sexta-feira, 15 de maio de 2020

2° ANO - LIÇÕES DE 13/07 A 17/07


13/07





EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:

LÍNGUA PORTUGUESA 13/07


FÁBULA

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E OUÇA A HISTÓRIA COM BASTANTE ATENÇÃO.


INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

1) QUEM SÃO OS PRINCIPAIS PERSONAGENS DA HISTÓRIA?
___________________________________________________

2) POR QUE A LEBRE ACHAVA QUE IA GANHAR A CORRIDA?
___________________________________________________

3) O QUE ACONTECEU PARA A TARTARUGA SER A VENCEDORA?
___________________________________________________

4) O QUE PODEMOS APRENDER COM ESSA HISTÓRIA?
___________________________________________________



    HISTÓRIA 13/07

    DIA A DIA EM FAMÍLIA

          AS FAMÍLIAS ORGANIZAM SEUS HORÁRIOS E SUAS ATIVIDADES DIÁRIAS DE DIFERENTES FORMAS. POR EXEMPLO,  EM ALGUMAS FAMÍLIAS 
    AS PESSOAS SE REÚNEM PARA FAZER AS REFEIÇÕES
    E EM OUTRAS, NÃO. PARTICIPAR DA ARRUMAÇÃO DA CASA,TRABALHAR, ESTUDAR, DIVERTIR –SE, SÃO ATIVIDADES QUE PODEM VARIAR DE FAMÍLIA PARA FAMÍLIA.

    1. O QUE VOCÊ COSTUMA FAZER SOZINHO? E COM PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ? PINTE AS OPÇÕES UTILIZANDO AS CORES A SEGUIR.



    TOMAR CAFÉ DA MANHÃ.

    ALMOÇAR.

    IR Á ESCOLA.

    VER TELEVISÃO

    AJUDAR NA ARRUMAÇÃO DE CASA.

    FAZER COMPRAS.

    FAZER OS DEVERES DA ESCOLA.

    BRINCAR.




    14/07





    EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
    DATA:
    NOME:


    LÍNGUA PORTUGUESA 14/07
    COERÊNCIA
    REESCREVA AS FRASES ABAIXO UTILIZANDO UMA DAS PALAVRAS INDICADAS ENTRE PARÊNTESES, DEPOIS, LEIA-AS E VEJA SE ESTÃO ADEQUADAS.
    1. A LEBRE É UM ANIMAL MUITO __________. (RÁPIDA - RÁPIDO)
    _____________________________________________________


    1. A TARTARUGA TEM PATAS __________. (CURTA - CURTAS)
    _____________________________________________________


    1. OS ____________ ASSISTIRAM A CORRIDA. (ANIMAIS - ANIMAL)
    _____________________________________________________


    1. A LEBRE TIROU _____  SONECA. (UM - UMA)

    _____________________________________________________


    1. A TARTARUGA ____________ A CORRIDA. (VENCEDORA - VENCEU)
    ____________________________________________________

    MATEMÁTICA 14/07
    COMPOSIÇÃO
    ORDEM CRESCENTE


    QUE NÚMERO FORMEI?
    1 CENTENA + 2 DEZENAS + 5 UNIDADES=____________________
    7 DEZENAS+8 UNIDADES=________________________________
    5 DEZENAS + 9 UNIDADES=________________________________
    3 UNIDADES=________________________________________

    PARA MAIOR COMPREENSÃO ANTES DE REALIZAR
    A ATIVIDADE ABAIXO CLIQUE NO LINK E ASSISTA
    AO VÍDEO EXPLICATIVO.
    COPIE OS NÚMEROS ABAIXO EM ORDEM CRESCENTE EM SEU CADERNO:
    25-12-8-157- 39-81-46-64-58-75-93

    ..................................................................................................................................





     15/07







    EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
    DATA:
    NOME:


    LÍNGUA PORTUGUESA 15/07
    ORTOGRAFIA: MEXE-MEXE E ESCRITA DE LISTA


    1 - FAÇA DUAS LISTAS DE ANIMAIS QUE COMECEM
    COM AS MESMAS LETRAS DOS INDICADOS
    NO QUADRO.

    LEBRE
    TARTARUGA
    1-
    1-
    2-
    2-
    3-
    3-
    4-
    4-
    5-
    5-

    2 - DESEMBARALHE AS LETRAS E DESCUBRA OS
    NOMES DOS ANIMAIS.


      TAPO - __________

      LAGO - __________


      ODBE - __________


      SOPA - __________


      ACEMOL - __________


      IJUTAB - __________






      SITUAÇÃO PROBLEMA

      NUM POMAR HAVIA 37 LARANJEIRAS DAS QUAIS
      15 FORAM INFESTADAS POR UMA PRAGA.
      QUANTAS LARANJEIRAS AINDA ESTÃO SADIAS
      NO POMAR?



      R. ESTÃO SADIAS_________LARANJEIRAS.


      SEQUÊNCIA NUMÉRICA



      FAÇA A SEQUÊNCIA NUMÉRICA COM INTERVALO
      DE 3 EM 3 A PARTIR DO NÚMERO 100 ATÉ 160

      SIGA O EXEMPLO ABAIXO:


      100- 103- ....................................................................................


      .....................................................................................................






      16/07


      OLÁ PESSOAL!


      EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
      DATA:
      NOME:




      ORTOGRAFIA: GA, GO, GU, GUE E GUI


      LEIA A PALAVRA “TARTARUGA” E OBSERVE A SÍLABA EM DESTAQUE.


      AGORA RESPONDA ÀS ADIVINHAS A SEGUIR.

      DICA: CADA PALAVRA DEVE TER  UMA DAS SÍLABAS GA, GO, GU, GUE OU GUI.

      1. LÍQUIDO VERMELHO QUE ESTÁ PRESENTE EM TODO O NOSSO CORPO.

      __________________________________________
      1. SOU UMA FRUTA, MAS VOCÊ TAMBÉM PODE ME ENCONTRAR NAS CAMISAS.
      ____________________________________________

      1. EU AJUDO A LINHA NAS COSTURAS. SE NÃO TOMAR CUIDADO, EU POSSO TE ESPETAR.
      ___________________________________________
      1. SOU UM ANIMAL PELUDINHO, ME MOVIMENTO LENTAMENTE E GOSTO DE FICAR NAS ÁRVORES.
      ___________________________________________
      1. SOU UMA FRUTA PEQUENA E MUITOS REFRIGERANTES TÊM O MEU SABOR.
      ____________________________________________
      1. DOENÇA TRANSMITIDA PELO MOSQUITO AEDES AEGYPTI.
      _____________________________________________
      1. ALGUMAS PESSOAS USAM PARA LAVAR A CASA E OS BOMBEIROS USAM EM SEU TRABALHO.
      ____________________________________________






      SITUAÇÕES PROBLEMAS




      PARA RESOLVER A ATIVIDADE É NECESSÁRIO QUE REALIZE A LEITURA COM BASTANTE ATENÇÃO, PARA QUE POSSA COMPREENDER E ENTENDER O ENUNCIADO, E ASSIM REALIZAR O CÁLCULO, OU UTILIZAR DE ESTRATÉGIAS PRÓPRIAS.

      1. NUM ESTACIONAMENTO DE AUTOMÓVEIS HAVIA 34 CARROS. CHEGARAM MAIS 17. QUANTOS CARROS FICARAM NO ESTACIONAMENTO?


      RESPOSTA: FICARAM ______ CARROS NO ESTACIONAMENTO.

      2. JULIA TINHA 19 PROBLEMAS PARA RESOLVER. ELA JÁ RESOLVEU 12. QUANTOS PROBLEMAS AINDA FALTAM PARA ELA RESOLVER?



      RESPOSTA: FALTAM ______ PROBLEMAS PARA ELA
      RESOLVER.


      PARA A REPRODUÇÃO ANIMAL, EM GERAL, SÃO NECESSÁRIOS UM MACHO E UMA FÊMEA PARA GERAR OS FILHOTES. MAS NO CASO DOS ESCORPIÕES E LAGARTOS, OS FILHOTES SÃO GERADOS SOMENTE PELAS FÊMEAS.

      OS FILHOTES DOS ANIMAIS PODEM NASCER DE OVOS OU DO CORPO DA MÃE. 

      ASSISTA AO VÍDEO:

      COMO NASCEM OS ANIMAIS



      LEIA O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA
      AS QUESTÕES

      O DOURADO É UM PEIXE QUE VIVE EM RIOS E SE ALIMENTA DE PEIXES MENORES QUE ELE.
      EM CERTA ÉPOCA DO ANO, OS DOURADOS NADAM CONTRA A CORRENTEZA DA ÁGUA, OU SEJA, RIO ACIMA. ISSO ACONTECE NA ÉPOCA DA REPRODUÇÃO, QUANDO OS PEIXES PÕEM OVOS NA ÁGUA.

      A. QUAL É O ALIMENTO DO DOURADO?
      _____________________________________

      B. PODEMOS DIZER QUE O DOURADO NASCE
      DO CORPO DA MÃE?
      ___________________________________



      AULA DE ARTES







      17/07



      EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
      DATA:
      NOME:



      TIPOS DE MORADIAS



      A) IGLU, MORADIA PROVISÓRIA FEITA DE BLOCOS DE GELO, ÁRTICO.   
            

      B) MORADIA SIMPLES EM SÃO LEOPOLDO, RIO GRANDE DO SUL.

      C) PRÉDIOS DE APARTAMENTOS EM MANAUS, AMAZONAS.



      D) CASAS FLUTUANTES EM MANAUS, AMAZÔNIA.



      E) CASA COM VARANDA E JANELAS AMPLAS, EM PROPRIEDADE RURAL DE MATO GROSSO DO SUL.



      F) CASA COM TELHADO EM “V” INVERTIDO EM ZAKOPANE, POLÔNIA.


      AGORA RESPONDA: 
      EM SUA OPINIÃO, QUAIS MORADIAS RETRATADAS NAS FOTOS
      ACIMA FORAM ADAPTADAS DE ACORDO COM AS CONDIÇÕES
      NATURAIS DO LOCAL? POR QUÊ?
      __________________________________________________
      __________________________________________________



      Aula 10 – dia 17/07/2020
      BASQUETE EM CASA
      NA AULA DE HOJE VOCÊ VAI APRENDER A FAZER UMA TABELA DE BASQUETE E PRATICAR ARREMESSO.














      ALGUMAS SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS:

      • JOGAR A BOLA DE BAIXO PARA CIMA COM A MÃO DIREITA, DEPOIS JOGAR COM A MÃO ESQUERDA.
      • JOGAR A BOLA DE CIMA PARA BAIXO COM A MÃO DIREITA, DEPOIS JOGAR COM A MÃO ESQUERDA.








      FICOU MUITO FÁCIL, AUMENTE A DISTÂNCIA.

      AGORA TEMOS ALGUNS DESAFIOS PARA VOCÊ:




      • JOGAR A BOLA NA POSIÇÃO SENTADO.

      • JOGAR A BOLA COM OS OLHOS FECHADOS.

      • JOGAR A BOLA DE COSTAS PARA A CESTA.

      VÍDEO - CONFECÇÃO TABELA DE BASQUETE


      LISTA DE MATERIAIS: TESOURA, FOLHA DE JORNAL, RÉGUA, CANETA, FITA ADESIVA, COLA E CAIXA DE PAPELÃO.



      ABRA UMA CAIXA DE PAPELÃO E RECORTE A PARTE MAIOR.




      MARQUE 10 CENTÍMETROS NA LATERAL.TRACE UMA LINHA ATÉ O PONTO DA DOBRA E RECORTE.


      ENROLE DUAS FOLHAS DE JORNAL,FAÇA UM ARO E COLE NA BASE DE PAPELÃO COM FITA ADESIVA.


      ESTÁ PRONTA A TABELA DE BASQUETE. PRENDA-A COM FITA ADESIVA NAS COSTAS DE UMA CADEIRA E ESTÁ PRONTO PARA JOGAR.





      PARA BRINCAR DE BASQUETE NÃO PRECISA DE MUITOS MATERIAIS. VOCÊ PODE USAR BALDE, CESTO, CAIXA E BOLA.



      AGORA É SUA VEZ! VAMOS PRATICAR...




      LEMBRE-SE DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO.

      BOA AULA E ATÉ BREVE!

      PROFESSORES AMANDA, MARCIA E RAFAEL.


      Nenhum comentário: