segunda-feira, 25 de maio de 2020

2° ANO D - LIÇÕES DE 27/07 A31/07

27/07


EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:




LÍNGUA PORTUGUESA 27/07
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

PARA REALIZAR A ATIVIDADE DE HOJE VOCÊ DEVE RESPONDER UM JOGO
SOBRE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.
LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO O TEXTO INICIAL E BONS ESTUDOS!
CLIQUE NO LINK: 

DINOSSAUROS







ASSISTA AO VÍDEO SOBRE ANIMAIS QUE NASCEM DE OVOS.



DESCUBRA OS NOMES DOS ANIMAIS OVÍPAROS (QUE NASCEM DE OVOS) E OS
ESCREVA EM SEU CADERNO.

G
A
L
I
N
H
A
N
O
P
T
A
R
T
A
R
U
G
A
L
S
B
H
E
M
A
D
L
U
C
H
T
S
P
A
T
O
B
P
O






28/07



OLÁ!
PARA REALIZAR A ATIVIDADE DE HOJE:
1. COPIE O CABEÇALHO EM SEU CADERNO.
2. LEIA COM ATENÇÃO O ENUNCIADO E RESPONDA EM SEU CADERNO.
3. SE TIVER DÚVIDAS ENTRE EM CONTATO COM SUA PROFESSORA.

*NÃO SE ESQUEÇA DE RESPONDER A CHAMADA

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:


LÍNGUA PORTUGUESA 28/07
ORTOGRAFIA S OU SS
1. PARA REALIZAR A ATIVIDADE DE HOJE VOCÊ PRECISA ASSISTIR AO VÍDEO ABAIXO PARA MELHOR COMPREENSÃO, DEPOIS LEIA AS DICAS COM ATENÇÃO E COMPLETE AS PALAVRAS COM S OU SS.

DICAS PARA USO DO SS:
QUANDO SE TEM UMA VOGAL ANTES E DEPOIS E O SOM QUE SE BUSCA É
DE SE COMO NAS PALAVRAS ABAIXO:
DINOSSAURO
OSSO
FÓSSEIS
DICAS PARA O USO DO S:
QUANDO A PALAVRA TEM O SOM DE ZE PODE ESTAR ENTRE DUAS VOGAIS COMO NAS PALAVRAS ABAIXO:
PESQUISAR
PISOTEADOS
QUANDO SE TEM UMA CONSOANTE ANTES E DEPOIS UMA VOGAL E O SOM
QUE SE BUSCA É DE SE COMO NAS PALAVRAS ABAIXO:
INSETO
CONSEGUIR
CA__A
A___ADO
ANIVER__ÁRIO
PA__EIO
EN__OPADO
CARRO___EL
CON__ELHO
GIRA___OL
GA__OLINA
PUL__EIRA
PEN__AMENTO
PÁ___ARO



SEIS ALUNOS ESTAVAM LADO A LADO ESPERANDO A PROFESSORA FAZER
A CHAMADA. DESCUBRA OS NOMES DE CADA ALUNO, DA ESQUERDA PARA A
DIREITA SEGUINDO AS DICAS.

1- LÚCIO ESTÁ ENTRE FABRÍCIO E RAFAEL
2-LUCIANO ESTÁ A DIREITA DE FABRÍCIO
3-BRUNO NÃO ESTÁ PERTO DE LUCIANO
4-RAFAEL ESTÁ A ESQUERDA DE LÚCIO
5- BRUNO ESTÁ À  ESQUERDA DE RAFAEL
6-CLÁUDIO ESTÁ A ESQUERDA DE BRUNO E USA BONÉ
7- FABRÍCIO USA ÓCULOS.

DICA:
A SUA ESQUERDA NÃO É A ESQUERDA DOS MENINOS.

BOA SORTE !




                                                    29/07


EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:
LÍNGUA PORTUGUESA
ACRÓSTICO
FORMULAR HIPÓTESES
1) LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO.


CRIANÇA DESCOBRE OVOS DE DINOSSAUROS
DE 66 MILHÕES DE ANOS SOZINHA


    Um menino chinês de apenas 10 anos que estava brincando próximo de um lago acidentalmente desenterrou um ovo fossilizado que levou à descoberta de um ninho de dinossauro de 66 milhões de anos.
    O pequeno Zhang Yangzhe estava brincando em um aterro, perto do rio Dong, sob a supervisão de sua mãe, quando descobriu o ovo, na cidade de Héyuán – que já é conhecida por várias descobertas de fósseis de dinossauros, especialmente de ninhos com ovos.

Uma pedra peculiar
        Enquanto cavava no solo, o menino viu uma “pedra estranha” enterrada sob o solo vermelho, que ele escavou cuidadosamente.
    Após uma inspeção mais cuidadosa, ele sabia que era algo incomum e suspeitava que fosse um ovo de dinossauro, baseado em sua forma particular. Imediatamente chamou a sua mãe, Li Xiaofang. Juntos eles contataram o museu local sobre a descoberta e aguardaram no local até que especialistas entraram em cena.

O ninho de dinossauros
    Especialistas identificaram assim que viram o ovo de dinossauro. Eles escavaram o local e encontraram um ninho com mais de dez ovos idênticos ao descoberto pelo garoto.

Fonte: https://socientifica.com.br/crianca-descobre-ovos-de-dinossauros-de-66-milhoes-de-anos-sozinha/amp/



2) AGORA VOCÊ VAI FORMAR PALAVRAS COM AS LETRAS INICIAIS
ABAIXO, VOCÊ PODE UTILIZAR PALAVRAS ENCONTRADAS NO TEXTO
OU PALAVRAS DIFERENTES, COMO NO EXEMPLO.
D ________________________________
I ________________________________
N ________________________________
O ________________________________
SÉCULOS
S ________________________________
A ________________________________
U ________________________________
R ________________________________
O ________________________________



3) NESTA ATIVIDADE VOCÊ VAI PRECISAR USAR TODA A SUA IMAGINAÇÃO E RESPONDER ALGUMAS PERGUNTAS:

A) IMAGINE QUE VOCÊ ESTÁ CAVANDO EM UM PARQUE OU QUINTAL QUANDO DE REPENTE ENCONTRA UM OVO GIGANTESCO ENTERRADO. O QUE VOCÊ FARIA?



______________________________
B) IMAGINE QUE VOCÊ ESTÁ COM SEUS AMIGOS EM UM PARQUE DE DIVERSÕES QUANDO VOCÊS ESCUTAM UM SOM DIFERENTE. QUANDO VOCÊS VÃO PROCURAR DE ONDE VEM O SOM, ENCONTRAM UM DINOSSAURO DE VERDADE. O QUE VOCÊ FARIA?


_________________________________



C) IMAGINE QUE VOCÊ ACORDOU E FOI ESCOVAR OS DENTES SÓ QUE AO INVÉS DE MÃOS VOCÊ TEM PATAS DE DINOSSAURO. O QUE VOCÊ FARIA?



________________________

FORMAS GEOMÉTRICAS

ANDRÉ PRESTOU ATENÇÃO NAS FORMAS DE ALGUNS BRINQUEDOS.
ELE PERCEBEU ALGUMAS CARACTERÍSTICAS COMUNS E TAMBÉM ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE ELAS.

E VOCÊ, O QUE OBSERVA?

________________________________________________________________

A MÃE DE ANDRÉ EXPLICOU A ELE QUE AS FORMAS DESSES OBJETOS TÊM ALGUNS NOMES ESPECIAIS E ELE FICOU CURIOSO PARA APRENDÊ-LOS. QUE TAL APRENDER TAMBÉM? 

A BOLA TEM FORMA DE ESFERA.


DESENHE OU ESCREVA O NOME DE OUTROS OBJETOS QUE TEM ESSA FORMA:

______________________________________________________________


O CHAPEUZINHO DO PALHAÇO TEM FORMA DE CONE.

DESENHE OU ESCREVA O NOME DE OUTROS OBJETOS QUE TÊM ESSA FORMA:


______________________________________________________________


CADA LATA DE TELEFONE SEM FIO TEM FORMA DE CILINDRO.

DESENHE OU ESCREVA O NOME DE OUTROS OBJETOS QUE TÊM ESSA FORMA:
________________________________________________________________



ANDRÉ OBSERVOU QUE OS DADINHOS COM LETRAS NÃO TÊM FORMAS ARREDONDADAS. É POSSÍVEL EMPILHÁ-LOS E ELES FICAM "PARADINHOS", AO CONTRÁRIO DA BOLA, QUE NÃO PARA DE ROLAR.
ELE ENCONTROU OUTROS OBJETOS QUE PARECEM COM OS DADINHOS DE LETRAS, COMO OS MOSTRADOS ABAIXO.


ANDRÉ PERGUNTOU À SUA MÃE O NOME DESSAS FORMAS.
ELA EXPLICOU QUE ESSES OBJETOS TÊM FORMA DE CUBO.
DESENHE OU ESCREVA O NOME DE OUTROS OBJETOS QUE TÊM FORMA DE CUBO.

________________________________________________________________



30/07






PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE: 
1. FAÇA O CABEÇALHO EM SEU CADERNO.
2. LEIA O ENUNCIADO COM ATENÇÃO E RESPONDA A ATIVIDADE EM SEU CADERNO.

*NÃO SE ESQUEÇA DE PREENCHER A CHAMADA

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:


SINAIS DE PONTUAÇÃO


1.ANTES DE REALIZAR A ATIVIDADE ASSISTA AO VÍDEO PARA MELHOR
COMPREENSÃO. CLIQUE:

PONTUAÇÃO

RESUMINDO A AULA:
PONTO FINAL: INDICA QUE A FRASE TERMINOU.
PONTO DE EXCLAMAÇÃO:INDICA ADMIRAÇÃO, ALEGRIA, SURPRESA E ESPANTO. 
PONTO DE INTERROGAÇÃO: UTILIZADO PARA EXPRESSAR PERGUNTA OU
DÚVIDA.
VÍRGULA: INDICA UMA PAUSA NA LEITURA E TAMBÉM SERVE PARA SEPARAR
EXPRESSÕES OU PALAVRAS.
DOIS PONTOS: UTILIZADOS PARA INDICAR QUE ALGUÉM VAI FALAR.
TRAVESSÃO: INDICA FALA DE ALGUÉM.

AGORA COMPLETE:
A.   VAMOS BRINCAR DE ESCONDE-ESCONDE ____
B. QUE BOLO GOSTOSO ____
C. FUI AO MERCADO E COMPREI PÃO____LEITE E MARGARINA____
D.  QUE DIA LINDO___
E. VOCÊ QUER MAIS ÁGUA____

2.AGORA LEIA COM ATENÇÃO E PONTUE O DIÁLOGO ABAIXO UTILIZANDO
: (DOIS PONTOS) E (TRAVESSÃO)
EM UM DIA DE SOL, MAMÃE DISSE____
___ ARRUME ESTE QUARTO, HOJE, FERNANDO.
___ ESTÁ BEM, MAMÃE.
PASSADAS DUAS HORAS, FERNANDO DIZ PARA SUA MÃE___
___ MAMÃE, ACABEI DE ARRUMAR TUDINHO, POSSO BRINCAR NA RUA?

SITUAÇÕES PROBLEMAS:
DICA: PARA RESOLVER AS SITUAÇÕES PROBLEMAS 2 E 3 SERÁ NECESSÁRIO
VOLTAR E LER NOVAMENTE O PROBLEMA 1. 
1-JOÃO E MARIA SABEM QUE EM FESTAS SÃO OFERECIDOS
SALGADOS AOS CONVIDADOS. ENTÃO ENCOMENDARAM:
135 QUIBES, 264 BOLINHAS DE QUEIJO E 380 COXINHAS.
QUANTOS SALGADOS FORAM ENCOMENDADOS?




R- FORAM ENCOMENDADOS __ SALGADOS.

2-TINHA COXINHAS COM RECHEIO DE FRANGO E DE CARNE.
SABEMOS QUE 200 ERAM DE FRANGO. QUANTAS ERAM DE CARNE?





R-DE CARNE ERAM __ COXINHAS.

3-DAS BOLINHAS DE QUEIJO FORAM CONSUMIDAS 252.
QUANTAS SOBRARAM?



R-SOBRARAM ___ BOLINHAS DE QUEIJO

AULA DE ARTES

CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSAR A AULA




31/07



PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE: 
1. FAÇA O CABEÇALHO EM SEU CADERNO.
2. LEIA O ENUNCIADO COM ATENÇÃO E RESPONDA A ATIVIDADE EM SEU CADERNO.

*NÃO SE ESQUEÇA DE PREENCHER A CHAMADA

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:




AGORA QUE VOCÊ JÁ CONHECE ALGUMAS MORADIAS. QUE TAL ACESSAR O LINK E RESPONDER ÀS QUESTÕES?

TIPOS DE MORADIAS





OS COSTUMES DE CADA FAMÍLIA


CADA FAMÍLIA TEM SUAS HISTÓRIAS, SEUS GOSTOS E SEUS COSTUMES. ELES SÃO PASSADOS DOS MAIS VELHOS AOS MAIS NOVOS.

OBSERVE ALGUNS COSTUMES:

PAI E FILHO DO POVO GUARANI PASSEIAM EM ALDEIA DO BIGUAÇU, SANTA CATARINA.

AVÓS E NETOS DURANTE ALMOÇO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO.
FAMÍLIA TOMANDO CHIMARRÃO EM SANTA MARIA, RIO GRANDE DO SUL.

1) ESCOLHA UMA DAS SITUAÇÕES EM FAMÍLIA RETRATADAS ACIMA E IMAGINE OUTRAS ATIVIDADES DO DIA A DIA DESSA FAMÍLIA. ANOTE ESSAS ATIVIDADES EM SEU CADERNO E LEIA PARA QUEM ESTÁ AO SEU LADO.
__________________________________________________

2) SUA FAMÍLIA COSTUMA FAZER ALGO ESPECIAL, DE QUE TODOS GOSTAM MUITO? EM CASO AFIRMATIVO, O QUÊ?__________________________________________________








               aula 11 – dia 31/07/2020

Ginástica alternativa: ioga




a ginástica alternativa pode ser classificada e executada através de várias práticas. Nesta aula iremos realizá-la através da ioga, com movimentos básicos e para iniciantes, aprimorando nossos conhecimentos e novas práticas. 
• Para atividade você irá se organizar individualmente ou coletivamente com os membros da sua família. Realizaremos em formato de estação e cada exercício representará cada uma. 
• Você deverá executar as repetições dos movimentos por 20 segundos, depois desse tempo troque de estação até que todos os exercícios sejam executados. 

• Siga os movimentos das imagens abaixo e execute de acordo com suas possibilidades: 

• DURANTE Sua prática PEÇA A ALGUÉM PARA FILMÁ-LO OU FOTOGRAFÁ-LO E NOS ENVIE SEUS REGISTROS.


BOA AULA E ATÉ BREVE!

PROFESSORES: AMANDA, MÁRCIA E RAFAEL




Nenhum comentário: