29/06
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:
LÍNGUA PORTUGUESA 29/06
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE IMAGEM
OBSERVE ATENTAMENTE A IMAGEM ABAIXO.
AGORA RESPONDA:
1. ONDE AS CRIANÇAS ESTÃO?
...........................................................................................................................
...........................................................................................................................
2. COMO VOCÊ ACHA QUE AS CRIANÇAS ESTÃO SE SENTINDO? POR QUÊ?
.......................................................................................................................
.......................................................................................................................
3. FAÇA UMA LISTA DOS BRINQUEDOS QUE VOCÊ VÊ NA IMAGEM.
..................................................................................................................................
..................................................................................................................................
4. AGORA FAÇA UMA LEGENDA BEM CRIATIVA, DESCREVENDO O QUE ACONTECE NA IMAGEM.
.....................................................................................................................................
.....................................................................................................................................
5. DESAFIO: PODEMOS DIZER QUE NESTE AMBIENTE HÁ VENTO. VOCÊ SABE DIZER POR QUÊ?
..........................................................................................................................
..........................................................................................................................
MATEMÁTICA 29/06
ALGORITMO DA SUBTRAÇÃO
RESOLVA AS SUBTRAÇÕES COMO NO EXEMPLO ABAIXO.
PARA MELHOR COMPREENSÃO, CLIQUE NO LINK ABAIXO E ASSISTA À EXPLICAÇÃO.
PARA MELHOR COMPREENSÃO, CLIQUE NO LINK ABAIXO E ASSISTA À EXPLICAÇÃO.
A. 56 - 31 =
B. 47 – 36 =
D. 64 – 32=
E. 88 – 14=
30/06
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:
LÍNGUA PORTUGUESA 30/06
ORTOGRAFIA: R NO MEIO DA SÍLABA
PRESTE ATENÇÃO NAS SEGUINTES PALAVRAS: CRIANÇAS E BRINQUEDOS
1. AGORA OUÇA O ÁUDIO E ESCREVA AS PALAVRAS QUE A PROFESSORA VAI DITAR.
....................................................................................................
.....................................................................................................
...................................................................................................
..................................................................................................
...................................................................................................
.....................................................................................................
...................................................................................................
..................................................................................................
...................................................................................................
2. ESCREVA UMA LEGENDA BEM CRIATIVA USANDO UMA DAS PALAVRAS DO DITADO.
.................................................................................................................................................
.................................................................................................................................................
3. RESPONDA AS ADIVINHAS A SEGUIR.
DICA: CADA PALAVRA DEVE TER A LETRA R NO MEIO DA SÍLABA.
A. É MACIO E USAMOS PARA DORMIR. ................................................................
B. O CONTRÁRIO DE ADIANTADO. ......................................................................
C. PARTE DO CORPO DO ELEFANTE ..........................................................................
D. ÚLTIMO MÊS DO ANO ...........................................................................................
MATEMÁTICA 30/06
MEDIDA DE TEMPO
CLIQUE NO LINK ABAIXO E ASSISTA AO VÍDEO EXPLICATIVO
ANTES DE REALIZAR A TAREFA.
ANTES DE REALIZAR A TAREFA.
AGORA É SUA VEZ DE TREINAR: FAÇA UM RELÓGIO DE PONTEIROS
E DESENHE AS HORAS PEDIDAS. PARA FACILITAR, DESENHE O CÍRCULO
UTILIZANDO UMA TAMPINHA DE REFRIGERANTE OU OUTRO OBJETO
REDONDO. TAMBÉM PODE, SE PREFERIR, DESENHAR O RELÓGIO
QUADRADO.
E DESENHE AS HORAS PEDIDAS. PARA FACILITAR, DESENHE O CÍRCULO
UTILIZANDO UMA TAMPINHA DE REFRIGERANTE OU OUTRO OBJETO
REDONDO. TAMBÉM PODE, SE PREFERIR, DESENHAR O RELÓGIO
QUADRADO.
LEMBRE- SE : O PONTEIRO GRANDE MARCA OS MINUTOS E O
PONTEIRO PEQUENO MARCA AS HORAS
PONTEIRO PEQUENO MARCA AS HORAS
EXEMPLO:
7 HORAS
A.
9 HORAS
B.
3 HORAS
C.
4 HORAS
D.
10 HORAS
01/07
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:___/___/_____
NOME:________________________________DATA:___/___/_____
01/07
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
OUÇA O POEMA OU LEIA LOGO ABAIXO,
POIS O UTILIZAREMOS NAS PRÓXIMAS
ATIVIDADES.
ATIVIDADES.
TODO DIA EU CHEGO DA ESCOLA,
CHAMO A BIANCA E O RODRIGO.
ELES PEGAM A BOLA
E VEM BRINCAR COMIGO.
É BOLA NA MÃO,
É BOLA NA PAREDE,
É BOLA NO CHÃO,
É BOLA NA REDE…
ÀS VEZES EU FICO PENSANDO,
FICO MESMO ENCABULADO,
COMO SERIA A INFÂNCIA
SEM ESSE BRINQUEDO ENCANTADO?
ARMANDO ARNALDO DE OLIVEIRA
1. NO POEMA, QUEM CHEGA DA ESCOLA?
______________________________________________________
2. QUEM O NARRADOR CHAMA PARA
BRINCAR?
BRINCAR?
______________________________________________________
3. EM QUE ELE FICA PENSANDO?
______________________________________________________
4. PESQUISE O SIGNIFICADO DA PALAVRA
ENCABULADO.
ENCABULADO.
______________________________________________________
5. NA ESCOLA, PARTICIPAMOS DE DIFERENTES
ATIVIDADES COM BOLA.
5. NA ESCOLA, PARTICIPAMOS DE DIFERENTES
ATIVIDADES COM BOLA.
FAÇA UMA LISTA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS COM BOLA
QUE VOCÊ CONHECE.
QUE VOCÊ CONHECE.
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
MEDIDA DE TEMPO
ANTES DE REALIZAR A ATIVIDADES VAMOS
DESCOBRIR ALGUMAS
DESCOBRIR ALGUMAS
CURIOSIDADES SOBRE O CALENDÁRIO.
CLIQUE NO LINK ABAIXO.
OBSERVE O CALENDÁRIO ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR.
1. EM QUE MÊS NÓS ESTAMOS?
_________________________________________
2. QUANTOS DIAS TEM ESTE MÊS?
_________________________________________
3. OS DIAS 4, 11, 18 E 25 CAEM EM QUAL DIA DA SEMANA?
__________________________________________
4. QUE DIA DA SEMANA SERÁ DIA 13?
___________________________________________
5. O MÊS PASSADO ACABOU EM QUAL DIA?
___________________________________
02/07
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
DATA:
NOME:DATA:
FONEMAS E COERÊNCIA EM LEGENDA
TROQUE AS LETRAS EM DESTAQUE E FORME NOVAS PALAVRAS.1 - BOLA - __________
2 - BOLA - __________
3 - BOLA - __________
4 - BOLA - __________
UM GRUPO DE AMIGOS GOSTA MUITO DE BRINCAR COM BOLA. DESEMBARALHE AS LETRAS E DESCUBRA SEUS NOMES.
1 - AUCJ - __________
2 - IAVD - __________
3 - ZENO - __________
4 - LIAS - __________
5 - OIAC - __________
6 - AINARM - __________
3 - ZENO - __________
4 - LIAS - __________
5 - OIAC - __________
6 - AINARM - __________
QUAL BRINCADEIRA COM BOLA É A SUA PREFERIDA? COM QUEM VOCÊ MAIS GOSTA DE BRINCAR? ESCREVA UMA LEGENDA BEM INTERESSANTE.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO
CLIQUE NO LINK ABAIXO E ASSISTA AO VÍDEO ANTES DE REALIZAR A TAREFA.
DECOMPOSIÇÃO DE NÚMEROS
AGORA, PRESTE ATENÇÃO NOS EXEMPLOS E FAÇA AS ATIVIDADES.
1. COMPOSIÇÃO
EXEMPLO: 100 + 20 + 1 = 121
A. 100 + 30 + 5 = ................................................................
B. 200 + 40 + 3 = .................................................................
C. 100 + 50 = ....................................................
D. 300 + 20 + 6 = ..........................................
2. DECOMPOSIÇÃO
EXEMPLO: 221 = 2 CENTENAS + 2 DEZENAS + 1 UNIDADE
A. 278 = .....................................................................................
B. 126 = ..................................................................................
C. 324 = ................................................................................
D. 239 = ...................................................................................
3. DESAFIO
A. QUANTAS DEZENAS TEM O NÚMERO 352?____
B. QUANTAS CENTENAS TEM O NÚMERO 234?____
C. QUANTAS UNIDADES TEM O NÚMERO 167? ____
D. QUAL VALOR DO 3 NO NÚMERO 135?____________
02/07
CLASSES DOS VERTEBRADOS
PARTE 1
ANTES DE FAZER A ATIVIDADE CLICK NO LINK E ASSISTA AOS VÍDEOS
SOBRE AS AVES, PEIXES E MAMÍFEROS E DESCUBRA AS CARACTERÍSTICAS
DE CADA UM.
SOBRE AS AVES, PEIXES E MAMÍFEROS E DESCUBRA AS CARACTERÍSTICAS
DE CADA UM.
· POSSUEM PELOS
· OS FILHOTES CRESCEM DENTRO DA BARRIGA DA MÃE
· VIVEM NA TERRA E ALGUNS NA ÁGUA
· RESPIRAM PELOS PULMÕES
· POSSUEM PENAS E ASAS
· COLOCAM OVOS
· VIVEM NA TERRA
· RESPIRAM PELOS PULMÕES
· POSSUEM ESCAMAS E NADADEIRAS
· COLOCAM OVOS
· VIVEM NA ÁGUA
· RESPIRAM PELAS BRÂNQUIAS
CLASSIFIQUE OS ANIMAIS EM AVES, PEIXES OU MAMÍFEROS.
A) _______________________________
B) _________________________________
C) ________________________________
D) _________________________________
E) __________________________________
F) ___________________________________
AULA DE ARTES
PRAZO DE REALIZAÇÃO - 12/07
CLIQUE ABAIXO
ATIVIDADES
03/07
OLÁ!
PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE:
1. COPIE O CABEÇALHO EM SEU CADERNO.
2. LEIA COM ATENÇÃO O ENUNCIADO E RESPONDA EM SEU CADERNO.
3. SE TIVER DÚVIDAS ENTRE EM CONTATO COM SUA PROFESSORA.
*NÃO ESQUEÇA DE RESPONDER A CHAMADA
EMEB SENADOR TEOTÔNIO VILELA
NOME:
DATA:
MORADIA E CULTURA
A CULTURA DE CADA COMUNIDADE INFLUENCIA O JEITO DE CONSTRUIR E ORGANIZAR AS MORADIAS, ASSIM COMO AS ATIVIDADES REALIZADAS POR SEUS MORADORES.
PARA ERGUER UMA EDIFICAÇÃO, OS SERES HUMANOS EMPREGAM TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO, OU SEJA, UM CONJUNTO DE HABILIDADES E CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA PLANEJAR E EXECUTAR A OBRA.
EXISTEM VÁRIAS TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO E ALGUMAS DELAS SÃO COMUNS EM DIFERENTES PARTES DO MUNDO.
MORADIA TRADICIONAL DOS INDÍGENAS YAWALAPITI.
MORADIA TRADICIONAL DOS INDÍGENAS XAVANTE.
AS FOTOS ABAIXO RETRATAM EDIFICAÇÕES CONSTRUÍDAS COM TÉCNICAS TRAZIDAS AO BRASIL POR IMIGRANTES ALEMÃES. O TIPO DE CONSTRUÇÃO QUE VOCÊ OBSERVA NAS FOTOS ABAIXO É CHAMADO ENXAIMEL. NESSA TÉCNICA, UM CONJUNTO DE PEÇAS DE MADEIRA ENCAIXADAS SUSTENTA AS CONSTRUÇÕES.
PARA SABER MAIS, CLIQUE:
A GEOGRAFIA DAS MORADIAS
A- BLUMENAU - SANTA CATARINA - BRASIL
B- HANNOVER - ALEMANHA
AS EDIFICAÇÕES RETRATADAS NAS FOTOS A E B APRESENTAM ALGUMAS SEMELHANÇAS, APESAR DE SE LOCALIZAR EM PAÍSES DIFERENTES. COMPARE AS FOTOS RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO.
- DESCREVA AS SEMELHANÇAS QUE VOCÊ IDENTIFICOU ENTRE AS EDIFICAÇÕES.
........................................................................................................................................
- O QUE TORNOU POSSÍVEL A EXISTÊNCIA DESSAS SEMELHANÇAS?
...................................................................................................................................................
- VOCÊ CONHECE AS TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO UTILIZADAS EM SUA CASA? CONTE PARA SEUS FAMILIARES O QUE VOCÊ SABE SOBRE ELAS.
..............................................................................................................................................
..............................................................................................................................................
Aula 8 – dia 03/07/2020
DOMINÓ CRIATIVO
Na aula de hoje teremos uma montagem criativa de um dominó e suas diversas formas para jogar e aprender. Ótimo jogo para os pequenos e uma oportunidade para os grandes usarem todo o seu talento. É simples e legal de jogar.
VÍDEO “DOMINÓ CRIATIVO”
Cada participante retira sete delas e as guarda sem mostrar aos demais. As que sobrarem ficam separadas no “monte”.
O jogador que possuir a peça “6 x 6” começa colocando-a na mesa. Caso estejam jogando duas ou três pessoas e nenhuma delas tiver essa peça, começa quem tiver a “5 x 5” e assim sucessivamente.
O jogador seguinte procura, entre suas peças, uma peça com esse número e a une a uma das extremidades da que está na mesa. Dessa maneira vai se formando uma sequência de peças.
Caso o participante não tenha uma peça para usar deve comprar do monte. Se elas tiverem terminado ou a comprada não for satisfatória, o jogador passa a vez ao próximo. Vence quem ficar sem peças primeiro.
AGORA É SUA VEZ, FAÇA O SEU DOMINÓ E DIVIRTA-SE!
NÃO ESQUEÇA DE NOS ENVIAR FOTO OU VÍDEO.
BOA AULA E ATÉ BREVE!
PROFESSORES AMANDA, MARCIA E RAFAEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário