domingo, 3 de maio de 2020

3° ANO C - LIÇÕES DE 15/06 A 19/06

AULA Nº 34                                                  DIA: 15/06/2020


NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE JUNHO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:



*Leia as tirinhas com atenção e faça as atividades em seu caderno:*



LEIA COM ATENÇÃO A HISTÓRIA EM QUADRINHOS.

RESPONDA:

1 – Quais os personagens da HQ?

2 – Qual o sonho da Mônica?

3 – Onde se passa a história?

4 – O que a Mônica comprou com o dinheiro que seu pai lhe deu?

5 – Quanto a Mônica já conseguiu guardar em dinheiro?

6 – Qual o seu sonho que você gostaria de realizar?

7 – Agora crie uma história em quadrinhos em seu caderno com o tema “MEU COFRINHO”.




*COPIE E RESPONDA EM SEU CADERNO:*








AULA Nº 35                                                  DIA: 16/06/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE JUNHO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:




Assista, aprenda e divirta-se!

"Cebolinha resolve escrever uma história em quadrinhos com seu herói, o Super Capitão Cebola! Cascão entra para brincadeira e os amigos competem para ver qual história será melhor. Onde será que isso vai parar?"


 Leia as tirinhas a seguir e responda no caderno as questões.




Produza uma tirinha de HQ de 3 ou 4 quadrinhos com personagens da turma da Mônica. Não se esqueça de utilizar corretamente os balões, colorir o desenho e se possível usar onomatopeias.















Três erres para proteger o meio ambiente

Você já observou a grande quantidade de resíduos que é produzida todos os dias.
Uma maneira de diminuir o volume de lixo jogado no meio ambiente é seguir três passos: reduzir, reutilizar e reciclar.

                                        Assista ao vídeo com atenção.


Faça juntamente com sua família um brinquedo de sucata. Reutilize um objeto que iria para o lixo e use sua criatividade para pintar, recortar, remontar e por fim produzir um lindo brinquedo. Não se esqueça envie a foto da atividade no grupo. 

BOM TRABALHO!

Observação: Esta atividade poderá ser realizada até o dia 19 de junho
Nos envie fotos!


AULA Nº 36                                                         DIA 17/06/2020 

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE JUNHO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:






FAÇA A LEITURA DO TEXTO, ASSISTA AO VÍDEO E DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO:

ANIMAIS INVERTEBRADOS
     Os invertebrados terrestres vivem em diversos tipos de ambiente, desde as matas até os desertos. Esses animais se movimentam de várias maneiras: formigas, centopeias e aranhas têm pernas e andam; minhocas e caracóis rastejam; besouros, abelhas e mosquitos têm asas e voam; grilos e pulgas saltam para se locomover.
     
NO SOLO
     Muitos invertebrados podem ser encontrados debaixo de pedras ou folhas caídas, como o tatuzinho-de-quintal. Já as minhocas vivem dentro de túneis cavados no solo.
     
NO AR
Os únicos invertebrados que têm asas são os insetos. Eles voam para fugir de outros animais, para se alimentar, para encontrar abrigo ou um lugar para depositar seus ovos, por exemplo. Borboletas, libélulas, besouros, abelhas, joaninhas e gafanhotos, entre muitos outros, são invertebrados que voam.

INSETOS SOCIAIS
     Insetos como as abelhas, as formigas e os cupins podem viver em grupos grandes, em que cada indivíduo tem uma função coletiva, formando uma sociedade. Em uma colmeia podem viver milhares de abelhas. A abelha- rainha é a maior e a única que põe ovos. As abelhas-operárias cuidam dos ovos e buscam alimentos.

RESPONDA:

1- Quais os dois grupos em que os animais são classificados? Relacione o nome às características:
 a) vertebrados                                   (   ) Animais que não têm esqueleto interno
 b) invertebrados                                (   ) Animais que tem esqueleto interno

2- Quais os cinco tipos de animais vertebrados? Responda completando a cruzadinha seguindo as características:

1- Têm o corpo coberto de penas e possuem bico.
2- Têm o corpo coberto de escamas e deslocam-se rastejando.
3- Têm o corpo coberto de escamas e respiram por guelras.
4- Têm o corpo coberto de pelos e nascem do ventre da mãe.
5- Têm a pele nua e viscosa, precisando tê-la sempre molhada.
3- Como é feita a movimentação dos animais invertebrados?

......................................................................................................................................


5- Complete:
a) Na colmeia a função da abelha-rainha é .................................................................


6- Faça uma pesquisa sobre as minhocas e faça um desenho de como elas vivem














LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO E DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO:

MUNICÍPIO: CAMPO E CIDADE

     O Município compreende tanto a área urbana, que é a cidade, quanto a área rural, que é o campo.   
As pessoas que moram na cidade formam a comunidade urbana, possui ruas, avenidas, prédios, bairros, prefeitura, hospitais, órgãos públicos) etc. Cidade é uma área densamente povoada onde se agrupam zonas residenciais, comerciais e industriais. O significado de cidade (zona urbana, ambiente urbano) opõe-se ao de campo (zona rural). Cidade é a sede do município (cada divisão administrativa autônoma dentro de um Estado) a área onde existe concentração de habitantes.
Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo, turismo rural e conservação ambiental. Há grandes áreas verdes, que podem ser naturais ou cultivadas. É no espaço rural onde se produz grande parte dos alimentos consumidos no espaço urbano. As pessoas vivem no campo (formam a comunidade rural) em sítios, chácaras, fazendas, etc.

OS MUNICÍPIOS DO BRASIL

     Em 2016, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), havia 5570 municípios brasileiros. A população brasileira está distribuída nesses municípios. O tamanho da área urbana e o tamanho da área rural variam de acordo com o município. A quantidade de habitantes em cada área também.

RESPONDA:

 1-Observe a imagem e faça uma lista dos aspectos principais que caracterizam a cidade:





AULA Nº 37                                                  DIA: 18/06/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE JUNHO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:



 





ATIVIDADE


OBSERVAÇÃO:
A onomatopeia é um recurso muito utilizado nas histórias em quadrinhos porque reproduz na escrita os sons que existem ao nosso redor. Todos nós em algum momento já usufruímos da onomatopeia, figura de linguagem que tenta reproduzir os sons existentes na natureza.


4 - ESCREVA UMA ONOMATOPEIA PARA CADA FIGURA.

Os animais são: pato; sapo; pintinho; cachorro, galo; gato; vaca; porco e cavalo.








AULA Nº 38                                                  DIA: 19/06/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE JUNHO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:


MATEMÁTICA




1 - RESOLVA  AS SITUAÇÕES PROBLEMAS ABAIXO:

1- Mônica e Magali foram também tomar sorvetes. Mônica tomou 3 bolas e Magali tomou o dobro da quantidade de Mônica. Quantos bolas de sorvete elas tomaram? Faça a conta ou desenho para resolver.


2- A Magali usou a sua mesada para pagar os sorvetes que as duas tomaram. Cada sorvete custou 4 reais. Quanto ela pagou ao todo? Faça a conta ou desenho para resolver.



3- Cada sorvete que a Magali comprou custou 4 reais. Quanto ela pagou pelas bolas de sorvete que tomou? Faça a conta ou desenho para resolver.

2 - RESOLVA  AS OPERAÇÕES ABAIXO:


Lembrem-se: a tabuada deve ser estudada diariamente!








AULA 6 – DIA 19/06/2020


BOM DIA!

HOJE NOSSA AULA SERÁ PREENCHER O GOOGLE FORMULÁRIO ABAIXO SOBRE BRINCADEIRAS POPULARES E FOLCLÓRICAS. 
TODAS ESSAS BRINCADEIRAS NÓS JÁ FIZEMOS OU COSTUMAMOS REALIZAR EM AULAS, ENTÃO... VAMOS RELEMBRAR?


É SÓ CLICAR ABAIXO:




BOA AULA!




Bom estudo e um maravilhoso final de semana!
Cuide-se!!! 😘





Nenhum comentário: