HOJE TEREMOS ATIVIDADES DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA.
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 19 DE ABRIL DE 2021.
NOME:_______________________ PROFESSORA_________________.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: DIÁRIO DE BILOCA
15 DE FEVEREIRO
AMIGO DIÁRIO,
GANHEI ESTE DIÁRIO HOJE.
MENTIRINHA, EU GANHEI NO ANO PASSADO, NO DIA DA TROCA DO PRESENTE DO AMIGO SECRETO. FIQUEI SUPERFELIZ DE TER SIDO AMIGA DA DRI. ALÉM DO DIÁRIO, GANHEI UMA PULSEIRA LINDÉRRIMA. ADOREI O DIÁRIO...MAS ESTOU SÓ COMEÇANDO A ESCREVER HOJE PORQUE VIERAM AS FÉRIAS...O INÍCIO DAS AULAS...NA VERDADE, NÃO TINHA COMEÇADO AINDA POR PURA PREGUIÇA – GOSTAR DE ESCREVER EU ATÉ GOSTO. E PROMETO, DE PÉS JUNTOS E DEDOS CRUZADOS, QUE A PARTIR DE HOJE NÃO FALHAREI MAIS UM DIA SEQUER...SÓ SE...
ESPERO REALMENTE QUE ACONTEÇAM BOAS COISAS PARA CONTAR. SE FOR COMO NO ANO PASSADO, CRUZ CREDO. NEM GOSTO DE LEMBRAR, MAS COMO NÃO CONSIGO CONTROLAR A PORTINHA DA LEMBRANÇA, ACABO PENSANDO TUDO OUTRA VEZ. A PIOR DE TODAS FOI MESMO A RECUPERAÇÃO QUE EU PEGUEI EM PORTUGUÊS. POR POUCO, MUITO POUCO, NÃO TERMINO COM UMA PRECIOSA BOMBA QUE CERTAMENTE IRIA EXPLODIR NA MINHA CASA. UFA, AINDA BEM QUE PASSOU, E O QUE PASSOU, PASSOU. COMO DIZ MINHA AVÓ: “ÁGUAS PASSADAS NÃO MOVEM MOINHOS”. SE MOVEM OU NÃO MOVEM, NÃO QUERO SABER, ESTE ANO EU NÃO VOU MARCAR BOBEIRA. RECUPERAÇÃO NUNQUINHA, NUNQUINHA. VOU TIRAR TUDO DE LETRA. SEM...CHEGA DE FALAR DE COISA CHATA. ACHO QUE PARA COMEÇAR UM DIÁRIO É PRECISO COISAS ALEGRES, SENÃO DÁ AZAR.
BILOCA
(EDSON GABRIEL GARCIA. DIÁRIO DE BILOCA. SÃO PAULO, ATUAL, 1989.)
COPIE E RESPONDA.
1) DE ACORDO COM O TEXTO, QUANDO BILOCA GANHOU O DIÁRIO?
____________________________________________________________________________________________________________________
2) POR QUE BILOCA DEMOROU TANTO PARA COMEÇAR A ESCREVER NO DIÁRIO?
____________________________________________________________________________________________________________________
3) QUAL FOI A PIOR COISA QUE ACONTECEU COM BILOCA NO ANO PASSADO?
____________________________________________________________________________________________________________________
4) BILOCA ACHA QUE: “ (...) PARA COMEÇAR UM DIÁRIO É PRECISO COISAS ALEGRES, SENÃO DÁ AZAR”.
A) VOCÊ CONCORDA COM ELA? EXPLIQUE._____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B) QUE ASSUNTO VOCÊ GOSTARIA DE DEIXAR REGISTRADO EM UM DIÁRIO?
____________________________________________________________________________________________________________________
5) EM SUA OPINIÃO, POR QUE AS PESSOAS ESCREVEM SEUS SENTIMENTOS E PENSAMENTOS EM UM DIÁRIO PESSOAL?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) PESQUISE EM CASA: VEJA COM SUA FAMÍLIA QUEM JÁ ESCREVEU EM UM DIÁRIO. EM QUE ÉPOCA DA VIDA ISSO ACONTECEU? FOI IMPORTANTE?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
CHARADAS MATEMÁTICAS
ATIVIDADE PARA EXERCITAR O RACIOCÍNIO LÓGICO. PRESTE ATENÇÃO NAS PEGADINHAS!!!
LEIA AS CHARADAS E RESPONDA:
CHARADA 1
CAMINHANDO AO FIM DA TARDE, UMA SENHORA CONTOU 20 CASAS EM UMA RUA À SUA DIREITA. NO REGRESSO, ELA CONTOU 20 CASAS À SUA ESQUERDA. QUANTAS CASAS ELA VIU NO TOTAL?
R:__________________________________________________________________________________________________________________
CHARADA 2
NO MEU JARDIM EXISTE 3 PÉS DE ALFACE, 1 DE PEPINO E 5 DE CENOURA. QUANTOS PÉS EU TENHO NO TOTAL?
R:__________________________________________________________________________________________________________________
CHARADA 3
MEU AVÔ TEM 5 FILHOS, CADA FILHO TEM 3 FILHOS. QUANTOS PRIMOS EU TENHO?
R:__________________________________________________________________________________________________________________
CHARADA 4
HÁ 7 PASSARINHOS EM UM GALHO DE ÁRVORE. UM MENINO ATIRA EM UM DELES, QUANTOS PASSARINHOS SOBRARAM NO GALHO?
R:__________________________________________________________________________________________________________________
CHARADA 5
QUANDO EU TINHA 8 ANOS, A MINHA IRMÃ TINHA A METADE DA MINHA IDADE. AGORA QUE TENHO 55 ANOS, COM QUANTOS ANOS MINHA IRMÃ ESTÁ?
R:__________________________________________________________________________________________________________________
CHARADA 6
NA TARDE DE TERÇA-FEIRA JOÃO TEVE A BRILHANTE IDEIA DE IR CAÇAR. CAÇOU 2 COELHOS E NA CESTA, LEVOU-OS PARA CASA, PREPARANDO E COMENDO OS COELHOS COM OS AMIGOS NO DIA SEGUINTE. EM QUE DIA DA SEMANA JOÃO COMEU OS COELHOS COM OS SEUS AMIGOS?
R:__________________________________________________________________________________________________________________
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
ATIVIDADE COMPLEMENTAR:
ORTOGRAFIA: PALAVRAS ESCRITAS COM M/N
PARA REALIZAR A ATIVIDADE, LEIA O TEXTO E EM SEGUIDA FAÇA O QUE SE PEDE.
CUIDADO COM O CÃO
O SUJEITO ENTRA NUMA LOJA E DÁ DE CARA COM UM ENORME CARTAZ: “CUIDADO COM O CÃO!” PREOCUPADO, ELE FAZ AS SUAS COMPRAS SEMPRE ATENTO PARA ALGUMA SURPRESA, QUANDO NA SAÍDA ENCONTRA UM CÃOZINHO MINÚSCULO, QUE CABIA NA PALMA DA MÃO.
- ESSE É O CACHORRO COM QUE É PRECISO TOMAR CUIDADO?
- EXATAMENTE.
- MAS ESSE CÃOZINHO NÃO TEM NADA DE PERIGOSO.
- REALMENTE, NÃO TEM.
- ENTÃO, QUE MALUQUICE É ESSA DE COLOCAR ESSE CARTAZ?
- É PORQUE ANTES TODO MUNDO PISAVA NO POBREZINHO.
COPIE NO CADERNO SOMENTE AS PERGUNTAS E RESPOSTAS!
LEIA AS PALAVRAS COM MARCA DA NASALIZAÇÃO (M/N) E ESCREVA-AS NA LISTA CERTA. VEJA O EXEMPLO.
ENTRA - COMPRAS – COM – UM – SEMPRE – ATENTO -
___________________________________________________
QUANDO – ENCONTRA – EXATAMENTE – TEM - REALMENTE
___________________________________________________
ENTÃO – ANTES – MUNDO -
___________________________________________________ COMPLETE AS EXPRESSÕES COM AS PALAVRAS DO QUADRO ABAIXO
______________ NO OUVIDO ________________ DE RODA
______________ DE FRANGO _______________DA PANELA
________________ MADURA __________________ACESA
________________ NACIONAL ________________DE LEITE
________________ NO PÉ ANTES DE ________________
________________ PERIGOSA DOR DE __________________
NOSSAS ATIVIDADES DE HOJE SÃO DE PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E HISTÓRIA.
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 20 DE ABRIL DE 2021.
NOME:_______________________ PROFESSORA_________________.
ATIVIDADE – SÍLABAS
DESEMBARALHE AS LETRAS, FORME O NOME DOS DESENHOS E ESCREVA O NÚMERO DE SÍLABAS DE CADA UM DELES. VEJA O EXEMPLO.
ESCREVA E SEPARE AS PALAVRAS EM SÍLABAS
UNICÓRNIO - CELULAR - FLOR - RINOCERONTE
CHUVA - PANETONE - FRUTAS
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
HORAS E MINUTOS
A ATIVIDADE SERÁ REALIZADA NO LIVRO DE MATEMÁTICA: EMAI - 4º ANO – PÁGS. 29,30 E 31.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
O ENCONTRO ENTRE INDÍGENAS E PORTUGUESES.
A ATIVIDADE SERÁ REALIZADA NO LIVRO APRENDER JUNTOS DE HISTÓRIA: 3º ANO – PÁGS. 90 E 91.
- PÁGINA - 90 - RESPONDER AS PERGUNTAS.
- PÁGINA - 91 - EXERCÍCIO 1.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
ATIVIDADE COMPLEMENTAR:
G OU J – TRÊS EM UM
COMPLETE AS PALAVRAS COM G OU J, PINTE AS BOLINHAS DE ACORDO COM A LEGENDA E FAÇA UM DESENHO DA PALAVRA, COMO NO EXEMPLO:
NOSSAS AULAS DE HOJE SERÃO DE PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS.
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 22 DE ABRIL DE 2021.
NOME:_______________________ PROFESSORA_________________.
ATIVIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO, SE NECESSÁRIO, MAIS DE UMA VEZ! EM SEGUIDA ANOTE AS QUESTÕES NO CADERNO E RESPONDA-AS.
DIÁRIO
QUERIDO DIÁRIO,
A BETH, MINHA PRIMINHA QUERIDA, CHEGOU HOJE E A BETH VAI FICAR AQUI EM CASA ATÉ SÁBADO! MEU PAI E MINHA MÃE FICAM DIZENDO QUE QUANDO EU E A BETH ÉRAMOS PEQUENAS, EU E A BETH NOS DÁVAMOS MUITO BEM. MEU PAI E MINHA MÃE NÃO ENTENDEM QUE O TEMPO PASSA E AS PESSOAS MUDAM. A BETH VIROU UMA CHATA DE GALOCHA!
CORTEI O CABELO E A IMPLICANTE FOI LOGO DIZENDO QUE FICARIA MELHOR SE EU TIVESSE O ROSTO MAIS DELICADO, SE A BETH NÃO PARAR DE FALAR ISSO, ESSA NOITE, ENQUANTO A BETH DORMIR VOU PINTAR O CABELO DELA DE VERDE LAGARTIXA. BETH – CHATA – LAGARTIXA! AH... SERIA BEM DIVERTIDO!
QUESTÕES
1- QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
_______________________________________________________
2- QUEM É BETH?
_______________________________________________________
3- ATÉ QUE DIA A BETH VAI FICAR NA CASA DA PRIMA?
_______________________________________________________
4- O QUE OS PAIS DA PRIMA DA BETH FALAVAM SOBRE ELA?
_______________________________________________________
5- O QUE O PAI E A MÃE DELA NÃO ENTENDEM?
_______________________________________________________
6- ESTE TEXTO PERTENCE A QUAL GÊNERO TEXTUAL?
_______________________________________________________
7- NA SUA OPINIÃO, AS PESSOAS DEVERIAM FICAR ESCREVENDO NOS SEUS DIÁRIOS SOBRE OS SEUS SENTIMENTOS? POR QUÊ?
____________________________________________________________________________________________________________________
8 – E VOCÊ, JÁ ESCREVEU EM UM DIÁRIO? SE SIM, COMO FOI A SUA EXPERIÊNCIA?
____________________________________________________________________________________________________________________
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
MEDIDAS DE TEMPO: TRABALHANDO COM AS HORAS
1.DANDO CONTINUIDADE AO NOSSO ESTUDO SOBRE AS MEDIDAS DE TEMPO, CALCULE OS MINUTOS:
Situações problema
2. CARLA CHEGOU ATRASADA NA ESCOLA, POIS SEU RELÓGIO ESTAVA 20 MINUTOS ATRASADOS. SE O RELÓGIO DA ESCOLA MARCAVA 6H45, QUANTO ESTAVA MARCANDO O DE CARLA?
R.:_______________________________________________________
3. MARCOS ENTROU NO QUARTO PARA SE ARRUMAR AS 10H50, ELE SEMPRE DEMORA 30 MINUTOS PARA SE APRONTAR. QUE HORAS ELE SAIRÁ DO QUARTO?
R.________________________________________________________
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
LEITURA DO TEXTO INFORMATIVO
O HOMEM E TODOS OS ANIMAIS DO PLANETA PERCEBEM O DIA E A NOITE. O COMPORTAMENTO DOS SERES VIVOS SE ALTERA DE ACORDO COM A PRESENÇA OU AUSÊNCIA DE LUZ SOLAR, MAS SABER COMO OCORREM OS DIAS E AS NOITES FOI UMA DESCOBERTA BASTANTE DEMORADA.
NA ANTIGÜIDADE, ERA POSSÍVEL ENCONTRAR OS PONTOS CARDEAIS, SABER A ORDEM DE DISTÂNCIA DOS PLANETAS ATÉ A TERRA, CALCULAR QUANTOS DIAS TINHA O ANO E PREVER AS ESTAÇÕES. NO ENTANTO, ACREDITAVA-SE QUE O DIA E A NOITE OCORRIA PORQUE O CÉU GIRAVA AO REDOR DA TERRA ENQUANTO ELA PERMANECIA PARADA.
SE OBSERVARMOS ATENTAMENTE O CÉU, A SENSAÇÃO QUE TEMOS É TUDO GIRA AO NOSSO REDOR ENQUANTO ESTAMOS PARADOS E POR CAUSA DISSO PENSAVA-SE QUE A TERRA ESTAVA NO CENTRO DO UNIVERSO. SÓ QUANDO O HOMEM DEIXOU DE PENSAR QUE A TERRA ERA O CENTRO DO UNIVERSO É QUE SE CONSIDEROU A POSSIBILIDADE DELA GIRAR ENQUANTO O CÉU PERMANECIA PARADO.
ISSO ACONTECEU NO FIM DO SÉCULO XV, QUANDO NICOLAU COPÉRNICO VERIFICOU QUE OS PLANETAS NÃO PODIAM SER ENCONTRADOS NAS POSIÇÕES PREVISTAS POR CÁLCULOS QUANDO A TERRA ERA CONSIDERADA O CENTRO DO UNIVERSO. POR ISSO ELE LANÇOU UMA TEORIA EM QUE O SOL ESTAVA NO CENTRO E TODOS OS OUTROS PLANETAS GIRAVAM AO SEU REDOR.
POSTERIORMENTE JOHANNES KEPLER (QUE VIVEU NA MESMA ÉPOCA DE GALILEO) CONSEGUIU CALCULAR A ÓRBITA DE MARTE AO REDOR DO SOL. MAS, O FATO DA TERRA GIRAR E NÃO O CÉU SÓ FOI CONFIRMADO COM O APARECIMENTO DA LUNETA. COM ELA GALILEO PODE OBSERVAR QUE HAVIA OUTRAS LUAS GIRANDO AO REDOR DO PLANETA JÚPITER E QUE O PRÓPRIO JÚPITER GIRAVA SOBRE SI MESMO.
ESSES FATOS LEVARAM OS ASTRÔNOMOS A CONCLUIR QUE A TERRA ERA APENAS UM PLANETA COMO OS OUTROS E NÃO O CENTRO DO UNIVERSO. ASSIM FICOU ENTENDIDO QUE O DIA E A NOITE OCORREM PORQUE A TERRA GIRA AO REDOR DE UM EIXO IMAGINÁRIO COMO SE FOSSE UM PIÃO.
UM DOS MOVIMENTOS PRÓPRIOS DA TERRA É A ROTAÇÃO. ELA GIRA COMO SE FOSSE UM PIÃO, SOBRE UM EIXO IMAGINÁRIO, CHAMADO DE "EIXO DA TERRA", QUE PASSA PELOS PÓLOS E APONTA PARA A ESTRELA POLARIS. A TERRA DEMORA 24 HORAS PARA COMPLETAR UMA VOLTA. COMO ELA GIRA SEMPRE COM A MESMA VELOCIDADE (NÃO PARA OU ACELERA) NÓS NÃO PERCEBEMOS ESSE GIRO, PERCEBEMOS APENAS O CÉU GIRANDO NO SENTIDO CONTRÁRIO - MOVIMENTO APARENTE DO CÉU - POR ISSO PENSOU-SE DURANTE MUITO TEMPO QUE TUDO GIRAVA AO REDOR DA TERRA.
OLHANDO PARA AS ESTRELAS DURANTE A NOITE PODEMOS PERCEBER ISSO, ESTRELAS QUE ESTÃO PRÓXIMAS DO HORIZONTE DO LADO LESTE SOBEM PARA O ALTO DO CÉU E AS QUE ESTÃO DO LADO OESTE DESAPARECEM ABAIXO DO HORIZONTE. NA VERDADE SÓ PERCEBEMOS ISSO PORQUE ESTAMOS GIRANDO JUNTO COM A TERRA NO SENTIDO CONTRÁRIO AO MOVIMENTO QUE ESTAMOS VENDO.
FONTE: https://www.portalsaofrancisco.com.br/astronomia/dia-e-noite/Acesso em 24/04/20
RESPONDA AS QUESTÕES:
1) COMO É O DIA E COMO É A NOITE_______________________________________________________________________________________________________________
2) POR QUE EM ALGUNS LUGARES DO MUNDO É DIA E EM OUTROS NOITE?____________________________________________________________________________________________________________________
3) CITE 3 COISAS QUE PODEMOS FAZER DE DIA E 3 COISAS QUE PODEMOS FAZER DE NOITE.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) SE CONSEGUIU ASSISTIR O VÍDEO, DESCREVA A PARTE QUE MAIS GOSTOU E JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) DESCREVA SUA ROTINA DO PERÍODO DA NOITE.__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) REPRESENTE COM UM DESENHO O PERÍODO DO DIA QUE VOCÊ MAIS GOSTA (DIA OU NOITE).
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
ATIVIDADE COMPLEMENTAR:
Aula 4 dia 22/04/2021 – Ciclo I e Ciclo II
EQUILÍBRIO
O EQUILÍBRIO É UMA DAS ETAPAS MAIS IMPORTANTES DO DESENVOLVIMENTO CORPORAL. PERMITE QUE A PESSOA FIQUE DE PÉ, CAMINHE OU REALIZE QUALQUER ATIVIDADE SIMPLES DO DIA A DIA.
O EQUILÍBRIO É A BASE PARA A REALIZAÇÃO CORRETA DE QUALQUER MOVIMENTO.
QUE TAL ALGUNS DESAFIOS DE EQUILÍBRIO?
| 1- PRATICAR A POSIÇÃO DE EQUILÍBRIO CONHECIDA COMO “AVIÃOZINHO”. PERMANECER NA POSIÇÃO POR 5 SEGUNDOS. |
| 2- ANDAR SOBRE A LINHA. TRAÇAR UM CAMINHO NO CHÃO, PODE SER BARBANTE OU A PRÓPRIA LINHA DO PISO. |
| 3- EQUILIBRAR EM UM PÉ SÓ: LEVANTE UM PÉ DO CHÃO E CONTE ATÉ DEZ. REPITA PARA A OUTRA PERNA. |
| 4- SALTAR COM UM PÉ SÓ COMO SE ESTIVESSE JOGANDO AMARELINHA. SALTE CINCO VEZES COM A PERNA DIREITA E DEPOIS COM A PERNA ESQUERDA. |
AGORA É SUA VEZ!
CHAME ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA PARA PRATICAR O EQUILÍBRIO JUNTO COM VOCÊ.
NÃO ESQUEÇA DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO (MÁXIMO 20 SEGUNDOS) DE SUA ATIVIDADE.
BOA AULA!
PROFESSORES AMANDA, LEANDRO E MARCIA
PARA QUE O NOSSO SÁBADO LETIVO FIQUE MAIS DIVERTIDO, VAMOS VIAJAR NO MUNDO DO CHICO BENTO, ATRAVÉS DESSA MARAVILHOSA LEITURA DE GIBIS.
A TURMA DA MÔNICA RESOLVEU DA UMA PASSADA POR AQUI TAMBÉM PARA NOS ENSINAR ALGO. FICOU CURIOSO? È SÓ ASSISTIR O VÍDEO CLICANDO NA IMAGEM ABAIXO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário