Hoje nossas atividades serão de Português, Matemática e Ciências.
Leitura e interpretação de texto
Leia o texto e responda as questões 1, 2 e 3
Qui nem jiló
Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira
Se a gente lembra só por lembrar
Do amor que a gente um dia perdeu
Saudade inté que assim é bom
Pro cabra se convencer
Que é feliz sem saber
Pois não sofreu
Porém, se a gente vive a sonhar
Com alguém que se deseja rever
Saudade intonce aí é ruim
Eu tiro isso por mim
Que vivo doido a sofrer
Ai, quem me dera voltar
Pros braços do meu xodó
Saudade assim faz doer
Amarga qui nem jiló
Mas ninguém pode dizer
Que vivi triste a chorar
Saudade, meu remédio é cantar
Saudade, meu remédio é cantar
Disponível em: <http://www.letras.com.br/#!luiz-gonzaga/qui-nem-jilo>. Acesso em: 12 maio 2016.
1. No texto, o trecho “Amarga qui nem jiló” indica a presença de uma linguagem
(A) formal.
(B) técnica.
(C) informal.
(D) científica.
2. No verso “Que vivo doido a sofrer”, a palavra “doido” indica que a pessoa
(A) vive sofrendo muito.
(B) tem problemas mentais.
(C) deseja rever uma pessoa.
(D) sonha com alguém que já se foi.
3. Qual é o tema (assunto) deste texto?
(A) O gosto amargo do jiló.
(B) A saudade da pessoa amada.
(C) O sabor ruim de um remédio.
(D) A felicidade de perder um xodó.
No gráfico a seguir, temos a representação dos estados brasileiros com maior número de escolas de Ensino Fundamental:
De acordo com o gráfico responda:
1.Qual o estado com maior número de escolas de Ensino Fundamental do Brasil?
___________________________________________________________
2.Qual o estado com menor número de escolas de Ensino Fundamental do Brasil?
_______________________________________________________
3.Quantas escolas aproximadamente tem o estado de Minas Gerais?
_______________________________________________________
4.Escreva os nomes dos estados brasileiros em ordem decrescente de escolas de Ensino Fundamental.
_______________________________________________________
Rotação da Terra
Por causa do movimento diário do Sol no céu, podemos pensar que ele gira ao redor da Terra. Mas esse movimento é aparente, porque, na verdade, é a Terra que gira ao redor do seu próprio eixo. Esse movimento é chamado de Rotação. O eixo da Terra é imaginário, isto é, não existe na realidade, ele é representado apenas para facilitar o estudo. Outras indicações imaginárias também são usadas para localizarmos pontos no globo. Uma delas é a linha do Equador que divide a Terra nos hemisférios Sul e Norte.
A rotação e a luz do Sol
O Sol brilha o tempo todo, mas não ilumina a Terra inteira ao mesmo tempo. É dia na metade do planeta que está voltada para o Sol e é Noite na metade que não está recebendo luz.
A medida em que a Terra gira ao redor do seu eixo, as regiões iluminadas e não iluminadas vão mudando. A Terra leva cerca de 24 horas para realizar uma volta completa ao redor do seu próprio eixo.
Responda:
1) Qual o movimento em que a Terra gira em torno do seu próprio eixo?
R:_____________________________________________________________
2) Quanto tempo dura esse movimento?
R:_____________________________________________________________
Atividade complementar- Vídeo: Dia & Noite - um efeito da rotação da Terra
1) Gabriel ganhou 200 massas de modelar. Ele repartiu
igualmente essa quantidade entre ele e seus 4 irmãos.
Quantas massinhas de modelar, ao todo, Gabriel e cada um
de seus 4 irmãos ficou?
A) 40 Cálculo:
B) 50
C) 24
D) 25
R: _______________________________________________
2) Marcelo foi a uma lanchonete em que o cliente monta seu
próprio sanduíche. O cliente pode escolher entre
15 variedades de pães 20 tipos de recheios.
De quantas maneiras diferentes Marcelo pode montar um
sanduíche escolhendo uma variedade de pão e um tipo de
recheio?
A) 200 Cálculo:
B) 300
C) 500
D) 680
R:________________________________________________
3) Laura e Eva são patinadoras excelentes. Numa tarde,
foram juntas patinar em uma pista circular de 80 metros de
comprimento. Laura deu 30 voltas na pista e, ao mesmo
tempo, Eva deu 20 voltas. No total, as duas patinadoras
percorreram juntas?
(A) 1300 metros. Cálculo
(B) 1450 metros.
(C) 7500 metros.
(D) 4.000 metros.
R:________________________________________________
4) Cassiano e Lídia aproveitaram a promoção de um tipo de
caneta em uma papelaria
e resolveram comprar algumas unidades. Cassiano comprou
20 dessas canetas e pagou 60 reais por essa compra. Lídia
comprou 12 dessas canetas.
Qual foi o valor pago por Lídia nessa compra?
A) 15 reais. Cálculo
B) 25 reais.
C) 36 reais.
D) 60 reais.
R: ______________________________________________
5) Luciana comprou um armário com 5 prateleiras. Ela
organizou 255 miniaturas nessas prateleiras, colocando a
mesma quantidade em cada uma delas.
Quantas miniaturas foram colocadas em cada prateleira desse
armário?
A) 1 275 Cálculo:
B) 250
C) 51
D) 15
R: ______________________________________________
Substantivo Simples e Composto
Agora é com você!!
1. Coloque (1) para os substantivos simples e (2) para os
substantivos compostos.
a) padre ( )
b) copo ( )
c) pisca-pisca ( )
d) estojo ( )
e) girassol ( )
f) monstro ( )
g) passatempo ( )
h) estrela-do-mar ( )
i) Guarda-chuva ( )
Nas mitologias de muitos povos, é comum que a origem do mundo e dos seres humanos seja atribuída à ação de um herói. Geralmente, esse herói é considerado o antepassado de todos que fazem parte daquele povo.
Nessas narrativas os atos desses heróis resultariam na criação da humanidade e no acesso dos seres humanos a conhecimentos importantes para a sobrevivência, como domínio do fogo, a domesticação de plantas e de animais e a invenção de utensílios.
Para os Kamaiurá, povo indígena que vive no parque indígena do Xingu, Mato Grosso, esse heróis chama Mavutsinim.
Responda:
Por que a história de Mavutsinim sim pode ser considerada um mito?
R:______________________________________________________________________________________________________________
Atividade complementar: Assista ao vídeo e responda:Energisa – mitos indígenas em travessia
Qual foi o mito indígena que você mais gostou e por que?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Hoje nossas atividades serão de Português, Matemática e
Geografia.
Complete as frases de acordo com o desenho:
1)_________________________está sentado atrás de Ana.
2)_________________________senta-se à frente de Carol.
3)_________________________e Bruno sentam-se em frente ao quadro. Sendo que_________________________ senta- se mais próximo à porta.
4)_________________________senta-se mais longe da professora, ele senta-se na 3º fileira e ao seu lado senta-se ________________________ .
5)_________________________Karina e Mariana, sentam-se no fundo da classe, na frente de Mariana senta-se_________________________.
Substantivo Simples e Composto
A superfície da Terra
É comum o planeta Terra ser representado como uma esfera perfeita. No entanto, a superfície terrestre apresenta irregularidades, com áreas mais baixas e outras mais altas. Nos exemplos a seguir, observe uma maneira de representar as irregularidades da superfície da Terra.
Outra importante característica do planeta Terra, além da superfície regular, é a presença de grande quantidade de água no estado líquido. Como podemos observar na ilustração abaixo, a maior parte dessa água se acumula nas áreas mais baixas da superfície terrestre formando os mares e os oceanos.
Responda:
Por que não podemos dizer que A Terra é perfeitamente esférica? Explique.
R:______________________________________________________________________________________________________________
Atividade complementar: Assistir ao vídeo: Substantivo simples e composto
Faça uma lista com 5 substantivos simples e 5 substantivos compostos. Seja criativo e use substantivos diferentes ao da atividade anterior.
Leia o texto e responda as questões:
1) A cidade de São Paulo é muito populosa e possui mais
habitantes do que vários estados do Brasil. De acordo com
estimativas apresentadas pelo IBGE para o ano de 2017, São
Paulo teria 12.106.920 de habitantes. Observe a tabela:
A) De acordo com a tabela quais são as cidades com a maior e com a menor população?
R:
B)Escreva esses números por extenso:
Maior:
Menor:
C)Destas cidades quais têm a população maior que 200.000
habitantes?
R:
D)Se juntarmos as populações de Niterói e de Palmas
quantos serão os habitantes?
Cálculo:
R:
E)Qual a diferença da população de São Paulo para a
população de Niteroi-RJ?
Cálculo:
R:
1. Reescreva o texto abaixo em seu caderno preenchendo as
lacunas das palavras com R ou RR.
O ma___eco Espi___o que__ia pula__ no có___ego.
Ama___ou uma co__da na cintu__a e pediu ao bu___ico
pa__a segu__a__.
O ma___eco subiu no ba___anco, levou um
esco___egão e caiu.
Ficou aga___ado numa __ocha, dando be___os e g__itando
po__ soco___o.
Bu___ico deu __isadas, puxou a co__da e falou:
— Quase comi ma___eco __efogado!...
Atividade complementar: Link Jogo de pontuação
AULA 3 DIA 16/04
OLÁ FAMÍLIAS E CRIANÇAS, AQUI VOCÊS PODERÃO ENCONTRAR E FAZER NOSSA ATIVIDADE DE LATERALIDADE, "MAS O QUE É ISSO PROFESSOR?"
LATERALIDADE É A DOMINÂNCIA QUE UMA CRIANÇA DESENVOLVE PELO LADO DIREITO OU ESQUERDO DO SEU CORPO E ASSIM PODENDO EXECUTAR TAREFAS QUE EXIGEM FORÇA E/OU HABILIDADES PELO LADO DOMINANTE.
É INDISPENSÁVEL QUE EDUCADORES TRABALHEM LATERALIDADE COM AS CRIANÇAS, POIS É A PARTIR DESTAS HABILIDADES QUE OS PEQUENOS PODEM ELABORAR MELHOR SEUS MOVIMENTOS DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO DE SI PRÓPRIO E TAMBÉM DO MUNDO AO SEU REDOR.
LATERALIDADE
NESTA AULA FAREMOS MOVIMENTOS RÁPIDOS, PARA UM LADO E PARA O OUTRO.
GOSTA DE FUTEBOL? CONHECE A POSIÇÃO DOS GOLEIROS? POIS BEM; O GOLEIRO TEM A FUNÇÃO DE PROTEGER O GOL E NÃO DEIXAR A BOLA PASSAR POR ELE, CONFORME FOI DITO O TREINO DO GOLEIRO CONSISTE EM AGARRAR A BOLA NÃO IMPORTA DE ONDE VENHA.
PARA ESTA ATIVIDADE VOCÊ VAI PRECISAR DE UMA BOLA “A BOLA QUE VOCÊ TIVER, PODE SER DE FUTEBOL, VÔLEI, ATÉ DE TÊNIS”, CASO NÃO TENHA PEÇA PERMISSÃO AO PAPAI OU MAMÃE PARA TIRAR 2 FOLHAS DE SEU CADERNO E AMASSAR PARA USAR COMO BOLA.
ATIVIDADE
COLOQUE UM CABO DE VASSOURA NO CHÃO, O CABO SERÁ O DIVISOR DO LADO DIREITO E ESQUERDO E ASSIM AO COMANDO: (DIREITA, ESQUERDA) DE UM ADULTO QUE ESTIVER COM VOCÊ (FILMANDO OU TIRANDO FOTO), ARREMESSE A BOLA CONTRA A PAREDE E PEGUE NOVAMENTE EVITANDO QUE CAIA AO CHÃO NO LADO QUE FOI DITO PELO ADULTO.
VARIAÇÃO:
COM O JOGADOR DE COSTAS UM COMPANHEIRO DÁ O COMANDO QUE AVISA O JOGADOR PARA QUE SE VIRE DE FRENTE PARA A BOLA QUE ESTÁ EM SUA DIREÇÃO, OBRIGANDO O JOGADOR A REAGIR RAPIDAMENTE E AGARRAR A BOLA ANTES QUE ELA CAIA NO CHÃO.
PROFESSORES:
AMANDA
LEANDRO
MÁRCIA
BOA AULA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário