segunda-feira, 25 de maio de 2020

3° ANO - LIÇÕES DE 27/07 A 31/07



AULA Nº 61                        DIA: 27/07/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE JULHO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:


GÊNERO TEXTUAL – RELATO PESSOAL



Preencha o formulário com seus dados pessoais para começar a pensar em si mesmo...

EU ME CHAMO....................................................................................................

MEU APELIDO É.................................................................................................
EU TENHO..................ANOS.
NASCI NA CIDADE DE ............................NO DIA....................
NO MÊS DE .....................................E NO ANO DE............................................
MEUS OLHOS SÃO..........................E MEUS CABELOS SÃO.........................
EU ESTUDO NA ESCOLA..................................................................................
O QUE MAIS GOSTO É DE................................................................................
NÃO GOSTO DE.................................................................................................
EU SOU ASSIM...................................................................................................
..............................................................................................................................


LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES:
 
RELATO PESSOAL SOBRE AS MINHAS FÉRIAS

     Nas minhas férias de dezembro eu viajei para Fortaleza para conhecer o Beach Park. Lá eu fiquei na casa dos meus tios que tinham convidado a gente para conhecer a cidade.
     Quando fomos na praia as ondas de lá estavam um pouco fortes e a minha mãe não queria deixar eu entrar na água, então eu fiz um castelo de areia na praia porque meu sonho sempre foi em me tornar um engenheiro. Para minha tristeza veio uma onda muito forte e derrubou o castelo inteirinho.
    A noite eu fui conhecer o Shopping de Fortaleza. Depois fomos lanchar no Burger King e o sanduíche era uma delícia. Em seguida fomos conhecer a loja da Ri Rappy, onde eu aproveitei e comprei um brinquedo que não tinha em Teresina.
     No dia seguinte, acordamos cedo e fomos para o Beach Park, onde nadamos em grandes piscinas e escorregamos em enormes tobogãs. Foi muito legal e divertido brincar nesse parque. Também tiramos muitas fotos para postar na internet e mandar para minha família. Quando voltamos eu estava muito cansado, mas, mesmo assim eu ainda joguei um pouco de vídeo game antes de dormir.
No outro dia acordamos cedo e fomos novamente aproveitar o Beach Park antes viajar de voltar para casa.

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

1- No relato que você leu a lembrança do autor se refere a:
(   ) um brinquedo            (   ) uma tristeza                 (   ) uma viagem

2- O texto que você leu se refere a:
(   ) Fábula                       (   ) relato pessoal               (   ) conto moderno

3- Marque a alternativa correta:
(   ) quem escreveu o texto é uma menina
(   ) quem escreveu o texto é um menino

4- Quando o autor escreveu esse relato ele estava:
(   ) Indicando aos leitores um lugar para passear
(   ) Contando um fato que gostaria de realizar
(   ) recordando uma viagem que fez com a família

5- Coloque  “V” para verdadeiro e ”‘F” para falso:
(   ) O autor viajou para Fortaleza
(   ) O autor comprou um brinquedo para o irmão
(   ) O autor brincou nas piscinas e nos tobogãs de água
(   ) O autor comprou um vídeo game na Ri Rappy

6- Esse relato que o autor escreveu tornou-se num:
(   ) Conto moderno         (   ) Conto de viagem       (   ) registro da viagem

7- Na frase abaixo, circule as palavras que indicam o tempo no passado:
- “Em seguida fomos conhecer a loja da Ri Rappy, onde eu aproveitei e comprei um brinquedo que não tinha em Teresina”.

8- Complete a frase de acordo com o texto:
a) O registro convencional que o autor fez da viagem foi __________________
__________________________________________________________

9- No futuro o autor vai se recordar dessa viagem que aconteceu na _______________________________________________________________

10- Escreva os fatos que na sua opinião foram mais marcantes para o autor:
_______________________________________________________________



Hoje teremos um desafio!!!

Concentre-se, leia com muita atenção e pense bem para responder!

Tenho certeza que você irá conseguir!!!!



Desejamos a todos uma ótima semana!!!

Beijinhos





AULA Nº 62                        DIA: 28/07/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE JULHO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

- ASSISTA AO VÍDEO COM ATENÇÃO – CRIANÇAS DO SERTÃO



RELATO PESSOAL
PRODUÇÃO DE TEXTO


- ESCREVA EM SEU CADERNO UM RELATO DE COMO ESTÁ SENDO SUA QUARENTENA.
- COMENTE COMO É SUA ROTINA DIÁRIA, COMO É O MOMENTO DE ESTUDOS, MOMENTO DA BRINCADEIRA, O QUE VOCÊ ESPERA DO FUTURO E ETC.
- DEPOIS FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO BEM BONITA DO SEU RELATO
- BOM TRABALHO!!!

MEU RELATO DE QUARENTENA
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


RELEVO: FORMAS ONDULADAS, PONTIAGUDAS E ARRENDONDADAS

Os relevos acidentados são aqueles que apresentam superfície bastante irregular, com partes mais baixas e outras mais altas.
            
Observe as paisagens a seguir.
FOTO A

As partes mais elevadas dos relevos acidentados constituem os topos, que podem ter forma estreita e pontiaguda, como na foto A ou longa e arredondada, como na foto B.

FOTO B

RESPONDA:

Que diferenças você observa entre as formas de relevo retratadas nas fotos A e B?
 R:_____________________________________________________________

Vales e formas planas

O vale é uma forma de relevo constituída por duas encostas e uma parte mais baixa.


As formas de relevo plano possuem pouca ou quase nenhuma ondulação, ou seja, não há grandes subidas ou descidas.
A imagem abaixo mostra uma paisagem de relevo plano às margens de um rio.



RESPONDA:

Pense em quais dessas formas de relevo você já observou perto de onde vive ou em alguma viagem. O que havia nela: vegetação, plantações, criação de gado, construções, estradas, rios, entre outros elementos. Comente: 
R: _____________________________________________________________






AULA Nº 63                        DIA: 29/07/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE JULHO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:


APÓS ASSISTIR AOS VÍDEOS E FAZER A LEITURA DO TEXTO RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO

AS PLANTAS



     As plantas estão em vários ambientes, tanto terrestres quanto aquáticos. Todas elas, grandes ou pequenas, dependem de componentes do ambiente para viver. Elas são muito diferentes entre si.

O CICLO DE VIDA DAS PLANTAS

     As partes da planta são as raízes, as folhas, o caule, as flores e frutos. As folhas fazem a respiração e a fotossíntese; as raízes absorvem as substâncias do solo; o caule sustenta os galhos, folhas e frutos da planta na terra; as flores (órgão reprodutor das plantas) que dão origem aos frutos que fornecem as sementes, iniciando um novo ciclo de vida.
   As plantas precisam para sobreviver basicamente de água, sais minerais, ar, luz e calor. As plantas alimentam-se pelas suas raízes, onde absorvem água e sais minerais.
  Assim como outros seres vivos, as plantas nascem, crescem, se desenvolvem, se reproduzem e morrem (ciclo de vida).
     A maioria das plantas nasce de uma semente, como as laranjeiras. Quando a semente cai no solo e encontra boas condições, ela se desenvolve em uma planta.
Diferente dos animais, as plantas não precisam buscar o seu alimento. Para sobreviver, elas precisam de luz, ar, água e sais minerais do ambiente.
Ao atingir a fase adulta, a maioria das plantas podem produzir flores. As flores podem dar origem a frutos com sementes, e as sementes podem originar novas plantas. As plantas morrem depois de um tempo, completando o seu ciclo de vida.



1- Raiz- Fixa a planta no solo e absorve as substâncias e nutrientes (alimentos) para a planta;

2- Caule- é  o que sustenta a planta e  transporta os nutrientes para todas as partes da planta; 

3- Folhas- São elas que permitem a respiração das plantas;

4- Flor-São elas que dão origem aos frutos (é o órgão reprodutor das plantas);

5- Fruto-Nos frutos estão as sementes que vai originar uma nova planta.

RESPOSTA:

1- Para que serve a raiz de uma planta?
R:..........................................................................................................................

2- O que sustenta os galhos e as folhas de uma planta na terra?
R:.........................................................................................................................

3- Onde pode ocorrer a formação dos frutos de uma planta?
R:..........................................................................................................................

4- Onde ficam as sementes das plantas?        
R:..........................................................................................................................

5- O que uma planta precisa para sobreviver?
R:..........................................................................................................................

6- Como é o ciclo de vida das plantas?
R:..........................................................................................................................

 NUMERE A SEGUNDA COLUNA DE ACORDO COM A PRIMEIRA COPIANDO E RESPONDENDO NO CADERNO

PARTES DA PLANTA E SUAS FUNÇÕES



APÓS A LEITURA DO TEXTO RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO  

AS CIDADES E AS INDÚSTRIAS

(vídeo mostrando uma fábrica atual de tecidos)
     
  Há pouco mais de cem anos, houve um grande desenvolvimento das cidades, principalmente do Rio de Janeiro e de São Paulo. Isso aconteceu porque os fazendeiros investiam nessas cidades o dinheiro que ganhavam principalmente com a produção e a venda do café.
     Boa parte desses investimentos foi aplicada na instalação de indústrias nas cidades.
Essas indústrias fabricavam principalmente tecidos, roupas, calçados e alimentos (farinha, macarrão, doces, queijos, entre outros).
     A medida que as fábricas eram instaladas, crescia o número de trabalhadores que iam do campo para a cidade em busca de emprego e melhores condições de vida. Nessa época, principalmente nas fábricas de tecidos trabalhavam mulheres, homens e crianças em regime de muita exploração.

RESPONDA:

1- Quais produtos eram fabricados nas primeiras indústrias instaladas no Brasil?
R:...............................................................................................................

2- Nas imagens onde as pessoas estão trabalhando, qual tipo de fábrica está representando?
R:................................................................................................................

3- Quem eram os trabalhadores dessa fábrica?
R:.................................................................................................................

4 -Muitos trabalhadores mudaram do campo para a cidade porque .............................
...........................................................................................................................................




AULA Nº 64                        DIA: 30/07/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DIA ___ DE JULHO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:



PORTUGUÊS

- ORTOGRAFIA – USO DO L E U.

Há palavras na Língua Portuguesa que têm som de U, mas que podem ser escritas com a letra L ou com a letra U. Vamos conhecer algumas delas? 

Copie no caderno as palavras e complete com L ou U.

 Se você tiver dúvidas, pode consultar o dicionário.

PO__VO

A__FACE
PA__MITO
JORNA__

A__TO
CHAPÉ__
PA__MA

PINCE__
NORMA__
MINGA__

PA__TA
RE__VA
A__GODÃO

GRA__
FA__TA
DEGRA__

CAFEZA__
LO__RO
QUINTA__

CO__VE
CA__DA
A__PISTE

CA__LE
PESSOA__


MATEMÁTICA 


AULA DE ARTES

CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSAR A AULA




AULA Nº 65                        DIA: 31/07/2020

NO CADERNO ESCREVA:

EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA

DIA ___ DE JULHO DE 2020
NOME:
PROFESSORA:                          TURMA:





Arme e efetue as operações abaixo:
a) 4 x 568 =
b) 5 x 182 =
c) 6 x 130 =
d) 2 x 1325 =
e) 9 x 210 =
f) 3 x 2344 =
g) 2 x 2641 =
h) 4 x 731 =
i) 7 x 83 =
j) 8 x 1234 =

Lembrem-se: a tabuada deve ser estudada diariamente!

Bom estudo e um maravilhoso final de semana!
Cuidem-se!!! 
😘




               aula 11 – dia 31/07/2020

Ginástica alternativa: ioga




a ginástica alternativa pode ser classificada e executada através de várias práticas. Nesta aula iremos realizá-la através da ioga, com movimentos básicos e para iniciantes, aprimorando nossos conhecimentos e novas práticas. 
• Para atividade você irá se organizar individualmente ou coletivamente com os membros da sua família. Realizaremos em formato de estação e cada exercício representará cada uma. 
• Você deverá executar as repetições dos movimentos por 20 segundos, depois desse tempo troque de estação até que todos os exercícios sejam executados. 

• Siga os movimentos das imagens abaixo e execute de acordo com suas possibilidades: 

• DURANTE Sua prática PEÇA A ALGUÉM PARA FILMÁ-LO OU FOTOGRAFÁ-LO E NOS ENVIE SEUS REGISTROS.


BOA AULA E ATÉ BREVE!

PROFESSORES: AMANDA, MÁRCIA E RAFAEL





Nenhum comentário: