quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

5º ANO LIÇÕES DE 12/04 A 16/04

 



 Hoje nossas atividades serão de Português,  Matemática e Ciências.

E.M.E.B. Senador Teotônio Vilela,
S.B.C. 12 de Abril de 2021
Nome:_____________________________________
Prof:______________________________________



Para realizar a atividade de Português, você deverá:


1- Copiar as perguntas e comandas no caderno. 📑
2- Responder as questões.📝✏

Leitura e interpretação de texto

Leia o texto e responda as questões 1, 2 e 3

 

Qui nem jiló

Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira

 

Se a gente lembra só por lembrar

Do amor que a gente um dia perdeu

Saudade inté que assim é bom

Pro cabra se convencer

Que é feliz sem saber

Pois não sofreu

 

Porém, se a gente vive a sonhar

Com alguém que se deseja rever

Saudade intonce aí é ruim

Eu tiro isso por mim

Que vivo doido a sofrer

 

Ai, quem me dera voltar

Pros braços do meu xodó

Saudade assim faz doer

Amarga qui nem jiló

 

Mas ninguém pode dizer

Que vivi triste a chorar

 

Saudade, meu remédio é cantar

Saudade, meu remédio é cantar

Disponível em: <http://www.letras.com.br/#!luiz-gonzaga/qui-nem-jilo>. Acesso em: 12 maio 2016.

 

1. No texto, o trecho “Amarga qui nem jiló” indica a presença de uma linguagem

 

(A) formal. 

(B) técnica. 

(C) informal. 

(D) científica. 

 

2. No verso “Que vivo doido a sofrer”, a palavra “doido” indica que a pessoa

 

(A) vive sofrendo muito. 

(B) tem problemas mentais. 

(C) deseja rever uma pessoa. 

(D) sonha com alguém que já se foi. 


3. Qual é o tema (assunto) deste texto?

 

(A) O gosto amargo do jiló. 

(B) A saudade da pessoa amada. 

(C) O sabor ruim de um remédio. 

(D) A felicidade de perder um xodó. 




No gráfico a seguir, temos a representação dos estados brasileiros com maior número de escolas de Ensino Fundamental:

 


De acordo com o gráfico responda:

 

1.Qual o estado com maior número de escolas de Ensino Fundamental do Brasil?

___________________________________________________________

 

2.Qual o estado com menor número de escolas de Ensino Fundamental do Brasil?

_______________________________________________________

 

3.Quantas escolas aproximadamente tem o estado de Minas Gerais?

_______________________________________________________

 

4.Escreva os nomes dos estados brasileiros em ordem decrescente de escolas de Ensino Fundamental.

_______________________________________________________






Para realizar a atividade de hoje, assista o vídeo: Dia e Noite



Rotação da Terra

Por causa do movimento diário do Sol no céu, podemos pensar que ele gira ao redor da Terra. Mas esse movimento é aparente, porque, na verdade, é a Terra que gira ao redor do seu próprio eixo. Esse movimento é chamado de Rotação. O eixo da Terra é imaginário, isto é, não existe na realidade, ele é representado apenas para facilitar o estudo.  Outras indicações imaginárias também são usadas para localizarmos pontos no globo. Uma delas é a linha do Equador que divide a Terra nos hemisférios Sul e Norte.

A rotação e a luz do Sol

O Sol brilha o tempo todo, mas não ilumina a Terra inteira ao mesmo tempo. É dia na metade do planeta que está voltada para o Sol e é Noite na metade que não está recebendo luz.

A medida em que a Terra gira ao redor do seu eixo, as regiões iluminadas e não iluminadas vão mudando. A Terra leva cerca de 24 horas para realizar uma volta completa ao redor do seu próprio eixo.


Responda:

1)    Qual o movimento em que a Terra gira em torno do seu próprio eixo?

R:_____________________________________________________________

 

2)    Quanto tempo dura esse movimento?

R:_____________________________________________________________

Atividade complementar- Vídeo: Dia & Noite - um efeito da rotação da Terra






Hoje nossas atividades serão de Matemática,  Português e História 

E.M.E.B. Senador Teotônio Vilela,
S.B.C. 13 de Abril de 2021
Nome:_____________________________________
Prof:______________________________________



Resolva as situações problemas abaixo: 

1) Gabriel ganhou 200 massas de modelar. Ele repartiu  

igualmente essa quantidade entre ele e seus 4 irmãos.

Quantas massinhas de modelar, ao todo, Gabriel e cada um

de seus 4 irmãos ficou?

 

A) 40                         Cálculo:

B) 50

C) 24

D) 25

R: _______________________________________________

2) Marcelo foi a uma lanchonete em que o cliente monta seu

 próprio sanduíche. O cliente pode escolher entre 

15 variedades de pães 20 tipos de recheios.

De quantas maneiras diferentes Marcelo pode montar um

sanduíche escolhendo uma variedade de pão e um tipo de

 recheio?


A) 200                          Cálculo:

B) 300

C) 500

D) 680

R:________________________________________________


3) Laura e Eva são patinadoras excelentes. Numa tarde,

 foram juntas patinar em uma pista circular de 80 metros de 

comprimento. Laura deu 30 voltas na pista e, ao mesmo

 tempo, Eva deu 20 voltas. No total, as duas patinadoras

 percorreram juntas?

(A) 1300 metros.                                 Cálculo

(B) 1450 metros.

(C) 7500 metros.

(D) 4.000 metros.

R:________________________________________________


4) Cassiano e Lídia aproveitaram a promoção de um tipo de

 caneta em uma papelaria

e resolveram comprar algumas unidades. Cassiano comprou

20 dessas canetas e pagou 60 reais por essa compra. Lídia

comprou 12 dessas canetas.

Qual foi o valor pago por Lídia nessa compra?

A) 15 reais.                                    Cálculo

B) 25 reais.

C) 36 reais.

D) 60 reais.

R: ______________________________________________

 

5) Luciana comprou um armário com 5 prateleiras. Ela

 organizou 255 miniaturas nessas prateleiras, colocando a

 mesma quantidade em cada uma delas.

Quantas miniaturas foram colocadas em cada prateleira desse

 armário?

A) 1 275                                  Cálculo: 

B) 250

C) 51

D) 15

R: ______________________________________________




Para fazer a lição de Português, assista ao link explicativo : Substantivo simples e composto 

Substantivo Simples e Composto

 

Substantivo Simples é aquele formado por um único 

elemento ou uma única palavra.

Exemplo: tempo, sol, sofá, etc.

Substantivo Composto é aquele formado por dois ou mais elementos ou palavras.

Exemplos: beija-flor (separado por hífen, ou seja, por um traço) passatempo (duas palavras= passa+ tempo. Separado sem hífen, ou seja, sem traço)


Agora é com você!!

 

1. Coloque (1) para os substantivos simples e (2) para os 

substantivos compostos.

 

a) padre (   )
b) copo (   )
c) pisca-pisca (   )
d) estojo (   )
e) girassol (   )
f) monstro (   )
g) passatempo (   )
h) estrela-do-mar (   )
i) Guarda-chuva (   )



Nas mitologias de muitos povos, é comum que a origem do mundo e dos seres humanos seja atribuída à ação de um herói. Geralmente, esse herói é considerado o antepassado de todos que fazem parte daquele povo.

Nessas narrativas os atos desses heróis resultariam na criação da humanidade e no acesso dos seres humanos a conhecimentos importantes para a sobrevivência, como domínio do fogo, a domesticação de plantas e de animais e a invenção de utensílios.

Para os Kamaiurá, povo indígena que vive no parque indígena do Xingu, Mato Grosso, esse heróis chama Mavutsinim.




Responda:

Por que a história de Mavutsinim sim pode ser considerada um mito?

R:______________________________________________________________________________________________________________


Atividade complementar: Assista ao vídeo e responda:Energisa – mitos indígenas em travessia


Qual foi o mito indígena que você mais gostou e por que? 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





 Hoje nossas atividades serão de Português,  Matemática e 

Geografia.


               Complete as frases de acordo com o desenho:




1)_________________________está sentado atrás de Ana.

2)_________________________senta-se à frente de Carol.

3)_________________________e Bruno sentam-se em frente ao quadro. Sendo que_________________________ senta- se mais próximo à porta.

4)_________________________senta-se mais longe da professora, ele senta-se na 3º fileira e ao seu lado senta-se ________________________ .     

5)_________________________Karina e Mariana, sentam-se no fundo da classe, na frente de Mariana senta-se_________________________. 



Para realizar a atividade de hoje, assista ao vídeo explicativo: Substantivo simples e composto

Substantivo Simples e Composto

 

Substantivo Simples é aquele formado por um único elemento ou uma única palavra.

Exemplo: tempo, sol, sofá, etc.

Substantivo Composto é aquele formado por dois ou mais elementos ou palavras.

Exemplos: beija-flor (separado por hífen, ou seja, por um traço) passatempo (duas palavras= passa+ tempo. Separado sem hífen, ou seja, sem traço)

1) Separe os substantivos abaixo, colocando-os na coluna 

adequada.

GIRASSOL/ PARA-RAIOS / BLUSA / MADREPÉROLA / 

PASSATEMPO / VIRA-LATA / PRESENTE / PÁSSARO/ 

BICHO-DA-SEDA / CHUVA / PEIXE / BATE-PAPO / SABÃO/ 

BEM-TE-VI / PLANTA / BOMBOM.






A superfície da Terra


É comum o planeta Terra ser representado como uma esfera perfeita. No entanto, a superfície terrestre apresenta irregularidades, com áreas mais baixas e outras mais altas. Nos exemplos a seguir, observe uma maneira de representar as irregularidades da superfície da Terra.



Outra importante característica do planeta Terra, além da superfície regular, é a presença de grande quantidade de água no estado líquido. Como podemos observar na ilustração abaixo, a maior parte dessa água se acumula nas áreas mais baixas da superfície terrestre formando os mares e os oceanos. 



Responda:

Por que não podemos dizer que A Terra é perfeitamente esférica? Explique.

R:______________________________________________________________________________________________________________


Atividade complementar: Assistir ao vídeo: Substantivo simples e composto

Faça uma lista com 5 substantivos simples e 5 substantivos compostos. Seja criativo e use substantivos diferentes ao da atividade anterior. 





Para realizar a atividade de Matemática, você deverá:

1-  Ler as situações problemas com muita atenção.
2- Copiar as perguntas no caderno. 📑
3- Responder as questões.📝✏


Leia o texto e responda as questões:


1) A cidade de São Paulo é muito populosa e possui mais

habitantes do que vários estados do Brasil. De acordo com 

estimativas apresentadas pelo IBGE para o ano de 2017, São

Paulo teria 12.106.920 de habitantes. Observe a tabela:



A) De acordo com a tabela quais são as cidades com a maior e com a menor população?

R:

 

B)Escreva esses números por extenso:

Maior:

 

Menor:

 

C)Destas cidades quais têm a população maior que 200.000

 habitantes?

R:



D)Se juntarmos as populações de Niterói e de Palmas

quantos serão os habitantes?

Cálculo:

 




R:

 

E)Qual a diferença da população de São Paulo para a

população de Niteroi-RJ?


Cálculo:

 

R:



1. Reescreva o texto abaixo em seu caderno preenchendo as

 lacunas das palavras com R ou RR.





                              Ma___eco Espi___o

 

O ma___eco Espi___o que__ia pula__ no có___ego.

Ama___ou uma co__da na cintu__a e pediu ao bu___ico 

pa__a segu__a__.

O ma___eco subiu no ba___anco, levou um 

esco___egão e caiu.

Ficou aga___ado numa __ocha, dando be___os e g__itando 

po__ soco___o.

Bu___ico deu __isadas, puxou a co__da e falou:

— Quase comi ma___eco __efogado!...


Atividade complementar:  Link Jogo de pontuação





 



 

AULA 3 DIA 16/04

OLÁ FAMÍLIAS E CRIANÇAS, AQUI VOCÊS PODERÃO ENCONTRAR E FAZER NOSSA ATIVIDADE DE LATERALIDADE, "MAS O QUE É ISSO PROFESSOR?"

LATERALIDADE É A DOMINÂNCIA QUE UMA CRIANÇA DESENVOLVE PELO LADO DIREITO OU ESQUERDO DO SEU CORPO E ASSIM PODENDO EXECUTAR TAREFAS QUE EXIGEM FORÇA E/OU HABILIDADES PELO LADO DOMINANTE.

É INDISPENSÁVEL QUE EDUCADORES TRABALHEM LATERALIDADE COM AS CRIANÇAS, POIS É A PARTIR DESTAS HABILIDADES QUE OS PEQUENOS PODEM ELABORAR MELHOR SEUS MOVIMENTOS DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO DE SI PRÓPRIO E TAMBÉM DO MUNDO AO SEU REDOR.

LATERALIDADE

NESTA AULA FAREMOS MOVIMENTOS RÁPIDOS, PARA UM LADO E PARA O OUTRO.

GOSTA DE FUTEBOL? CONHECE A POSIÇÃO DOS GOLEIROS? POIS BEM; O GOLEIRO TEM A FUNÇÃO DE PROTEGER O GOL E NÃO DEIXAR A BOLA PASSAR POR ELE, CONFORME FOI DITO O TREINO DO GOLEIRO CONSISTE EM AGARRAR A BOLA NÃO IMPORTA DE ONDE VENHA.

 

PARA ESTA ATIVIDADE VOCÊ VAI PRECISAR DE UMA BOLA “A BOLA QUE VOCÊ TIVER, PODE SER DE FUTEBOL, VÔLEI, ATÉ DE TÊNIS”, CASO NÃO TENHA PEÇA PERMISSÃO AO PAPAI OU MAMÃE PARA TIRAR 2 FOLHAS DE SEU CADERNO E AMASSAR PARA USAR COMO BOLA.

 

ATIVIDADE

COLOQUE UM CABO DE VASSOURA NO CHÃO, O CABO SERÁ O DIVISOR DO LADO DIREITO E ESQUERDO E ASSIM AO COMANDO: (DIREITA, ESQUERDA) DE UM ADULTO QUE ESTIVER COM VOCÊ (FILMANDO OU TIRANDO FOTO), ARREMESSE A BOLA CONTRA A PAREDE E PEGUE NOVAMENTE EVITANDO QUE CAIA AO CHÃO NO LADO QUE FOI DITO PELO ADULTO.

VARIAÇÃO:

COM O JOGADOR DE COSTAS UM COMPANHEIRO DÁ O COMANDO QUE AVISA O JOGADOR PARA QUE SE VIRE DE FRENTE PARA A BOLA QUE ESTÁ EM SUA DIREÇÃO, OBRIGANDO O JOGADOR A REAGIR RAPIDAMENTE E AGARRAR A BOLA ANTES QUE ELA CAIA NO CHÃO.


PROFESSORES:

AMANDA

LEANDRO 

MÁRCIA


BOA AULA.

Nenhum comentário: