quarta-feira, 6 de maio de 2020

4° ANO A - LIÇÕES DE 29/06 A 03/07


29/06



1. Faça o cabeçalho em seu caderno.

2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.

Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!
















Videoaula 3 de Matemática: 
Multiplicação por dois algarismos

Clique no vídeo abaixo para assistir



Vamos praticar!! Lembre-se do que vimos na videoaula.

Copie o exemplo abaixo, no seu caderno.
Exemplo:

Agora resolva as operações abaixo:

a) 568 x 33 =
b) 698 x 45 =
c) 1988 x 14 =
d) 6485 x 20 =
e) 2556 x 12 =
f) 2464 x 22 =

Caso precise de uma ajudinha, consulte a Tabuada abaixo, se quiser copie em seu caderno, será um apoio e tanto para as próximas atividades!😉        

             

 
1. Faça o cabeçalho em seu caderno.

    Para realizar essa tarefa será bem simples. Você deverá assistir ao vídeo abaixo.


Videoaula: Revisão de Ciências 
Biomas 1 - Mata Atlântica e Amazônia.
(anote esse título em seu caderno)


    Após assistir o vídeo, você deverá clicar no link que te levará a um questionário.

     Siga os passos abaixo:

     Não esqueça de registrar em seu caderno a seguinte informação:



Atividade de Ciências no Google formulários










30/06



Olá!!
Aqui está um texto para que você possa ler e interpretar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!


Vamos relembrar!!

* A piada permite ao leitor fazer certas previsões do que poderá acontecer no final e geralmente provoca risos.

* Elas são uma forma divertida de brincar com as palavras.

ª piada
Z
   A professora pergunta para o Pedro:
─ Diga três partes do corpo com a letra "z".
   Ele respondeu:
─"Zóio", "zovido" e "zoreia". 
    Aí a professora fala:
─Adivinhe a sua nota! Também começa com "z".
   Ele responde:
─Ah, deve ser um "zoito".


ª Piada

Juquinha: o sincero
Na sala de aula a professora fala para o Juquinha:
─ Se eu digo "eu era bonita" é passado. E se eu digo "eu sou bonita", é o quê, Juquinha?
─ É mentira, professora!


Após a leitura das piadas, copie as questões abaixo em seu caderno e responda:

1. O que Pedro, quis dizer quando respondeu a professora que as partes do corpo eram “zóio”, “zovido” e “zoreia”?
(a) Olho, ouvido e orelha.
(b) Oio, zumbido e oreia.
(c) Olho, audição e oreia.

2.         A nota de Pedro foi
(a)       Dezoito.
(b)      Zero
(c)       Oito.

3.         O humor desta piada está no fato
(a) da professora de Pedro achar graça na resposta dele.
(b) de Pedro ter improvisado as partes do corpo com a letra Z.
(c) da nota que a professora deu a Pedro após sua resposta.

4. Por que a piada “Juquinha: o sincero” recebeu esse título
(a) Pois Juquinha disse que à professora era bonita para agradar.
(b) Pois Juquinha disse à professora o que pensava.

5. No trecho “se eu digo “eu sou bonita”, é o quê”, a professora esperava a resposta
(a)       Passado.
(b)       Presente.
(c)       Futuro.


GRANDEZAS E MEDIDAS DE CAPACIDADE:
MILILITRO E LITRO.

Na semana passada (dia 23/06), iniciamos os estudos sobre as medidas de capacidade, ou seja, dos mililitros e litros.

Vamos retomar!!

Para medirmos líquidos como: leite, óleo, gasolina, álcool, e entre outros usamos as unidades de capacidade:   Mililitro (ml) e Litro (l).

                                ·       1000 ml = 1 l.

                   ·       A metade de 1 litro chama-se: 
                 meio litro, ou seja, 500 ml.

    Agora que já nos lembramos, vamos aos exercícios!!

  1.Observe os rótulos das embalagens e responda as questões: 

    
  a. Em qual das embalagens cabe a maior quantidade de líquido?

  b. O conteúdo da garrafa de 1 litro pode encher completamente, quantas latinhas iguais à mostrada ao lado: mais de 4 ou menos de 4?


  2. Jair foi ao supermercado para comprar embalagem com 2 litros de desinfetante, mas essa embalagem estava em falta. Então, ele comprou 4 embalagens de 500 mililitros, iguais à mostrada abaixo.


 a.  Quantos mililitros de desinfetante Jair comprou? Essa quantidade corresponde a quantos litros?

b.  Quantos reais ele economizaria se tivesse comprado a embalagem com 2 litros de desinfetante?

3. Faça a estimativa e complete com a unidade de medida mais adequada em cada caso: ml ou l.

a. A caixa-d’água da minha casa tem capacidade para 1000 _____.

b.  Na mamadeira, há 240 _____. 

c.  A lata contém 18 ____ de tinta.

d. O pote plástico de guache contém 50 ____.




01/07




Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa ler e praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. Por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!
Se não conseguir entender alguma questão, peça ajuda para um adulto!


 Agora, leia o texto e em seguida copie e responda às questões em seu caderno.


O CÉREBRO HUMANO


O cérebro é um dos mais fantásticos órgãos do corpo humano. Esse órgão, que tem mais ou menos o tamanho de uma pequena couve-flor, realiza várias tarefas incríveis, como controlar a temperatura  do corpo, a pressão arterial, os batimentos do coração e a respiração. Ele também recebe milhares de informações dos nossos sentidos (visão, audição, olfato, paladar, tato), controla nossos movimentos físicos ao andarmos, falarmos, ficarmos de pé ou sentarmos, além de nos permitir pensar, sonhar, raciocinar, imaginar e sentir emoções.
Texto adaptado de Como funciona o cérebro, de Craig Freudenrich. 

1. No texto, as palavras e expressões destacadas atribuem características aos substantivos que o acompanham. Essas palavras são chamadas de

(A) nomes próprios.
(B) coletivos.
(C) adjetivos.

2. Copie do texto os casos em que é usada apenas uma palavra para atribuir uma característica ao substantivo.


3. Copie do texto os casos em que são usadas duas palavras para atribuir uma característica ao substantivo.

4. Reescreva as frases substituindo as locuções adjetivas pelos adjetivos correspondentes.

a) Os rapazes foram ao uma festa de criança.
________________________________________________

b) Ele os ama com amor de pai.
_________________________________________________

c) O golfinho é uma animal do mar.
_________________________________________________

d) Meu irmão estuda no horário da noite.
_________________________________________________


1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.

MERCADO DE AFRICANOS ESCRAVIZADOS

No Brasil, os portugueses preparavam os africanos antes de colocá-los à venda nos mercados de escravizados. Eles passavam óleo de palmeira no corpo dos escravizados para deixar sua pele brilhante. Acreditava-se que isso dava a eles um aspecto mais saudável. Depois, os africanos eram expostos.
O preço de venda variava de acordo com o gênero, a idade, as condições físicas e a origem do escravizado. Os compradores preferiam homens jovens e saudáveis. Também evitavam adquirir muitas pessoas de uma mesma comunidade. Eles tinham receio de que organizassem revoltas e fugas. 


QUEM ERAM OS POVOS AFRICANOS?

Os homens e as mulheres que foram trazidos à força da África para o Brasil pertenciam a diferentes povos. A maioria eram bantos, que viviam na região onde hoje estão localizados os países de Angola e Moçambique. Havia também sudaneses, que habitavam áreas que atualmente compreendem Guiné e Gana. Cada povo tinha seu modo de viver e de trabalhar.
Apesar da diversidade, esses grupos tinham características em comum. Dominavam a metalurgia* e a agricultura. Confeccionavam ferramentas, utensílios domésticos, enfeites, armas e outros objetos. Também desenvolveram técnicas de arquitetura.
Muitos eram comerciantes ou artesãos que produziam tecidos e objetos de cerâmicas. 

Copie as questões abaixo e responda 
em seu caderno:

1. Observe a imagem 1. Podemos concluir que

(a) há mais comerciantes, do que escravos.

(b) os escravos estão felizes e parecem concordar com a negociação.
(c) os comerciantes mineiros estão negociando o preço de um escravo.

2.        Onde ocorre a cena da imagem 1?

(a)       Minas Gerais
(b)      Rio de Janeiro
(c)       Pernambuco

3. Os compradores de escravos davam preferência para comprar:

(a)       Pessoas da mesma comunidade
(b)      Pessoas jovens e saudáveis
(c)       Homens e mulheres que queriam trabalhar.

4. Quando os povos da África eram trazidos para o Brasil, o que eles produziam?

(a)       Utensílios domésticos, roupas e acessórios.
(b) Enfeites, armas, celulares e produtos tecnológicos.
(c) Tecidos, objetos de cerâmica, enfeites, utensílios domésticos, armas, ferramentas.


Que tal um vídeo bem bacana?



     Após realizar as atividades de História, pule uma linha e anote em seu caderno:


Lembrando que TODAS as atividades aqui propostas são relacionadas aos conteúdos trabalhados em cada ano ciclo. 😉📱

Clique e assista ao vídeo. 



02/07


Olá!!
Aqui está um texto  para que você possa ler e fazer a interpretação. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie em seu caderno APENAS as questões desta atividade.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!



Nas semanas anteriores conhecemos os Contos narrativos e algumas características. Hoje vamos à mais algumas características deste gênero textual. Leia com atenção e em seguida, leia o texto abaixo para responder as questões da atividade.





Vivendo com a vaca

      Era uma vez um homem que vivia com a mulher e seus oito filhos numa casa bem pequena. Quando mais os filhos cresciam, mais ficava difícil de morar naquele reduzido espaço. 
      Muito desconte, o pobre homem procurou um sábio rabino:
      - Mestre, não consigo, mas viver neste desconforto! Mostre-me uma saída para a situação tão incômoda!
      O mestre prometeu que resolveria se problema desde que ele lhe obedecesse fielmente aos conselhos. Confiando plenamente na sabedoria do rabino, o homem concordou.
      - Como primeiro passo – aconselhou o mestre –, compre um porco e crie-o dentro de casa.
      O homem estranhou, quis discutir, porém lembrou-se de que prometera obedecer. Assim, comprou o porco, que passou a morar junto com a sua já numerosa família. É claro que a situação pirou e, ao cabo de uns dias, ele voltou a procurar o rabino, dizendo que nada havia melhorado, pelo contrário.
      O sábio, então, mandou que ele comprasse uma cabra.
      E que criasse também dentro de casa, junto com o porco. Homem ficou aflito, mas faz o que seu mestre lhe dissera.
      Com a cabra dentro de casa, o problema da falta de espaço tornou-se uma verdadeira tragédia. Corriam pela casa cabra, porco e crianças, e ninguém achava espaço para se sentir confortável. Não demorou que o dono da casa procurasse pela terceira vez o mestre, que, sem se abalar com as queixas de seu discípulo, ordenou-lhe que pusesse, agora, uma vaca para morar na casa.
      O coitado do homem quis protestar; o olhar do mestre, entretanto, lembrou-o dos votos de obediência. Resignado, comprou uma vaca e a levou para dentro de casa. Dessa vez, a situação ficou insuportável: a família mal podia se mexer no exíguo espaço que lhe cabia. Mas uma vez, o homem apelou ao rabino.
      - Mestre, não é possível mais viver naquela casa! Minha vida virou um suplício! Profiro morar na rua!
      Sorrindo, o rabino ordenou-lhe que tirasse de casa os animais, que os pusesse no quintal.
      O homem voltou feliz com as novas ordens. Sem demora, tirou de casa o porco, a cabra e a vaca. E, como por milagre, sua casa imediatamente pareceu-lhe grande espaçosa, confortável. Que felicidade!
      E nem ele nem sua família nunca mais se queixaram de falta de espaço.
Rosane Pamplona. Verso e reverso – O outro lado das histórias São Paulo: Brinquedo – Book, 2008

COMPREENSÃO DO TEXTO
1.  Numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
(1) Conflito      (   ) Seguindo o conselho do rabino, o homem levou para casa um porco, uma cabra e uma vaca. A casa ficou ainda menor e mais desconfortável. Depois que o home retirou os animais, a casa imediatamente pareceu grande e espaçosa.
(2) Solução       (   ) Nunca mais o homem e sua família se queixaram da falta de espaço.
(3) Desfecho      (   ) Um homem, sua família e seus oito filhos viviam em uma casa muito pequena.

2. O protagonista desse conto é
(A) os filhos.
(B) a mulher.
(C) o homem.

3. A dificuldade do homem e sua família era
(A) morar numa casa muito grande.
(B) morar numa casa muito pequena.
(C) morar numa casa muito longe.

4. Quem solucionou o conflito foi
(A) o pai.
(B) o rabino.
(C) a mãe.

5. O narrador não é uma das personagens do texto porque
(A) ele não gostou da história.
(B) ele achou a história muito boa.
(C) ele não participa dos acontecimentos.
  


1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie em seu cadernos APENAS as questões desta atividade.


A INFLUÊNCIA DAS LEIS NO MUNICÍPIO

Tanto as leis municipais quanto as leis estaduais ou federais trazem consequências para o município.

A ocupação do espaço urbano, por exemplo, é regulada por leis. Por meio delas, definem-se as áreas que podem ser ocupadas por moradias, por estabelecimentos comerciais ou por indústrias. Determinam-se também aquelas que devem ser protegidas, como as áreas de mananciais*.
Nas áreas em que existem fontes e nascentes de cursos de água, a ocupação humana é regulamentada por lei.
Essas leis visam evitar ocupações inadequadas, como a construção de moradias em áreas de risco e de mananciais. Além disso, têm como objetivo impedir que uma forma de ocupação prejudique as outras. É o caso, por exemplo, de indústrias, que podem poluir áreas próximas a residências.
O cumprimento dessas leis contribui para a redução de problemas ao meio ambiente e à população.
Antes de começar uma construção na cidade, é preciso obter a aprovação da prefeitura. Os funcionários desse órgão avaliam se a construção obedece à lei e se oferece segurança aos moradores ou usuários e à vizinhança. Durante a construção, fiscais da prefeitura devem inspecionar a obra e verificar se ela está em conformidade com as normas de construção.
Outra lei importante, que deve ser cumprida em todos os municípios brasileiros, determina que parte dos alimentos da merenda oferecida aos alunos das escolas públicas deve ser comprada, sempre que possível, de pequenos produtores agrícolas.

Produtores familiares e de comunidades tradicionais, como os indígenas e os quilombolas, têm preferência nesse tipo de venda. Portanto, essa lei garante a geração de renda para muitas famílias e comunidades.

Copie as questões abaixo e responda em seu caderno:

1.        O que é uma área de manancial?
(a)       Uma terra fértil e própria para o plantio.
(b)      Uma nascente de rio ou lago.

2. O que é preciso antes de começar uma construção na cidade?
(a) Obter a aprovação da prefeitura.
(b)  Ter o material necessário para começar a obra.

3. Os alimentos das escolas públicas devem ser comprados por:
(a)       Pequenos agrícolas.
(b)      Mercados de bairros. 

4. O cumprimento das leis a respeito das construções em locais de mananciais contribui

(a) para o prefeito estabelecer ordem na cidade.
(b) para a redução de problemas ao meio ambiente e à população.


AULA DE ARTES

PRAZO DE REALIZAÇÃO - 12/07



CLIQUE NO LINK

ATIVIDADES



03/07



Olá!!
Aqui estão alguns exercícios para que você possa praticar. Antes vamos lembrar alguns passos importantes para realização desta tarefa:

1. Faça o cabeçalho em seu caderno.
2. Copie APENAS as questões dessa atividade em seu caderno.
3. E por último e mais importante, LEIA COM ATENÇÃO!


1. Veja abaixo o tabuleiro de um jogo.




O símbolo que está entre
 e   é:















2. Marcelo fez a seguinte planta da sua sala de aula:
Das crianças que se sentam perto da janela, a que senta mais longe da professora é

(A) o Marcelo. 
(B) a Luiza.
(C) o Rafael.
(D) a Tânia.

3. O brinquedo preferido de João está no seu lado esquerdo. Qual é o brinquedo preferido de João?


(A) Peteca.  (B) Pipa.  (C) Bola.  (D) Bicicleta.

4. Observe a figura a seguir. Em relação à vaca, a bola está:                                                        



(A) à esquerda.

(B) à direita.
(C) atrás.
(D) na frente.




5. Observe a figura abaixo. Ela representa o quarto de Lena, Lisa e Nina visto de cima.

De acordo com essa vista, que móvel fica mais distante da janela do quarto?

(A) Guarda-roupa.
(B) Estante.
(C) Mesa de estudo.
(D) Cama da Lena.



Aula 8 – dia 03/07/2020

DOMINÓ CRIATIVO

Na aula de hoje teremos uma montagem criativa de um dominó e suas diversas formas para jogar e aprender. Ótimo jogo para os pequenos e uma oportunidade para os grandes usarem todo o seu talento. É simples e legal de jogar.



VÍDEO “DOMINÓ CRIATIVO”



REGRAS:


As peças são colocadas com os números virados para baixo e embaralhadas.

Cada participante retira sete delas e as guarda sem mostrar aos demais. As que sobrarem ficam separadas no “monte”.



O jogador que possuir a peça “6 x 6” começa colocando-a na mesa. Caso estejam jogando duas ou três pessoas e nenhuma delas tiver essa peça, começa quem tiver a “5 x 5” e assim sucessivamente.


O jogador seguinte procura, entre suas peças, uma peça com esse número e a une a uma das extremidades da que está na mesa. Dessa maneira vai se formando uma sequência de peças.


Caso o participante não tenha uma peça para usar deve comprar do monte. Se elas tiverem terminado ou a comprada não for satisfatória, o jogador passa a vez ao próximo. Vence quem ficar sem peças primeiro.



AGORA É SUA VEZ, FAÇA O SEU DOMINÓ E DIVIRTA-SE!


NÃO ESQUEÇA DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO.
BOA AULA E ATÉ BREVE!

PROFESSORES AMANDA, MARCIA E RAFAEL





Nenhum comentário: