COM AS REGRAS DE UM JOGO

 

VOCÊ CONHECE O JOGO DA VELHA? É UM JOGO MUITO CONHECIDO E DIVERTIDO ONDE PODEMOS APRENDER AS NOÇÕES DE VERTICAL, HORIZONTAL E DIAGONAL.

FUNCIONA ASSIM, SE DESENHA UM TABULEIRO COM NOVE CASAS, PODE SER FEITO NA LOUSA, NO CADERNO OU NO CHÃO.

DURANTE O JOGO, CADA UM DOS PARTICIPANTES PREENCHE UMA CASA POR VEZ.CADA UM ESCOLHE UM DESENHO OU SÍMBOLO DIFERENTE PARA NÃO CONFUNDIR COM O DO COLEGA.

GANHA AQUELE QUE PREENCHER TRÊS CASAS IGUAIS E EM SEQUÊNCIA. AS TRÊS CASAS PODEM SER PREENCHIDAS DA SEGUINTE MANEIRA:

 

NA VERTICAL:DE CIMA PARA BAIXO OU DE BAIXO PARA CIMA, COMO NO JOGO A

 

NA HORIZONTAL:DA DIREITA PARA A ESQUERDA OU DA ESQUERDA PARA DIREITA, COMO NO JOGO B

 

NA DIAGONAL: DE MANEIRA INCLINADA, LIGANDO 2 DAS 4 CASAS LOCALIZADAS NOS CANTOS DO TABULEIRO E SEMPRE PASSANDO PELA CASA DO MEIO, COMO NO JOGO D.




1.         EM QUAL JOGO NÃO HOUVE VENCEDOR? POR QUÊ?


___________________________________________


___________________________________________






NOSSA LIÇÃO DE HOJE
25/05/2021 – 3ª FEIRA
MATEMÁTICA, HISTÓRIA E LIÇÃO DE CASA




NO LIVRO BURITI MAIS MATEMÁTICA, VOCÊ VAI FAZER AS ATIVIDADES DA PÁGINA 143, 144, 145 E 146.




OS SOBRENOMES

 

AO NASCER, RECEBEMOS O SOBRENOME DA FAMÍLIA.MAS NEM SEMPRE FOI ASSIM. NO PASSADO, ERA COMUM TER APENAS O PRIMEIRO NOME. AO LONGO DO TEMPO, AS FAMÍLIAS COMEÇARAM A SER IDENTIFICADAS PELOS SOBRENOMES.

EXISTEM SOBRENOMES DE VÁRIAS ORIGENS.HÁ AQUELES QUE SÃO NOME DE PLANTAS, COMO PEREIRA E OLIVEIRA.

HÁ TAMBÉM NOMES DE LUGARES, COMO BRAGA, QUE É UMA CIDADE DE PORTUGAL. PORÉM MUITAS VEZES, É DIFÍCIL SABER A ORIGEM DE UM SOBRENOME.



RESPONDA:

1.         QUAL É O SEU SOBRENOME?

______________________________________________________________________________________

2.         NO GRUPO DE PESSOAS COM QUEM VOCÊ VIVE, QUE PESSOAS MAIS VELHAS TÊM O SOBRENOME IGUAL AO SEU?

______________________________________________________________________________________










NOSSA LIÇÃO DE HOJE
 24/05/2021 – 2ª FEIRA
PORTUGUÊS, CIÊNCIAS E LIÇÃO DE CASA




1. REPRESENTE A QUANTIDADE ATRAVÉS DE DESENHOS




2. TROQUE O NÚMERO PELA PALAVRA E COMPLETE A PARLENDA.

  1   ,  2

____________ , ____________  FEIJÃO COM ARROZ

  3   ,  4

_____________ , ____________FEIJÃO NO PRATO

  5   ,  6

_____________ , ____________ FALAR INGLÊS

  7   ,  8

_____________ , ____________COMER BISCOITOS

  9   ,  10  

_____________ , ____________ COMER PASTÉIS.


3. RETIRE DA PARLENDA UMA PALAVRA PARA CADA LETRA ABAIXO:



NA TERRA E NA ÁGUA

 

PODEMOS AGRUPAR OS AMBIENTES DE DIFERENTES MANEIRAS. UMA DELAS É DIVIDI-LOS NOS GRUPOS DOS AMBIENTES TERRESTRES E DOS AMBIENTES AQUÁTICOS.

 

AMBIENTES NATURAIS TERRESTRES

 

       NO PLANETA EM QUE VIVEMOS EXISTE DIVERSOS TIPOS DE AMBIENTES NATURAIS TERRESTRES.

AS FLORESTAS OU MATAS SÃO UM EXEMPLO. NESSES AMBIENTES EXISTEM MUITAS ÁRVORES, MAS TAMBEM OUTROS TIPOS DE PLANTAS. VÁRIOS ANIMAIS VIVEM NAS FLORESTAS E NELAS COSTUMA HAVER ÁGUA EM PELO MENOS ALGUM PERÍODO DO ANO.

OS CAMPOS, COM PLANTAS MENORES E POUCAS ÁRVORES, TAMBEM SÃO EXEMPLOS DE AMBIENTES NATURAL TERRESTRE.

NOS DESERTOS, QUE PODEM SER BEM QUENTES OU BEM FRIOS DURANTE O DIA, HÁ POUCA ÁGUA DISPONIVEL. MAS ALGUMAS PLANTAS E ALGUNS ANIMAIS SOBREVIVEM A ESSA CONDIÇÕES.

 

COMPLETE:

 

A)  NAS FLORESTAS OU MATAS EXISTEM MUITAS ___________, OUTROS TIPOS DE _______________ E VÁRIOS ___________.

 

B) NOS CAMPOS EXISTEM PLANTAS _____________ E __________ ÁRVORES.

 

C) OS DESERTOS, PODEM SER BEM ___________ OU BEM __________ E HÁ POUCA _________.

 


AMBIENTES NATURAIS AQUÁTICOS


OS RIOS, LAGOS OCEANOS SÃO EXEMPLOS DE AMBIENTES NATURAIS AQUÁTICOS. OS RIOS SÃO FORMADOS POR ÁGUA DOCE E CORREM DE UM PONTO A OUTRO SEM PARAR. NOS LAGOS, A ÁGUA É MAIS PARADA E PODE SER DOCE OU SALGADA. OS OCEANOS TÊM ÁGUA SALGADA E OCUPAM GRANDE ÁREA DO NOSSO PLANETA.

       VÁRIOS SERES VIVOS, COMO PLANTAS E ANIMAIS, VIVEM NOS AMBIENTES AQUÁTICOS. CONHEÇA ALGUNS EXEMPLOS.

 

COMPLETE:

 

A) OS RIOS SÃO FORMADOS POR ÁGUA _________ E CORREM DE UM PONTO A OUTRO SEM ___________.

 

B) NOS LAGOS, A ÁGUA É ___________ E PODE SER _________ OU SALGADA.

 

C) OS OCEANOS TÊM ÁGUA __________ E OCUPAM _________ ÁREAS DO NOSSO PLANETA.






 

Aula 8 dia 24/05/2021 – Atividade para todas as idades

PETECA

A AULA DE HOJE É SOBRE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INDÍGENAS.

 

VOCÊ JÁ BRINCOU DE PETECA?

A PALAVRA VEM DE PE’TEKA – EM TUPI, SIGNIFICA BATER.

     


FAÇA A SUA PETECA. MATERIAL: JORNAL E BARBANTE.

          


AMASSE O JORNAL E FAÇA UMA BOLA GRANDE.


 



CUBRA A BOLA COM UMA FOLHA DUPLA DE JORNAL.

                                      

AMARRE COM BARBANTE.

ESTÁ PRONTA A SUA PETECA.

  

TEMOS DUAS SUGESTÕES DE BRINCADEIRA PARA VOCÊS.

1.   TREINAR SOZINHO, COM TAPINHAS NA PETECA COM AS DUAS MÃOS, DIREITA E ESQUERDA, PARA TREINAR SUA COORDENAÇÃO MOTORA.

2.    EM UM ESPAÇO QUE NÃO TENHA NADA QUE QUEBRE EM CASA, PODE-SE JOGAR COM MAIS PESSOAS, EM RODA, VEJA ABAIXO A EXPLICAÇÃO.

NO COMEÇO DO JOGO, OS JOGADORES FICAM EM UM CÍRCULO – OU DE FRENTE UM PARA O OUTRO, SE FOREM APENAS DOIS.

UM JOGADOR SORTEADO INICIA IMPULSIONANDO A PETECA PARA O ALTO, NUMA MANOBRA SEMELHANTE AO SAQUE USADO NO VÔLEI. ELE SEGURA A PETECA COM UMA DAS MÃOS E COM A OUTRA DÁ UM TAPA, DE BAIXO PARA CIMA.

TODOS OS JOGADORES PRECISAM MANTER A PETECA NO AR DANDO-LHE TAPAS, PARA IMPEDI-LA DE CAIR NO CHÃO.

AGORA É SUA VEZ! FAÇA SUA PETECA E DIVIRTA-SE!

NÃO ESQUEÇA DE ENVIAR FOTO OU VÍDEO (MÁXIMO 20 SEGUNDOS) DE SUA ATIVIDADE.

BOA AULA!

 

PROFESSORES AMANDA, LEANDRO E MARCIA

 


Nenhum comentário: