quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

4º ANO - LIÇÕES DE 05/04 A 09 /04

 


HOJE TEREMOS ATIVIDADES DE PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS.

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 05 DE ABRIL DE 2021.
NOME:_______________________ PROFESSORA_________________.



LEIA A HISTÓRIA EM QUADRINHOS:

 O BELO ADORMECIDO


INTERPRETAÇÃO TEXTUAL :

1) QUAL É O TÍTULO DESSE TEXTO? 
__________________________________________________________
2) VOCÊ CONHECE ALGUMA HISTÓRIA PARECIDA COM ESSA?  QUAL É O TÍTULO? ____________________________________________________________________________________________________________________

3) A PRINCESA DIZ “(...) SOU DONA DO MEU NARIZ (...)” O QUE ISSO SIGNIFICA?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) QUAL FOI A REAÇÃO DO PRÍNCIPE ? POR QUE ELE TEVE ESSA ATITUDE?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) NA SUA OPINIÃO, A PRINCESA ESTÁ CERTA EM SUAS EXIGÊNCIAS? POR QUE? 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) OBSERVE. “ E NEM TENTE MANDAR EM MIM, POIS SOU DONA DO MEU NARIZ( ...)” 
COMPLETE AS FRASES ABAIXO. 
A) O PRÍNCIPE NÃO QUIS SE CASAR PORQUE ____________________________________________________________________________________________________________________
B) ELA NÃO QUER QUE ELE ENTRE COM OS SAPATOS SUJOS PORQUE ____________________________________________________________________________________________________________________
C)O PRÍNCIPE DORMIU, POIS ____________________________________________________________________________________________________________________
D) QUANDO O PRÍNCIPE VIU A PRINCESA, ____________________________________________________________________________________________________________________

7) OBSERVE: “OS TRABALHOS DOMÉSTICOS SERÃO DIVIDIDOS”.. 
SUBSTITUA A PALAVRA DESTACADA POR OUTRA COM O MESMO SIGNIFICADO. 
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8) LEIA “ SOU DONA DO MEU PRÓPRIO NARIZ ( ...)”. 
A PALAVRA NARIZ POSSUI Z COM SOM DE S. PESQUISE OUTRAS PALAVRAS COM Z NO FINAL E REGISTRE-AS. 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



OPERAÇÕES DE ADIÇÃO SIMPLES E COM RESERVA


1. ARME E EFETUE AS OPERAÇÕES A SEGUIR.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


LEIA O TEXTO ABAIXO E DEPOIS RESPONDA O QUE SE PEDE:


A. POR QUE RAISSA FALTOU À AULA?
____________________________________________________________________________________________________________________
B.  QUAL ASSUNTO FOI DESENVOLVIDO NA AULA?
____________________________________________________________________________________________________________________

C. VOCÊ CONCORDA COM RAISSA QUANDO ELA DISSE QUE NÃO TINHA NADA IMPORTANTE NA AULA?POR QUÊ?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

D) ESCREVA ALGUNS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM A HIGIENE DO CORPO.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

BOA AULA!!!
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

ATIVIDADE COMPLEMENTAR:


CLIQUE NA FIGURA PAR ASSISTIR AO VÍDEO



 




HOJE TEREMOS ATIVIDADES DE PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E HISTÓRIA.

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 06 DE ABRIL DE 2021.

NOME:_______________________ PROFESSORA_________________.


1.USE M OU N:

MAIS ATENÇÃO: SÓ PODE USAR A LETRA M ANTES DE P E B.


2. PINTE DE AMARELO AS FIGURAS QUE TÊM NO NOME A LETRA N ESCRITA ANTES DE CONSOANTE.


3. PINTE DE VERDE AS FIGURAS QUE TÊM NO NOME A LETRA M ESCRITA ANTES DE P E B. (CASO NÃO CONSIGA IMPRIMIR A ATIVIDADE, AO INVÉS DE PINTAR, ESCREVA O NOME DAS FIGURAS COM AS RESPECTIVAS CORES).



4. LEIA ESTA PIADA:
DURANTE O RECREIO, GABRIEL PERGUNTA PARA JOÃOZINHO:
_ POR QUE OS ELEFANTES TÊM MEDO DOS COMPUTADORES?
JOÃOZINHO RESPONDE:
_ POR CAUSA DO MOUSE.
Domínio público.

A. SUBLINHE, NA PIADA, AS PALAVRAS QUE TÊM M OU N ANTES DE CONSOANTE.

B. QUE CONSOANTES APARECEM DEPOIS DA LETRA M? 
__________________________________________________________
C. QUE CONSOANTES APARECEM DEPOIS DA LETRA N?
_________________________________________________________
D. EXPLIQUE QUANDO DEVEMOS USAR M E QUANDO DEVEMOS USAR N ANTES DE UMA CONSOANTE. 
____________________________________________________________________________________________________________________

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


SITUAÇÕES-PROBLEMA

COPIE AS SITUAÇÕES PROBLEMA NO CADERNO, DEIXANDO +- 8 LINHAS PARA REALIZAR AS OPERAÇÕES E TAMBÉM COLOCAR A RESPOSTA DA PERGUNTA.

1) UMA PESSOA NASCEU EM 1.918 E FALECEU COM 69 ANOS DE IDADE. EM QUE ANO ESSA  PESSOA FALECEU? 



2) EM UM COLÉGIO ESTUDAM 1.682 ALUNOS NO TURNO DA MANHÃ E 1.475 NO TURNO DA TARDE.  QUANTOS ALUNOS ESTUDAM NOS DOIS TURNOS? 



3) JACIRA TEM 680 BOLAS E JOSÉ TEM 120. QUANTAS BOLAS JACIRA TEM A MAIS? 




4) UMA LOJISTA VENDEU 100 DAS 2.400 AGULHAS QUE TINHA. QUANTAS AINDA TEM PARA  VENDER? 



5) A SOMA DE DOIS ALGARISMOS É IGUAL A 4.690. SE UM DOS NÚMEROS É 1.592, QUAL É O OUTRO? 

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


POVOS INDÍGENAS

OS INDÍGENAS FORAM OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL. SUA CONTRIBUIÇÃO APARECE EM VÁRIOS ELEMENTOS DE NOSSA CULTURA, ARTE, MODOS DE VIDA, HÁBITOS ALIMENTARES, CONHECIMENTOS CONSTRUÍDOS, SOBRETUDO, NA ÁREA DA MEDICINA TRADICIONAL. HOJE VIVEM EM TODO O PAÍS, MUITOS EM TERRAS INDÍGENAS DEMARCADAS, MUITOS ESPALHADOS POR ÁREAS URBANAS. MESMO EM SÃO PAULO, HÁ INDÍGENAS VIVENDO EM TODAS AS PARTES DE NOSSO MUNICÍPIO.


ATIVIDADES

1) LEIA O TEXTO E RESPONDA:


OS INDÍGENAS VIVEM EM CONTATO DIRETO COM A NATUREZA E TÊM, COM ELA, UMA RELAÇÃO DE MUITO RESPEITO. AS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS SÃO MUITO MARCADAS PELO AMBIENTE NATURAL QUE OS CERCA. GOSTAM DE BRINCAR, DE IMITAR BICHOS USANDO SONS DE SUA BOCA, DE SEU CORPO OU DE FOLHAS, TRONCOS E CHOCALHOS. SEUS JOGOS NÃO COSTUMAM ENVOLVER COMPETIÇÃO, OU SEJA, NÃO TÊM UM VENCEDOR. POR MEIO DE BRINCADEIRAS, FAZEM COISAS JUNTO COM OS ADULTOS DA TRIBO, BRINCANDO DE CAÇAR, PESCAR E IMITAR OS ADULTOS, ELES APRENDEM VÁRIAS ATIVIDADES DO DIA-A-DIA DA TRIBO.

A) QUAIS BRINCADEIRAS VOCÊ CONSEGUE LOCALIZAR NO TEXTO?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

B) EM QUE ESPAÇOS AS CRIANÇAS INDÍGENAS AS REALIZAM?

___________________________________________________________________________________________________________________

C) VOCÊ COSTUMA REALIZAR ALGUMA DESSAS BRINCADEIRAS? QUAIS?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

BOA AULA!!!

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

ATIVIDADE COMPLEMENTAR:

ALIMENTAÇÃO

LEIA  AS  PALAVRAS  ABAIXO,  TODAS  RELACIONADAS  COM  ALIMENTAÇÃO E CIRCULE  DE  VERMELHO  AS  PALAVRAS  QUE  SÃO  ALIMENTOS  SAUDÁVEIS:

 AGORA,  DIVIDA  AS  PALAVRAS  EM  DUAS  LISTAS,  SENDO  UMA  DE  ALIMENTOS  SAUDÁVEIS  E  OUTRA  DE  ALIMENTOS  QUE  NÃO  FAZEM  BEM  À  NOSSA  SAÚDE.  ESCREVA  AMBAS  AS  LISTAS  EM  ORDEM  ALFABÉTICA:





NOSSAS ATIVIDADES HOJE SERÃO DE GEOGRAFIA, MATEMÁTICA E PORTUGUÊS.


EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 07 DE ABRIL DE 2021.

NOME:_______________________ PROFESSORA_________________.







AGORA É A SUA VEZ DE PINTAR O MAPA USANDO CORES DIFERENTES PARA CADA REGIÃO

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


OPERAÇÕES DE SUBTRAÇÃO SIMPLES E COM RESERVA


1. ARME E EFETUE AS OPERAÇÕES A SEGUIR.


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



LEIA O TEXTO ABAIXO E DEPOIS RESPONDA O QUE SE PEDE:
MORCEGOS: VÍTIMAS OU VILÕES?

    OS MORCEGOS SURGIRAM HÁ MILHÕES DE ANOS, SEUS HÁBITOS NOTURNOS, A VIDA NAS CAVERNAS, A AVERSÃO A LUZ FIZERAM COM QUE AS PESSOAS RELACIONASSEM ESSES SERES AO MAL, LIGANDO-OS A HISTÓRIAS DE TERROR, MISTÉRIO E A IMAGENS DE VAMPIROS.
     A VERDADE É QUE OS MORCEGOS SÃO SERES EXTRAORDINÁRIOS. A CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO DOS MORCEGOS FAZ COM QUE OS MORCEGOS SOBREVIVAM EM QUASE TODAS AS REGIÕES DO PLANETA.       OS MORCEGOS SÓ NÃO SOBREVIVEM EM REGIÃO DE CLIMA MUITO FRIO.

Fonte: Revista Superinteressante. São Paulo: Abril, outubro de 2002.

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:

1)QUANTOS PARÁGRAFOS HÁ NO TEXTO? ENUMERE-OS. __________________________________________________________

2)QUAL É O TÍTULO DO TEXTO? __________________________________________________________

3) POR QUE OS MORCEGOS FORAM LIGADOS A HISTÓRIAS DE TERROR?
____________________________________________________________________________________________________________________
4) SEGUNDO O TEXTO PORQUE OS MORCEGOS SÃO SERES EXTRAORDINÁRIOS? _________________________________________________________________________________________________________________
5) ONDE OS MORCEGOS NÃO SOBREVIVEM? __________________________________________________________________________________________________________________
6) HÁ QUANTO TEMPO EXISTEM OS MORCEGOS? ___________________________________________________________________________________________________________________
7) QUAL O SIGNIFICADO DA PALAVRA DESTACADA NA FRASE: “OS MORCEGOS SÃO SERES EXTRAORDINÁRIOS”

(    ) PEQUENOS  (    ) INCRÍVEL  (    ) MEDROSO

8) QUAL O ASSUNTO PRINCIPAL DO TEXTO:

(     ) VAMPIROS       (    ) HISTÓRIA DE TERROR (  ) MORCEGOS
 
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

ATIVIDADE COMPLEMENTAR:

ASSISTIR AO VÍDEO: SUBTRAÇÃO COM RECURSO


CLIQUE NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO






NOSSAS ATIVIDADES DE HOJE SERÃO DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA.

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 08 DE ABRIL DE 2021.

NOME:_______________________ PROFESSORA_________________.


SEPARAÇÃO DE SÍLABAS

OBSERVE CADA IMAGEM E SEU NOME. SEPARE AS SÍLABAS DAS PALAVRAS ESCRITAS EM SEU CADERNO. DICA: CADA SÍLABA (PEDACINHO) É IGUAL AO NÚMERO DE VEZES QUE ABRIMOS A BOCA PARA FALAR CADA PARTE DA PALAVRA!


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX




MEDIDAS DE TEMPO – HORA E MINUTO.

VOCÊ SABE QUE DURANTE O NOSSO DIA A DIA MUITOS ACONTECIMENTOS OCORREM EM QUE PRECISAMOS MEDIR O TEMPO… MAS COMO PODEMOS FAZER ISSO?
COMO PODEMOS MEDIR O TEMPO GASTO DE NOSSA CASA PARA A ESCOLA;
O TEMPO DE DURAÇÃO DE UMA AULA;
O TEMPO DE DURAÇÃO DE UMA PARTIDA DE FUTEBOL;
O TEMPO DE DURAÇÃO DE UM DESENHO DE TV.
ESSES SÃO APENAS ALGUNS EXEMPLOS DE TANTOS OUTROS QUE OCORREM DURANTE O NOSSO D
COMO MEDIR O TEMPO?
MUITO ANTIGAMENTE, O HOMEM PARA REALIZAR AS SUAS TAREFAS TAMBÉM PRECISAVA SE ORIENTAR, MAS NÃO TINHA OS INSTRUMENTOS QUE TEMOS HOJE PARA MEDIR O TEMPO. O HOMEM PRIMITIVO USAVA O SOL E AS ESTRELAS COMO FORMA DE ORIENTAÇÃO. SABIAM QUE ERA DIA PELA LUZ DO SOL E NOITE PELO BRILHO DAS ESTRELAS.
ATUALMENTE, EXISTEM VÁRIOS APARELHOS COM ESSA FINALIDADE, MAS AQUELE QUE MAIS USAMOS É O RELÓGIO. ELE MARCA AS UNIDADES DE MEDIDAS DO TEMPO.


Texto adaptado : www.colegioweb.com.br/matematica/quais-sao-unidades-de-medidas-de-tempo.html

           AGORA FAÇA OS EXERCÍCIOS ABAIXO COM ATENÇÃO:

1- QUAL É A HORA QUE MARCA CADA RELÓGIO ABAIXO?

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

ATIVIDADE COMPLEMENTAR:

ASSISTIR AO VÍDEO: MEDIDAS DE TEMPO - HORAS, MINUTOS E SEGUNDOS.


CLIQUE NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO



ARTES -  08/04




 


Aula 2 - dia 09/04/2021

MOVIMENTO E EXPRESSÃO CORPORAL

NA AULA DE HOJE VAMOS IMITAR O MOVIMENTO DOS ANIMAIS. PENSE EM ANIMAIS QUE POSSUEM MOVIMENTOS LEVES E OUTROS PESADOS, RÁPIDOS E LENTOS.

VOCÊ SABIA QUE OS MOVIMENTOS SE MODIFICAM O TEMPO TODO?

MOVIMENTOS PESADOS

VOCÊ JÁ OBSERVOU COMO UM ELEFANTE SE MOVIMENTA? SABE COMO ELE MOVE AS PATAS? COMO É O BALANÇO DO CORPO DESSE ANIMAL? E O MOVIMENTO DA TROMBA?

PARA EXECUTAR MOVIMENTOS PESADOS, COMO OS DO ELEFANTE, É PRECISO FAZER MUITA OU POUCA FORÇA?


 

MOVIMENTOS LEVES

VOCÊ JÁ OBSERVOU OS MOVIMENTOS DOS GATOS?

SABE COMO OS GATOS CAMINHAM? O QUE MAIS CHAMA A SUA ATENÇÃO NO MOVIMENTO DESSES ANIMAIS?

VOCÊ ACHA QUE PARA EXECUTAR MOVIMENTOS LEVES, COMO OS DO GATO, É PRECISO FAZER MUITA OU POUCA FORÇA?


  

MOVIMENTOS RÁPIDOS

VOCÊ JÁ OBSERVOU OS MOVIMENTOS DE UM BEIJA-FLOR? COMO AS ASAS DELE SE AGITAM?

NOTOU QUE EM ALGUNS MOMENTOS ELE PAIRA NO AR? SERÁ QUE MOVIMENTOS RÁPIDOS, COMO OS DAS ASAS DO BEIJA-FLOR, EXIGEM MUITA OU POUCA VELOCIDADE?

 

MOVIMENTOS LENTOS

VOCÊ JÁ OBSERVOU OS MOVIMENTOS DE UMA TARTARUGA? COMO ELA SE MOVIMENTA? COMO SÃO AS PERNAS DESSE ANIMAL? E O CORPO? SERÁ QUE MOVIMENTOS LENTOS, COMO OS DA TARTARUGA, EXIGEM MUITA OU POUCA VELOCIDADE?

 

 AGORA É SUA VEZ!

INSPIRE NOS MOVIMENTOS DOS ANIMAIS E EXPERIMENTE DIFERENTES MOVIMENTOS DO CORPO.

NÃO ESQUEÇA DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO (MÁXIMO 20 SEGUNDOS) DE SUA ATIVIDADE.

BOA AULA!

PROFESSORES AMANDA, LEANDRO E MARCIA


 

Nenhum comentário: