AULA Nº 54 DIA: 13/07/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE JULHO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
AULA DE GRAMÁTICA - SUBSTANTIVO
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO COM MUITA ATENÇÃO.
1 - USE UM SUBSTANTIVO PARA INDICAR QUEM PRATICA A AÇÃO.
a) AS _______________ SUBIRAM NA ÁRVORE E APANHARAM AS AMORAS MADURINHAS.
b) A _______________ COMEMOROU O ANIVERSÁRIO DA AVÓ COM UMA FESTA BEM BONITA.
c) O _______________ CHUTOU A BOLA PARA FORA DO CAMPO.
d) _______________ CORREU PARA NÃO PERDER O ÔNIBUS DA ESCOLA.
e) OS _______________ BRINCARAM ATÉ BEM TARDE.
2 - COPIE NO CADERNO UM TRECHO DE UMA HISTÓRIA MUITO CONHECIDA.
QUANDO OS ANÕES CHEGARAM DO TRABALHO E VIRAM BRANCA DE NEVE DEITADA ALI NO CHÃO, LOGO CONCLUÍRAM QUE NÃO PODIA SER COISA BOA.
ALEGRE TOMOU O PULSO DELA E NÃO SENTIU O TUM-TUM DO SANGUE EM SUAS VEIAS. MIMOSO ABRIU SEU OLHO E VIU QUE ESTAVA SEM BRILHO.
José Roberto Torero
SUBLINHE OS SEGUINTES SUBSTANTIVOS NO TEXTO:
- O nome da personagem encontrada pelos anões.
- O nome que indica o lugar onde ela estava deitada.
- A palavra que informa ao leitor quem são Alegre e Mimoso?
- O nome do líquido vermelho que circula nas veias.
- O nome da parte do corpo de Branca de Neve que estava sem brilho.
FAÇA AS ATIVIDADES ABAIXO COM MUITO CAPRICHO E ATENÇÃO. EU SEI QUE VOCÊ CONSEGUE!!! ☺☺☺
1 – Resolva as operações abaixo:
a) 2789 + 201 =
b) 3047 – 1626 =
c) 1896 + 23 =
d) 4538 – 290 =
e) 3467 + 1241 =
f) 3761 – 2735 =
AULA Nº 55 DIA: 14/07/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE JULHO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
- AULA DE GRAMÁTICA – SINGULAR E PLURAL.
A FORMA SINGULAR DOS SUBSTANTIVOS INDICA APENAS UM ELEMENTO, E A FORMA PLURAL INDICA MAIS DE UM ELEMENTO.
PARA FORMAR O PLURAL DOS SUBSTANTIVOS, ACRESCENTAMOS S NO FINAL DE PALAVRAS TERMINADAS EM VOGAL E ES NO FINAL DE PALAVRAS TERMINADAS EM R, S OU Z.
- NÃO SE ESQUEÇA DE FAZER A CONCORDÂNCIA CORRETA DOS VERBOS COM OS SUBSTANTIVOS. EXEMPLO:
A CASA FOI CONSTRUÍDA PELO PEDREIRO. (SINGULAR)
AS CASAS FORAM CONSTRUÍDAS PELOS PEDREIROS. (PLURAL)
- ASSISTA AO VÍDEO COM ATENÇÃO.
ATIVIDADE:
PASSE AS FRASES PARA O PLURAL.
O JUIZ CONDENOU O RÉU A DEZ MESES DE PRISÃO.
R: ____________________________________
O PROFESSOR ESCREVEU O RECADO COM O GIZ COLORIDO.
R: ____________________________________
A MENINA FICOU FELIZ COM O CACHORRINHO.
R: ____________________________________
A COR DO GATO SIAMÊS PODE VARIAR DO BRANCO AO CASTANHO.
R: ____________________________________
A VIAGEM COM A AMIGA SEMPRE É INCRÍVEL.
R: ____________________________________
O ALUNO RECEBEU SUA PROVA CORRIGIDA E FICOU ASSUSTADO.
R: ____________________________________
O CABELO DA CRIANÇA FOI CORTADO.
R: ____________________________________
O FUNCIONÁRIO AINDA NÃO RECEBEU SEU SALÁRIO MENSAL.
R: ____________________________________
MATA CILIAR
A cobertura vegetal nas margens de rios e lagos recebe o nome de mata ciliar. Ela protege os rios como os cílios protegem os olhos. Essa mata é fundamental para evitar que materiais do solo se acumulem no rio e que o lixo gerado pelos seres humanos chegue até as águas. Vale lembrar também que as matas ciliares abrigam uma fauna diversificada.
ASSISTA AO VÍDEO COM ATENÇÃO
Reflita sobre a importância da mata ciliar e responda em seu caderno: O que pode acontecer com um rio e seu entorno se a vegetação for retirada das margens?
..............................................................................................................................................................
.............................................................................................................................................................
Veja o preço desses alimentos e resolva as situações problema:
2 – Com R$20,00 o que você poderia comprar dessa lista?
....................................................................................................................................
ALGUMAS SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS:
AGORA TEMOS ALGUNS DESAFIOS PARA VOCÊ:
.............................................................................................................................................................
AULA Nº 56 DIA: 15/07/2020
NO CADERNO ESCREVA:
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE JULHO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
Aprenda e divirta-se com os vídeos abaixo:
(prá dengue sambar)
Vídeo (dengue água parada)
A DENGUE
A dengue é uma doença causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito "Aedes aegypti". Vírus são seres tão pequenos que nem ao microscópio conseguimos enxergá-los. Ele vive dentro de casa e perto dos seres humanos. Com hábitos diurnos, o mosquito (apenas a fêmea) se alimenta basicamente de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer, para se reproduzir. A reprodução acontece em água parada (limpa ou suja), a partir da postura de ovos pelas fêmeas.
Ele é escuro e rajado de branco e costuma picar de manhã e no começo da noite e vive aproximadamente 45 dias.
ONDE PODEMOS ENCONTRAR O MOSQUITO:
Em borracharias, depósitos de ferro velho, terrenos baldios, quintais, vasos de plantas, caixas d’água abertas, garrafas vazias abertas e outros recipientes expostos à chuva.
AO SENTIR OS SINTOMAS DA DENGUE É PRECISO:
-Procurar um médico.
-Não tomar antibiótico sem receita médica.
-Fazer repouso e tomar bastante água.
COM MEDIDAS SIMPLES PODEMOS COMBATER A DENGUE:
RESPONDA:
1- Descreva como é o mosquito da dengue:
R:..................................................................................................................................................................................................................................................................................
2- Como é transmitida a dengue?
R:.......................................................................................................................................
.....................................................................................................................................................................................................................................................................................
3-Quais medidas de prevenção devemos tomar para evitar a doença?
R:.............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4- Assinale a alternativa que indica os sintomas causados pela Dengue:
( ) dor de cabeça, dor no corpo e nos olhos, febre e manchas avermelhadas.
( ) coriza, tosse, espirro, dor de garganta.
( ) espirro, dor de garganta, coriza.
( ) dor de garganta, tosse, rouquidão.
( ) dor de ouvido e nas mãos.
5-O mosquito Aedes aegypti transmite a:
( ) gripe
( ) câncer
( ) dengue
APÓS ASSISTIR AO VÍDEO E LER O TEXTO RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO
(As cidades se transformam com o passar do tempo)
O DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES
Atualmente as cidades são bem diferentes das primeiras vilas fundadas quando o Brasil ainda era colônia de Portugal.
AS CIDADES E O COMÉRCIO
Hoje, nas cidades, há inúmeros estabelecimentos comerciais: livrarias, papelarias, açougues, padarias, farmácias e supermercados.
Há, ainda, os estabelecimentos que prestam serviços variados, como bancos, hospitais, cinemas, etc.
Entre os trabalhadores, há vendedores, pedreiros, farmacêuticos, enfermeiros, médicos, cabeleireiros e muitos outros.
COMO SE VENDIA E SE COMPRAVA
Nas primeiras cidades do Brasil, o comércio era feito sobretudo por vendedores ambulantes. Eles vendiam lenha, carvão, leite, pão, aves, vassouras, etc.
Boa parte desses vendedores eram escravos, que vendiam as mercadorias, mas precisavam pagar uma parte dos rendimentos para seus senhores.
Com o crescimento das cidades, houve aumento do número de estabelecimentos comerciais, como empórios, lojas de roupas e de calçados, quitandas, padarias, peixarias, farmácias, entre outros.
ATIVIDADES:
1- Quem vendia no comércio nas primeiras cidades do Brasil?
R:.................................................................................
2- Quais tipos de comércio surgiram após o crescimento das cidades?
R:.................................................................................
Johann Moritz Rugendas, venda em Recife, gravura de 1830.
3- Observe a imagem e responda as questões.
a) Quem é o autor da gravura? Quando ela foi feita?
R:.................................................................................
b) O que as pessoas retratadas estão fazendo?
R:..................................................................................
4-Observe as imagens e depois responda as questões.
5- Qual é a imagem mais antiga? Quando ela foi feita
R:.................................................................................
6- Compare a imagem mais antiga com as imagens mais recentes. Depois, anote as semelhanças e as diferenças que podem ser percebidas entre elas.
R:.................................................................................
AULA Nº 57 DIA: 16/07/2020
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE JULHO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
PORTUGUÊS
ASSISTA AO VÍDEO COM MUITA ATENÇÃO.
Copie as palavras no caderno completando com M ou N.
CA__PINA MORA__GO
CI__TURA PIME__TA
TA__BORETE TE__PESTADE
VALE__TE MA__DIOCA
LI__PEZA TRO__CO
SEME__TE MA__SO
E__BLEMA PO__BA
I__POSTO SEGU__DO
E__BRULHAR CA__BALHOTA
Copie e texto no caderno completando as palavras com M ou N.
MATEMÁTICA
Veja o preço desses alimentos e resolva as situações problema:
1 – Calcule quanto Paulo gastou comprando essas quantidades de produtos:
5 sucos fresh
|
2 sabão em pó omo
|
1 frango congelado e 1 pode de margarina
|
2 pacotes de arroz e 1 bombom
|
2 – Com R$20,00 o que você poderia comprar dessa lista?
....................................................................................................................................
3 – Se você comprasse: 1 frango congelado, 1 pacote de feijão, 1 pacote de arroz e 1 refrigerante. Quanto você gastaria?
...................................................................................................................................
...................................................................................................................................
4 – No final do folheto está escrito "pague em 4x sem juros". Como se lê esse sinal?
..................................................................................................................................
..................................................................................................................................
5 – Joana fez uma compra e irá pagar 4 parcelas de 102,00. Qual o valor total da compra que ela fez?
....................................................................................................................................
....................................................................................................................................
AULA DE ARTES
AULA Nº 58 DIA: 17/07/2020
NO CADERNO ESCREVA:
DIA ___ DE JULHO DE 2020
NOME:
PROFESSORA: TURMA:
MATEMÁTICA
- Sequência numérica:
Faça em seu caderno do número 3000 a 3150:
(Modelo: 3001 - 3002 - 3003 – 3004 – 3005 – 3006 – 3007 – 3008 – 3009 - 3010 ...)
.....................................................................................................................
.....................................................................................................................
...................................................................................................................
.....................................................................................................................
.....................................................................................................................
...................................................................................................................
Divirta-se e aprenda!
Lembrem-se: a tabuada deve ser estudada diariamente!
Receba o nosso abraço com muito carinho, desejamos a todos um maravilhoso final de semana!
Cuide-se!!! 😘
Cuide-se!!! 😘
Aula 10 – dia 17/07/2020
BASQUETE EM CASA
NA AULA DE HOJE VOCÊ VAI APRENDER A FAZER UMA TABELA DE BASQUETE E PRATICAR ARREMESSO.ALGUMAS SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS:
- JOGAR A BOLA DE BAIXO PARA CIMA COM A MÃO DIREITA, DEPOIS JOGAR COM A MÃO ESQUERDA.
- JOGAR A BOLA DE CIMA PARA BAIXO COM A MÃO DIREITA, DEPOIS JOGAR COM A MÃO ESQUERDA.
FICOU MUITO FÁCIL, AUMENTE A DISTÂNCIA.
AGORA TEMOS ALGUNS DESAFIOS PARA VOCÊ:
- JOGAR A BOLA NA POSIÇÃO SENTADO.
- JOGAR A BOLA COM OS OLHOS FECHADOS.
- JOGAR A BOLA DE COSTAS PARA A CESTA.
VÍDEO - CONFECÇÃO TABELA DE BASQUETE
LISTA DE MATERIAIS: TESOURA, FOLHA DE JORNAL, RÉGUA, CANETA, FITA ADESIVA, COLA E CAIXA DE PAPELÃO.
ABRA UMA CAIXA DE PAPELÃO E RECORTE A PARTE MAIOR.
MARQUE 10 CENTÍMETROS NA LATERAL.TRACE UMA LINHA ATÉ O PONTO DA DOBRA E RECORTE.
ENROLE DUAS FOLHAS DE JORNAL,FAÇA UM ARO E COLE NA BASE DE PAPELÃO COM FITA ADESIVA.
ESTÁ PRONTA A TABELA DE BASQUETE. PRENDA-A COM FITA ADESIVA NAS COSTAS DE UMA CADEIRA E ESTÁ PRONTO PARA JOGAR.
PARA BRINCAR DE BASQUETE NÃO PRECISA DE MUITOS MATERIAIS. VOCÊ PODE USAR BALDE, CESTO, CAIXA E BOLA.
AGORA É SUA VEZ! VAMOS PRATICAR...
ABRA UMA CAIXA DE PAPELÃO E RECORTE A PARTE MAIOR.
MARQUE 10 CENTÍMETROS NA LATERAL.TRACE UMA LINHA ATÉ O PONTO DA DOBRA E RECORTE.
ENROLE DUAS FOLHAS DE JORNAL,FAÇA UM ARO E COLE NA BASE DE PAPELÃO COM FITA ADESIVA.
ESTÁ PRONTA A TABELA DE BASQUETE. PRENDA-A COM FITA ADESIVA NAS COSTAS DE UMA CADEIRA E ESTÁ PRONTO PARA JOGAR.
PARA BRINCAR DE BASQUETE NÃO PRECISA DE MUITOS MATERIAIS. VOCÊ PODE USAR BALDE, CESTO, CAIXA E BOLA.
AGORA É SUA VEZ! VAMOS PRATICAR...
LEMBRE-SE DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO.
BOA AULA E ATÉ BREVE!
PROFESSORES AMANDA, MARCIA E RAFAEL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário